O caso da Senhorita Canhota

O caso da Senhorita Canhota Nancy Springer

Resenhas - O caso da Senhorita Canhota

Giulipédia 09/12/2020

O preço de ser livre...
Nessa continuação, Enola, agora uma detetive, se esconde sob o pseudônimo de Dr. Ragostin, um vidente científico em ascenção, detetive quase tão bom quanto o próprio Sherlock Holmes, que vive acompanhado de sua fiel assistente e secretária, Ivy Meshle. Nossa jovem detetive também se torna uma cuidadora dos pobres de Londres, a noite sai às ruas vagando e ajudando, dando alento em forma de pequenos confortos como comidas e roupas para os menos afortunados da grande cidade. Nesse meio tempo tem uma visita inesperada de nada menos que Dr. Watson, fiel assistente do Sr. Holmes, trazendo um caso que nem o próprio consegue resolver, o desaparecimento de sua irmã, qual é a grande surpresa dessa ao saber de tal notícia! Mas junto dessa também descobre o desaparecimento de uma jovem dama chamada Srta. Cecily Alistair, que sumiu no meio da noite sem deixar um rastro que fosse.

Aqui nesse segundo volume mais do que o primeiro é evidente a disparidade de desigualdade social que a sociedade vitoriana vive, também fazendo uma sátira a sociedade atual. A autora retrata bem as dificuldade de pessoas em situações de extrema pobreza que são expulsos dos albergues tendo que se arranjar nas ruas sujas e frias, o que também nos deixa a margem para pensar sobre a situação de pessoas que vivem nas ruas nos tempos atuais e suas dificuldades.

Esse livro também mostra como é solitário a vida que Enola leva, como é alto o preço da sua liberdade, não poder confiar em ninguém, sempre sozinha sempre desconfiada, e mostra como a sociedade é cruel ao submeter uma mulher a essa situação, simplesmente por essa não poder ter o direito de fazer suas próprias escolhas, também temos uma sátira que condiz muito com os tempos atuais, (por mais que alguns possam discordar...).

Então é isso, Enola luta por ela mesma, tem suas dores e seus medos, suas inseguranças e seus desejos, sempre procurando dar o melhor de si, um exemplo de pessoa e de mulher para cada um de nós, apesar de ser um livro infanto-juvenil, e a história ser curtinha, é um livro tão bom de se ler que seu único defeito é que ele acaba, recomendo e boa leitura a todos!
Mavi 17/03/2022minha estante
Amgggggg vc leu traduzido? Se sim, onde ????

Elisa432 30/01/2024minha estante
Eu ainda estou lendo e por enquanto QUE LIVROO cheio se surpresas sério muito bom!

Laura.Cunha 14/01/2021

O caso da senhorita canhota
Segundo livro da saga de Enola Holmes. Seus irmãos ainda sem saberem o paradeiro de Enola continuam a sua procura. Sherlock, o mais preocupado com a irmã faz de tudo para tentar encontra-la, mas Enola foi capaz de enganar até o grande detetive da cidade de Londres. Para sobreviver Enola monta um escritório registrado no nome um Dr. Ragostin, certamente inventando, onde Enola pretende resolver mistérios.
Um mistério instigante do começo ao fim.

biathomas 04/05/2022

Irmã de peixe, peixinha é
Enola Holmes é a versão feminina de seu irmão, Sherlock Holmes. Ela é genial, simplesmente genial! Ela não deixa nenhum detalhe passar despercebido e consegue ligar os pontos de uma maneira surpreendente. E, além de tudo isso, é carismática, fofa, inteligente, engraçada e uma ótima atriz.
O mistério é apresentado desde o início e vai se desenvolvendo de um jeito incrível que te prende do início ao fim, não tem um segundo de enrolação e vai ligando um ponto ao outro.
Uma coisa que eu gostei muito é que, em momento nenhum, o ?problema? com Sherlock e sua mãe some e é deixado de lado, ele sempre é tratado com devida importância, assim como o mistério principal.
Esse livro é incrível, o plot twist é perfeito, me surpreendi muito! Nunca teria descoberto nem teria a audácia e coragem que Enola teve durante o livro todo.
Larissa 05/05/2022minha estante
Assiste ao filme depois ??

biathomas 05/05/2022minha estante
@Larissa já vi o 1, tô super ansiosa pro 2!!

Azbra 19/11/2021

Enola Holmes não decepciona
Que livro gostoso e rápido de se ler, é muito fácil mergulhar de cabeça na trama da Enola, seguir as duas partes da história e entender as angústias da personagem.

A história desse segundo livro traz um novo mistério para ser solucionado só que continuando a partir do ponto em que terminou o primeiro livro, então no fundo do enredo tem a situação da Enola se escondendo dos irmãos e em paralelo ocorre a investigação do sumiço senhorita Cecily.
Esse vai e vem em dois núcleos da história foi adorável de ler, juntamente com as críticas sobre as más condições de vida dos londrinos pobres e a posição da mulher na sociedade da época; gostei de como mostrou o impacto que a solidão está fazendo com a Enola e de como ela se mantém perseverante nas suas convicções; também gostei da reviravolta na investigação que me surpreendeu e o final foi condizente com os personagens.
Só tenho elogios para Enola Holmes. Ps.: Queria ser amiga dela.

Mi Rubin 07/12/2023

Achei bem melhor do que o primeiro.

Mais fluído e com a energia da Enola que arrasa nas investigações.

Me prendeu fácil e recomendo!

Mel 11/02/2022

Enola Holmes: o caso da senhorita canhota
Aos espectadores do filme: a história deste livro promete uma sequência ainda melhor que o primeiro filme!
Aos leitores do primeiro livro: este é bem mais interessante! Apesar da literatura e escrita juvenil, porém vitoriana, este livro aborda temas sociais bastante pertinentes àquela época e até mesmo nos dias atuais. Neste livro, Enola aproveita sua liberdade e independência inaugurando um consultório de investigação para o inexistente Dr. Ragostin, enquanto ela própria, sob o disfarce da secretária Ivy Meshle, desvenda os mistérios acerca do sumiço de uma certa aristocrática canhota. Entretanto, em meio à sua investigação, seus irmãos, em especial Sherlock, tenta encontrá-la de todas as formas e fazê-la "voltar à razão". Em meio à solidão de uma garota de 14 anos, um abandono familiar e uma sociedade patriarcal, Enola equilibra a racionalidade e a emoção de forma bastante adulta.
A profundidade deste livro é grotescamente superior ao primeiro, tanto em termos policiais e de suspense, quanto em assuntos sociais. Espero que os próximos livros evoluam ainda mais!

Tom 18/10/2020

PERFEITO! (sem mais)
?O Caso da Senhorita Canhota? sem sombra de dúvida é um dos melhores livros da saga! O caso é bem elaborado, o vilão é interessante e o ?ponto alto? da história é chocante!

rafamassagardi 02/07/2022

Muito bom!
Com um mistério bem desenvolvido, uma narrativa envolvente e uma protagonista forte, esse livro é fluído e bom de ler!

Sofia._. 26/02/2022

Enola Holmes 2
A Enola é perfeita gente ! O Sherlock é sem dúvida alguma é brilhante mas a Enola tem essa coisa toda de ser uma menina de 14 anos sozinha no mundo com dois irmãos super inteligente atrás dela e uma mãe " desaparecida" . Eu amo os livros sobre a Enola esse livro em especial foi muito bom já que eu consegui decidir o que a Enola deduziu mas o final mesmo assim me surpreendeu

Thais.Carvalho 22/12/2022

Enola é um espírito livre, que luta para manter a sua liberdade conquistada em uma época em que só cabia a mulher casar e ter filhos. Ela se envolve em um novo caso misterioso de desaparecimento.

isabellafg 23/05/2021

Solitária Enola Holmes e seus disfarces
Influenciada pela adaptação do 1º livro feita pela Netflix que me conquistou, resolvi me aventurar nos livros de Enola Holmes sendo esse meu primeiro contato com a história original.

Fiquei um pouco decepcionada com o mistério do livro, achei meio desinteressante e até mesmo o desfecho dele. Para mim, o ponto alto foi acompanhar o raciocínio único da Enola, seus disfarces e fugas impossíveis.

K-Roll 30/12/2020

Foi um pouquinho fraco. A narrativa não foi tão consistente como no primeiro livro. Alguns buracos ficaram abertos em relação a dupla personalidade do Alexandre