Festa

Festa Vitor Brauer

Resenhas - Festa

luke - among the living. 27/04/2022

"Festa" é um livro regular, com alguns contos interessantes e abordagens diferentes do comum. Vale a leitura pela curiosidade, e por ser de um músico bem estimado por mim.

Larissa 08/06/2020

Publicado de forma independente, Festa é um conjunto de contos e o livro de estreia do cantor e compositor Vitor Brauer. Eu conheci o trabalho dele graças à sua banda, Lupe de Lupe.

Os contos não seguem uma consistência temática ou estilística, estando vagamente conectados por festas. A narração vai da poesia, pra fantasia, pro fluxo de consciência, pra peças. Um dos contos até brinca com essa característica, tendo seu narrador trocando a forma como narra sua história diversas vezes, fazendo referência aos autores que admira e em quem se inspira.

O livro não é perfeito e nem precisa ser. É um experimento, um escritor se descobrindo e explorando suas possibilidades. Não vai te deixar impressionado com sua narrativa e qualidades literárias. Alguns contos vão ter ideias ótimas que você desejaria que ele explorasse mais. Outros vão parecer não ter objetivo nenhum. E isso é suficiente.
Sendo uma pessoa de personalidade tão marcante e carismática, com uma forma bem característica de compor, me surpreendi ao ver o quanto ele desapareceu por trás de seus personagens e estilos, mesmo sendo essa uma obra autoficcional, deixando cada um deles brilhando individualmente.

A palavra que melhor descreve minha experiência ao lê-lo é: inspirador. A liberdade com que foi escrito, as diversas possibilidades que explora em tão poucas páginas, a confiança, leveza e honestidade com que os contos foram escritos. Me fez querer ver mais disso. Abriu para mim um campo inexplorado de como eu posso escrever. Eu vi o quanto eu me limito e o quanto escrever é muito mais aberto e divertido e agradeço o Vitor por isso. Aguardo com expectativa os próximos contos e a evolução dele enquanto escritor.

Vinícius Tyrone 21/11/2023

O subestimado Vitor Brauer
Vitor Brauer é um dos melhores escritores de música dessa geração. E esse livro de contos dele, mostra o quão boa a escrita dele é em geral. O cara tem o dom da escrita.
Um livro com muita coisa boa e que nos faz refletir. Boas histórias e uma escrita ótima, nível de grandes escritores. Todos deveriam conhecer o Vitor Brauer, um dos melhores artistas dessa geração do Brasil.