Angela Davis - Uma autobiografia

Resenhas - Angela Davis - Uma autobiografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anderson 25/08/2020

Perfeito
"Terminando essa leitura com muitos conhecimentos que foram muito além da vida de Ângela Davis, aprendi muito sobre mim, sobre a a sociedade e revisitei conceitos que eu tinham pré-moldados em minha mente. Por mais livros que nos façam refletir sobre a nossa vivência enquanto parte de uma sociedade e o quanto a opressão do povo negro é muito mais que o racismo que nós -negros e não brancos- vivenciam diariamente. Angela Davis esfregou na minha cara sobre o quanto a manipulação do estado para colocar umas pessoas contra as outras é eficiente e cruel, espero poder ler outros livros da autora em breve, foi uma experiência sensacional."

João 18/10/2020

Definitivamente Angela Davis é sinônimo de luta. Ao fim da leitura o sentimento é de sede de justiça, mas também de tristeza por fazer tão pouco, a sensação de que poderia fazer mais no combate as injustiças sociais que nos deparamos diariamente. A voz do povo preto sofre tentativas de silenciamento há séculos, e mesmo com os avanços e conquistas ainda temos tanto a combater, tanto a lutar. Angela Davis é inspiração para o mundo! É preciso ter consciência de classe, é preciso reconhecer privilégios e lutar contra as desigualdades. Ler sua autobiografia é um tapa para acordar para as mazelas do mundo, é uma aula. Ela nos conduz a um exame de consciência e nos desperta para a realidade. É preciso combater as injustiças e não desistir da luta. A leitura não é fácil, por vezes as lágrimas se fizeram presentes e o nó na garganta acompanha boa parte do livro. Angela é necessária! É impossível não lembrar de Marielle e sua luta. Que possamos aprender com suas histórias!! Por Angela, Marielle, Floyd, Ághata, João Pedro, Guilherme.... Sigamos firmes! Fogo nos racistas!!!!

Ri :) 16/03/2022

Acusada de conspiração, sequestro e homicídio, Angela Davis é um exemplo gigante de persistência e fé em suas convicções e inocência. O racismo americano escancaradísimo, dominando o judiciário e todas as engrenagens políticas que giram a sociedade. Páginas que quero ler mais vezes ao longo da minha caminhada.

Debora.Andrade 29/03/2021

Excelente
?Acordei essa manhã pensando em liberdade?

Autobiografia escrita aos 28 anos, logo após Ângela ser declara não culpada de acusações criminais/políticas por um júri popular.

Esta narrativa parcial de sua vida conta, especialmente, sua trajetória acadêmica (doutrora em filosofia) e política (ativista de direitos humanos, comunista e presa por isso). Mas além desse particular, a história da sua vida expõe como os EUA propaga uma grande mentira, quando se auto declara ?a maior democracia do mundo?.
Mesmo sem ter passado por uma ditadura, o período da juventude de Ângela foi marcado por uma perseguição generalizada a comunistas, principalmente se estes pertenciam a uma minoria étnica e social.
O fator eugenista da grande potência mundial, fazia da vida de pessoas negras um inferno, por meio de instituições oficias (polícia, judiciário) - não sendo diferente da realidade de outros países, inclusive o Brasil.
Mesmo com seu relato doloroso, Ângela traz no livro sempre uma inspiração para luta, pra as mudanças do ?status quo? e a acerca da necessidade de sonhar e se doar a busca de uma sociedade menos desigual. É, realmente uma das nossas melhores intelectuais vivas e que tenho o prazer de aprender.
Vida longa!

Nat 23/01/2021

Sementes
Angela Davis era apenas um nome distante... Até a morte de Marielle Franco. Morte não, assassinato. Eu não conhecia a Marielle ante desse dia Fatídico e isso mudou a minha maneira de olhar para a política. A gente tem obrigação, enquanto sociedade, de ouvir essas mulheres na política, no ativismo, nas lutas de classe, nas lutas pelos direitos que nos são negados, diariamente. Quem são essas mulheres que dedicam grande parte do seu tempo e trabalho para tentar mudar essa política sem rumo?
Nessa Autobiografia, Angela Conta-nos as suas ideias, as suas lutas, os seus motivos e a sua vida intensa, mesmo com períodos de prisão (de cuja instituição dá motivos importantes para a transformar numa instituição educativa e não meramente punitiva). E como ela mesma conta, esses anos e experiências são apenas o começo. “Se víssemos aquele momento de triunfo como uma conclusão e não como um ponto de partida, seria equivalente a esquecer aqueles que ainda estavam acorrentados. Sabíamos que, para salvar suas vidas, tínhamos que desenvolver e defender o movimento”.
Ele explica que, em sua opinião, a luta dos negros oprimidos não era só deles, mas que deveria fazer parte de um movimento revolucionário mais amplo, que abrangesse todos os trabalhadores e se dirigisse ao socialismo.
E, claro, também fala sobre machismo dentro do movimento. Ela própria é exortada por não limitar sua atividade política a dar ânimo e força ao que é realmente importante: os homens negros, que foram os únicos responsáveis pela luta pela libertação negra.
Minha parte favorita é a segunda, em que ele fala sobre como era sua vida antes de ser ativista e como ele mergulhou na luta política e como sentiu que deveria ser. Aqui está uma citação de quando eu era uma menina e fui para a escola:
"Parecia-me que, se havia crianças morrendo de fome, algo estava errado e que, se eu não fizesse nada para remediar, algo estava errado dentro de mim também."
Foi Marielle quem me apresentou Angela Davis; Angela Davis me apresentou Lélia Gonzalez; Lélia Gonzalez me apresentou Beatriz Nascimento e Abdias de carvalho e Conceição Evaristo e Carolina de Jesus e Luiza Bairros... E de repente eu estou no meio de uma floresta cercada por esses Baobás, Angelins e Jacarandás. Todos esses Orixás.
Eu só quero agradecer por tanto e se ainda houver tempo, espalhar esses nomes no vento... espalhar esses nomes no vento.

Van Jales 25/04/2021

Uma autobiografia de Angela Davis
Gosto muito de biografias e autobiografias, e esse livro me emocionou, me fez pensar, e fez cair muitos véus articulados propositalmente em meu entendimento da vida. Que força, coragem, competência para seguir lutando por todos. Só posso agradecer vc Angela, por me fazer acreditar que juntas podemos mudar o que parece ser impossível...

Camilla 04/04/2022

foi uma das leituras mais difíceis que tive esse ano, não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, angela relata os aspectos de sua vida política da sua adolescência até a vida adulta, seu tempo presa e sua libertação muito detalhadamente.
porém, há muitos termos em inglês, parágrafos que pareciam infinitos e capítulos longos, que me fez demorar mais de um mês (!) para concluir a leitura.

Victoria Edington 28/09/2020

Emocionante e inspirador.
Ler Angela Davis é sempre uma aula. Mesmo em sua autobiografia ainda há ensinamentos e reflexões profundos acerca de temas tão importantes. Me conectei com as histórias relatadas em paralelo com a de Angela, chorei, pensei sobre diversos aspectos enraizados em nós e terminei a leitura sentindo que podemos fazer sempre mais, lutar sempre mais. Angela é minha maior admiração, a figura feminina que mais me motiva e viver enquanto essa mulher ainda vive, ainda fala, ainda luta é, para mim, uma honra inexplicável. Que sejamos todos um pouco do que Angela foi e permanece sendo: revolucionários.

J^! 11/01/2021

Farol
Angela Davis é um farol que deve nos guiar diante de preconceitos em relação aos negros, mulheres e trabalhadores.

Lorena 05/01/2021

Difícil até escrever sobre esse livro tamanha é a sua relevância e grandiosidade.

Angela Yvonne Davis.
Mulher. Negra. Nascida no Alabama/ EUA em 1944. Feminista. Militante. Professora.

Com uma educação baseada nos estudos e uma leitora voraz, bem cedo definiu o seu papel como cidadã. Lutar pelo fim do racismo e pela cruel opressão política-racial-social exercida por ele.
Em sua autobiografia, raramente ela se expõe de forma íntima - porém quando o faz é de encantar. O que parece ser um paradoxo. Mas não é. Justamente pela importância do que é relatado, ela optou (e só assim o faria, como deixa bem claro logo no início) em retratar sua autobiografia nos movimentos negros e feministas.
Na linha cronológica é possível perceber os motivos e como ela enveredou por esse universo. E que universo!

Uma história de dor. De luta. De injustiças. E muitas. De sangue derramado. Foram litros. Mas, sobretudo, de resiliência. De união da massa (povo). E, literalmente, entrou pra História da humanidade.

Angela enfrentou acusações de assassinato, sequestro e conspiração contra os EUA (leia homens brancos racistas). Foi perseguida, vigiada, presa política/racial de forma extremamente injusta e sem nenhuma prova cabível (como foi comprovado).

No livro, ela denuncia também a forma animalesca como o sistema carcerário lhe tratou, bem como tratava (mas arrisco a dizer ainda trata) as pessoas presas. E, pior, como tratam as pessoas negras, em especial, as mulheres negras.

A sensibilidade e a irmandade com que Davis retrata sua trajetória é emocionante. Não se esquece das pessoas que lutaram com e por ela. Não deixa de lembrar as outras tantas mulheres e homens negros presos de forma tão ou mais injusta que suas próprias passagens pelas celas. Nem mesmo após o seu julgamento. Que, para ela, foi considerado um ponto de partida e não de chegada.

Angela Davis. Uma lenda viva. E que até hoje segue sua trajetória militante lutando a favor dos oprimidos.

Natália Carolina 11/07/2022

Leitura Necessária
Um livro incrível que narra a vida de Angela Davis de maneira bastante fluida, porém o conteúdo é um tanto pesado, o que me fez demorar um pouco para finalizar a leitura.
Minha leitura foi repleta de reflexões e inconformismo. O racismo está aqui na nossa cara, o que estamos fazendo para combate-lo???

Sejamos antirracistas!!!

Tarci 23/03/2021

Perfeito!!!
Esse foi meu segundo livro lido de Angela Davis, sendo o primeiro ?Estarão as prisões obsoletas??, e eu já sabia que a leitura dela falava muito comigo, mas depois de ser sua autobiografia, posso falar sem a sombra de dúvidas de que ela é minha escritora favorita, no momento. Absolutamente tudo que Angela fala me deixa atônito de tão maravilhado! Ver o despertar dela para a necessidade de lutar contra a desigualdade e as opressões me fizeram lembrar meus próprios processos de desconstrução e reconstrução... Esse é um dos livros que eu indicaria para toda e qualquer pessoa! Ler Angela é uma experiência ímpar!

Delano Delfino 05/09/2020

O que falar de Angela Davis?!?! Antes de tudo devo confessar que não conhecia ela até ler o livro da Bell Hooks. O livro da Bell me deixou muito curioso pra saber quem era essa ativista. Através da sua autobiografia pude entrar em contato com uma das mulheres mais admiráveis que eu já conheci. Uma mulher que nunca deixou de lutar pelo que acha justo e sempre tenta ajudar ao próximo. Todo mundo deveria ler esse livro pra entender um pouco sobre a luta feminista e a luta dos negros nos EUA e em todo o mundo.

Alice Nunes 18/06/2021

Extraordinário
Um passeio histórico pelo grande movimento negro nos EUA.
Conhecer a vida de Angela e sua trajetória enquanto mulher negra e militante comunista é uma experiência fantástica.
Um livro extremamente necessário!

liviavpaluello 15/03/2024

Necessário
Biografia incrível, tocante! A história de Angela merece muito reconhecimento pela luta tanto contra o racismo, como de classes e uma melhor sistema prisional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5