Longe de casa Malala Yousafzai

Resenhas - Longe de casa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Emanuelly 09/01/2024

Superou as espectativas
Primeiramente, eu não posso deixar de falar da diagramação, é um livro lindo e muito bem feito.

Em segundo lugar, ele traz a história de diversos refugiados (não só de Malala) e de pessoas que os ajudaram. O interessante é que nós vemos do ponto de vista DELES, tornando tudo bem mais sério e revoltante de certa forma.

Enfim, muito bom, recomendo.

Leticia.Frascolli 12/10/2023

Epílogo
Não deixei meu país por escolha, mas retornei por escolha. Ter uma escolha tão importante tirada de mim me deixou ainda mais apegada às escolhas que posso fazer. Escolho falar. Escolho defender os outros. Escolho aceitar o apoio de pessoas do mundo todo.

Márcia 01/10/2023

Malala e outras histórias de refugiadas - o horror.
Ser expulso do seu próprio país; ser forasteiro; ser privado da sensação de pertencimento. Malala Yousafzai já escreveu sua história em outra obra e nessa empresta o espaço para que outras refugiadas contem as suas. E elas doem, dilaceram a alma de quem lê (ou deveriam). Confesso que senti um misto de sensações ao conhecer os detalhes delas: muita revolta (raiva mesmo) por aquelas pessoas terem sido obrigadas a enfrentar o horror por causa da violência e de governos opressores; e, ao mesmo tempo, me senti grata pela vida que tenho. Também me lembrei de que nosso belo país quase cruzou a linha rumo a um fundamentalismo religioso que por pouco não nos destruiu. E o perigo continua à espreita.

Resolvi resumir aqui uma dessas história, a de Marie Claire, refugiada do Congo, que, com sangue, suor e muitas lágrimas consegue chegar a Lancaster, Pensilvânia. Malala conheceu Marie em um evento na cidade.

Ainda criança (4 anos), a família de Marie Claire foge da guerra do Congo para a Zâmbia, país também hostil, com a ajuda de pastores e padres. Porém, refugiados não eram bem-recebidos ali. Foram parar em uma tenda plástica em um campo de refugiados. Apenas depois a família passa para uma casa simples com um único quarto para sete pessoas. Escola? Começa a frequentar uma apenas com onze anos. Além de ser maior que os colegas, não falava a língua local e permanece dois anos no terceiro ano. Um dia, sua mãe soube que a família poderia conseguir vistos de refugiados por meio da ONU. Só que a espera poderia levar anos. Mas o pior ainda estava por vir. Um grupo de justiceiros, munidos com facas e facões, cerca a residência da família. A mãe é a primeira a ser atacada, levada para fora da casa, nua, e esfaqueada na cabeça na frente dos filhos. O pai sobrevive, mas leva meses para se recuperar. Quando Marie faz 17 anos, a ONU entra em contato e pouco tempo depois a família chega na Pensilvânia. Jennifer, americana que fazia trabalho voluntário, assessora a família. Marie Claire consegue se formar e a voz da mãe sempre ecoou em sua mente: ?Marie Claire, com uma boa educação, você pode fazer o que quiser?. Uma sinopse tão rasa não consegue captar as nuanças de tais histórias.

Jé Andrade 24/09/2023

Um livro extremamente fácil de se ler, a escrita é leve, flui muito bem. Porém, é uma leitura bem emotiva, a gente sabe que existem muitas guerras e refugiados pelo mundo, mas ler meninas e mulheres sendo tão fortes por conta dessa violência mexe bastante.
São histórias de vida que eu não consigo nem imaginar, não consigo pensar em como elas se sentiram, e como conseguiram ter tanta força para não desistir, e principalmente, para falarem sobre e ajudarem outras!

yaya1989 24/09/2023

Longe de casa
Gostei desse livro bem mais do que eu imaginava!! Eu conhecia o básico sobre a história da Malala então foi bom me aprofundar mais. Esse livro faz a gente enxergar os refugiados como pessoas ao invés de apenas números, e perceber que como qualquer um eles tem um lar, família, trabalho e uma vida construída no lugar em que foram obrigados a deixar pra trás. Indico bastante!!

Marruda 14/09/2023

Assim como o livro contando a história de Malala, esse livro também conta história de meninas refugiadas. Eu achei ele muito interessante pois mostra vários pontos de vista sobre algo que eu nunca passei, as histórias são trágicas mas são motivadoras.

Adri 28/05/2023

" Longe de casa " é um livro de linguagem simples, conteúdo emocionante que apesar das maldades e sofrimento te faz acreditar na humanidade .

Lendocomaemy 22/04/2023

Essa leitura deveria ser obrigatória
Um livro muito necessário para todas as idades, todo mundo deveria dar uma chance e ler esse livro.

Nesse livro conhecemos no começo um pouco da história da própria Malala e as histórias de algumas das refugiadas que ela encontrou.

Tem histórias muito lindas é muito emocionantes, ele faz você entender pelo menos um pouco de como é a vida dessas mulheres refugiadas e oque aconteceu para elas terem que deixar seu país, sua cultura, sua casa e sua família.

Esse livro me deixou com muita vontade de ler mais livros parecidos com este e que conte sobre as histórias das pessoas que mais precisam da nossa ajuda

Day 14/03/2023

História de superação.
Malala jovem e lutadora da educação para as meninas de forma igualitária, isso a levou a deixar sua terra natal por conta da ditadura imposta pelo talibã, onde mulheres não tem direito algum.

Mas Malala, com sua fome de conhecimento e coragem leva para fora do seu território a importância da educação e que a levou a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2014, sendo a mais jovem a receber essa honraria.

Por fim, ela leva uma mensagem de esperança ao dar voz a tantas outras refugiadas em seu livro. Bela leitura!

Helena365 31/01/2023

O livro é incrível, rápido de ler e te ajuda a entender a situação de muitos refugiados no mundo todo.

leeh 07/01/2023

Longe de casa
Todos deveriam conhecer Malala Yousafzai. Um livro recheado de aprendizados, superações e emoções. ????? ?? ??s? mudou drasticamente minha visão sobre o mundo.

É uma ótima oportunidade para conhecer e entender o que os quase 100 milhões de refugiados passam ou passaram em suas vidas, na maior parte das vezes, quando crianças.

Nele, Malala e outras diversas mulheres contam suas trajetórias como refugiadas de diversos lugares do mundo.

Apesar de ter sido um dos primeiros livros que li na pré-adolescência, ????? ?? ??s? com certeza foi o mais importante para abrir minha mente sobre o mundo real, fora da bolha em que vivia.

Por isso, sempre que posso, indico este livro. Além de ter grande importância histórica, também é uma leitora fluida e curta. Uma linda obra de uma das minhas maiores inspirações femininas!

Clara 31/12/2022

longe de casa
o livro é dividido em 2 partes, na primeira a malala conta resumidamente sua história, focando principalmente na questão de ser forçada a deixar seu lar, na segunda parte são contadas várias histórias, cada uma com um pequeno prefácio da malala e narradas por diversas meninas refugiadas em vários lugares do mundo, o que traz uma maior visibilidade e provoca uma reflexão sobre o deslocamento forçado, um problema sério e mundial muitas vezes negligenciado, e causado por guerras e crises políticas e sociais que na maioria das vezes também são esquecidas pelo resto do mundo...
enfim chorei, fiquei p da vida, mas também com esperança de q o futuro será melhor

Giovanna.Beraldo 29/12/2022

Esse eu não poderia deixar de resenhar!
Leitura extremamente necessária , para quem busca entender a realidade dos refugiados pelo mundo ! 5 estrelas, um livro da Malala não poderia ser diferente.

Bebel.Aroeira 13/12/2022

Malala, ganhadora do Nobel da Paz, reúne relatos de meninas refugiadas de todo o mundo para construir um retrato da migração forçada e suas consequências para a humanidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5