Pra Você eu Conto

Pra Você eu Conto Moacyr Scliar

Resenhas - Pra Você eu Conto

Lanfredi 01/02/2024

Que livro fofo, querido, me abriu mais ainda a mente pra fazer parte da profissão que nasci pra exercer, não dava nada pra essa obra, mas quando começou falar de n*zismo me pegou muito. a juventude sempre promete e a juventude sempre entrega, esse livro tá guardado no meu coração, leria outras 50 vezes e não me cansaria, um amor juvenil, uma professora de história e uma época conturbada para a história, era só isso que Moacyr tinha e ele deu a vida!

Friskizinha 26/01/2024

"Ao fim e ao cabo, toda a história".
Achei esse livro perdido nas minhas coisas da escola e resolvi ler...

sendo bem direta, é muito importante e muito legal a mensagem que quer passar e como passa, mas é inegável e inevitável falar do CONTEXTO ESCOLHIDO PRA PASSAR ESSA HISTÓRIA.

ainda estou processando....não recomendo não mas mais pelo contexto escolhido pra essa história, a história foi contada de uma forma interessante, me fez entender mais sobre partes de história e do N4zi que eu não entendia!

Ag.dasescritas 25/11/2023

Pouco a declarar
Eu simplesmente li esse livro por que a escola me obrigou, mas sinceramente ele não é tão ruim quanto eu pensava que ele seria, eu acho que o que pode tornar um livro "chato" é quando você lê ele por obrigação e não porque você quis começar a ler. Enfim, acho que ei não tenho muito mais o que falar.

Rafa Janu 02/04/2023

História rápida, amores impossíveis, personagens reais e fictícios, a luta contra gente poderosa, e a lição de não viver preso no passado.

Aryane14 19/02/2023

Para você eu conto, Moacyr Scliar
Está é uma história muito triste ?
Juca conta ao seu neto Chico como se apaixonou pela sua professora de história Marta e como a ajudou muito, mas as vezes não dá certo até o diretor denunciou a Marta de roubo de livro escolar e ela foi presa depois ela foi a frança e tentou escrever outro livro,mas Juca não casou com Marta mas sim com Diana

Alana413 12/01/2023

Quase deu certo.
Que história sensacional. Bons personagens, ótimo enredo, linguagem simples totalmente acessível aos jovens. Agora me conta que raios foi aquilo? Em que momento o autor achou uma ótima ideia uma criança e uma professora. A traição no final? Como eu recomendo esse livro?

Vitor189 15/11/2022

Pra você eu conto, Chico... Pra você eu conto
O narrador é um senhor de idade que conta para seu neto sobre seu primeiro amor.

No ano do governo de Getúlio Vargas, um garoto se envolve em uma jornada com sua professora, afim de contrariar a repressão nazista e abrir os olhos das pessoas através de atos e tentativas(até que desesperadas) de impedir o avanço deles no Rio Grande do Sul.

É uma leitura juvenil(portanto, leve) e dá pra ler em um dia só.
Aryane14 19/02/2023minha estante
Legal

Aryane14 19/02/2023minha estante
Legal

Reeh 05/11/2022

Pra você eu conto
Me lembrei de uma professora de filosofia, que dava espaço para o aluno debater e falar suas opiniões, pois segundo ela- e que mais tarde pude perceber- é que ninguém esta interessado em ouvir e ver a realidade tão pouco ler sobre ela pois demanda muita bunda na cadeira e disposição para tal, ainda mais nesse nosso momento pós moderno onde muitos se informam por vídeos do whatsapp e textões do facebook.

Marta é uma professora de história não convencional que ensina seus alunos sobre a história do Brasil sobretudo governo Getúlio Vargas e o Estado novo. Para Juca, aluno pouco interessado pelos estudos e que só o faz para não cair sobre si o destino de seus pais e irmãos, através de uma paixonite, acaba por conhecer não só uma parte do seu país sombrio, como sua professora e seus anseios e medos, tomando para si, grande parte de suas preocupações. Ao retratar o integralismo Brasileiro e o nazismo, o autor faz um jogo talvez pouco percebido pelo leitor entre o Brasil ser tomado por uma onda autoritarista, de Getúlio sob o Estado novo e a luta contra o totalitarismo crescente na Alemanha nazista?!? Grande contradição....

Leitura rápida e proveitosa.
4.5 de 5.0 ?

Maria 17/10/2022

Li para a escola, mas gostei bastante
O livro é muito bom! ele fala sobre um avô contando a história de como se apaixonou pela primeira vez para seu neto, mas não se trata só sobre isso, fala de um assunto muito importante para estudarmos na história. O nazismo, no livro mostra, Marta (o primeiro amor de Juca, vô de Chico) lutando contra a grande autoridade que os nazistas de Hitler tinham no Rio Grande do Sul.
A história é bem divertida, mesmo sendo curtinha. E ela acontece em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
A maior parte do livro é sobre o nazismo, então não leia esperando um romance entre professor e aluno! Mas é importante para conscientizar que o período de Hitler foi cruel, e afetou outros países também, mesmo que tenha sido de uma forma menor.
Eles tinham muita influência em todos os lugares, e Marta por lutar contra isso, acabou perdendo seu emprego de professora, e não conseguiu ser contratada por nenhuma outra escola.
Juca não ligava para esses assuntos no livro, mas quando conheceu Marta, ela explicou para ele sobre tudo, e ele passou a ler jornais, e olhar o mundo de outros olhos.
A escrita é fácil e divertida e os capítulos são curtos, do jeito que eu gosto. O livro não é um daqueles que cansa muito.

Toria@ 31/08/2022

Se não fosse o Romance...
Eu li Pra Você Eu Conto porque ele foi escolhido no clube do livro que eu participo na minha escola . Quando eu li a sinopse eu achei que fosse uma coisa fofinha onde o aluno tem uma admiração pela professora e acaba acreditando ser paixão, mas confesso que acabei me surpriendendo MUITO com esse livro , o final me pegou desprevinida, foi bom porque eu fiquei surpresa , porém confesso que o final na minha opinião não foi um dos melhores . Vale a pena ler, é uma leitura rápida e aborda o nazismo e a ditadura .

Silvana137 07/05/2022

Amor, vida
Um livro juvenil que fala sobre o preito amor e como ele realmente mexe conosco, misturado com a história, um aprendizado de uma forma diferenciada, um olhar de Moacyr Seliar, que faz entramos nessas lembranças narradas pelo personagem

Antonio Maluco 06/05/2022

História
O livro conta histórias de um aluno e uma professora que se conhece na escola onde ambos frequentam

Beca 23/04/2021

Indicado para jovens
Leitura clara e fluida, como em uma contação de histórias. Além de uma história de amor, é também um símbolo de resistência contra a opressão histórica da ditadura no Brasil e o nazismo.

Adeola 19/04/2021

Acho que é basicamente uma história de um menino experenciando seu primeiro amor e lidando com isso dentro de um contexto no qual ideologias nazistas começavam a crescer na europa e no brasil, a história de alguém simples no meio de um contexto complicado, gostei do livro.