Naruto: The Last

Naruto: The Last Masashi Kishimoto...

Resenhas - Naruto the Last #1

Patric A. 15/04/2024

Naruto: The Last
Já havia assistido o filme antes de ler a novel e sou suspeito para falar dessa obra já que sou um grande fã, embora isso gostei na novel ela trabalha muito bem detalhado as relações em relação ao filme, acho que alguns aspectos e aprofundamentos na história ficaram de foram para trabalhar o plot principal, mas o objetivo de trabalho a construção de relacionamento dos personagens principais é alcançada com sucesso, recomendo a leitura.

Mau_Caetano 04/03/2024

Uma péssima romantização
Nas minhas outras reviews de novels do Naruto sempre considero, ao dar a nota, qual o propósito dela. Ou seja, que tipo de história ela quer passar e se ela cumpriu esse propósito.

Quis estabelecer esse padrão pois são livros muitos curtos, que contam uma história que, em sua grande maioria, seria um volume de mangá. Então acaba sendo difícil comparar com livros de fato, até mesmo light novels, como a ?Me apaixonei pela vilã?, que já avaliei no meu perfil.

Tendo que ser justo com os critérios que eu mesmo estabeleci anteriormente, esse livro claramente não cumpriu o seu propósito.

Qual o propósito de uma romantização? Ela serve justamente para você pegar o roteiro de um filme, série ou videogame e transformá-lo em um romance, com todas as características de um romance.

Fui apresentado ao universo de ?romantizações? com Star Wars. Tanto antes da aquisição da Disney, sob direção da Lucas Arts, ou depois da aquisição, as romantizações sempre foram bem vistas pelo público. Em especial a da Vingança dos Sith.

Elas não só traduzem a mídia, como também a incrementam. Ora, é normal você perder algumas coisas quando vai adaptar um livro, essas ?coisas perdidas? deveriam ser acrescentas na romantização.

Isso não acontece aqui, a novel é assinada pelo roterista do filme. Acho que esse foi o maior erro, pois em determinados momentos o livro mais parece uma instrução para os animadores ou dubladores do que um livro de fato.

De fato, em alguns pouquíssimos momentos realmente parece que estou lendo um livro e não um roteiro de um filme. Se eu quisesse comprar o roteiro, eu comprava. Esse foi o primeiro indício que fez supor que a novel é um cash grab da Shounen Jump.

O segundo são as ilustrações. Para aqueles não familiarizados com o gênero de ?Light Novel?, é normal você ter ilustrações em determinados momentos da narrativa. Normalmente essa ilustração tem um estilo bem característico de light novel.

O que a Shounen Jump fez? Simplesmente colocou ?prints? de tela do filme. Então você está lendo o livro, acontece algo marcante, e em sequência é ?presenteado? com um print do filme.

Eles poderiam ter feito de tantas outras formas, como ilustrações feitas por outro mangakas. Algo bem comum na indústria. Entendo o fato do Kishimoto em si não querer desenhar, tanto que ele passou o bastão em Boruto, mesmo assinando o roteiro nos capítulos mais recentes.

Porém, deixar apenas a capturar de tela é uma preguiça imensa.

Por isso eu dou 2 estrelas. Tanto por ser uma péssima romantização quanto pela preguiça das imagens serem prints do filme.

Eu seriamente pensei em dar apenas 1.75, pq isso claramente parece um cash grab da Shounen Jump, e não um produto feito para os fãs. Mas vou dar uma colher de chá.

2/5

Gaby 30/01/2024

The Last - o fim de uma história
Eu já tinha assistido ao filme, mas ler a novel é uma experiência totalmente nova. Aqui seguimos ainda os enredos da animação, mas com mais profundidade, mostrando melhor os sentimentos e pensamentos dos personagens e explicando algumas coisas que não ficaram tão claras no filme.

Esse é com certeza um livro que eu vou reler em algum momento para aproveitar aquele sentimento melancólico e bom dos velhos tempos.

isabela! 15/01/2024

Maravilhoso, apenas
Indico a leitura para quem ama essa franquia. Mesmo que já tenha visto o filme, no livro você consegue entrar dentro dos personagens. Muitas cenas são diferentes e muitos detalhes são esclarecidos. Tudo faz mais sentido, pelo menos foi o que eu senti, no livro que no filme. Claro, ver as cenas de ação numa tela é muito melhor, mas entender realmente o porquê dos personagens terem agido de determinada forma em determinado momento também tem muito valor. E é por isso que eu indico muito a leitura dessa obra. Um encerramento bem digno para essa saga cheia de significados que Naruto é e representa.

maria 25/12/2023

Pros fãs.
Sinto tanta falta de naruto, essa novel me deu um quentinho no coração!!! mas com toda certeza talvez o filme seja mais legalzinho aos olhos

Fhany 22/07/2023

Eu já tinha visto o filme, no entanto precisava ler o novel ?
É literalmente igual ao filme de fato, mas tem mais aprofundamento nos pensamentos dos personagens, que foi muito bom de ler. Um exemplo é em relação ao passado do toneri, consegui sentir mais seus sentimentos. Fiquei com o dobro de dó dele :/
Adoro quando conseguimos ler os pensamentos dos personagens, principalmente do Naruto foi muito importante aqui.

Adria Raquel 18/06/2023

Eu vi o filme mas ler, aaaah ler é infinitamente melhor! Vc entender o que cada personagem ta pensando, não dá pra esmiuçar isso nas telinhas, de verdade, não dá. Queria que tivesse mais, queria que o autor aprofundasse mais, mas eu posso imaginar não posso? E essa é a melhor parte haha

Robson40 10/06/2023

Última aventura de Naruto
Após a grande guerra, Naruto se recuperará, e terá uma grande missão, para enfrentar e cumprir.
Uma delas para a Vila da folha e o mundo e outra para seu coração. Um Naruto diferente será apresentado.

Thainê 08/06/2023

Maravilhoso
The last é perfeito do começo ao fim!
Perto do final mostrando cada fase dele e da Hinata juntos aaaaa é perfeito. E sim, eu queria muito ver o Naruto sofrendo pela Hinata. A aparição do Sasuke ali mesmo que por um por breve minuto aqueceu meu coração (amo esse homem)
Enfim, a historia foi perfeita!!

Amanda 02/02/2023

Leitura super rápida
Bom, eu já assisti o filme que fizeram em cima da light novel, mas garanto que vale a experiência de ler ela. É quase 100% igual ao filme, mas essa parte de conseguir ver os pensamentos deles, que não são geralmente mostrados no anime, é ótima!

Maria 19/01/2023

THE LAST
A história começa com a destruição da lua e meteoros caem sobre a Terra! Enquanto o último dia do mundo se aproxima, Hanabi Hyuuga é sequestrada por Toneri Otsusuki na Vila Oculta da Folha. Naruto, Sakura, Shikamaru e Hinata saem então para uma missão de resgate.

Além disso, a medida que os acontecimentos vão rolando, Hinata tenta demonstrar seus sentimentos a Naruto, mas seus esforços sempre são em vão. Este é a obra original, a novelização da história final.

Já faz um tempo que assisti o filme, mas a experiência de ler o livro apenas me fez lembrar o quanto que eu essa obra, principalmente o casal protagonista (Naruto e Hinata).

Cada cena trazia uma emoção diferente, assim como foi no filme. A linguagem é muito simples e acessível, então a leitura foi extremamente rápida para terminar.

WendyCris 04/01/2023

Amo
É, simplesmente, o casal que eu torço há mais de 15 anos para dar certo. Como não amar? É como um sonho realizado ver eles juntos. Meu Deus, como esperei, como acreditei até realmente se concretizar. Obrigada, Kishimoto, pelos mimos...

Mabel14 02/01/2023

The Last
Foi bom ler esse livro. Tinha abandonado Naruto por completo em 2020, mas comprei o livro em 2021 e enquanto lia me lembrei do quanto amava esses personagens. Ver o Naruto amadurecer e ?sofrer? por amor foi bom, ele finalmente notou que a Hinata o amava. Esse livro me lembrou do quanto eu amo a Sakura e sempre vou amar. Personagens muito bem escritos e história envolvente. Recomendo a leitura se você sabe de Naruto.

Hugo.Miranda 07/12/2022

A continuação perfeita
Lendo esse livro só faz me lembrar como boruto é a continuação desnecessária, ver um futuro pós guerra mais recente é MT mais interessante, os romances, as consequências. Recomendo tem que pequenos detalhes que não existem no filme.

O desenvolvimento do Naruto e Hinata foi fantastico