Dominados Pelos Números

Dominados Pelos Números David Sumpter

Resenhas - Dominados Pelos Números

William 29/05/2023

Leitura leva a refletir quem quer dominar nós pelos números.
O autor explica de forma técnica, mas usando uma linguagem mais simples como os algoritmos são usados para controlar as nossas vidas. O grande perigo que existe nas redes sociais, são os super ricos utilizando os algoritmos para melhorar as vidas deles em vez da humanidade. Logo pude perceber que a inteligência artificial não é o grande perigo e sim quem controla, alimenta com dados, cria e modifica os algoritmos que a AI utiliza. A leitura leva a refletir quem quer dominar nós pelos números. Uma outra leitura que sugiro sobre o assunto é o livro Algoritmos de destruição em massa, por Cathy O'Neil que completará a leitura desse livro.
Paulo Henrique 30/05/2023minha estante
Me permita duas sugestões seguindo o mesmo tema: "O Filtro Invisível" do Eli Pariser, e "A Geração Superficial" do Nicholas Carr.
Vida longa e próspera!

William 31/05/2023minha estante
Obrigado pelas sugestões. Li as sinopses dos livros e me interessei por eles. Em breve estarei lendo eles também. Vida longa e próspera!

Adriano 30/09/2020

Mais uma peça no quebra cabeça da crítica à redes
Apesar de ser o "ganha pão" do autor, ele é cético com relação ao poder dos algoritmos. Sumpter acha que há um grande potencial nos algoritmos, de poupar trabalho e realizar tarefas, mas ainda assim ele vê com reservas a sobrevalorização e papel em questões como racismo, eleições e até em inteligência artificial. Ele pensa que deve-se desenvolver mais os algoritmos (e todas as tecnologias) pensando num uso mais igualitário (ele nem fala muito de ética) e que serva ao bem das pessoas. Até escreve uma frase falando sobre poder de comunidades pra resolver problemas. É um livro gostoso de ler, com uma escrita jornalística; mesmo o autor sendo matemático não há fórmulas e conceitos complicados de se entender. Mais uma peça no quebra cabeça pra compreendermos o real poder das redes e como contorná-los.