Reinações de Monteiro Lobato

Reinações de Monteiro Lobato Monteiro Lobato

Resenhas -

Jean Bernard 27/07/2021

A história de um gênio imperfeito
Monteiro Lobato foi um homem de seu tempo. Com suas qualidades e seus defeitos. Não precisamos perdoar seus erros, mas avaliar seus acertos.
As historiadoras souberam contar com maestria a trajetória desse importante contador de histórias brasileiro. Deixam claro os erros cometidos, mas analisam com respeito.
Uma ótima leitura para conhecer melhor o criador do sítio. Aquele lugar que morra no coração de muitos de nós.
Dreybolochocolate 11/08/2021minha estante
??

Moisés 02/06/2019

Lobato e as polêmicas
O livro nos ajuda a ter uma visão crítica de Monteiro Lobato enquanto um escritor polêmico no seu contexto histórico e também na atualidade, principal no que se refere à questão étnico-raciai.

Tatiane 28/09/2021

Linda produção de Marisa Lajolo e Lilia Schwarcz, as autoras dizem ao final desta biografia de Lobato voltado ao público infantil - ou a seus eternos leitores -, que

"(...) é preciso entender o autor dentro do contexto. Isso não significa 'desculpá-lo' e ponto final. Também não é nosso papel esconder todas as contradições que fizeram parte da vida de Lobato. Ao contrário, tratar delas só deixa mais humano e próximo de você, nosso leitor.

Mas implica entender, também, que todo conhecimento se faz em processo - o seu e o nosso - e que é possível mudar de ideia, aprender de novo. Também vale a pena entender que um autor está sempre emaranhado na época em que viveu. Ou seja, que informações que temos hoje, ele não tinha em seu tempo."