Pra Você eu Conto

Pra Você eu Conto Moacyr Scliar

Resenhas - Pra Você eu Conto

Júlia 09/09/2011

Bela história
Ainda não tinha lido nada do Scliar, apesar das muitas recomendações. Quase por acaso, o livro veio parar em minhas mãos e não perdi tempo: o li em uma tarde. Só assim pude perceber a falta que esse grande escritor, e, mais do que isso, um perfeito contador de histórias faz no mundo. Com linguagem clara, ele nos apresenta o seu tempo com a costumeira confusão de um jovem que não entende o que quer dizer os tantos conflitos e ideologias presentes na ditadura de Getúlio Vargas.
O livro não corresponde às primeiras expectativas: é muito mais do que o diário de um homem relembrando paixões de infância. É o retrato - atual até os dias de hoje - da fase a qual todos passamos um dia, com seus receios tolos e amores pra vida inteira. Aquele que, mesmo depois de casado e com filhos, Juca não apaga da memória por lembrá-lo de uma fase de inocência onde seus olhos não podiam ver muitas das barbaridades que se tornam claras com o tempo e tiram a crença de alguns em um mundo melhor. Mas ele nunca deixa de acreditar, por causa dela.
Recomendo, portanto, pela clareza e beleza que poucos conseguem dar a uma história que a princípio se mostra singela, mas é também histórica e descritiva de uma época onde havia terror, pressões, medo. Mas também muito amor.

Alana413 12/01/2023

Quase deu certo.
Que história sensacional. Bons personagens, ótimo enredo, linguagem simples totalmente acessível aos jovens. Agora me conta que raios foi aquilo? Em que momento o autor achou uma ótima ideia uma criança e uma professora. A traição no final? Como eu recomendo esse livro?

Dani Ferraz 30/03/2021

Isto é História; é a História tal como está acontecendo aqui...
"Isto é História; é a História tal como está acontecendo aqui, na nossa cidade, e com a gente". Esta foi a fala da Professora de História Marta para seu aluno Juca, um garoto de 14 anos que se vê diante do seu primeiro amor em meio à um período histórico truculento do Estado Novo com o governo getulista no Brasil e do avanço do Nazismo no mundo.

“Pra você eu conto” é o que diz Juca já mais velho ao seu neto. Pra Chico Juca contou como foi que seu coração bateu ligeiramente mais forte ao ver a nova professora de história de sua turma, uma mulher que tinha por objetivo expor a os nazistas do Rio Grande do Sul e lutar contra a repressão vivida em meados de 1930.

Vivendo entre os nazistas e os integralistas, o garoto passou a ver o mundo pelos olhos da professora e por ela fez também algumas loucuras que é o que vai nortear a obra vivida em um período de opressão onde as pessoas se encontravam sujeitas a pagar o preço caso não seguissem as regras.

Este romance se mantém dentro do coração de Juca durante toda sua vida que segue um curso diferente do esperado por ele. A luta apresentada por Marta é um resgate muito interessante de tantas causas vividas por pessoas reais no período em busca dos seus ideais.

Toria@ 31/08/2022

Se não fosse o Romance...
Eu li Pra Você Eu Conto porque ele foi escolhido no clube do livro que eu participo na minha escola . Quando eu li a sinopse eu achei que fosse uma coisa fofinha onde o aluno tem uma admiração pela professora e acaba acreditando ser paixão, mas confesso que acabei me surpriendendo MUITO com esse livro , o final me pegou desprevinida, foi bom porque eu fiquei surpresa , porém confesso que o final na minha opinião não foi um dos melhores . Vale a pena ler, é uma leitura rápida e aborda o nazismo e a ditadura .

Adeola 19/04/2021

Acho que é basicamente uma história de um menino experenciando seu primeiro amor e lidando com isso dentro de um contexto no qual ideologias nazistas começavam a crescer na europa e no brasil, a história de alguém simples no meio de um contexto complicado, gostei do livro.

Pedro 05/08/2020

Repugnante.
Repugnante, simples assim, ia escrever um textão, mas não vou gastar palavras.

Guacira.GonAalves 25/03/2020

O dia rendeu mais uma leitura!
Pra você eu conto, de Moacyr Scliar, narra a história do primeiro amor de Juca por sua professora de História. Uma linguagem fluida e muito gostosa de ler, onde o narrador conta para seu neto suas primeiras experiências de vida.
"Andei pelo centro da cidade, no meio daquela gente, e pensando em Marta, naquilo que ela dizia sobre viver a História." Acho que hoje, com essa quarentena, estamos também vivendo a história e espero poder, um dia, envelhecer para poder contar aos meus netos como conseguimos superar essa pedra que parou no nosso caminho.

Amanda 10/11/2012

Nazismo
Achei um livro sem graça.O Nazismo não me interessou.

Tiele.Iglesias 13/01/2014

Esperava mais
Achei uma história muito incompleta e sem sentido.

Um menino de 14 anos se apaixona pela professora de História que luta contra o nazismo em seu estado e que acaba entrando nessa luta com ela pelo o amor que sentia, no fim o importante documento da professora se perde, ela simplismente vai para outro país ele deixa a luta contra o nazismo para traz se casa tem filhos e a professora voltar como se nada estivesse acontecido, os assuntos não foram bem tratados e nem desenvolvidos, eles tinham inicio mas não tinha nem meio e fim.

Mariana.Oliveira 22/08/2020

- traz importantes pontos sobre o nazismo no Brasil, o romance é totalmente inadequado.

Maria 17/10/2022

Li para a escola, mas gostei bastante
O livro é muito bom! ele fala sobre um avô contando a história de como se apaixonou pela primeira vez para seu neto, mas não se trata só sobre isso, fala de um assunto muito importante para estudarmos na história. O nazismo, no livro mostra, Marta (o primeiro amor de Juca, vô de Chico) lutando contra a grande autoridade que os nazistas de Hitler tinham no Rio Grande do Sul.
A história é bem divertida, mesmo sendo curtinha. E ela acontece em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
A maior parte do livro é sobre o nazismo, então não leia esperando um romance entre professor e aluno! Mas é importante para conscientizar que o período de Hitler foi cruel, e afetou outros países também, mesmo que tenha sido de uma forma menor.
Eles tinham muita influência em todos os lugares, e Marta por lutar contra isso, acabou perdendo seu emprego de professora, e não conseguiu ser contratada por nenhuma outra escola.
Juca não ligava para esses assuntos no livro, mas quando conheceu Marta, ela explicou para ele sobre tudo, e ele passou a ler jornais, e olhar o mundo de outros olhos.
A escrita é fácil e divertida e os capítulos são curtos, do jeito que eu gosto. O livro não é um daqueles que cansa muito.

Vitor189 15/11/2022

Pra você eu conto, Chico... Pra você eu conto
O narrador é um senhor de idade que conta para seu neto sobre seu primeiro amor.

No ano do governo de Getúlio Vargas, um garoto se envolve em uma jornada com sua professora, afim de contrariar a repressão nazista e abrir os olhos das pessoas através de atos e tentativas(até que desesperadas) de impedir o avanço deles no Rio Grande do Sul.

É uma leitura juvenil(portanto, leve) e dá pra ler em um dia só.
Aryane14 19/02/2023minha estante
Legal

Aryane14 19/02/2023minha estante
Legal

Lanfredi 01/02/2024

Que livro fofo, querido, me abriu mais ainda a mente pra fazer parte da profissão que nasci pra exercer, não dava nada pra essa obra, mas quando começou falar de n*zismo me pegou muito. a juventude sempre promete e a juventude sempre entrega, esse livro tá guardado no meu coração, leria outras 50 vezes e não me cansaria, um amor juvenil, uma professora de história e uma época conturbada para a história, era só isso que Moacyr tinha e ele deu a vida!

Diz ela que lê 05/04/2021

Não é uma resenha rs
Último presente que ganhei da minha avó antes dela falecer. passei anos sem encostar no livro.
Amo só porque veio dela. Porque hoje entendo. Porque sinto saudade.