Terra de Sonhos e Acaso

Terra de Sonhos e Acaso Filipe de Campos Ribeiro

Resenhas -

Kaicchan 16/06/2020

Terra do Desespero e Infortúnio
O livro tem uma premissa maravilhosa, de fato. Eu amo, com todo o coração, assuntos relacionados com o Folclore Brasileiro e cidades do interior visto que, eu própria, tenho raízes profundas lá.
Entretanto, muitas coisas na narrativa não me agradaram... Uma grande parte no desenrolar lento e extremamente confuso da história; muitas peças foram apenas jogadas para o leitor, sem realmente chegarem em uma conclusão final ou sem realmente ter uma importância para o trama.
Acima de tudo, o que mais me incomodou, foi o machismo desenfreado que este livro passa a mostrar após os 60% de leitura. Não entendo se foi algo que o escritor quis ironizar, em sentido à vida no interior, mas que ficou incabível de se ler e se sentir representado.
Terra de Sonhos e Acaso tinha tudo para ser um terror folclórico, mas se tornou apenas uma narrativa cansativa e preconceituosa conforme o final se estendia.
Jano 23/10/2020minha estante
Gosto muito do tema também, a sinopse me cativou bastante, mas acabei vendo um vídeo com o autor em que o mesmo não só teve falas machistas como me pareceu não ter de fato uma vivência do interior e sim de alguém da capital, o que me deixou com um pé atrás se a representação feita não teria sido caricata ou preconceituosa. O que você achou? Ainda não li, estou ponderando se leio ou não rs

Kaicchan 22/06/2021minha estante
@beautynterror eu acabei de ver o seu comentário com 8 meses de atraso, desculpa viu?? haha eu particularmente acho que não vale muito a pena, tem outros livros nacionais que retratam o folclore e o interior de maneira muito melhor

Rodrigo 19/10/2019

TERRA DE SONHOS E ACASO
Boas premissas, todas mal desenvolvidas.
Não engrena.
Eu achei fraco.
Simone 28/10/2019minha estante
Concordo com você. Decepcionada.

Marcelo 06/01/2023

É bom, mas tediante
O livro se mostra muito bom no começo, meio confuso, mas é bom.
Depois disso, o livro fica aleatório, os fatos perdem o significado, e fica só mais um fato numa montanha de coisas q ninguém vai entender.
Tata.Jesus 09/01/2023minha estante
Isso sim é uma resenha de qualidade, incrível!!!

Cláudia 01/11/2019

Voz própria, domínio da história e originalidade
Não é a toa que o livro ganhou o II Prêmio ABERST de Literatura. Para quem espera uma narrativa basicona e com pontos de virada óbvios, talvez seja uma decepção. Para mim, fica óbvio que Filipe sabe o que está fazendo. Escrita direta, honesta e com um toque sentimental que é tudo menos piegas. Uma história com os elementos que todos sabem pedir mas não sabem reconhecer, que é a brasilidade natural, sem forçação de barra. Terra de Sonhos e Acaso não é um livro que você vai decifrar; é uma experiência de imersão e entrega. Amei o livro. Nunca vou parar de recomendar.

Luis.Gustavo 15/11/2019

Bem construído mas lento, bonito mas cansativo
Sobre a obra de Filipe de campos, em minha opinião, o autor de fato aborda a questão dos mitos, com suas referências apresenta um espírito literario realmente brasileiro, porém, em minha opinião os pontos chaves são apresentados de forma lenta, e as vezes desconexa, sendo juntados apenas no final do livro, sendo que o autor poderia ter se apropriado mais da premissa Dos mitos e tal desde o começo do livro, li até o final, recomendo, pois acredito que o livro possa conquistar pessoas que venham a ter uma visão diferente da minha.

Aleatoriedades da Li 22/03/2020

Interessante porém faltou algo
As premissas são interessantes, e adoro a temática de cidade do interior brasileiro que aborda cultura local e folclórica. Porém os fatos e premissas não parecem estar conectado a o suficiente.

Mari 04/06/2021

Ótimo livro
Tirando apenas meia estrela, por causa dos capítulos longos. O livro é ótimo, estava sentindo saudades de um livro brasileiro, com um estilo de escrita que só brasileiros usam.

luiss 20/12/2021

pensativo
esse livro é TÃO confuso. mas ao mesmo tempo eu senti que essa confusão toda foi proposital, eu gostei bastante do protagonista e da mitologia abordada na história, enfim merece mais reconhecimento!

PedrokaTBHC 09/04/2023

Bom em sua essência
O livro é bom, mistério interessante e cenário/ambientação convincentes. O problema são os personagens, o protagonista é chato e genérico, o arquétipo do homem branco faz-tudo investigando, o "par-romântico" do protagonista é algo que me deixou desconfortável com tanta submissão, por vezes no livro eu lia cenas de sexo extremamente desnecessárias escritas.
Enfim, tenho certo carinho pelo livro, mas tem muitas coisas ruins nele.