Quando Eu Voltar a Ser Criança

Quando Eu Voltar a Ser Criança Janusz Korczak
Janusz Korczak

Resenhas - Quando Eu Voltar a Ser Criança

Wesley - @quemleganhamais 08/01/2023

Para quem já foi criança um dia
Esse livro é uma experiência única. O autor Janusz Korczak nos leva a uma excursão a mente da criança, através do seu dia a dia na escola, em casa e com os amigos.
Enquanto vamos acompanhando seus pensamentos e diálogos, temos a oportunidade de refletir sobre as nossas ações como adultos, e como tratamos as crianças.
Uma coisa que ficou claro pra mim é que os problemas, desafios e dramas existem em ambas aa fases da vidas, mas nós adultos não respeitamos as crianças.

Uma leitura indispensável para todos que de alguma forma lidam com crianças.

Bia Machado 19/02/2010

Um escritor que não deve ser esquecido, por esse livro e pela vida que viveu.
Um adulto volta a ser criança e tem que viver como tal, passando por todas as experiências da infância, mas agora tendo as ideias de um adulto. O que você faria se isso acontecesse com você?

A personagem principal, o homem que volta a ser menino, transmite ao leitor todas as suas re-descobertas, acrescentando a elas sua vivência como adulto que foi. Um livro que me encantou quando eu tinha meus dez anos e que li escondido da minha tia, a dona ciumenta do exemplar, lia enquanto ela estava no trabalho, o dia todo, e isso fez aumentar ainda mais meu gosto pela leitura do livro, era o meu segredo, somente eu sabia que eu estava lendo aquele "livro de adulto", rsss... Ano passado comprei o meu exemplar, e foi com igual emoção que o reli.

Escritor pelo pediatra, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak que, junto com as cerca de 200 crianças e doze funcionários de um orfanato fundado por ele, morreu no campo de concentração de Treblinka. Quando em 1940 Korczak foi obrigado a mudar o orfanato para dentro do gueto de Varsóvia, Korczak poderia ter escapado. Mas ele não quis, ficou com suas crianças até o fim e, infelizmente, todos morreram na câmara de gás.

Não é um livro apenas para educadores. Para mim, esse livro traz uma das mensagens mais bonitas que todos deveríamos seguir: há que se cuidar das crianças, pois da educação delas depende um tempo em que Treblinka será apenas uma das manchas mais tristes e malditas da História do Homem nesse planeta...

Aline164 27/05/2021

Me surpreendi!
Comprei o livro por curiosidade, a sinopse me chamou a atenção, e acabei me surpreendendo muito.
Indicaria o livro para todos os educadores, professores e pessoas que trabalham ou mesmo convivem com crianças.
A narração emocionante do adulto que volta a ser criança nós faz refletir o quanto adultos às vezes agimos de forma injusta e impaciente com as crianças.
Matheus 30/05/2021minha estante
Mal posso esperar pra poder ler... Acho que dialoga bem com o que eu havia pensado já sobre psicanálise. Em cuja discussão as infâncias parecem sempre presentes. Fora o que te comentei sobre como as violências às crianças são banalizadas

Aline164 31/05/2021minha estante
SIMMMM, essas violências são muito bem retratadas no livro!!
Pro adulto, às vezes são só crianças chatas fazendo bagunça, é muito fácil julgar rápido, condenar, fazer passar vergonha e/ou deixar de castigo. É muito desrespeito com a criança, com os sentimentos dela.

Wagner Schule 05/12/2014

Qual adulto nunca sonhou em voltar a ser criança? Enquanto criança há inúmeras aventuras para se viver, muitas perguntas para serem respondidas e uma simples brincadeira de imaginar pode se tornar a maior alegria daquele dia. Seguindo essa proposta, Janusz Korczak deu vida a Quando eu voltar a ser criança, uma obra capaz de fazer jovens, adultos e velhos mergulharem de volta à sua infância, relembrando o que de fato faz dessa fase tão especial e apreciada, mesmo após muitos anos de vida e de aprendizado.

A história começa de uma maneira simples: um professor, tomado pelo sentimento de nostalgia, deseja voltar a ser criança porque, segundo ele, a vida de uma criança é muito mais fácil e agradável. Pois bem, seu pedido é acatado e, por incrível que pareça, ele mantém as memórias de quando era adulto, mas o conhecimento que ele tinha antes não parece mais tão útil ao longo das novas descobertas. Logo ele percebe que, mesmo com tanta experiência, ainda é capaz de sentir, agir e pensar como uma criança e, sendo realmente uma, permite-se viver tudo que “não poderia” como adulto. E é aí que as aventuras começam a acontecer, como a descoberta do primeiro amor, as tristezas por não poder fazer e ter o que se quer, como um companheiro animal ou dez centavos para pagar uma dívida.

Apesar de ser inicialmente classificado como um livro para pedagogos, a obra é capaz de cativar a qualquer um, afinal todos nós já fomos criança um dia e sentimos falta de pelo menos alguma coisa de nossa infância. E é esse o maior acerto do livro: o mais importante na história é o desenrolar de cada uma das tramas com que o garoto tem que tratar ao longo de sua aventura, não o final de sua trajetória como criança. É fácil, enquanto adulto, dizer que a vida de uma criança é fácil e extremamente prazerosa, mas o livro nos ajuda a lembrar que, na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam, nos fazendo lembrar de nossos próprios problemas, desejos e ensejos da infância.

site: https://mundoschule.wordpress.com/

Maria13050 02/11/2023

Quando eu voltar a ser criança
"Vejo que que somos todos semelhantes, iguais. O homem adulto é infantil, a criança é amadurecida. Só que não aprendemos ainda a entender-nos uns com os outros."

É GENIAL como o autor conseguiu fazer um livro que exerga e escuta verdadeiramente as crianças, e não a ideia esteriotipada que a sociedade custuma ter, subestimando suas mentes e intelecto. Sempre pensei que antes de tudo, deveríamos enxergar pessoas como pessoas ao invés de defini-las com base na idade cronológica, e esse livro só ressaltou esse ponto de vista dentro de mim.
Quando você percebe, está sendo transportado de volta a memórias de quando era criança, traumas e injustiças que sofremos em silêncio e esquecemos ao crescer.
Falamos tanto sobre como é bom ser criança, sobre "voltar a não ter problemas" mas não nos damos o trabalho de reparar no sofrimento e em como crianças são oprimidas pelo senso ironicamente infantil dos adultos de se acharem superiores.
Todos deveriam ler esse livro!!!

taizucoly 05/05/2023

Para refletir
Li esse livro para uma matéria no meu último ano de Pedagogia e acredito que levarei ele para toda minha vida como professora, relendo e relendo, até que eu me torne a adulta que eu criança esperava ser.
A leitura é muito fluida, alguns trechos e até páginas poderiam ser facilmente descartados. O autor consegue prender nossa atenção em diversas partes.
Porém, achei um pouco bizarro a parte da paixão dele, porque ele ainda mantinha a mente adulta, não achei de bom tom, mesmo ele mesmo se dando suas justificativas

Nitiele1 03/08/2022

Li o livro por conta da faculdade e me surpreende por ter gostado. A história me fez repensar vários atos meus relacionados com as crianças, o livro mostra uma realidade muito dura com elas e que os adultos ignoram.

Tratar a criança como se fosse uma coisa, sem sentimentos, sem vontades e birrenta é um equívoco muito grande.

Esse com certeza foi um dos livros que me fez crescer como pessoa.

PaulaFrancoNetto 22/05/2022

Absolutamente um livro necessário para todos os adultos, mas principalmente para os professores de crianças. É um livro de descarrego das crianças que só traz verdades em seu discurso. Precisamos estarmos atentos às crianças e trata-las da forma como nós adultos, gostamos de ser respeitados. Um livro lindo, sensível e necessário

Mel 03/12/2009

O livro retrata bem o que se passa na cabeça de uma criança.. Trata-se de um adulto que um dia deseja voltar a ser criança, e é atendido.
Mas já nos primeiros dias acaba se lembrando que a criança também tem suas preocupações, suas dores, suas paixões, e sente tudo de uma forma muito diferente da do adulto, e que quando crescemos, acabamos esquecendo essa fase e deixando de entender as crianças.....
Me lembrou muitas coisas que passei na infância, muitos medos que tive por coisas que hoje não me afetariam da mesma forma..
Karla23 25/02/2010minha estante
Primeira vz q encontro alguém q tbm leu esse livro!

Adriana1037 28/07/2012minha estante
Gostei da resenha porque foi objetiva. Penso que o livro contribui para reflexões importante sobre o universo infantil e suas opressões. Mas li o livro devagar porque achei meio chato a forma como ele escreve... Tbm classifiquei o livro com 3 estrelas.

Vinicius39 26/03/2023

Essencial para professores ou futuros professores
A obra trata a inocência das crianças e suas relações com os adultos que não compreendem as brincadeiras e sentimentos infantis.
E não há jeito melhor de expor isso do que um professor de escola (magicamente) virar uma criança e assim trazer inúmeras reflexões sobre nossa infância.

life'spiñata 08/02/2022

Um passeio nostálgico
Emoções agradáveis e desagradáveis que parecem ser experiências quase universais para crianças são retaradas com delicadeza em uma linguagem fácil. Traz de volta imagens que se perderam como brincar na rua, ou discutir com os colegas. Em sua simplicidade o livro nos lembra que crianças também sentem intensamente e que nossas crianças internas sempre precisarão de cuidados.

Tha 29/02/2020

Lição pra toda a vida
O encontro com esse livro foi inesperado e até ter meu contato frequente com crianças, eu não tinha noção do impacto que ele tinha me causado. Li quando tinha meus 17/18 anos, foi espantoso me reconhecer mais como adulto do que como criança e com certo pesar reconhecer aquela perspectiva de criança que perdi.
O livro traz lições maravilhosas e nos ajuda a entender e recordar como enxergamos o mundo quando crianças.

Nara May 10/05/2015

Agora eu sei
As crianças sofrem. Antes desse livro, eu já sabia. Ainda sou jovem, então ainda lembro. Estava sempre sem grana. Era incompreendida e tirada das conversas dos adultos. Mas tive um tratamento melhor do que muitas crianças. Sempre tive uma ligação boa com a família.

As crianças sofrem. Depois desse livro, eu sei. Eu lembro o que é ouvir de muitos: “Mas você só estuda.” Sei o que é ter que aprender uma série de novidades sem pausas. Sei como foi… estranho.

Janusz Korczak percebeu isso muito bem. Ele alcançou a alma das crianças. Percebo isso em seus escritos. Ele morreu pelas crianças. Não espalhem muito por aí, mas apesar de não gostar de saber que o autor morreu de forma injusta, sei que sua atitude só confirmou a verdade: ele queria o bom dos pequenos.

O protagonista não tem nome. Mas passa por tudo que passamos. Leia, não vou dar spoiler.

O livro é bom, na edição que eu li ele faz parte de uma coleção feita para os educadores. Talvez não só aqueles que estão ou estarão numa sala de aula, como também para pais que querem abrir os olhos. Ou aqueles que querem se recuperar de uma amnésia, lembrando de como era conflituoso ser criança.

As crianças sofrem. Eu já sabia. Agora eu sei. E depois de ter lido esse livro… Quero saber para sempre.

Me desculpem, crianças. Da próxima vez vou considerar os seus sentimentos.
Vou sim.

Giullia.Maria 16/05/2021minha estante
Olá em que página vc viu isso????