BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO

BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO PABLO RIOS

Resenhas - BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO

Val | @livre_se_clube 17/08/2020

Bom vaqueiro
Que livro bom! Que história gostosa de ler!
Um passeio pelo nosso interior da Bahia, uma narrativa ambientada aqui no nosso território da Bacia do Jacuípe, com nossa cara, nossos falares, nossos costumes.
Um brinde à nossa cultura, aos vaqueiros, às relações de afeto e tb um vislumbre dos desafetos.
Não tem como amar o sertão e não gostar da história de Venâncio, vaqueiro experiente marcado pelas agruras da dura lida, pela violência, pela ausência do estado e por outras dores de seu tempo.
Tem romance também... (oh Bernadete, minha filha...) Não posso contar...
Dei muitas risadas tb... me diverti com alguns diálogos e me emocionei com relacionamentos tão puros como a amizade de Venâncio e Joaquim.
Só posso indicar e dizer que meu amigo escreveu uma preciosidade de história...Que alegria ler "Bom vaqueiro, bom vaqueiro"! E de quebra lembrar essa cantiga de minha infância.

Iris.Vanessa 25/02/2020

Bom vaqueiro, bom vaqueiro
||?BOM VAQUEIRO, BOM VAQUEIRO ?||
@p4blorios ?|| @portuário.atelier.editorial
?"Dêem licença pra contar
Uma história bem peculiar
De um vaqueiro destemido
Que viveu pelas bandas de cá
Chegue mais e não deixe passar
O que o nordeste tem pra lhe mostrar."
Venâncio foi um vaqueiro forte e valente que andou por todo nosso sertão. Do Espanta Gado a Ipirá, fez história de esperteza, coragem e sabedoria. Foi filho, amigo, amante e trabalhador. Sujeito de confiança dos patrões, nunca arregou de nenhum tipo de serviço, fosse ele com boi brabo ou traste encrenqueiro, não deixava seus patrões na mão.
Depois de muitas andanças pelo sertão da Bahia, o corajoso e sincero Venâncio chega ao São José do Jacuípe para trabalhar. Conhece então seu Chiquinho, o mais novo patrão e sua família. Logo ao chegar, o vaqueiro se depara com uma tarefa importante, que provaria sua coragem: domar um boi bravo, que já havia quebrado cerca e matado gente, depois do serviço feito com muita destreza, Venâncio comprova seu valor.
Mas a vida do vaqueiro não era regada só de valentia, era namorador e gostava de enganar as mulheres por onde passava. Ao chegar na Égua Parda, se apaixona por Bernadete, a filha do patrão, mas diante de sua condição social, não consegue falar o que sente, permanecendo por muito tempo com seus sentimentos guardados.
?"O vaqueiro passou a evitar a presença daquele que fora a sua amada e que, de uma hora pra outra, passou a povoar as suas tristezas."
Para além do amor por Bernadete, a satisfação de trabalhar para a família de seu Chiquinho, a admiração pelos pais, o amante inventerado e o trabalhador corajoso, o futuro de Venâncio chegará com muitas surpresas no famoso São José.
Com muita mestria, @p4blorios nos apresenta a saga vivida por Venâncio nas terras da Bahia. De uma forma autêntica e muito divertida, o autor nos faz conhecer um pouco mais da cultura do povo nordestino, suas angústias e alegrias, a mazela da seca e a fartura da chuva, a bravura e a fé do povo nordestino. Ambientado nos idos dos anos 1960, vemos a passagem do tempo e a forma como as personagens vão se transformando ao longo da trama que fora muito bem construída.

?colab. @IRISVANESSA89