O Diário de Mikhael

O Diário de Mikhael Daniel Mastral

Resenhas - O Diário de Mikhael

Paloma 07/02/2024

Foi bem triste ler o diário do Mikhael e o relato dos pais dele sobre o suicídio.
Se trata de uma história real... E assim, não tem como minimizar o que ocorreu.
De toda forma, achei que esse livro pode servir de alerta para estarmos atentos às pessoas ao nosso redor.
Mas às vezes, nem a medicina e nem a fé podem salvar as pessoas dos seus monstros internos.

Jamile162 03/06/2023

Muito triste o relato dos pais, mas o diário em si é agoniante demais.
A angustia que eu sintia enquanto lia era constante.
A forma que ele tirou a vida foi muito pavorosa, não consigo nem imaginar a dor dos pais e muito menos a dele.
Não sei se estava preparada para essa leitura.

cinnamon1 22/05/2023

"E ele se foi. Sem um bilhete. Sem um abraço de despedida."
Um livro triste cruel mostra a trajetória de Mikhael e como ele foi um filho amoroso e feliz, vemos o ponto de vista primeiro de sua mãe e depois do próprio Mikhael e depois de seu pai. É um livro bem pesado e é preciso seriedade para ler ele.

lis 30/04/2023

Provavelmente a minha leitura mais pesada nos últimos meses, não sei nem o que falar, muitos gatilhos ?

Mariana 17/04/2023

Visão
?Entre a eternidade e o último suspiro, paira um abismo de misericórdia?.

O livro cumpre o que promete, é o testemunho dos pais e conseguimos entender um pouco do sentindo de Mikhael, é importante entender que esse livro é extremamente importante para quem tem uma visão de "drama" da depressão e outras doenças, repreendendo muitas vezes em nome de Deus e o julgamento através daquelas que pregam o amor e acolhimento.

Não procure um motivo para um distúrbio psíquica, não é racional, a dor não é racional.
Sinto muito não só pelos pais de Mikhael mas para todos que já perderam pessoas importantes para o suicídio e que tenhamos para nós o quão importante é escutar essas pessoas.

Bruna Fernandes Ribeiro 04/03/2023

Terminei o livro e me sinto pesada e triste por tudo o que o Mikhael e sua família passaram. É horrível saber que milhares de pessoas se sentem assim e você não pode fazer nada pra ajudar.

Marita13 24/02/2023

Leitura bem pesada e reflexiva, Mikhael tinha muitas questões comuns que adolescentes da sua idade vivem (luto, identidade, pertencimento de grupos) mas que por conta do seu diagnóstico isso se intensificou bastante e é interessante ver sua perspectiva acerca de seu sofrimento mental, quem está em sofrimento não está porquê quer e mostra pouco da sua luta e luta de adolescência. Apesar do fundo religioso que acompanha o livro pelo pai ser pastor, foi muito reflexiva a leitura e também ver informações acerca do sofrimento mental ( procurar ajuda profissional, fortalecer rede de apoio)

Michelle 23/02/2023

O diário..
Muito triste o relato dos pais e principalmente do Milkhael, sofro com os mesmos diagnósticos e me identifiquei muito com o que ele sentia em relação a ser um peso. Tentei suicídio em fev/22 e hoje, um ano depois, ainda acho que o sucesso teria sido melhor para as pessoas que me amam. Acreditem, é sempre por eles !

Anne 16/02/2023

Intenso
Foi uma leitura muito intensa e que me fez entender um pouco mais sobre suicidas, depressão, transtorno borderline e etc. Além disso conheci a história do Mikhael mais afundo e da família dele. Mas não foi uma leitura que eu favoritaria sabe? Foi mais algo de adquirir experiência.
Um ponto que eu amei muito foram os relatos de superação no final que me contagiaram de esperança!
Mas no geral foi um livro bom sim e recomendo a leitura dele.

vitoriadimelo0 09/01/2023

Um livro dos livros mais sentimentais que eu já li
O livro é pesado, mas extremamente sentimental
Os pais do Mikhael fizerem questão mostrar todo o amor que eles tem pelo filho

bella :) 05/01/2023

o diário de mikhael
Esse diário mexeu muito comigo. Consigo imaginar o desespero e a dor que eles sentiam. Mikhael era um jovem que poderia ter tido um futuro brilhante, mas infelizmente, o outro lado venceu. Os pais dele foram extremamente fortes, assim como Mikhael também foi. Relatos reais de doenças/transtornos que estão ao nosso redor, e na maioria das vezes, passam despercebidos. Aceitem ajuda, fiquem atentos aos sinais. Que Mikhael e todas as outras pessoas que foram vencidas pelo outro lado tenham encontrado a paz que tanto procuravam. E a todos aqueles que perderem alguém, espero que um dia vocês consigam ter o seus corações confortados.

S.C.Sunbeam. 25/12/2022

A resenha mais difícil que já escrevi
Foi uma amiga que me recomendou este livro e mal sabia eu que sofreria tanto com essa leitura. Aqui já deixo o meu alerta, se você for sensível, assim como eu, a estes temas, evite ler este livro, pois pode se tornar um tremendo gatilho.

Bom, não irei escrever tanto sobre o conteúdo em si, mas sim sobre a minha opinião referente ao livro. Foi uma leitura difícil, cada vez que percebia estar próximo o final do livro, mas sentia a ansiedade tomando conta de mim. Mikhael não venceu a árdua luta contra a depressão e foi muito triste ver/ler isso. E o que me deixou mais reflexiva foi o fato de que isso é uma realidade, ISSO ACONTECE COM MUITOS JOVENS. A depressão é perigosa e um mal horrível aos jovens/adolescentes/crianças/idosos (afinal, ela não olha para a idade do indivíduo).

Algumas partes do livro ficaram confusas, demorei a me localizar, mas deu sim para entender a premissa do livro... Espero que Deus tenha recebido o jovem Mikhael em seus doces braços e que o Espírito Santo tenha consolado os pais desse rapaz.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Beijos!

dzioba 17/09/2022

Lindo e triste!! Nos mostra o lado dos pais que perderam seu filho para o suicídio e nos faz entender através da visão do suicida que eles não querem acabar com a sua vida, mas sim com a sua dor e com dor que causa à seus familiares. Nos faz repensar sobre a empatia e sobre sermos mais "humanos".