Antologia Resistência

Antologia Resistência Alan Silva

Resenhas - Antologia Resistência

Nathália 18/02/2020

Me peguei viciada com esse livro. Gostei principalmente por muitas histórias serem "distópicas", mas não serem impossíveis de acontecer (infelizmente) com o rumo que o país está tomando.

Leyd 16/06/2019

Indico profundamente esse livro a todos!
Nesta antologia nós somos apresentados a vários textos/contos contemporâneos que relatam a vivência diária das minorias no Brasil. Alguns contos, como o que abre a antologia (O Cemitério das Palavras Proibidas), vão narrar acontecimentos em um futuro distópico, e dar sequencia a desfechos inacreditáveis e aterrorizantes. Outros que se passam no presente, vão nos aproximar ainda mais dessas personagens, rompendo a quarta parede e acabando com a ilusão de que somos apenas espectadores. Mais do que 'presenciar' muitos de nós nos damos conta de que somos na realidade, protagonistas.

Em um dos meus contos preferidos, O descumprimento da Lei 0023-5 escrito pelo Fabrício Fonseca, nós vemos uma sociedade monocromática, onde existe uma rejeição a usar qualquer tipo de cor, pois as cores aqui representam a liberdade de viver sob a sua orientação sexual, e isso é proibido.
Nosso personagem narrador junto com outras pessoas identificadas como Cabelo Vermelho, Informata e Bruto organizam um ato de revolução no Palácio Nereu Ramos que visa expor as cores do arco-íris e o amor entre homossexuais em pela luz do dia.

As narrativas mais longas são intercaladas com pequenos contos intitulados 'Cenas Pretas', que relatam alguns episódios diários de mulheres negras. Como por exemplo, uma mulher que resolveu entrar em uma loja de roupas por acaso, e se deparou com o segurança seguindo seus passos. Uma mulher que não consegue um emprego porque ''não combina esteticamente com a empresa''. Uma mulher que finalmente aceita seus cachos naturais, mas é olhada com estranhamento pelas as pessoas ao redor.

Em pouquíssimas palavras e cenas cotidianas o livro nos transporta para a cruel realidade de gays, lésbicas, trans, mulheres negras e pessoas de baixa renda, no Brasil, hoje. E mais do que histórias, o livro é um compilado de gritos de socorro. E não é atoa que a palavra Antologia em seu outro significado trata-se do estudo das flores, e que cada pessoa aqui citada só deseje aflorar, cada um a seu modo.

Felipe927 09/04/2019

Uma grande surpresa
Antologia Resistência / Vários autores / 4/5 ??

#RESENHADIMLIT

Você já sentiu medo ser quem você realmente é? Então você precisa ler esse livro!

Resistência é uma antologia nacional de contos e conta com a presença de varios autores, vamos encontrar aqui o total de 15 contos que irão abordar a resistência. Mas resistir ao que? O livro tem como objetivo retratar situações cotidianas das minorias que hoje sofrem, pois muitos tentam calar e abafar as vozes de cada um de nós.

Meu conto preferido foi: O descumprimento da Lei 0023-5 escrito pelo Fabrício Fonseca, fala de uma sociedade onde as cores não são bem aceitas. A maioria se veste de cores como preto, cinza e branco. O conto faz um constraste interessante em como a comunidade LGBTQ+ é oprimida, apenas por não poder usar roupas ou acessórios com cores vibrantes. No final fiquei arrepiado. Foi um dos contos que mais me tocaram!

A Antologia também conta com 15 Cenas Pretas escritas pela Samira Calais, que são pequenos textos que intercalam a cada conto. Esses textos retratam situações que infelizmente são comuns como: Racismo, machismo, abuso e etc. São relatos tocantes que nos embrulham o estomago de tão real que é.

Temos 15 contos totalmente diferentes em alguns aspectos, mas sempre com uma mensagem: É PRECISO RESISTIR.

?Toda revolução começa com uma faísca.? E nos representamos essa faísca, uma faísca que jamais será apagada.

Todos enfrentamos uma luta diária de sobrevivência para sermos quem somos. A antologia desperta em nós a força que muitas vezes precisamos para continuar sermos quem somos. Não há quem ou o que tente nos impedir, nós seremos a RESISTÊNCIA.

?Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.? - (Katniss Everdeen).

Fábbio (@omeninoquele) 25/03/2019

Super Necessário!
❝Porque resistir também significa não deixar que roubem o que você tem de mais precioso: você mesmo.❞
⠀⠀
A resistência é lutar por todos e por si ao mesmo tempo. Só funciona se for plural. E como a própria palavra em seu significado, é resistir contra a ação de outro ideal, ideal esse muitas vezes autoritário e massacrante. O ser humano desde sempre precisa do próximo para sobreviver. E sabemos que hoje em dia as coisas andam não muito fáceis para as "minorias".
⠀⠀
A "Antologia Resistência" é composta por quinze contos e quinze cenas, que retratam a realidade dessas pessoas que são subjugadas pela sociedade diariamente como minorias. O livro é um convite a conhecer a realidade dessas pessoas. Sempre digo que empatia é algo que valorizo muito, e se todos se colocassem no lugar do outro o mundo seria mais acolhedor, menos assustador e menos perigoso.
⠀⠀
Os contos são um reflexo da nossa sociedade atual quanto à política, as incertezas na maior parte para as pessoas LGBTs que é as que mais sofrem diariamente.
⠀⠀
As "Cenas Pretas" são como pequenos retalhos de momentos em que uma ação muitas vezes preconceituosa acontece. Os contos "Ara" e "Ideologia de gênero" foram os que mais mexeram comigo. Consequentemente os últimos, colocados perfeitamente para fechar com chave de ouro esse livro incrível sobre representatividade.
⠀⠀
Sabe a frase, "Ninguém solta a mão de ninguém?" é o sentimento que nos passa essa antologia. Recomendo muito!
#AntologiaResistencia

site: https://www.instagram.com/p/BvciHvLAE5F/

Anny K. Alves 05/03/2019

LACRE!
É um prazer enorme ter lido essa antologia que reúne autores incríveis com um só propósito: resistir.

_________

Li esse livro com um aperto no peito, confesso, durante toda a leitura me peguei chorando, rindo esperançosa, me envolvendo com cada personagem em sua breve passagem, me encantando com a escrita de cada autor que tive a honra de conhecer.

Essa antologia é rica em representatividade, trazendo a tona discussões importantíssimas sobre as minorias, aqueles que são tão subjulgados em nossa sociedade, mostrando a crueldade em sua forma REAL. Sim, ser diferente pode ser fatal numa sociedade como a nossa. A forma como os autores abordam a temática LGBT, o feminismo, o preconceito racial, o machismo, a realidade de mães solteiras pobres e periféricas, dentre vários outras minorias é impressionante de tão real e tocou minha alma de forma sublime. .
O livro, além de abordar causas tão importantes, também é composto por um time de autores de escrita envolvente e impecável, que te faz não querer parar de ler! Agradeço a todos eles pela oportunidade de ter lido uma antologia tão rica em diversade, representatividade e tão humana. Começo essa segunda feira com um aperto no coração por tudo que muitas pessoas precisam enfrentar, mas um sorriso no rosto de que sim, estamos juntos e continuaremos resistindo, seja qual for a causa. Nós precisamos resistir!