A Tenda

A Tenda Margaret Atwood

Resenhas - A Tenda

Lector69 17/02/2009

Histórias para acampamentos
Ler Margareth Atwood é uma experiência desconcertante. Atente para um livrinho assim, estranho e de poucas concessões comerciais. São contos, ou seja, leitura rápida, embora os alçapões ficcionais dessas histórias com pé e cabeça em excesso indiquem que a autora lida bem com as mitologias modernas, as contradições e o aparato paradoxal entre fabulação e realidade. O melhor conto do livro é uma parábola cruel: Nosso gato vai para o céu. Atwood usa uma linguagem clara, quase desapaixonada e cética, e assume jogos com uma disposição para o pastiche, a paródia e a simulação de linguagens. No entanto, o livro nada tem de árido. Pode ser lido como um mecanismo onde a coerência interna imbrica em situações de humor e nonsense. Um livro inteligente, sobretudo, por quebrar padrões.

Paola 09/11/2011

O livro que nunca termina...
O livro que nunca termina.
Poesia instigante.
Um dos melhores achados da minha vida.
Adepta ao balaio de livros desde muito pequena, este livro foi uma surpresa bem concreta para mim.
Do lado da cama sempre para qualquer momento.

Roberta 25/08/2020

Esse é um livro de contos do qual não é muito fácil falar. Tampouco é objetivo de compreender. Os contos me parecem mais prosas poéticas que às vezes enveredam-se para o fluxo de pensamento, ou o mundo dos sonhos. Alguns contos são divertidos, como é o caso em "Nosso gato vai para o céu", no qual Deus é (ou apresenta-se como) um gato (e tá certo. Gatos são deuses, afinal). Outros são confusos, difíceis de entender ou captar alguma ideia, talvez por falta de referência.

Mas a maior impressão que tenho é que, em grande parte, a compreensão depende muito mais da interpretação do leitor do que da intenção da autora. Na orelha do livro está escrito que no conto "Voz" Margaret Atwood fala da sua própria voz literária, ao passo que eu, quando li sem essa referência, imaginei o tempo todo uma personagem cantora e famosa, cuja voz se perde com o tempo e, com ela, sua essência.

Diversos contos do livro me despertaram sentimentos de acordo com as minhas referências de mundo. "Rei Tora no Exílio" é, para mim, o retrato perfeito do Brasil na linha do tempo desde meados 2016 até hoje.
"Casa da Tradição" nada mais é do que tudo aquilo a que nos apegamos, de tralhas, sentimentos, tradições que já não servem mais para nada e recusamo-nos a jogar fora.

Dentre tantas outras interpretações e divagações, é possível ir do totalmente nonsense ao profundamente reflexivo nesta leitura.

ana 30/03/2022

sendo mais crítica não gostei muito dos contos esperava mais, só 3 me chamaram atenção e preferi o livro da metade pro final

Helyan 14/04/2024

Uma coletânea com contos de diversos estilos e temáticas. Sendo assim, alguns contos vão agradar mais que outros.
Referente aos que me agradaram mais, achei que a autora foi muito criativa e tratou de assuntos profundos e emocionantes.
Não está entre os livros que mais gosto, mas com certeza me deixou curiosa para conhecer outras obras da autora.