O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

Ju Abreu 23/07/2020

Livro simplesmente INCRÍVEL!! Todo mundo deveria ler. Sério. Se está lendo está resenha, não deixe de ler esse livro. Vc não vai se arrepender.
Conta a história de Hinton, um rapaz de vinte e nove anos de idade, negro, que é acusado de um crime que não cometeu e acaba condenado à pena de morte no Alabama.
Gente, esse livro abriu muito meus olhos sobre como o sistema carcerário dos EUA (e, cá entre nós, no Brasil não é muito diferente disso) é seletivo, corrupto e falido.
É um livro que te faz chorar, sofrer pela dor e injustiça que esse homem passou, refletir sobre diversas questões extremamente importantes, racismo estrutural, igualdade de direitos e oportunidades, mas não deixa de trazer esperança de que o mundo pode mudar, que nossa sociedade precisa evoluir e com nosso esforço isso é possível.
Hinton é um cara incrível, um ser humano evoluído e temos muito a aprender com sua história.

Suh 15/07/2020

Uma lição de vida
Impossível não se sentir tocado com a história deste homem. Durante o livro, acompanhamos todas as injustiças que ele sofreu, e estas, infelizmente, começam muito antes da acusação de assassinato. O autor e também personagem principal desta história nos dá um exemplo de superação, de fé, e de como enxergar beleza mesmo nos dias mais sombrios.

Bia 29/07/2020

Se tem uma coisa que eu gosto de ler é uma história real... me senti triste a maior parte do livro, ele tem o poder de nos fazer entrar no corredor da morte e esperar ansiosos pelo fim do livro igualmente o personagem principal esperou pela sua liberdade. Livro rápido de se ler e com notas de rodapé muito boas para os leigos em direito rsrs... Notei q minha edição tinha alguns erros de ortografia, mas nada q abale a experiência do livro.
Certeza vai estar no meu top 10 do ano! Recomendadíssimo

Niedja.Julia 07/09/2023

Sou do time de que não devíamos dar nota pra livros que são sobre vidas reais, pra mim não faz sentido dar nota sobre a vida de outra pessoa (entendo que existem outros critérios de escrita que podem ser julgados kkk).

Esse livro foi o que mais me marcou em 2023 e ainda estamos em setembro, mas sei que não haverá outro que tenha me feito refletir sobre tudo. Desde ontem penso em como o Ray ficou 29 anos sem sentir a chuva bater no rosto e em como eu corro pra casa sempre que vejo o tempo fechar.

Meu TCC abordou o racismo estrutural e a violência policial aqui no Brasil e, enquanto escrevia, eu só conseguia pensar porque eu estava me metendo em um lugar que não era meu já que eu era branca. E o tempo todo veio a resposta: são os brancos que precisam dar voz a esse assunto porque os negros são constantemente calados.

No mais, LEIAM e chorem e se revoltem contra o sistema.

tiadodudu 20/02/2024

Injustiça social e racial
Revoltante acompanhar os 30 anos que o Ray ficou preso injustamente, a maior parte no corredor da morte. Esse homem só pode carregar um sol na sua mente e coração para nunca deixar a esperança pela liberdade e amor pela vida e humanidade ser apagada.

Alessandra 09/08/2021

Impactante
Prepare-se para se sentir revoltado(a) , indignado(a) , muitas vezes triste.
Mas também receberá uma lição sobre amor, determinação e empatia de Anthony Ray Hilton, um homem negro e pobre que é condenado INJUSTAMENTE à pena capital e luta por justiça por 30 Anos no corredor da morte !
Essa é uma estória verídica que vale a pena ser lida!
Adorei!

Sauana 15/06/2020

BATA NAS BARRAS!
Indescritível a emoção de conhecer a história de Ray Hinton.

Um livro sobre amor, amizade, fé, empatia e muita, muita resiliência. Sobre um homem que tinha tudo pra desistir de lutar, e ao longo de trinta anos de incontáveis derrotas nos tribunais, conseguiu mostrar a si mesmo sua força em meio às fragilidades da vida.

A história de Ray (e de tantos outros) me fez questionar e refletir sobre meu lugar num mundo tão injusto e desigual. Estou e estarei sempre batendo nas barras em protesto!

Mari 01/05/2020

Leitura emocionante! Tem um pouco de tudo: injustiça, desigualdade, preconceito, empatia, amor e, sobretudo, fé.
Este livro mexeu demais comigo. Interrompi a leitura, algumas vezes, para conter as lágrimas.
Tornou-se ainda mais especial por marcar, no início de 2020, a minha volta ao hábito de ler, que espero nunca mais abandonar.

Karol 09/04/2022

O sol ainda brilha
Um livro que te proporciona vários sentimentos, raiva, tristeza e até risadas. Me fez reforçar a minha opinião sobre a pena de morte, do quanto ela é arcaica e desumana. Ray vc merece o mundo.

Lorena 15/11/2020

O sol ainda brilha é um livro que se lê engasgado(a). É enjoativo e desolador perceber como preconceito e racismo são capazes de condenar um homem inocente e fechar os olhos para todas as provas que comprovam sua inocência.

Anthony Ray Hinton, um homem pobre e negro, nascido no estado do Alabama (USA) passou trinta anos de sua vida preso e condenado a morte injustamente. Trinta anos. Não foram trinta dias. Todo esse tempo ele viu, ouviu e sentiu a morte que se fazia presente a cada execução. Sua repugnante e mísera cela ficava a poucos metros do local onde elas ocorriam.

Por vezes, durante a leitura, ficou quase impossível acreditar que ele tivesse finalmente comprovada sua inocência. A bu(r)rocracia, a má vontade e a falta de senso de humanidade do juízes, dos promotores, das (falsas)testemunhas, dá um nó no peito a cada vez que o caso de Ray era movido.

Em contra partida, a crença dele em Deus, o amor que nutriu por sua mãe e seu amigo inseparável, faz com que ele não desista - ainda que tenha momentos muito críticos - e é por isso que é possível que a leitura continua.
A fé e o amor realmente move montanhas!

O sol ainda brilha é um livro de reflexão. De querer bater de frente com o sistema e com o racismo, principalmente.

CPF1964 09/02/2020

Opinião
Recomendo a leitura deste livro.

Thainá Matos 22/02/2022

É incrível como mesmo mais de 30 anos depois tudo ainda se repete, os mesmos erros, a mesma corrupção e os mesmos alvos.
Ler esse livro é angustiante e traz um sentimento muito forte de indignação e solidão mas é uma leitura preciosa e que vale muito a pena.

Lara2076 28/09/2020

Emocionante
É difícil não se envolver com a história de Hinton e não torcer por ele a cada página.
O sol ainda brilha é um livro que nos faz repensar a vida sob muitos aspectos.
Leitura indispensável!

Nilson 06/04/2020

Impressionante
Nao sei se tem filme baseado neste livro, mas seria muito interessante ver ésta história passada para o cinema. Viver 30 anos no corredor da morte sabendo que vc pode ser o próximo vivendo em um cubículo de 1,5 x 2,00 Só não leva a loucura quem tem a certeza q vai provar sua inocência. Racismo em último grau num PAÍS onde o dinheiro fala mais alto. Historia impressionante. A lealdade de um amigo que o visitou todas as semanas ao longo dos 30 anos e a obsessão pela justiça de seu advogado Bryan Stevenson certanente foram fundamentais para sua perseverança. Ótima leitura.
Iza 01/09/2020minha estante
Se vc gostou deste, tbem vai gostar do livro ? O sol é para todos ?.

Nilson 02/09/2020minha estante
Anotei. Grato srta.

meduarda 10/09/2020

São exatamente 23:54 e estou aos prantos, quem não se emociona com a história de Ray, já morreu por dentro. A força que esse homem teve durante esses 30 anos é incrível. Uma das melhores leituras do ano.