BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO

BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO PABLO RIOS




Resenhas - BOM VAQUEIRO BOM VAQUEIRO


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Val | @livre_se_clube 17/08/2020

Bom vaqueiro
Que livro bom! Que história gostosa de ler!
.
Um passeio pelo nosso interior da Bahia, uma narrativa ambientada aqui no nosso território da Bacia do Jacuípe, com nossa cara, nossos falares, nossos costumes.
.
Um brinde à nossa cultura, aos vaqueiros, às relações de afeto e tb um vislumbre dos desafetos.
.
Não tem como amar o sertão e não gostar da história de Venâncio, vaqueiro experiente marcado pelas agruras da dura lida, pela violência, pela ausência do estado e por outras dores de seu tempo.
.
Tem romance também... (oh Bernadete, minha filha...) Não posso contar...
.
Dei muitas risadas tb... me diverti com alguns diálogos e me emocionei com relacionamentos tão puros como a amizade de Venâncio e Joaquim.
.
Só posso indicar e dizer que meu amigo escreveu uma preciosidade de história...Que alegria ler "Bom vaqueiro, bom vaqueiro"! E de quebra lembrar essa cantiga de minha infância.
comentários(0)comente



Iris.Vanessa 25/02/2020

Bom vaqueiro, bom vaqueiro
||?BOM VAQUEIRO, BOM VAQUEIRO ?||
@p4blorios ?|| @portuário.atelier.editorial
.
?"Dêem licença pra contar
Uma história bem peculiar
De um vaqueiro destemido
Que viveu pelas bandas de cá
Chegue mais e não deixe passar
O que o nordeste tem pra lhe mostrar."
.
Venâncio foi um vaqueiro forte e valente que andou por todo nosso sertão. Do Espanta Gado a Ipirá, fez história de esperteza, coragem e sabedoria. Foi filho, amigo, amante e trabalhador. Sujeito de confiança dos patrões, nunca arregou de nenhum tipo de serviço, fosse ele com boi brabo ou traste encrenqueiro, não deixava seus patrões na mão.
.
Depois de muitas andanças pelo sertão da Bahia, o corajoso e sincero Venâncio chega ao São José do Jacuípe para trabalhar. Conhece então seu Chiquinho, o mais novo patrão e sua família. Logo ao chegar, o vaqueiro se depara com uma tarefa importante, que provaria sua coragem: domar um boi bravo, que já havia quebrado cerca e matado gente, depois do serviço feito com muita destreza, Venâncio comprova seu valor.
.
Mas a vida do vaqueiro não era regada só de valentia, era namorador e gostava de enganar as mulheres por onde passava. Ao chegar na Égua Parda, se apaixona por Bernadete, a filha do patrão, mas diante de sua condição social, não consegue falar o que sente, permanecendo por muito tempo com seus sentimentos guardados.
.
?"O vaqueiro passou a evitar a presença daquele que fora a sua amada e que, de uma hora pra outra, passou a povoar as suas tristezas."
.
Para além do amor por Bernadete, a satisfação de trabalhar para a família de seu Chiquinho, a admiração pelos pais, o amante inventerado e o trabalhador corajoso, o futuro de Venâncio chegará com muitas surpresas no famoso São José.
.
Com muita mestria, @p4blorios nos apresenta a saga vivida por Venâncio nas terras da Bahia. De uma forma autêntica e muito divertida, o autor nos faz conhecer um pouco mais da cultura do povo nordestino, suas angústias e alegrias, a mazela da seca e a fartura da chuva, a bravura e a fé do povo nordestino. Ambientado nos idos dos anos 1960, vemos a passagem do tempo e a forma como as personagens vão se transformando ao longo da trama que fora muito bem construída.

?colab. @IRISVANESSA89
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR