A Menina Na Torre

A Menina Na Torre Katherine Arden

Resenhas - A Menina Na Torre

Gayrrazzi 12/02/2024

Bruxa? Talvez ?
Cara de longe um segundo livro à altura, mas não sei se merece as cinco estrelas que nem o primeiro e o último, mas 4,5 é ótimo!

Com uma Vasya um pouco mais crescida, a gente acompanha problemáticas bem mais complexas, um lado mais político ao mesmo tempo que envolve bastante a magia e o entendimento da cultura e sobrenatural do local.

A gente acompanha também toda a treta de família dela, coitada, e começa a ver um querido fogo com o Morosko, amo eles. Mas em resumo, sim, se chamam ela de bruxa, só pra resta pra ela aceitar. Diva !

Assim como no primeiro livro, a profundidade e os detalhes que a Arden usa pra descrever e contar a história de uma Rússia em construção fazem a leitura muuuuuito fácil.

GugaBandeira 10/02/2024

Uma Sequência de Perder o Fôlego
No início do livro eu só me perguntava: CADÊ A VAYSA??? Porém, depois da página 60, tudo começa a se ecaixar e se desenvolver em um rítmo tão frenético que você não consegue lergar a leitura de forma alguma!
Eu tinha gostado bastante do primeiro livro, "O Urso e o Rouxinol", mas não imaginava que essa sequência seria tão incrível! O desenvolvimento da história, os personagens, as cenas de tensão... mds!!!
Algo que me deixou extremamente surpreso nesse livro foi a escrita da autora. No primeiro volume, creio que pelo intuito de fazer com que a narrativa se parecesse mais com um conto, o ritmo era mais lento e com tudo muito bem explicadinho, mas em "A Menina da Torre" é só tiro porrada e bomba, quando vc pensa que "x" coisa vai acontecer, acontece "y" e você fica: CARACA!!! Creio que, além da narrativa ser mais envolvente nesse livro, os personagens puderam ter um destaque e um desenvolvimento impecável!
Ainda estou muito apreensivo pelo futuro de Vaysa e como os seus irmãos poderão impactar no seu futuro... espero que Morosko volte, ainda tô traumatizado com o desfecho do personagem nesse livro.
Só sei de uma coisa: EU PRECISO LER O ÚLTIMO LIVRO URGENTEMENTE!!!!!
Favoritado com 5 estrelas com toda certeza!!! Pelo amor de Deus, LEIAM!!!

Elaine cris 07/02/2024

Quantas eventuras
Tão bom quanto o primeiro livro é a continuação da história da Vasya em Moscou.

No capítulo de notas da autora, ela descreve que escreveu um conto de fadas em meio a uma história real de época, porque alguns personagens existiram e parte da história também.

Vamos para o último livro.

Aninha Mortean 19/01/2024

A indicação de leitura é a continuação da história de o urso e o rouxinol da escritora Katherine Arden, a menina na torre, retrata a tensão entre os Chyerti e o cristianismo ortodoxo que avança no território russo, a tensão entre os povos presentes no território russo e a presença de uma menina, jovem que fala e convive entre esses dois mundos, vale a pena de ler se quiser conhecer um pouco mais sobre o folclore russo.

Karoline315 12/01/2024

Surpreendente
?Bruxa? Damos este nome a este tipo de mulher, porque não temos outro nome.?

Que gostosinho acompanhar, mais uma vez, as aventuras desse espírito selvagem e livre que é a Vasya. A história desse segundo livro me pegou demais, principalmente no final, deixando algumas lacunas para o livro três. Que lindo ver a bravura de Vasya em ser quem ela é, uma mulher livre. E sou apaixonada por Solovey!! Ansiosa para ler o terceiro ?

plutarco0 03/01/2024

Uma bruxa uma louca ela é demais
A escrita desse livro é impecável, me prende demais quando eu menos esperei tava em 80% do livro. A trama foi boa, fácil de adivinhar? Até que sim, mas não menos legal por isso. Indo correndo ler o terceiro pra saber mais sobre a história mas ao menos tempo triste pois ta perto de acabar. Gelo e Vasya são os meus tipos de personagens favoritos e eu amo eles.

nsilvamarques 30/12/2023

Uma continuação a altura
O primeiro livro termina com uma insinuação e com a falta de alguns personagens, de modo que o segundo já se inicia retomando de onde parou.
A princípio, pensei que a autora não conseguiria construir um vilão a altura nesse segundo ato, mas me enganei. A leitura foi envolvente, fluida, emocionante e cheia de reviravoltas.
Vasya amadurece e cresce, e brilha como protagonista absoluta.
Me deixou curiosa e ansiosa para o terceiro livro. Embora com uma pontada de tristeza: sempre paira sobre o leitor que contos de fadas russos não costumam ter finais felizes.
Mas só lendo para saber.
Recomendo muito!

leticris 18/12/2023

O livro se iníciou lento e um tanto confuso mas assim que a Vasya entrou realmente na história, ela fluiu frenética; muita ação entrou em cena e li numa sentada. Louca pelo próximo livro. Recomendo.

Janaina.CrisAstomo 14/10/2023

Vasya
Neste livro Vasya entra de vez para o mundo da magia. Aprende. Se fortalece. Entende seu papel em toda a história que se passa a sua volta. Sofre. Cresce. A autora me presenteou com uma linda história de amor. Me presenteou com mágicas e lindas paisagens, um mergulho na cultura Russa, o desabrochar de uma mulher.

babisenberg 18/09/2023

Gostei bastante
Achei ele mais fluido e mais interessante que o primeiro livro, com mais coisas acontecendo. A gente acaba se envolvendo mais na estória.

Greyce 03/09/2023

Maravilhoso!
Vou me juntar ao grupo que diz que o segundo livro é ainda melhor do que o primeiro. E que história envolvente, devorei! Muita emoção, surpresas e originalidade. Estou ansiosa para ler o desfecho! Recomendo muito!!

Ally 28/08/2023

Uma onda: subiu muito, e depois caiu se desfazendo
Considerando que eu fiquei muito apaixonada no primeiro livro, mas que realmente não gostei do fim, criei muitas expectativas pra esse.

E no começo... Eu amei bastante a jornada da Vasya, suas aventuras com nosso querido Solovey, se provando, conhecendo o mundo, e usando da sua liberdade para viver como queria

Tenho que dedicar um parágrafo para elogiar a eloquência da escrita da autora. Muito fluída e que nos transporta realmente para dentro da história. Li em outra resenha aqui alguém dizendo que se sentiu num inverno com neve lendo na frente de uma lareira. Me senti exatamente, e pra mim a ambientação é a melhor parte.

Porém... Agora começam as críticas. O que eu mais gostei do primeiro livro foi a questão da Fantasia, o toque de contos de fadas, que nesse livro já mudou completamente, embora não seja algo necessariamente ruim. Pelo menos não até aproximadamente 60% da história, onde ela chega em Moscou, e aí a história começa a focar basicamente em tramas políticas e etc e etc, o que deixou o livro de certa forma massante.

Ao fazer meu histórico de leitura, disse que "A autora Realmente não sabe trabalhar com finais, porque junta muita treta, e no fim, faz um anticlímax, amarrando as pontas soltas de qualquer jeito pra não ficar nada de fora."
E olha que foi muita coisa mesmo. Se propôs a abordar vaaaarios temas e no fim, não conseguiu trabalhar nenhum deles primeiro. Sinto que não teve foco.

Sobre a construção dos personagens: acho que ela fez muito bem na maior parte do tempo, porém não soube trabalhar o Morozco, assim como faz os personagens terem escolhas absolutamente burras na minha humilde opinião.

Pontos que eu acho que tornariam a história melhor:

- Abordar mais os contos de fada que tanto cita;
- Se Vasya tivesse continuado sua aventura sem se envolver impotente das intrigas;
- Ser menos previsível, pq logo no começo eu já tinha matado muita coisa;
- Não ficar enrolando tanto acerca de alguns mistérios, pq já tá ficando CHATO
- O Morozco e sua relação com a Vasya, já que por não ter trabalhado bem ele (e olha que esse personagem tem GRANDE POTENCIAL DE DESTAQUE), não dá pra aprofundar o laço entre eles dois, ficando uma coisa bem genérica e clichê, que foi bem mais trabalhado no primeiro do que nesse.

Priscila385 14/08/2023

Vasya e muito apaixonante
Essa história me cativa bastante, seja pela força e beleza da heroína e sua evolução sem perder a essencia, bem como todos os mitos russos que da vontade de se aprofundar mais em uma cultura tão rica.

Lythande 07/08/2023

Uma surpresa de continuação
Lembro que amei o primeiro livro, mas ao final me faltou algo? e aqui esse algo aparece logo nas primeiras partes!

Agora sim temos uma Vasya mais madura, temos personagens mais explorados, explicações para algumas dúvidas e muita magia a solta!

Superou o primeiro livro, e não posso esperar pra ler o terceiro e último da série! Não me sinto pronto para dar adeus a esses personagens!!