Cleópatra

Cleópatra Christian-Georges Schwentzel

Resenhas - Cleópatra

Ju Lopes 08/01/2014

Cleópatra VII
É a biografia da Cleópatra VII inserida no contexto histórico daquela época. O livro faz a desmistificação da personagem, dentro do que é possível constatar com os fatos.

Dani-chan 19/08/2016

Eu sou muito fã de história antiga, acho as civilizações, os acontecimentos e os personagens do período muito fascinante, e Cleópatra é um desses personagens icônicos, ganhando até mesmo status de mito.
O livro começa mostrando a conquista do Egito e a fundação de Alexandria, por Alexandre o Grande, depois da morte do macedônio, seus generais dividem o reino entre si, cabendo a Ptolomeu o Egito, assim formou a Dinastia Ptolomaica. Com o decorre dos séculos os Ptolomeus foram se encrencando cada vez mais, e dependendo da ‘proteção’ dos Romanos, e assim chegamos ao reinado de nossa Cleópatra, a sétima que leva esse nome.

“Cleópatra, sétima rainha com esse nome, subiu ao trono em 51 a.C. Tinha dezoito anos de idade. Seguindo o costume dinástico e a vontade do rei defunto, expressa por testamento, ela desposou seu irmão Ptolomeu XIII, de dez anos de idade. O novo casal real foi divinizado sob o nome theói philopatores, ou “deuses que amam seu pai”.”

O reinado de Cleópatra já começa problemático, com uma jogada política Cleópatra com 18 anos se vê casada com o irmão de 10. Ela, esperta, resolveu governar como se fosse a única soberana, mas sabe como são as línguas de cobra envenenando a cabeça do irmão, e quando Ptolomeu XIII chega a maioridade trata logo de expulsar a irmã, e assim mais uma vez o Egito ferve, e lá está Roma para ‘mediar’ conflito entre os irmãos. É assim que Cleópatra e Cesar se encontram.
Mesmo com toda a campanha de difamação de Otávio, o imperador que sucedeu Julio Cesar, contra Cleópatra, não tem como negar que ela era extremamente inteligente, e sabia jogar o “jogo dos tronos” como ninguém. Tratou de fazer um filho de Cesar, que poderia ser o futuro Consul, se não fosse a morte prematura de Cesar. Mandou matar seus inimigos, incluindo irmãos. Conquistou o grande general Antônio, que tinha um trato com Otávio, em que um governava a Europa e Antônio, a Asia.
Sob a proteção de Antônio, Cleópatra vislumbrou um futuro glorioso para si e seus filhos, conseguiu Antônio lhe cedesse territórios e fazer seus filhos reis neles, isso tudo só fez crescer o ódio de Otávio que iniciou uma guerra de propaganda contra Antônio.
Depois de conhecer alguns fatos sobre a vida e morte da mítica rainha, o autor fala um puco do Egito e da corte na época, são várias curiosidade, por exemplo, todos os relatos sobre Cleópatra fala da ostentação da rainha, e isso tem a ver com o fato dos Faraós serem vistos com deuses por seus súditos, e a suntuosidade faz parte da credibilidade do governante.

“As grandiosas cerimônias e as encenações destinadas a impressionar a imaginação popular são a conseqüência direta desse comportamento “inimitável” da rainha. Cleópatra não podia apresentar-se aos olhos dos súditos vestida de maneira simples; ela perderia toda a credibilidade. A monarquia lagida, transformada em verdadeira “monarquia-espetáculo”, devia, a todo momento, manter seus súditos na expectativa, na admiração e no respeito através de imponentes demonstrações de grandeza e de poderio. Cleópatra, atriz da própria função real, produz-se como “vedete”, empregando eventualmente os filhos como figurantes.”

Gostei muito do livro, como disse lá no começo, adoro tudo isso, As expedições romanas, o Egito, Cleópatra, Otávio. Fiquei louca para pesquisar os locais, pessoas, e fatos que o livro cita, e é claro que pesquisei. O Autor cita vários autores da época tentando filtrar os fatos da propaganda otaviana, e também da o contexto da época, então vemos falar muito de Antônio, mas se não fosse assim acho que ficaria perdida.
Infelizmente o livro não é para todos, então para quem gosta de História, contada de jeito mais histórico/biográfico, vais gostar bastante.