The Secret Commonwealth

The Secret Commonwealth Philip Pullman

Resenhas - The Secret Commonwealth

RafaelSP 03/03/2020

Um livro pra quem já é fã
Se você leu a trilogia Fronteiras do Universo, já está habituado ao universo de Lyra e seu dæmon Pantalaimon. Agora uma jovem mulher, Lyra passa pelos desafios de ser adulta e a perda da inocência e vivacidade de sua infância. Passagens excitantes, dolorosas, de vivacidade e até estressantes, o livro é um longo passeio por esse novo mundo de descobertas de Lyra. Apesar de longo e com algumas passagens que poderiam ser condensadas, a maneira que Pullman conta a história torna tudo interessante e e provoca no leitor grande curiosidade.

G@by 31/03/2021

Quero o último livro :(
Li "La Belle Sauvage" no começo do ano passado e demorei um pouco para engrenar na leitura, mas acabei amando o livro. Mas acontece que mesmo assim eu fiquei com um pé atrás para ler "The Secret Commonwealth" porque era Team Will e Lyra até o fim, mas ao mesmo tempo eu queria saber como o tio Philip Pullman continuou a história da Lyra depois do final de "The Amber Spyglass", uma bola de sentimentos conflitantes sobre esse livro, essa era eu. Porém, acontece que depois de concluir a minha releitura de "His Dark Materials" eu fiquei bastante curiosa para saber o que aconteceu depois, também senti uma necessidade de revisitar esse mundo que eu tanto amo e por isso, resolvi deixar de besteira e ler logo esse livro.
Pense numa grata surpresa que tive ao engatar na leitura já na primeira página. Foi tão bom revisitar personagens que eu tanto amo e principalmente ver uma Lyra adulta que mesmo sendo tão diferente daquela menininha de "His Dark Materials" depois de tudo que passou ainda mantém a sua essência e a sua jornada nesse livro faz com que ela perceba justamente isso. Agora a parte que me deixa um pouco, como posso dizer, dividida (é, acho que é a palavra certa), eu adorei o Malcolm, achei ele super adorável e eu acho que ele e a Lyra merecem uma chance de serem felizes juntos, mas aí eu lembro do Will, e não sei mais o que pensar.
Bom, amei esse livro, o tio Philip Pullman mais uma vez está entregando uma trilogia maravilhosa. Porém como nem tudo são flores, ainda não há uma previsão para o lançamento do último livro, e mais uma vez lá vou eu sofrer esperando o final de uma série, só espero que ele não dê uma de George R R Martin e Patrick Rothfuss e demore uma vida para lançar esse livro, eu não vou aguentar, preciso saber o que acontece depois desse cliffhanger.

Rita 22/01/2022

The Secret Commonwealth
É um livro incrível, o Philip Pullman tem uma forma de contar histórias que ao mesmo tempo é elaborada e complexa e divertida e dinâmica.
Esse livro é muito nostalgico, principalmente na primeira metade, para quem já leu a trilogia Fronteiras do Universo. É triste a forma como a Lyra traz as memórias dela daquela época, mas é importante para construir a personagem que ela é agora.
Tirei uma estrela porque, apesar de ser uma história incrível, é um pouco cansativa depois da metade e tem algumas coisas que eu achei meio problemáticas, mas não sei elaborar.
Mas enfim, tava com saudade dos personagens da trilogia original, espero que eles aparecam mais na continuação.

Marina 16/02/2024

Meudeusmeudeusmeudeus
Eu sempre termino com raiva os livros do Pullmann, não acredito que esse foi uma exceção! São três da manhã e eu to surtando!!!!

E olha que é bem pesado o livro. Fui avisada e mesmo assim me derrubou certos temas nessa história. Sugiro darem uma olhada nos gatilhos.

Confusa com o Olivier, mas gosto dele como personagem. Quero um arco de redenção pra ele no próximo livro.

O Malcolm... é estranho. O Malcolm é um personagem que é incrível em tudo, que você adora, que é um querido... tipo um tio confiável, é assim que eu consigo ver ele. Então por isso que a dinâmica entre ele e a Lyra é estranha depois do livro Belle Sauvage.

E também, nada supera o Will. Nada nada nada. Quero muitooooo que ele apareça no próximo livro, mal posso esperar!!!!!

FremenJeff 27/01/2022

O perigo do ceticismo
A Comunidade Secreta ? Roteiro Vídeo.

Em ?A Comunidade Secreta? acompanhamos uma mesma pessoa, porém dividida em uma forma animal e uma humana em conflitos do que é ter e não ter imaginação. E principalmente sobre o que o ceticismo pode fazer com uma pessoa e com sua forma de enxergar o mundo ao redor.

A Principal questão que faz esse livro extremamente polemico é as questões principais do ceticismo da Lyra. Em Fronteiras do Universo ela era uma personagem extremamente viva e imaginativa. Aqui, após os eventos de A Luneta Âmbar e agora em sua vida acadêmica, vemos ela repleta de influencias de autores inseridos na história que falam que a imaginação é lixo. E também, que os Daemons, são imagens geradas na cabeça das pessoas, portanto, lixo imaginativo e descartável.

Entretanto, esta não é a visão de mundo do Pantalaimon, ambos não concordam com as visões de mundo. É até extremamente pesado você imaginar que ambos, sendo parte do mesmo espirito estão tão divididos na ordem do que é o mundo ao redor. Pantalaimon representa a parte da alma da Lyra que vê a beleza da vida humana enquanto Lyra enxerga o mundo em preto e branco.

No centro de tudo isso, temos uma rosa que cresce em um deserto capaz de trazer imagens proféticas que faz o Magisterium ficar extremamente intrigado com as causas que pode ocorrer. Principalmente levando em questão que a rosa tem ligação com o Pó ou Partículas de Rusakov.

Ao decorrer do livro, o que alguns fãs acham extremamente lentos, porém eu gosto. Faz entendermos profundamente o quão o universo cresceu e tira o senso de imediatismo da trama, vemos a relação de Lyra e Pan chegar ao limite e Pan vai embora em busca da imaginação da Lyra.

Então a trama se divide em vários momentos. Seguindo um pouco a complexidade de tramas inseridas em A Luneta Âmbar e retornando personagens introduzidos em La Belle Sauvage, temos o retorno de Malcolm, Alice, Hannah e o enriquecimento de universo introduzido no primeiro livro de Book of Dust junto com os contos lançados anteriormente (Principalmente o Serpentine) o que deixa notoriamente benéfico que os livros extras de fato servem para algo e não apenas para venderem mais livros.

Lyra saí em busca de Pantalaimon em um mundo que ela idealizou como certo e verdadeiro e é refém inúmeras vezes da realidade cruel do que é não ter imaginação. É quase agredida por outras pessoas ao não verem seu daemon, em um navio de refugiados ela ver o quão é forte o poder de autodestruição da humanidade.

Pantalaimon em sua busca pela a imaginação da Lyra ele vai até a casa de um dos autores que colaborou para o ceticismo de Lyra para tentar entender as inspirações do autor para criar um mundo tão sem cor. Ou como o próprio Pan diz, um mundo onde os humanos e o mundo não parecem com nada do que fazem ambos serem belos.
No outro lado também temos uma trama que envolve a urgência de trazer a Lyra para causa de um personagem especifico (Irmão da Marisa Coulter) e confesso que essa parte ainda precisa de mais desenvolvimento.

Entendo a urgência e também entendo que a Lyra ainda permanece peça fundamental para o declínio ou sucesso do Magisterium, porém, agora mais do que nunca precisa de um desenvolvimento final dado que o Book Of Dust 3 que até o momento de escrita desta resenha ainda não possui termo específico.

Pullman informou em uma das suas raras entrevistas que o título terá ligação com Rosas. Aposto em títulos como ?The Garden of Roses? ou ?Roses from the South.?.

Por fim levamos o gancho para o livro final, com Lyra e Pantalaimon chegando até uma das entradas da ?Comunidade Secreta? em uma aventura que tem tudo para ser uma descoberta extremamente cativante e poética. Tão poética como está aqui.

A Comunidade Secreta é uma aventura com visões criticas sobre o que é compreender a si mesmo, crescer e a enxergar o mundo ao redor. A interseção entre religião e economia é central para a história e o Magisterium mais cruel como nunca para tomar controle de uma nova ameaça para suprimir a oposição interna e justificar a demagogia.

A jornada deste livro possui um significado politico que está muito próximo próxima da superfície tanto a crise dos refugiados quanto o estado atual da democracia. Uma cena em que uma balsa afunda um barco de refugiados é extremamente triste e trágico, principalmente quando vemos isso sobre a ótica da Lyra. Uma personagem que tinha uma visão de mundo extremamente forte e que agora enxerga o mundo com mais crueldade.

Lyra por fim descobre que a Comunidade Secreta é o mundo da imaginação, do folclore e das histórias. Lyra e sua atual geração, acho que no fundo talvez até todos nós, perdemos contato com esse mundo brilhante, porém clandestino; tornamo-nos como paz diz ?Imunes a intoxicação da beleza noturna?.

Para concluir, esta obra é um dos melhores romances do Pullman trazendo um diagnostico de cura e um trabalho de profundidade e humanidade que estabelece o autor como dos maiores escritores da Grã-Bretanha.