Um Enigma Chamado Brasil

Um Enigma Chamado Brasil Lilia Moritz Schwarcz
André Botelho

Resenhas - Um enigma chamado Brasil

Andre Morelli 20/12/2012

Grande ideia, execução nem tanto
Os autores do livro tiveram uma grande ideia de reunir num volume análises rápidas e bem informadas sobre grandes representantes do pensamento brasileiro. Porém alguns capítulos ficaram excelentes, como o de Nina Rodrigues, e outros nem tanto, como o de Sérgio Buarque de Holanda. Talvez alguns dos autores não compreenderam bem a proposta. De qualquer modo vale pelos capítulos que são bons como guia geral, uma introdução geral a importantes figuras da intelectualidade brasileira.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Um Enigma Chamado Brasil: 29 Intérpretes e Um País", escrito por Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho, tem como objetivo discutir as diferentes interpretações sobre o Brasil que foram construídas ao longo da história por intelectuais, artistas, políticos e outros agentes sociais. A obra é dividida em 29 capítulos, cada um dedicado a uma personalidade que contribuiu para a compreensão do país.

No prefácio, os autores apresentam o contexto em que o livro foi escrito, destacando a necessidade de se compreender a complexidade do Brasil a partir de múltiplas perspectivas. Em seguida, os capítulos se iniciam com uma breve biografia do intérprete em questão, seguida de uma análise crítica de sua obra.

Dentre os intérpretes abordados estão nomes como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Darcy Ribeiro, Joaquim Nabuco, Machado de Assis, Lima Barreto, Paulo Freire, entre outros. Cada um desses autores é situado em seu contexto histórico e social, e sua contribuição para a compreensão do Brasil é discutida a partir de uma abordagem crítica.

No final do livro, os autores apresentam uma síntese das ideias discutidas, destacando a importância de se compreender o Brasil a partir de uma pluralidade de interpretações, sem se prender a uma visão única e reducionista. A obra se encerra com uma bibliografia comentada, que pode ser útil para aqueles que desejam aprofundar o estudo sobre o tema.

"Um Enigma Chamado Brasil" é uma obra fundamental para aqueles que desejam compreender a complexidade do país a partir de uma perspectiva crítica e plural, e é recomendado para estudantes, pesquisadores e interessados em geral na história e cultura brasileira.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Bruno.Defaveri 07/06/2022

29 personalidades
Através do retrato de várias personalidades que ajudaram na formação do nosso país, conhecemos a pluralidade que forma nossa nação.