O Legado dos Templários Steve Berry

Resenhas - O Legado dos Templários

Rose 14/08/2020

O legado dos templários
Não vou entrar em muitos detalhes a respeito dessa história, o livro é simplesmente maravilhoso, o legado ou o santo graal dos templários Já rendeu varias histórias e inúmeras lendas, mesmo depois de séculos ele ainda ronda o imaginário dos autores. Com Steve Berry não foi diferente, e ele conseguiu desenvolver a história fabulosa, fruto de muita pesquisa sobre o assunto, é quase impossível não ir no Google pesquisar sobre todos os fatos históricos, se algum dia decidirem ler esse livro coloquem o Google ao lado livro porquê vcs vão querer pesquisar, e eu só posso desejar a boa leitura ????????

Dani Fuller 17/01/2015

A religião era uma ferramenta utilizada pelos homens para manipular outros homens
Com um começo bem parado e que fez eu pensar em largar, mas aí eu lembrei do outro livro que li dele A Profecia Romanov e algo me dizia que eu precisava ser paciente.

Li na versão de portugal e talvez isso tenha atrapalhado um pouco inicialmente, mas depois nos acostumamos. As palavras diferentes são entendidas através do contexto e mesmo com uma leitura arrastada, aquele sentimento que a história tem muito a dizer é que força você a continuar.

Sim, enrolei um pouco com o livro, mas depois que chegamos a grande questão de "O Legado dos Templários", você é levado para um mundo de grandes acontecimentos. Estava eu já com o google do lado e pesquisando sobre locais e personagens da história que realmente existiram e ficando cada vez mais fascinada.

E se não bastasse o que Steve Berry sempre desenvolve, com todos personagens se envolvendo por algum motivo, além das conexões passado e presente, ele vem com uma ficção/realidade de tirar o fôlego.

O Legado dos Templários fazia realmente todo sentido, você precisa aprofundar no que aquilo representa e em como tudo na vida acaba acontecendo também. 'Não era a força que lhes dava poder, era o conhecimento. Possuíam informações que mais ninguém tinha'.

Fiquei muito grata por ter seguido com a leitura e também pelo aprendizado (que nem era muito tentada a ler) sobre as contestações dos evangelhos e outras possibilidades. E melhor ainda são suas notas no final, contando o que ele escreveu que é ficção e o que é realidade. Não vejo a hora de ler o resto de seus livros.

site: http://danifuller.com
Rose 14/07/2020minha estante
É quase impossível não pesquisar enquanto ler os livros dele kkkkk

Dani Fuller 17/05/2021minha estante
Verdade

Felipe 18/08/2009

Ao melhor estilo Dan Brown
Quem adorou os romances de Dan Brown vai gostar do livro de Berry. Os dois têm muito em comum: a construção de um cenário, as cenas internas e externas, a trama em torno de um único ponto, a tensão durante o livro todo, vários detalhes reais (tanto na história como nos cenários) e muito informação. Os livros de Brown, no entanto, são bem escritos e as histórias são mais atrativas. A vantagem do livro de Berry está na sociedade misteriosa no qual o enredo se desenrola; a Opus Dei, os Iluminatis, a NRO e a NSA dos quatro romances de Brown não têm a menor graça quando comparadas com a Irmandade dos pobres soldados de Cristo e do templo de Salomão, ou simplesmente os cavaleiros templários.
O livro de Berry gira em torno, como o próprio título diz, do legado dos Templários. Ao longo do livro o leitor é informado que no enredo este legado não é somente uma grande quantidade de tesouros, mas de informações sobre os verdadeiros fatos da ressurreição de Cristo.
Os personagens principais são um agente americano aposentado radicado na Escandinávia e sua antiga chefa viúva, eles lutam para revelar os segredos que o marido morto da americano buscava desvendar. A trama começa na Escandinávia e parte para a França, pelos castelos, igrejas e abadias.
Apesar de ser um romance, os temas levantados sobre a origem do cristianismo e da Bíblia com todas suas incoerências são um grande atrativo do livro. A descrição das cidades e de seus monumentos também. Assim como a história dos Templários e de sua extinção.
O ponto negativo é que o livro é muito extenso, com certeza se ele tivesse a metade das páginas seria mais atrativo e empolgante e evitaria algum cansaço durante a leitura. O final é um pouco previsível e ingênuo. Aos fãs de romances históricos o livro é indicado.

Franklin Moreno 04/04/2021

O Legado dos Templários
Li as primeiras 100 páginas do livro pra ver se ia impressionar, e nada. Li mais 100, e nada. Li mais 100 e nada aconteceu de emocionante. Ai eu fiquei "o que que eu to fazendo lendo esse livro?", e aí desisti. É uma pena que haja autores tão ruins sendo tão super valorizados e autores brasileiros tão bons sendo subvalorizados. Seria melhor ter ido ver o filme do Pelé do que ler mais de 100 páginas desse desastre.

Tarcísia 28/12/2012

O Legado dos Templários
A história conta com um enredo fascinante cheio de surpresas e reviravoltas.
O modo como o autor descreve a sequência dos fatos faz com que o leitor espere ansiosamente pelos próximos capítulos. Além disso, durante a trama o leitor fica imaginando o que podeia ser o "Grande Legado" a quem todos buscam até o final surpreendente.
Com personagens fascinantes que em sua busca acabam encontando não só o que procuravam como também a si mesmos, essa caçada ao tesouro cheia de enigmas acaba mostrando também o modo de vida de uma sociedade que apresenta grande importância na história da humanidade que se encontra até hoje cercada de mistérios.
Recomendo aos que como eu são amantes de livros ficção baseados na história!!!

Francisco 29/03/2021

Como viveriam os templários nos dias de hoje? Qual o seu segredo para ter tido tanta influência e respeito no passado?
Para responder esses questionamentos, Steve Barry e seus personagens percorrem o interior da França e usam acontecimentos reais pra elaborar uma ficção maravilhosamente envolvente.

Hugo 06/02/2021

Um livro no estilo thiler onde a ação e a aventura comandam a ação. A invetigação é a la Dan Brown a visita a lugares históricos.

Adriano 05/02/2010

Não falta ação, teorias de conspiração e reviravoltas neste livro. O problema maior é a teoria mor que está por trás e que se conclui ao final da narrativa. A questão de martelar em cima das divergências dos Evangelhos pra mim já é uma coisa batida. E a questão da ressurreição de Cristo é um tema fácil de se chamar atenção, o problema é que só há duas vertentes possíveis para se concluir isso: ou a ressurreição foi verdadeira ou não foi. Não existe meio termo. Agora, a posição do autor com relação a isso no livro, deixo como surpresa para aqueles que vão ler o livro.
Enfim, um livro que contém todos os ingredientes do estilo chamado "thriller acadêmico". Mas que pecou, do meu ponto de vista, pelo ênfase exagerada no que parece ser a opinião do autor posta sem muitos rodeios na boca dos personagens. E além do mais, muitas das críticas à bíblia são fracas e sem embasamento aprofundado. Parece que o autor leu meia dúzia de livros e caiu de cabeça nas teorias expostas nestes livros, sem ir mais fundo no que deveria ter sido sua fonte maior nesse tema de história do cristianismo.
Neste estilo, ainda prefiro autores com formação acadêmica na área em que escrevem, como David Gibbins, autor de O último testamento, e que é arqueológo formado.
As duas estrelas da minha avaliação, ficaram por conta do suspense e da ação.

Evandro.Bastos 05/01/2023

O livro recria a fascinante historia dos cavaleiros templários uma ordem que durante dois séculos possuia uma inestimável riqueza somada a um poder sobre reis e papas.
Entretanto, tanto poder e riqueza gerou inveja de pessoas importantes como o rei da França Felipe o belo que usou sua forte influencia sobre o papa clemente V para por um fim na ordem e confiscar seus bens. Mas após os templários serem aniquilados suas fortunas não foram encontradas graças ao ultimo mestre templário Jacques de Molay que habilmente havia previsto ações de Felipe contra a irmandade e ordenou que os bens mais preciosos fossem escondidos dando material para varias teorias conspiratórias sobre o paradeiro dessas riquezas e o seu conteúdo. Enfim é uma leitura muito boa que nos intriga demais e faz querermos ler mais e mais para descobrir logo o que vai acontecer.
Weslei.Barbosa 12/01/2023minha estante
Te mandei mensagem no particular aí, dá uma olhada depois

WallanS 15/04/2013

Como é bom ler um livro fruto de muita pesquisa, dedicação e talento!
Não basta escrever uma história qualquer, imprimir umas páginas e chamar de livro, ou de literatura. Um grande autor de verdade mostra em seus livros que talento aliado a dedicação a pesquisa, é que definem quem são os meninos e quem são os homens. E nessa obra, mais uma vez, Steve Berry mostra que de menino ele não tem nada. Isso sim é literatura de qualidade!

Tudo bem que a obra sofre de um final não muito interessante, mas é um livro que deixa sua marca com muito conteúdo, um grande passeio pela Europa e ainda um gratificante prazer ao ler cada palavra desse estupendo autor, que sabe como ninguém, contar uma boa história.

Tiroteios, segredos, teorias conspiratórias, passeio pela Europa, códigos secretos, histórias e muita diversão, são ingredientes que fazem dessa obra presença garantida em toda boa estante de um apaixonado por livros.

Jacques.Bourlegat 06/03/2017

O Legado dos Templários...
Uma ordem religiosa medieval, um segredo milenar...?

Essa afirmação encontra-se na contracapa do livro de Steve Berry, O Legado dos Templários, e já lança as premissas de um tema polêmico e debatido há séculos: o segredo (tesouro) dos Templários.

Os cavaleiros do Templo ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, chamados assim por terem ocupado, logo após a primeira cruzada, o monte do Templo como base de atuação, protegiam os peregrinos nos caminhos perigosos da terra santa e rapidamente eles adquiriram uma fortuna imensa principalmente por doações recebidas. A influência dos Templários em toda a Europa era considerável durante os séculos XII e XIII e, com suas atividades financeiras, eram credores de boa parte da nobreza e de alguns monarcas também, incluindo Felipe IV, o Belo, rei da França.

Este, por sua vez, endividado e à mercê desses credores que não estavam submetidos ao seu bom querer (boa parte das propriedades dos Templários se situava no território francês, quase como um reino dentro de um outro reino, pois os cavaleiros só respondiam diante do santo papa), decide acabar com a ordem e acaparar-se de todos os seus bens e riquezas, que na época já eram reputadamente fabulosos. O rei envia então mensagens secretas para todas as capitanias do reino da França e no dia 13 de outubro de 1307 (uma sexta-feira que ficou marcada no coletivo histórico como amaldiçoada) todos os templários são capturados, ou quase.

Daí surge a lenda, pois o rei da França não conseguiu acaparar-se de toda a fortuna dos templários pois ela não está mais lá: algumas propriedades agrícolas e outras terras que após serem vendidas não valhem toda a fortuna que se dizia. Porém, dizem que o último mestre templário, Jacques de Molay, suspeitando ou avisado por seus espiões da ação do rei, já havia retirado todo o tesouro do templo em Paris (principal sede dos templários na europa) e teria enviado cavaleiros fieis para esconder o tesouro em lugares seguros e secretos até a situação se estabilizar. Mas isso nunca aconteceu. Os templários foram exterminados: torturados, julgados e condenados a serem queimados vivos por heresia. Desde então, inúmeros pesquisadores, historiadores e outros amadores de mistérios lançaram-se à procura deste tesouro magnífico mas até hoje não se soube de ninguém que o tenha encontrado.

Passada essa premissa, a história do livro começa quando o ex-agente do governo americano, Cotton Malone, desfrutando de uma aposentadoria tranquila como proprietário de uma livraria de livros raros e antigos na cidade de Copenhague, impede um atentado contra a sua ex-chefe, Stephanie Nelle. Sem entender as razões desse ataque contra Stephanie, Malone descobre mais tarde que ela veio à Europa na trilha do tesouro dos templários. Seguindo pistas deixadas por seu ex-marido, ela e Malone, investigam a história dos templários assim como os fatos misteriosos envolvendo um abade de um pequeno vilarejo no sudoeste da França: Rennes-le-chateau. Este vilarejo ficou mundialmente conhecido por causa de eventos inexplicáveis que fizeram de um simples abade, Bérenger Saunière ( isso mesmo!! Como o personagem assassinado no início do romance O Código Da Vinci ? farei uma resenha sobre este livro explicando a relação) recentemente nomeado, um homem rico e influente na região. Empreendendo reformas na antiga igreja e incrementando detalhes pictóricos e textuais no mínimo curioso para um eclesiasta.

A narrativa é bem dinâmica, com tempos rápidos e muitos acontecimentos que fazem a leitura empolgante. Um jogo de pistas com enigmas e uma corrida contra o tempo num combate contra estranhos personagens bem decididos a encontrar o tesouro antes de Cotton e Stephanie. Há perseguições, combates, debates, questionamentos pessoais dos personagens, algumas reviravoltas e muitos fatos históricos legítimos ambientados em lugares reais. Mas trata-se principalmente de uma ficção onde o autor pode emitir sua versão para fatos que ainda não têm explicação - nesse livro, além da lenda do tesouro dos Templários há também uma teoria sobre o sudário de Turim que não deixa de ser pertinente.

Esse é o primeiro livro de uma série em que Cotton Malone é o protagonista. Aconselho a sua leitura em primeiro lugar para manter uma certa cronologia dos fatos. Os livros seguintes continuam contando a vida de Malone em paralelo à intriga principal. Cada livro segue uma temática histórica e uma investigação no presente com lutas de interesses sejam eles poder, dinheiro ou ideologia. O que é legal também é que, no final, o autor explica um pouco o que é realidade e ficção, assim como as liberdades poéticas (históricas) às quais recorreu para que a trama fosse construída.

Inlectus 17/07/2017

Bom demais.
Diverte, muitos fatos também.

Renato 12/12/2018

Este é o primeiro livro da série do personagem Cotton Malone. É o tipo de livro que faz você realmente entrar na história, proporcionando uma diversão garantida ao leitor. Para quem não conhece Steve Berry, o seu estilo de escrever lembra muito os livros do Sidney Sheldon, pois o escritor demonstra um ótimo domínio de geografia, história e política. Um livro que vale a pena ser lido.

Adriana R. Rossi 25/06/2009

História bem batida...
Quantos livros existem sobre os Templários? Um milhão? Dez milhões? O autor tenta dar sua contribuição pessoal ao assunto com este livro, mas criou algo não muito interessante. Da sua vontade de explorar o assunto, apostou em enigmas, códigos secretos, etc., mas o fez de forma pouco inteligente. Os personagens principais, portadores de livros, fotos e pistas no decorrer da História, simplesmente não sabem o que é uma máquina fotográfica, xerox ou scanner, e passam 574 folhas carregando tudo em uma mochila temendo serem roubados! Sem contar com aqueles que mortos estão, reaparecem do nada. É isso: História simplória, com um final clichê. Quem quiser apostar, pode ser que goste muito mais do que eu.

Lucas 23/10/2010

O Legado dos Templários
Esse livro é ótimo de ser lido. É um livro que narra a história dos templários desde que a sua comunidade começoua ser perseguida pelo rei Henrique da França que inclusive colocou o Papa contra os tais. Essa perseguição se dá em busca dos tesouros que os templários conseguiram nas cruzadas. Em sima disso Steve narra uma busca de Malone por esse legado.É uma grande aventura! confira!