O método pedagógico dos jesuítas: O Ratio Studiorum

O método pedagógico dos jesuítas: O Ratio Studiorum Pe. Leonel Franca, S.J.

Resenhas - O método pedagógico dos jesuítas: O Ratio Studiorum

Juliana Amaro 03/07/2021

Bom livro
Neste livro, o padre jesuíta Leonel Franca oferece-nos uma longa introdução ao Plano de Estudos da Companhia, expondo suas fontes e o processo de sua elaboração — pautado sempre na experiência concreta — e explica a sua metodologia de modo a nos revelar o valor permanente da educação jesuíta, voltada para seu elevado ideal. Apresenta-nos, em seguida, sua tradução do texto integral do Ratio Studiorum.

Franciele143 26/05/2021

Método de ensino pedagógico da "Ratio" razão, uma educação mais eficiente do período da contra reforma católica, sua ordem vem de S. Inácio de Loiola, 1543, o primeiro colégio para externos, os colégios da companhia de Jesus tinham uma linguagem muito particular que era fácil compreendida no período, esse código de ensino prezava organização dos números de colégios e suas atividades, foi uma escola modelo na Europa e grandes intelectuais eram ligados a esse ensino, Fontenelle, Descartes, Boussuet, Rousseau, Fleury, Lope de Vega, Antônio Vieira, Cervantes, entre outros estudiosos. Em seu plano de ensino tinha como objetivo trabalhar a primeira necessidade, foi modelo e liderou em muitos países porém em 1941, após anos de preparação foi enviado para companhia de Jesus um novo modelo "Ratio studiorum" outro plano de estudos, com a descrição, as modificações introduzidas são importantes para a necessidade da existência e inovações das modernas universidades, e até hoje não se permitiu levar o plano base do "Ratio" rasão. Que para mim soa como um verdadeiro golpe na educação ocidental.

Joana D'Arc 25/08/2023

Muito bom!
Livro muito bom, nos dá a conhecer de forma satisfatória a historia e método pedagógico dos jesuítas trazendo muitos detalhes.

O que eu não gostei foi o fato de terem muitas notas de rodapé com textos em latim, fazendo que para mim tais notas se tornassem inúteis.

No mais livro bem dividido e muito didático.

Lucas Felix 18/03/2021

Educação jesuíta!
Excelente leitura para pais, professores e demais amantes da história da educação. A pedagogia jesuíta foi um marco para a educação de modo geral, que se deixa transparecer em personalidades notáveis na história da humanidade formadas nesse meio. Embora trate de um panorama distante do que temos atualmente nas escolas e faculdades, pode lançar luz sobre nossa realidade a fim de mudá-la e melhorá-la.

Luana.Chuq 30/03/2022

Comprei o livro para meu tcc. Jamais pensei que teria livro de padre hahaha mas ele é ótimo para entender a estrutura do ratio studiorum. Muita coisa séria bem aproveitado na educação, ao contrário da grande participação da religião. Muito bom, conteúdo bem completo