Nas Trilhas do Umbral. Eulália

Nas Trilhas do Umbral. Eulália Mônica Aguieiras Cortat

Resenhas -

Fernanda2564 15/04/2024

Apesar de ter gostado do livro e aprendido muito com ele, não está nem perto de ser um dos meus favoritos. O gênero não é o que eu costumo ler normalmente, mas foi interessante.

Alexsandro9 09/02/2023

Livro impactante
Livro bom e muito denso, onde ocorrem fatos bem chocantes com a história dos personagens. Intenso e não da vontade de parar de ler, apesar dos fatos bem impactantes. Valeu a pena a leitura. Livro traz uma mensagem de muita reflexão e lerei os outros quê fazem parte da trilogia "Nas Trilhas do Umbral".

Marcela 06/02/2023

msksksk
smsnnsjsksjsj jssjskjsjskksks nsjsjsjsjsjjs jsksksksksjsj nsjsjsjsjsjjsjs jssjjdjsjsjsjjsjsjssj jsjssj

Bianca 23/10/2022

Leitura fluída
No primeiro livro, vemos a preparação de um pequeno grupo de socorristas que tem a missão de encontrar um jovem suicida no umbral, nas trilhas densas de umbral, o grupo vai encontrando outros espíritos sofredores, num desses encontros eles conhecem a Eulália e uma freira. E é aí que a história se desenvolva bastante no livro. Vale muito a pena a leitura.

Hugo 20/02/2022

No início o livro é muito lento se atém a casos que não tem nada à ver com o caso principal.
Depois de muita enrrolação o enrredo anda e a leitura fica prazerosa.

@LidosDoMes 23/06/2021

Supreendente
Comecei o livro sem muitas expectativas e me surpreendi bastante.
Conta sobre o resgate de um espírito suicida no umbral, mas antes de chegar ao objetivo eles encontram outros espíritos suicidas que contam suas histórias.
Eles conversam e tentam ajudar esses espíritos na medida do possível. Em cada conversa e história contada é possível encontrar uma lição.
Achei bem interessante. Li de uma só vez, tamanha curiosidade que me causou.
Quem gosta de suspense também pode gostar desse livro, por mais que seja ligado à religião.

Leia um livro espírita 10/05/2021

Nas trilhas do Umbral - Eulália, primeiro livro da trilogia, um grupo de jovens socorristas ao atender o pedido de uma mãe, que busca o filho suicida, se deparam com diversos irmãos necessitados de amparo, entre eles, encontram uma freira vingativa e Eulália uma jovem que foi noviça na sua encarnação anterior e narra sua história de como uma bela jovem toma decisões que acabaram a levando ao Umbral ! Livro repleto de ensinamentos! Recomendo!

site: https://www.instagram.com/leia.um.livro.espirita/?hl=pt-br

Ricarda Caiafa 01/02/2021

Ensinamentos
Eulália é o primeiro título da trilogia Nas Trilhas do Umbral.

Os espíritos Ariel (narrador da história) Clara e Olívia partem de sua colônia em mais uma missão de resgate na região umbralina. Dessa vez buscam atender a um pedido de uma mãe pelo resgate de seu filho Fabrício.

No entanto, durante essa busca, eles se deparam com o espírito de uma jovem moça, que muito perturbada, não para de se lavar na água lodosa e suja da região em que se encontram.

Atraídos por aquela situação, eles decidem parar e escutar a história daquela moça. Ela desfia então tudo que aconteceu enquanto encarnada e assim, é levada a pensar e refletir sobre diversos assuntos.

Por ser o primeiro livro de uma trilogia, não teve um finalllll assim surpreendente, mas estou bem interessada em ler as demais obras afim de descobrir se o resgate inicial terá sucesso e a história de Eulália tem algo a ver com isso.

jumorgensten 26/01/2021

O livro começa mostrando os preparativos de um grupo de socorristas espirituais para o resgate de um suicida em específico no Umbral. O mesmo recebeu este merecimento após os pedidos da mãe.

O grupo tendo Olívia e Ariel como participantes inicia sua jornada e no meio do caminho se depara com uma menina com vestes de noviça, toda suja e mantida em "cárcere" por uma freira com quem possui contas.

Curiosos e interessados, os espíritos amigos resolvem entender a situação e começam a conversar com a moça e, a partir de então, o leitor passa a conhecer a história de Eulália e os motivos dela estar no Umbral.

Em tempos antigos, muitas meninas viraram freiras somente para não passarem fome ou era um jeito de sair de casa e esperar até completar a maioridade, ou seja. não possuíam a vocação. No caso de Eulália, ela foi colocada em um convento por causa da sua beleza e por atrair muitos olhares por onde passava.

No convento, passou a acompanhar as situações de muitas meninas que eram assediadas pelos sacerdotes, engravidavam e eram largadas a própria sorte. A maioria morria depois de muito sofrimento e abandono.

Assim como fora, dentro dos muros do convento, a protagonista também começou a atrair muitos olhares por causa da sua aparência lindíssima, principalmente de padre Giácomo.

Para ficar mais perto, o mesmo resolve fazer um quadro a usando como modelo e, a partir de então, o leitor acompanha o começo da ligação de ambos. Sabendo das histórias com as outras noviças, Eulália tenta ao máximo tomar cuidado, pois também sente muita repulsa.

Com o passar do tempo, a situação piora e o clima entre os dois torna-se hostil e a protagonista é estuprada por Giácomo.

Sentindo-se suja e com dores, num ato impensado, a mesma comete suicídio e inicia sua jornada de tormentos no Umbral. Sendo seguida, um tempo depois, pelo próprio padre que igualmente cometeu suicídio.

O livro também aborda a sensibilidade no cotidiano, a vaidade, paixão não correspondida, o abuso de poder e as problemáticas das tradições.

As partes espirituais ficam a cargo dos participantes do grupo de socorristas como Olívia, Ariel e Clara que oferecem, tanto a Eulália quanto ao leitor, explicações e entendimentos sobre os fatos narrados.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, porém, densa e pesada em muitas partes.

Agora eu entendi porque o pessoal adorou essa obra. Incrível e com muitos aprendizados realmente. E uma vontade imensa de colocar Eulália em um potinho.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/01/26/nas-trilhas-do-umbral-eulalia-monica-aguieiras-cortat/
Ricarda Caiafa 26/01/2021minha estante
Está na minha meta de leitura para esse ano!

jumorgensten 27/01/2021minha estante
O livro é incrível real oficial. Arrependida de não ter lido antes.

jdelisiario 01/11/2019

A história de Eulália
Em missão de resgate de um espírito chamado Fabrício, Ariel, Clara e Olívia cruzam com outros espíritos necessitados de assistência. Como o amor e o bem não fazem distinção, esse grupo "esbarra" com Eulália, uma noviça que infelizmente caiu na ilusão do suicídio, e após conhecerem sua história, a convidam para a mudança necessária, para o primeiro passo de uma reforma íntima. Oportunidade para que ela conheça a verdadeira face Divina do nosso Amado Pai Celestial! #leituraTerapia

Saritha 03/09/2019

Clara, Olívia e Ariel formam uma equipe de socorristas que vão ao Umbral a pedido de uma mãe desesperada tentar resgatar seu filho Fabrício, um espírito suicida. O que leva esse regate a se tornar ainda mais difícil, além do fato de Fabrício não ter pedido socorro, é que sua exata localização é desconhecida.
No decorrer da procura por Fabrício os socorristas se encontram com outros suicidas e conhecem suas histórias. Um desses espíritos é o da noviça Eulália, moça de traços belíssimos e que se punia ininterruptamente por influência de irmã Lourdes.
Aos poucos Eulália foi contando sua história e descobrimos que por causa da sua beleza foi colocada num convento. Através de sua narrativa tomamos conhecimentos das atrocidades que ocorrem por trás dos muros do convento (o que não chega a ser novidade), mas Eulália nos traz riqueza de detalhes que são inimagináveis.
Particularmente, sempre visualizei o Umbral como um local escuro, sujo e lamacento - tipo como passava na novela A Viagem e conforme descrito nas leituras - mas, após um certo acontecimento no livro, pude conhecer um local onde é possível encontrar águas limpas, animais e um pouco de natureza exuberante.

Minhas considerações:

# Pelo título do livro achei que a história demorou muito para chegar na personagem Eulália. Ficou de muito lengalenga no espírito do Fabrício e na colônia onde os socorristas se encontram.
# A história de Eulália é fantástica e encantadora. Prende o leitor e nos leva a querer saber como tudo aconteceu e torcer pelo seu resgate.

Confesso que ao final da história fiquei um pouco decepcionada e com gostinho de quero mais, mas ao ler a sinopse (já falei algumas vezes que não gosto de ler a sinopse antes de iniciar o livro) descobri que essa é uma trilogia, daí fiquei um pouco mais tranquila, mas ..... ao pesquisar sobre os livros restantes, soube que podem ser lidos em qualquer ordem por serem histórias diferentes, e a antiga dúvida ressurgiu: e Fabrício?????

Frases destacadas:

📖 A verdade, é que não são poucos os que confundem a intolerância e a violência, com força e "caráter".

📖 Pessoas que fazem o mal se esquecem que podem ser prejudicadas também. [...] Pobre de quem acha que pode fazer o mal sem esperar por retorno!

📖 Quem realmente pode prever o futuro? Se soubéssemos de antemão o que nossas ações causariam, será que não pensaríamos duas vezes?

📖 O ser vale pelo que é, pelo bem que pratica, por sua natureza, pelo que faz.

Jéssica 09/03/2019

Resenha publicada no meu Instagram: @leitura.espirita

Livro: Nas Trilhas do Umbral - Eulália
Autora: Mônica Aguieiras Cortat
Pelo espírito: Ariel
Editora parceira: @editoraeme
Neste romance mediúnico vamos acompanhar uma equipe espiritual de socorristas, formada por: Ariel, Olívia e Clara, trabalhadores de longa data, resgatando espíritos do umbral; recebem um pedido de uma mãe aflita para que buscassem seu filho Fabrício no umbral, um suicida que não pediu por socorro, e por isto seu resgate se torna ainda mais difícil, sem ter como saber sua localização exata a equipe inicia a busca pelos lugares mais prováveis que um suicida poderia estar.
Vamos acompanhando a equipe no caminho, conhecendo casos de outros suicidas que aparecem. Até que encontram, mantida sob o jugo de uma freira, Eulália, uma moça linda, vestida de noviça que se lavava sem parar em um rio, atraídos pela grande sensação de angustia que vinha da moça, os socorristas resolvem conversar com ela. A moça começa a contar sua história, de como ela foi parar ali como suicida; Eulália, quando encarnada, era muito pobre e por isso a família a colocou em um convento, mas a realidade do convento não era o que todos imaginavam, na medida de sua narrativa vamos ficando cada vez mais curiosos com o desfecho e também com certa revolta com o que ocorria neste convento. Será que no fim eles conseguem resgatar Eulália? Será que a história desta moça tem a ver com a história de Fabrício?
Nesta busca conhecemos um pouquinho mais do umbral, pensamos no umbral como um lugar que só existe o mal, mas não, não existe lugar 100% ruim, mesmo no umbral, podemos encontrar água cristalina, vegetação, animais e um pôr do sol maravilhoso, a natureza está lá, como para lembrar a todos os seres que lá habitam que não estão esquecidos, não estão sozinhos, Deus está lá, esperando por cada um deles.
Esta história é uma trilogia, já estou ansiosa para o próximo livro e curiosa para saber se encontrarão Fabrício. A leitura flui muito bem, é um livro que quando você começa a ler você só quer parar no final.
Obrigada @editoraeme pela parceria e por trazer obras lindas pra gente, tanto em edição como em conteúdo.
@leitura.espirita

site: https://www.instagram.com/p/ButpoGBAykk/