Feminismo para os 99%

Tithi Bhattacharya

Resenhas - Feminismo para os 99%

carol.daangelo 02/04/2024

Que livro maravilhoso.
Recomendo a leitura pra quem quer estudar sobre o movimento feminista e suas vertentes, mas não sabe por onde começar.

O livro vai além das discussões teóricas e aborda questões práticas que afetam diretamente a vida das mulheres na sociedade atual.
Com uma abordagem comprometida com a luta por justiça social, o livro "Feminismo para os 99%" traz reflexões profundas sobre as desigualdades de gênero, raça e classe, mostrando como essas opressões estão interligadas em um sistema que beneficia apenas uma pequena parcela da população.

A autora demonstra de forma clara e concisa como o feminismo interseccional é essencial para alcançar uma verdadeira transformação social, que leve em consideração as experiências e realidades diversas de todas as mulheres, especialmente as mais marginalizadas. Além disso, o livro oferece propostas concretas para a construção de uma sociedade mais justa.

10/10

driliotti 18/01/2024

Necessário.
O livro tem pensamentos muitos importantes. Tem questionamentos necessários.
Senti indignação lendo, o que acredito ser uma boa reação para o tema.

Carina 05/01/2024

Realidade da mulher em uma sociedade capitalista
A dura realidade da mulher em uma sociedade capitalista que a oprime e exige mundos e fundos de cada mulher - principalmente das mulheres racializadas, periféricas, LGBTs e são parte de grupos minoritários - é retratada aqui nesse manifesto, manifesto esse que aponta os problemas, culpados e propõem soluções muito necessárias.

Lulu 30/12/2023

Deveria ser uma leitura obrigatória
As autoras apontam várias violências sofridas pelas mulheres, principalmente as racializadas. Também apontam os culpados e debatem as soluções. Muito bom.

Lara 22/12/2023

Bom, sucinto, rapido de ler e muito importante, não é muito aprofundado pois é um manifesto nas ainda assim não é raso nos assuntos que aborda

Lia 12/12/2023

Um feminismo para os 99% é antes de tudo anticapitalista
Gostei bastante do livro, desde o prefácio da Talíria Petroni. Ela fez um apanhado de reinvindicações feministas que buscam contemplar a luta de todas as mulheres [que sofrem violência de gênero, que são responsáveis pelo trabalho de reprodução social (trabalho esse não remunerado!)]...

O formato do texto é em modelo de manifesto com 11 teses englobando lutas emancipatórias de um feminismo anticapitalista, antilgbtfóbico, antirracista e com perspectivas ecossocialistas, de bem-viver e Ubuntu. Faz críticas ao feminismo liberal com sua representatividade vazia e capturada pelo capitalismo.

Sabemos que quem detém os postos de poder é aquele 1% da população rica que em sua quase totalidade é composta por homens, brancos, heterosexuais, cristãos, que têm o capital em suas mãos. A referência em feminismo para os 99% é por falar com o percentual da população que é explorado e subjugado aos interesses do capitalismo e que o feminismo emancipatório busca libertar. Não só mulheres, mas todas as pessoas pobres, racializadas, em dissonância ao modelo da família patriarcal... pois são elas que não têm acesso a moradia digna, saúde e educação, já que estão em trabalhos precarizados e em tempos de liberalismo há cada vez menos políticas públicas voltadas para a diminuição da desigualdade, seja de gênero, raça e classe.

Por ser um manisfesto, acredito que seja um bom livro de introdução sobre a luta do movimento feminista, porque traz concepções de uma vertente do feminismo que realmente busca a dignidade, conquistar liberdade e emancipação, sem deixar nenhuma para trás, com perspectiva popular e união de todos, sem distinção de nações.

Silva Sousa 05/11/2023

Esse livro é essencial para as pessoas entenderem quais são as principais ideias base do feminismo. Muitas vezes, eu me deparo com pessoas que falam e espalham coisas na Internet, tentando resumir ou boicotar o feminismo com base, muitas vezes, numa ideia errada ou resumida do que é o feminismo de verdade. Se as pessoas pudessem deixar o preconceito de lado e lerem livros como esse, tenho certeza que ele esclarecerá muitas coisas desse pensamento tão abrangente e complexo.

Ps: se eu fosse fazer o enem esse ano eu poderia usar esse livro como citação pq ele literalmente tem uma parte inteira que fala só sobre o trabalho de cuidado das mulheres.

Rai 16/10/2023

Gostei muito de ler esse livro. Foi recomendação da minha professora da faculdade e uma leitura muito leve e de fácil entendimento

Vivi 19/08/2023

É uma leituras fundamental para quem deseja ir além do feminismo liberal que se centra na realidade de países ricos do hemisfério norte. Aqui falamos no feminismo para a maior parte da população, para além daquele 1% privilegiado.

É muito bom e super indico para quem deseja se aprofundar nos estudos. A leitura não é difícil e pode facilmente ser entendido, mesmo por adolescentes. Acredito na educação feminista para meninos e meninas e que isso criará um mundo melhor para nossos filhos, sobrinhos e afilhados!

Na Tancredi 14/08/2023

Um bom começo
Muito bom, tirando o posfácio que é bem repetitivo, as teses são mais claras e é um bom começo pro tema. De fato, um manifesto.

Tamires 12/07/2023

Por um feminismo 99%
"Por razões sistêmicas, o capitalismo sempre criou classes de seres humanos racializados, que têm sua pessoa e seu trabalho desvalorizados e submetidos a expropriação. Um feminismo que é verdadeiramente antirracista e anti-imperialista também deve ser anticapitalista. "

Ma.vie 04/07/2023

Simplesmente incrível
Para quem tá começando a entender melhor o que é e quais são as vertentes do feminismo, esse livro é essencial: ele traz a junção política e sociológica para explicar as falhas de determinadas vertentes e a importância de apoio a um feminismo interseccional. Vale a leitura

Myz_cal 21/06/2023

Feminismo
Achei que iria amar e de certa forma aprender, mas sei lá, não me agradou muito. Talvez nao seja o meu estilo.

Erica.Ramaiana 09/05/2023

Indispensável
Esse livro possui uma linguagem de fácil entendimento, além de conter uma estética bacana. Gostei muito das teses elaboradas e considero essencial para quem possui interesse em começar a estudar sobre feminismo!