As bruxas

As bruxas Stacy Schiff

Resenhas - As bruxas

Eliane406 24/01/2024

Crueldade usando o nome de Deus para a corrupção
?É notório dizer que a sociedade do poder sempre buscou "bodes expiatórios" para cometer seus crimes e subir em cargos efetivos manipulando cidadãos de forma à conseguir manter uma ordem autoritária e lucrar.

A narrativa é uma pesquisa bem formulada sobre esse período epidêmico que viveu a aldeia de Salem(hoje cidade de Danvers), ainda em crescimento, o local foi colonizado por puritanos que decidiram viver de acordo com suas regras e isso queria dizer obediência total dos preceitos do obscurantismo religioso. Só não contavam que para sobreviver era necessário ter muito e quem tinha muito era o dono de tudo. A ganância tomou o rumo da história e a partir desse momento todos eram inimigos.

A histeria se iniciou com a mentira de meninas que queriam chamar atenção, depois tudo se tornou motivo para acusação, um terreno fértil de fantasias, conspirações, tudo era bruxaria, sobretudo para as pessoas negras escravizadas, que possuem a ciência de cura das plantas, em que sua religião espiritual era abominada, onde a invenção católica do diabo tomava forma; as mulheres em sua maioria foram acusadas por seus maridos.

O caos tomou um caminho sem precedentes, foram tantos prejuízos e famílias destruídas por conta de mentiras e fanatismo religioso. O conhecimento deve perpetuar para nunca ser repetido histórias bizarras como essas.

?Na cidade Salem, Massachusetts, existem museus que contam a história arbitrária e injusta contra essas pessoas. É um modo de manter a história viva como lição e homenagear essas pessoas.

"?Havia muitas razões para acusar alguém de bruxaria em 1692: inveja, insegurança, inimizade política, amor não correspondido. Famílias conturbadas se viam como alvo, assim como homens que ameaçavam as esposas. Alguns acabavam no tribunal só por se recusar a participar dos processos."pag.2741

?Para esclarecer: ser Bruxa é algo bom, a palavra foi cunhada de forma pejorativa para subjugar e matar mulheres e ainda hoje tem pessoas que a impunham numa tentativa ofensiva. Mas ser Bruxa é trabalhar para o bem, é ter espiritualidade, é amar os elementos naturais que são divinos e usar para a cura do corpo e da mente.????

Alana_Gomes 21/11/2023

O melhor livro que já li sobre o assunto. A autora fez uma pesquisa muito profunda e faz um relato muito completo e cheio de informações que não são conhecidas sobre a caça as bruxas em Salem.
É um livro de não ficção e a leitura pode ser um pouco densa, mas vale a pena.

Nina Souza 07/10/2023

Um bom livro introdutório
O ano de 1692 trouxe para uma pequena vila no estado de Massachusetts uma onda de pânico, intriga e traições. Salém, a comunidade puritana de fortes convicções religiosas, guarda até hoje segredos e mistérios que deixam mais perguntas do que respostas em uma onda visível de intolerância, fanatismo religioso e falta (e manipulação) de registros.

Como não era possível questionar legalmente à justiça (e aos egos masculinos feridos, como sempre), tem-se em “As bruxas” um compilado histórico de atrocidades em um estado recém-formado, com instituições religiosas autônomas e um poder financeiro altamente manipulável. Gerando uma narrativa com uma base de pesquisa sólida, mas um direcionamento mediano, de forma que uma melhor organização possibilitaria uma maior fluidez e clareza nos acontecimentos e na apresentação dos personagens.

Ter em mãos um livro de não ficção sobre um dos temas mais curiosos da humanidade me fez refletir sobre o papel da figura feminina no decorrer da história: mulheres constantemente acusadas por um suposto vínculo com o sobrenatural, tal como igualmente silenciadas, perseguidas e subjugadas em um capítulo histórico que provam que a maior força maligna é, na verdade, a ideologia que fornece um meio “ideal” para erradicar toda uma suposta virulência de Salém.

A base de pesquisa da autora é meticulosa e fornece bons materiais para o aprofundamento do tema, e eu gostei muito da reconstituição histórica do que foi possível obter, apesar de apresentar aspectos repetitivos durante a leitura. Salém foi o palco que evidenciou as exigências de uma fé rigorosa e intolerante, princípios frágeis e teorias infundadas que fizeram com que nem o tempo apagasse as manchas deixadas pela crueldade humana.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Marcone989 19/04/2023

A histeria de Salem.
As Bruxas nos trás uma ampla pesquisa sobre os julgamentos de bruxaria que ocorreram em Salem,Massachusetts no final do século VII. Apesar de trazer uma alta gama de informações, o livro pode se tornar confuso e cansativo em muitos momentos. Porém é um conjunto de informações muito importantes, tanto para entender o pensamento religioso e social de uma época quanto para nos aprofundarmos em um tema tão interessante. Além do mais conseguimos captar a importância do que houve em salem para entendermos como se formou as novas linhas de pensamento sobre alguns tipos de julgamentos, não apenas nos Estados Unidos como em outras partes do mundo. Os julgamentos das Bruxas e Bruxos de Salem é um conjunto de histeria, manipulação, vingança e tantos outros defeitos e sentimentos que o ser humano carrega dentro de si. Infelizmente pessoas inocentes perderam a vida pelas mãos não apenas do fanatismo, mas também pela má fé dos que os julgaram.

Melyssa 18/01/2023

O livro do sono
Durante esse tempo de leitura todas as vezes que eu tinha insônia eu lia eu esse, ele é muito parado, mas pra quem gosta de história é um bom livro!

# NY ! 𧸠30/11/2022

AS BRUXAS :
Este livro é maravilhosoo !! É bom em tantos aspectos, de verdade, só leiam ! Eu amei conhecer mais sobre o assunto das bruxas de salem e esse livro conta tudo e um pouco mais, por isso ele merece atenção na hora da leitura, além de dá uma ótima experiência .

ThayAvalon 21/10/2022

Gostaria de dizer e parabenizar a autora pela imensa pesquisa sobre Salem. Sem ela e a editora que trouxe a tradução dessa obra não ficcional ao qual muitos agora tem acesso, aqueles que não somente se interessam pela " bruxaria em si ou o termo bruxa", mas sim aqueles que querem descobrir mais sobre uma cidade, uma aldeia, mulheres, e até onde atos de seres humanos podem ir.

Não tenho palavras melhores para descrever esse trabalho de pesquisa a não ser minha opinião. Devido a duas meninas ligadas ao pastor da aldeia de Salem, centenas e talvez milhares de mulheres inocentes morreram em vão. Talvez porque estavam loucas, eram imaginativas demais, esquizofrênicas, temperamentais ou até mesmo más, acusaram mulheres conhecidas, vizinhas, idosas e até suas próprias mães e irmãs de serem atingidas por efeitos de bruxaria. Mas também talvez esteja relacionado ao fato de intolerância religiosa de outras culturas, o ódio pelos indígenas dos arredores, quererem apropriação de suas terras, talvez tenha sido um golpe político do clero da época, nunca saberemos e isso já não importa mais. O que importa realmente é o quanto essas mulheres foram ameaçadas, maltratadas, bolinadas , acusadas e julgadas. Sem a chance de falar e quando falavam eram contradizidas, suas palavras em sua defesa eram usadas contra elas mesmas, suas marcas de nascença eram marcas demoníacas, sendo elas, pintas, verrugas, marcas de pulgas ou brotoejas. Elas não tiveram ninguém para defendê-las. ninguém para ajudá-las , quem tentava algum esmero apoio ou sonoridade, era acusada de bruxaria, de estar compactuando junto e correndo o risco de serem mort@s.
Homens que não se deram nem ao trabalho de questionar ou duvidar da palavra de duas crianças na época dos acontecimentos, nem ao menos de interrogá-las, é difícil aceitar e acreditar que eles estavam cegamente acreditando piamente no que apontavam as garotas, eles deviam saber, deviam estar por trás de algo maior, mas ao mesmo tempo... a que preço? a que custo a vaidade e os interesses destes homens foram ao passar por cima de mulheres sem a menor dó. Nunca iremos saber, mas como diz a autora : "_ O que aconteceu em Salem, serviu de vacina à historia da humanidade". Nunca em outro lugar se ouviu falar de uma histeria coletiva tão sem respostas quanto aconteceu em Salem. E que serviu de uma história de vergonha para todo o mundo.

Sthéphanny Alves 07/09/2022

"Acha que elas estão enfeitiçadas?[..] Não acho que estejam"
"Salem é, em parte, a história do que acontece quando um conjunto de perguntas sem respostas encontra um conjunto de respostas inquestionáveis."

Este livro me acertou com tudo.

Imaginar que as coisas que estão nessas páginas aconteceram de fato me da um aperto no coração indizível. Não posso imaginar o que elas passaram ao ter a corda no pescoço, o que se passa na cabeça de um inocente segundos antes de ser enforcado por um crime que não cometeu? O que pensar quando vê pessoas de sua confiança, pessoas que você ama, apontar o dedo e te mandar
pra forca? Não consigo imaginar a dor dessas pessoas.

Stacy tem uma escrita espetacular, com fatos e referências ela nos traz a história de Salem examatamente como aconteceu, cada terrível detalhe. Não sei se algum dia vou me recuperar desse livro. Poderia ser só mais uma história de bruxa, mas é real!

Karol 05/06/2022

Uma pesquisa histórica, baseada em fatos reais de um dos julgamentos mais insanos da história de Salem.
Tudo inicia-se com uma criança de 11 anos em uma pequena aldeia chamada Salem, a criança se diz enfeitiçada, e depois outras crianças começam a apresentar os mesmos sintomas, nesse momento é aberto um julgamento de bruxaria que termina com mais de 100 mulheres presas e 14 mulheres condenadas ao enforcamento.
A história parecia boa, porém, achei com uma narrativa lenta e arrastada, poderia ter sido bem melhor pelo teor principal do livro.

Will 30/01/2022

História interessante. Sinto que poderia ter sido melhor explorada.
As Bruxas é um relato histórico sobre os enforcamentos por bruxaria em Salem, episódio nebuloso e de difícil explicação da história americana. Um misto de histeria, superstição, fanatismo religioso e também oportunismo diante da chance de se eliminar elementos dados como desagradáveis ou então simples adversários e inimigos usando do abuso de poder em um Estado recém formado, com instituições religiosas detentoras de grande autonomia e poder financeiro servindo como uma das bases fundadoras.
O livro tem como enredo uma história muito interessante, mas em alguns momentos, fica um tanto confuso. Parece não conseguir separar muito bem certos personagens e perder a harmonia da história. Ele termina deixando algumas perguntas sem resposta e várias lacunas, o que também pode ser explicado pela dificuldade de documentação da época. Também senti falta de uma contextualização contemporânea dos relatos de bruxaria mais ampla no final. Posso estar enganado, mas passa a sensação que a escritora meio que se cansou da história em algum momento. Longe de ser uma leitura ruim, mas encerrei-a com uma sensação de que poderia mais.

Lu 24/09/2021

Encontrei esse livro em uma pesquisa que estava fazendo pra fazer um trabalho sobre a condenação por bruxaria e sem duvida foi um otimo achado. A pesquisa imensa por trás desse livro deve sem dúvidas ser valorizada. Só não dei 5 estrelas pq as vezes a narrativa ficava arrastada e me deixava com preguiça

Alann.Santana 21/08/2021

Nunca demorei tanto pra terminar um livro. Senti que estava lendo uma monografia gigante. É uma leitura cansativa, os capítulos são imensos, muitos "personagens" - nem sabia mais quem era quem no final. É um livro para interessados nesse período histórico. (Imagino o trabalho que autora teve para reunir tantas informações nesta obra.

Vini 24/03/2021

Demorei muito para poder terminar está leitura. Confesso que esperava mais. Não achei a escrita fluida e me perdi várias vezes na história. Há muitos personagens e as informações acabam se atropelando. Mas consegui absorver algumas coisas. É um relato intenso e muito interessante, convidando a refletirmos sobre a semelhança com a realidade.

Andressa S. 09/02/2021

Vou escrever essa resenha para salvar vocês, porque amigos, eu fiquei cansada! Socorro.

Bruxaria histórica é um tema que sempre me intrigou e o pouco que eu conhecia a respeito das ?Bruxas?era muito raso, aí veio aquela sede de conhecimento que faz a gente cair nas armadilhas do epílogo bonito.

Eis que decidi que ?As Bruxas? era um livro maravilhoso para nossa LC do amor com as meninas do IG @aslivreiras e aí que eu destruí a leitura de janeiro delas e a minha também, perdão, meninas! Perdão.

A proposta do livro é maravilhosa, Stacy Schiff reuniu um compilado de fatos sobre os acontecimentos de Salem que ajudam a desmistificar a lendária história de bruxas que dizimou a vida de dezena de mulheres inocentes. O livro tem uma ideia maravilhosa, mas a execução é horrível. Para um livro pequeno ele é extremamente cansativo, a narrativa é confusa, não prende o leitor e o que era para ser uma história impactante fica maçante e monótona.

A Zahar é conhecida por publicar livros de extrema relevância histórica, mas infelizmente é necessário que a linguagem se conecte com o leitor, principalmente nos dias de hoje em que livros se tornaram artigos luxuosos na vida dos brasileiros. Com a vida difícil que a população vive ninguém vai pagar R$ 69,90 para não entender nada. Me ajuda a te ajudar, Zahar!

Já ouvi alguns comentários que o livro é em suma um relato fidedigno da história, de fato é. Mas a forma como a autora apresenta os personagens e vai inserindo os contextos na narração tornam impossível o entendimento. Para um leigo, ler esse livro é um martírio. Foi difícil conseguir concluir a leitura e posso dizer que foi um dos poucos livros que me fizeram ter preguiça de pegar o Kindle para ler.

Infelizmente esse livro não é o que chamamos de ?leitura popular?, é um livro frio, sem nenhuma emoção, que não traz ao leitor o que nós tanto procuramos: conexão com a história.

?As bruxas? é um livro cheio de história, mas de forma mal contada. Gostaria de dizer que é maravilhoso, mas infelizmente quem queimou de tédio fui eu!

Márcia 30/01/2021

As Bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem - Stacy Schiff
As Bruxas é um livro jornalístico escrito por Stacy Schift , é um apanhado histórico sobre o ocorrido Salem e sua aldeia rural, localizada na baía de Massachusetts.
O livro descreve um período em que a Inquisição cessava com suas perseguições na Europa, mas na a pequena cidade de Salem e sua aldeia rural, localizada na baía de Massachusetts, na Nova Inglaterra dos EUA, iniciavam seu próprio surto persecutório.
Salem do século 17 era uma cidade em ascensão: próxima a Boston, a cidade da colônia inglesa era rota do comércio local em um período em que as leis inglesas não atravessavam o oceano com facilidade e os colonos gozavam de uma legislação e governo relativamente independentes. A cidade também anexava uma zona rural com uma pequena aldeia, palco dos surtos e julgamentos que fizeram Salem famosa mundialmente. O que prevalecia era o puritanismo, o jogo de interesse entre as famílias ricas da região e os padres com anseios políticos.
Mas Salem também tinha suas particularidades em relação à perseguição na Europa: no novo continente, a tradição não era queimar bruxas, mas enforcá-las ou deixá-las presas em condições insalubres por tempo suficiente para que elas morressem de causas naturais.
As prisões de Salem ficaram pequenas para a quantidade de bruxas responsabilizadas e nem crianças escapavam da carnificina: a “bruxa” mais nova tinha apenas cinco anos de idade quando foi assassinada pelas tribunas dos Estados Unidos.
As primeiras acusações surgiram quando meninas filhas de pastores e juízes da cidade começaram a ter crises nervosas, pânico e visões. As meninas do clero e filhas da alta classe passavam uma vida de confinamento e trabalhos domésticos forçados. Muitas delas eram enviadas ainda crianças para casas de outras família para aprenderem a ler e se tornarem atraentes para o casamento, e nesse percurso, todo tipo de abuso dos senhores era uma obrigação a ser tolerada.
Os surtos coletivos foram agregando cada vez mais culpadas e qualquer reputação, a mais ilibada que fosse, podia acabar na boca das meninas afetadas pela bruxaria. Ninguém ligava os conflitos sociais entre as famílias ou as brigas por terra e rixas internas às acusações.
“As Bruxas“, enquanto apanhado de documentos, deixa claro que o surto persecutório de Salem teve origens e motivos sociais: como na Inquisição, o que estava em jogo ali era a manutenção e expansão da lógica cristã, forçando ao puritanismo e punindo com forca quem se atrevesse a não temer o jugo dos céus, e nesse processo, a corda quebrou para o lado mais fraco: as meninas enfeitiçadas não atiraram contra seus algozes ou contra as estruturas, elas procuraram suas iguais para serem punidas: mulheres.

É ao mesmo tempo curioso e cruel atentar para o fato de que, apenas quando eram acusadoras de bruxaria, as garotas de Salem eram ouvidas ou levadas à sério, e muito por conta do prestígio e atenção que as “vítimas da bruxaria” recebiam ao denunciar bruxas, as acusações foram se multiplicando e mulheres, que às vezes nunca sequer viram as garotas, foram intimadas a depor e consequentemente condenadas.
O livro tem um bom material pesquisado mas, a escrita é cansativa e arrastada e com um numero imenso de personagens fazendo com que o leitor tenha que voltar ao inicio para relembrar qual é o personagem citado.