Pra Você eu Conto

Pra Você eu Conto Moacyr Scliar

Resenhas - Pra Você eu Conto

Diz ela que lê 05/04/2021

Não é uma resenha rs
Último presente que ganhei da minha avó antes dela falecer. passei anos sem encostar no livro.
Amo só porque veio dela. Porque hoje entendo. Porque sinto saudade.

Dani Ferraz 30/03/2021

Isto é História; é a História tal como está acontecendo aqui...
"Isto é História; é a História tal como está acontecendo aqui, na nossa cidade, e com a gente". Esta foi a fala da Professora de História Marta para seu aluno Juca, um garoto de 14 anos que se vê diante do seu primeiro amor em meio à um período histórico truculento do Estado Novo com o governo getulista no Brasil e do avanço do Nazismo no mundo.

“Pra você eu conto” é o que diz Juca já mais velho ao seu neto. Pra Chico Juca contou como foi que seu coração bateu ligeiramente mais forte ao ver a nova professora de história de sua turma, uma mulher que tinha por objetivo expor a os nazistas do Rio Grande do Sul e lutar contra a repressão vivida em meados de 1930.

Vivendo entre os nazistas e os integralistas, o garoto passou a ver o mundo pelos olhos da professora e por ela fez também algumas loucuras que é o que vai nortear a obra vivida em um período de opressão onde as pessoas se encontravam sujeitas a pagar o preço caso não seguissem as regras.

Este romance se mantém dentro do coração de Juca durante toda sua vida que segue um curso diferente do esperado por ele. A luta apresentada por Marta é um resgate muito interessante de tantas causas vividas por pessoas reais no período em busca dos seus ideais.

Mariana.Oliveira 22/08/2020

- traz importantes pontos sobre o nazismo no Brasil, o romance é totalmente inadequado.

Pedro 05/08/2020

Repugnante.
Repugnante, simples assim, ia escrever um textão, mas não vou gastar palavras.

Guacira.GonAalves 25/03/2020

O dia rendeu mais uma leitura!
Pra você eu conto, de Moacyr Scliar, narra a história do primeiro amor de Juca por sua professora de História. Uma linguagem fluida e muito gostosa de ler, onde o narrador conta para seu neto suas primeiras experiências de vida.
"Andei pelo centro da cidade, no meio daquela gente, e pensando em Marta, naquilo que ela dizia sobre viver a História." Acho que hoje, com essa quarentena, estamos também vivendo a história e espero poder, um dia, envelhecer para poder contar aos meus netos como conseguimos superar essa pedra que parou no nosso caminho.

Teka_ 29/02/2020

Pra você eu conto
Pra você eu conto é sobre um menino de 14 anos que se apaixona pela sua professora de história que é ativista. Porém a história se passa na época da ditadura no Brasil e quando os nazistas estavam tentando se infiltrar aqui. Juca tenta ajudar sua professora mas os dois se metem em várias confusões. A história é muito boa e curta, cheia de questões políticas da época, tem a linguagem fácil e de bom entendimento. Gostei muito!

Vitoria.Aparecida 10/09/2019

Eu Resenha
O livro é ótimo,super recomendo para quem gosta de romance,o começo é bom já o meio eu não digo o mesmo, é meio repetitivo tem que ter persistência para lé-lo ate o final que novamente volta a ser interessante.
O livro conta a história da primeira paixão de Juca que gostava de sua professora Marta,ela era contra o Nazismo, eles viveram muitas aventuras com e sem ela.

Mariana.Lima 14/07/2018

Romance amorzinho
Uma história narrada por Juca, que na sua adolescência se apaixonou por sua professora Marta, que luta contra os nazistas infiltrados no Sul do Brasil naquela época. Um romance difícil, mas não impossível. Que te faz viajar.

Ana 13/03/2018

Este é um livro muito belo, narrado por Juca, que conta a seu neto alguns dos acontecimentos mais importantes de sua infância, adolescência e juventude, com as alegrias e desilusões do primeiro amor por uma professora sua, Marta.
O livro ambienta-se na época do Estado Novo, onde forças repressivas comandavam.
Juca comete loucuras por conta do amor da professora, que lutava contra os nazistas infiltrados no Sul do Brasil, naquela época.
Scliar nos faz mergulhar no passado de Juca e revivemos por assim dizer, com ele aqueles seus momentos de alegria e de tristeza, comum nos adolescentes de todas as épocas e lugares. Moacyr Scliar escrevia muito bem, é um dos autores que melhor representam a literatura infanto-juvenil brasileira e também a dita ''literatura para adultos''.

Sara.Meira 10/01/2018

Ótimo livro, a forma como Juca narra a história para seu neto é muito bacana. Um grande aventura, a primeira paixão da adolescência, as primeiras descobertas e a tentativa de um jovem de mudar o mundo de alguma forma. Uma grande lição, vale a pena a leitura.

Nicoly.Beatriz 03/08/2017

Amei,
eu peguei este livro na biblioteca da minha escola sem muitas esperanças mas quando li, simplesmente me apaixonei! Recomendo a todos. (Li já faz um tempinho por isso não lembro muito da história, só sei que fala um pouco de nazismo, racismo etc. Amo muito ela pois é uma história de romance, que no fundo passa uma mensagem belíssima!)

Nirian.Santos 15/05/2017

Pra você eu conto
O livro pra você eu conto,é uma linda historia de um garoto que diz a seu avô que se chamava Juca, estar apaixonado pela sua professora e o senhor de idade conta lhe um fato que aconteceu quando ainda era jovem que envolvia ele e sua professora de historia Marta.
A professora Marta era contra o nazismo e Juca e ela eram bem próximos,e um dia ela ficou sabendo que ia ter uma passeata na cidade com nazistas e a professora ficou muito nervosa,e ela teve a ideia de estragar a passeata.Quando chegou o dia ela pegou uma lata de tinta vermelha e foi ate no meio da rua onde estava acontecendo a passeata,mas ela se desequilibrou e caiu no meio de todo mundo,todos deram risada dela menos Juca que veio correndo ajuda- la levou ate sua casa.
O pai da pobre moça disse que ela iria embora Juca ficou muito triste,os dias iam passando e Juca ja estava namorando mas nunca havia esquecido Marta sua primeira paixão uma vez eles se encontraram e ficarão conversando mas ela não ficou na cidade.
Quando Juca terminou de contar a historia para seu neto,o mesmo ficou impressionado com a mesma.E em nossa opinião achamos muito legal de um idoso contar uma historia de amor para seu neto.

Na Literatura Selvagem 17/03/2016

Pra você eu conto, uma encantadora história sobre o primeiro amor e 'as revoluções'...
Há cinco anos, Moacyr Scliar falecia... Ele é um dos meus autores nacionais preferidos e tenho algumas de suas obras no Acervo, mas resolvi escolher um título que adquiri recentemente, por ser juvenil, ter poucas páginas e estar num momento de leituras breves... E então iniciei a leitura de Pra você eu conto, publicado pela Atual Editora...

Juca é um senho idoso, que resolve contar para seu neto de seu primeiro amor... A trama se desenrola em duas épocas, o presente atual e a década de 30, quando o Brasil vivia um período sob o governo getulista.

Quando tinha apenas 14 anos, Juca se apaixona pela sua professora de História, Marta. Ela era a nova professora e assim que a vê, com aqueles cabelos ruivos revoltosos, ele sente algo estranho surgir dentro dele... Mas por vergonha, não conta pra ninguém sobre os sentimentos que passa a nutrir por ela...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/03/pra-voce-eu-conto-uma-encantadora.html
niicole1992 02/05/2016minha estante
segundo esse livro o que eram os nazistas? o que eles faziam ? e por que eles faziam ?
Qual era a relação entre chico a professora e juca ?

Me Ajude Por Favor

Julia 01/10/2015

Leitura Divertida
Um livro super gostoso de ler, com uma história que além de ser um romance muito diferente também nos mostra um pouco do que não conseguimos aprender nas aulas de História. Ele conta do nazismo no Brasil, e como as coisas eram difíceis na época da Ditadura de Getúlio Vargas. Muito bom!

Manu 13/09/2015

Meu livro preferido.
Em sua essência o livro trada sobre família, amigos de verdade, superação e amor verdadeiro.
Tudo o que o Juca sente é muito bem passado para o leitor. Simplesmente amo esse livro!