A Parábola dos Talentos

A Parábola dos Talentos Octavia E. Butler

Resenhas - A Parábola dos Talentos

Isabella 10/04/2024

Ainda mais genial do que o primeiro
Demorei muito para ler esse livro, pois o anterior me impactou muito. Em retrospecto, acho que fiz bem, porque ambos os livros abordam temas pesados e contém muita violência, então é necessário respirar entre um e outro.
A escrita, assim como no primeiro, é sensacional. A Octavia Butler escreve como ninguém. A narrativa criada por ela é envolvente a ponto de você querer parar tudo o que você está fazendo para continuar lendo.
Além disso, o mundo que autora construiu é o mais assustador de todas as distopias que eu já li, talvez mais do que 1984 (que é um dos meus universos distópicos favoritos). O mundo que Octavia escreveu parece muito com o nosso e nos faz pensar que é possível viver naquela realidade, por isso é tão angustiante.
Outro ponto que eu gostei foi da presença de três narradores (porém a maior parte do livro é narrada apenas por dois). Os outros narradores ajudaram a contar a história por outra perspectiva, dando uma dimensão maior acontecimentos ao leitor. Olamina, por vezes, tem uma visão muito idealizada e ingênua de certos assuntos, e por isso acho importante ter um contraponto em dados momentos.
Por fim, eu recomendo muito este livro. Ele conseguiu ser ainda melhor e mais interessante que o primeiro. Minha próxima leitura da autora será Kindred e estou com grandes expectativas!

Rafael 07/03/2024

Octavia Butler em uma ótima narrativa
Esse é o 7° livro que leio da Butler e foi o que mais gostei.
Primeiramente, é incrível como esse livro é atual! Assustador como fala de questões políticas muito relevantes e próximas em várias partes do mundo, inclusive com os anos recentes no Brasil.
A história é linda e dolorida. Os personagens são bastante factíveis, inclusive em seus defeitos. O conjunto de "verdades" da Semente da Terra são muito atraentes, assim como seu sistema de debate e atuação no mundo coletivo.

Mariana 24/02/2024

Justiça injusta
Muito boa essa continuação, traz uma pegada narrativa diferente de primeiro livro, mas tão boa quanto!
Nesse me surpreendi mais, sofri mais e questionei mais.
O cenário continua rico e cheio de temas legais. Nesse livro temos dois pontos de vista diferentes e é difícil compreender os dois dentro da brutal história vivida pelos personagens.
Nem vou dizer para lerem, porque se leram o primeiro livro, simplesmente não conseguirão não ler esse aqui. Então, boa leitura!

Beatrice37 04/01/2024

Um livro brutal e viciante - Uma continuação que supera o 1º
Acabei de terminar o livro e me faltam palavras para descrever o impacto que ele teve em mim.

A Parábola dos Talentos continua nos apresentando a saga de Lauren Olamina, sua comunidade, e sua verdade/religião: Semente da Terra

Diferente do primeiro livro, esse volume é brutal. Octávia não poupa nem a nós, nem a seus personagens, e por mais dolorido que seja, isso eleva o nível da leitura e torna essa continuação genial e necessária.

O mundo de Talentos nos é infelizmente muito familiar. Após vitórias de Trump e Bolsonaro, conhecemos bem a distopia que nos é contada, sabemos em primeira mão o mal que um político demagogo e que se vende como um representante da moral, dos bons costumes, e como um representante da fé cristã excludente que ele prega.
Nesse livro, também vemos que as coisas só não foram piores por termos um Estado e instituições democráticas que estão em pleno funcionamento, no caso de Talentos, a sociedade não teve a mesma sorte e vimos as maiores atrocidades sendo realizadas contra pessoas, em especial mulheres, simplesmente por essas possuírem uma fé diferente.

A Parábola dos Talentos é uma das melhores e mais completas distopias que já tive o prazer de ler, eu gostaria que ela pudesse ser tão conhecida como 1984 ou O Conto da Aia.
Octávia é uma mulher genial e nos mostra isso nessa duologia. Seu trabalho é atual e necessário como sempre.

Este foi o 1º livro que li em 2024 (tinha começado no fim de 2023) e espero ler outros títulos incríveis ao longo do ano, e com certeza buscarei mais coisas de Octávia e de outras autoras negras.

Karen 31/12/2023

A distopia mais real que já vi. é até assustador o quanto você vai lendo e as coisas se assemelham com a realidade de hoje.

Alysson - @alyssonhp 12/12/2023

A Parábola dos Talentos
A Parábola dos Talentos, é uma obra fascinante que mergulha o leitor em um futuro distópico e provocativo. A trama se desenrola através dos diários da protagonista, Lauren Olamina, em um mundo caótico marcado por crises sociais, religiosas e ambientais.
Butler habilmente tece uma narrativa que aborda temas atuais, como intolerância religiosa, fanatismo político e as consequências da negligência ambiental. A história explora os desafios de Lauren ao tentar criar uma nova comunidade baseada na razão e na aceitação, enquanto é confrontada por forças que buscam impor ideologias autoritárias.
A força da obra reside na habilidade de Butler em criar personagens complexos e explorar questões profundas da natureza humana. A escrita é envolvente, levando o leitor a refletir sobre as escolhas morais e éticas enfrentadas pelos personagens.
Ao conectar a trama com o cenário atual, percebemos paralelos perturbadores, evidenciando como os temas abordados por Butler continuam relevantes. A reflexão sobre o poder da religião, a intolerância e a luta por valores fundamentais ressoa de maneira impactante na sociedade contemporânea.
Este livro não apenas oferece uma narrativa cativante, mas também serve como um espelho provocativo para os desafios enfrentados pela humanidade. A obra destaca a importância da tolerância, da compreensão mútua e da resistência diante das adversidades, tornando-se uma leitura indispensável para aqueles que buscam uma ficção especulativa rica em significado.

sarah587 19/10/2023

4.? - cirúrgica demais octavia ??
O livro é a continuação da história e já começa com tiro, porrada e bomba não esperava absolutamente nada desse livro, não conseguia nem imaginar o que poderia ocorrer! leitura que prende o leitor e te faz criar raiva, tristeza e decepção pelo situação em que os protas se encontram no livro. em muitas partes coração doeu de tristeza, fanatismo subiu a mente das pessoas ://

O final fiquei um pouco ?????? e fiquei super chateada com o que marc fez!! pô vacilão ele ?

Jenny 27/08/2023

"O propósito

Nos une:

Dá foco a nossos sonhos,

Guia nossos planos,

E nos oferece

Grandeza."

Daniel509 27/07/2023

Deus é Mudança
Esse livre consegue ser maior q o primeiro, em todo os sentidos. Maior em número de páginas, maior em número de Plottwist, e principalmente maior em número de merdas acontecendo por minuto kk

É uma leitura bem dura, é impossível não se conectar com a história, e é impossível não sentir as angústias e dores juntos com os personagens. É uma história pesada, em vários momentos eu achei q nada ia dar certo mais, e fiquei muito aliviado q teve um final feliz

Amei de vdd essa duologia (apesar de eu achar q o final foi meio corrido), e com certeza é uma das melhores leituras desse ano

Malu 25/07/2023

Parábola dos talentos
Acho que o quanto eu solucei lendo esse livro foi muito além do que eu esperava. octavia simplesmente surpreendia em cada detalhe da trama, ainda que a caminhada da sobrevivência tenha se tornado repetitiva. mesmo 30 anos antes, não era muito difícil profetizar o que viria a acontecer hoje, muito difícil ler um discurso tão Trump, tão Bolsonaro, e ver o quanto poderíamos ter mudados os caminhos. por enquanto, não temos lugar entre as estrelas, mas temos de sonhar e lutar por um mundo melhor.

Dan 18/07/2023

Olamina foi grandona na sua jornada de resistência!
Ler A Parábola dos Talentos três anos após ter lido A Parábola do Semeador foi uma experiência bem satisfatória.

No início da leitura, a Octavia faz o leitor lembrar de alguns fatos que ocorreram no primeiro livro, o que facilita bastante na continuidade e mostra como a história se mantém coerente.

Confesso que a leitura é um pouco repetitiva e até cansativa durante a primeira metade do livro. A autora descreve, em quase todos os capítulos, como era a rotina e a vivência da comunidade diante da situação do país.

A história fica mais interessante na segunda metade do livro, quando começam acontecer situações que realmente afetam e trazem consequências diretas na vida dos personagens.

A forma como a história é narrada aqui também é diferente. Neste segundo livro, temos a adição do ponto de vista da filha da Olamina, o que traz um olhar atual para o que aconteceu com aquela sociedade e para que nós, leitores, saibamos se de fato o projeto de vida da Olamina vingou.

Butler sempre aborda temas importantes nas suas obras, e nesta não foi diferente. Destaco alguns como o papel e as decisões da mulher líder diante da sociedade e da sua família, intolerância e opressão disfarçadas de religião, fascismo, machismo, abuso sexual, além das problemáticas ambientais que já foram abordadas desde o primeiro livro.

No geral foi interessante acompanhar a jornada da Olamina, sua resistência, seus sofrimentos e as coisas pelas quais ela sacrificou para levar o seu propósito adiante. O que, para ela, no final valeu a pena. Mas confesso que para mim o final foi um pouco agridoce.

Nane 15/07/2023

Lento e repetitivo
Apesar disso gostei da história, não foi nada assim... Nossa que maravilhosa, mas gostei bastante. Muitas questões religiosas e políticas, também muitas questões que não me convenceram.

" Orar funciona, sim. Orar é uma maneira muito eficaz de falar com você mesmo; de se convencer das coisas, de concentrar a atenção no que você quer fazer."

" Eu estou preocupada com nossos corpos.