O Regresso do Peregrino

O Regresso do Peregrino C. S. Lewis

Resenhas - O Regresso do Peregrino

Maycon Bittencourt 20/07/2023

Uma Viagem Além do Conhecido
Com maestria e originalidade, C.S. Lewis nos presenteia com "O Regresso do Peregrino", um livro inspirado, e literariamente similar, a narrativa épica de John Bunyan, "O Peregrino". Não é um leitura leve, e certamente bem diferente dos livro mais famosos do autor, o que pode ser um balde de água fria para os leitores iniciantes deste célebre escritor, tal como Rei Arthur dificulta a aceitabilidade a Tolkien.

Em "O Regresso do Peregrino", Lewis nos conduz a uma jornada singular, na qual o protagonista, John, parte de sua cidade natal, Puritânia, em busca de uma ilha que despertou nele um cativante e nostálgico desejo desde a infância. Através de estradas dificultosas, caminhos tortuosos e becos sem saída, enfrentando enganos, ilusões e luxúria, o jovem se lança em uma aventura que é, ao mesmo tempo, uma jornada de volta e uma partida.

É fascinante acompanhar o percurso de John, impulsionado por um desejo que captura sua alma de forma intensa e dolorosa. Ele viaja para terras distantes, vivencia desventuras, apenas para descobrir que o objeto de seu desejo estava próximo o tempo todo. A reviravolta é magistral, e John retorna, compreendendo que a ilha era apenas o primeiro passo rumo a uma busca maior: a Fonte primordial de toda beleza.

Ao escrever esse livro, Lewis homenageia John Bunyan, mantendo-se fiel ao espírito da jornada do peregrino intitulado Cristão em busca da Cidade Celestial, ainda que sua narrativa seja uma inversão, retratando um regresso à Casa. O estilo brilhante de Lewis, o suspense, a caracterização dos personagens e o humor peculiar são habilmente comparados ao grande modelo de Bunyan. Lewis é super competente no que faz, mas confesso que pro meu paladar ele chega a simular os pontos que mais me incomodaram em Bunyan, um discurso arrastado e prolixo.

Apesar de sua originalidade e sofisticação, é possível que alguns leitores, especialmente os apaixonados por suas obras mais conhecidas, precisem se ajustar a essa abordagem única de Lewis.

"O Regresso do Peregrino" é uma joia literária, a seu modo. É um convite para embarcar em uma viagem de reflexão, descoberta e encantamento, que pode provocar em você o desejo ardente de repensar os seus próprios desejos e anseios mais profundos.

Portanto, recomendo a leitura, mas para leitores mais amadurecidos, dispostos a lidar com um texto nem sempre palatável, mas rico em filosofia e capaz de tecer duras críticas ao racionalismo desenfreado.

@estantedamolina 09/04/2023

Mais uma experiência em ler Lewis.
Fiquei empolgada por ser uma alegoria de O Peregrino. Mas acredito que por ter altas expectativas, a leitura acabou não me agradando tanto. Ainda assim, recomendo para quem gostou do livro de J. Buryan

Edu 23/07/2022

Quando se fala em C.S. Lewis, logo vem a memória "As Crônicas de Narnia", livro que virou filme e foi responsável pelo ingresso de Lewis na cultura pop. Mas quem de fato foi C. S. Lewis?

Clive Staples Lewis, foi um intelectual Irlandês que nasceu em Novembro de 1898 e faleceu em Novembro de 1963. Foi professor de literatura inglesa na universidade de Oxford até 1954 e também ocupou a cadeira de Inglês medieval e renascentista da universidade de Cambridge. Jack Lewis(como era chamado por seus amigos) foi um gigante intelectual do século XX, ele escreveu tratados de teologia Popular, ensaios, poemas, literatura infantil além de ser um grande crítico literário. Pertenceu a um clube de intelectuais que se chamava Inklings, e era um dos melhores amigos de John Ronald Reuel Tolkien (J.R.R. Tolkien) outro grande autor de literatura fantástica. Vale salientar que Tolkien foi o um dos incentivadores da volta Lewis ao Cristianismo.

A obra em questão tem ligação direta com esse retorno de Lewis ao Cristianismo. O livro é uma alegoria inspirada no Clássico da literatura cristã " O Peregrino " do puritano inglês John Bunyan.

O Regresso do Peregrino foi o primeiro livro de ficção de C.S. Lewis e trata de todo o percurso do autor em busca de "significado e realização espiritual, que enfim, levou ao cristianismo"(contra-capa) . O livro traz personagens sólidos pra conceitos abstratos, históricos e filosóficos, por exemplo: Sabedoria, Sensatez, Razão, Iluminismo e etc.

Lewis estabelece o roteiro da jornada no prefácio da obra:

" Pelo lado intelectual, meu progresso havia se dado do "realismo popular" ao idealismo filosófico, do idealismo ao panteismo, do panteismo ao teísmo e do teísmo ao cristianismo".

Após a apresentação do itinerário, só resta uma dúvida, quem está disposto a embarcar nessa viagem???????

Verinha 26/01/2022

Peregrinando aqui.
Uma alegoria, uma bela ficção.
Nossos desejos distorcidos pela queda por vezes nos movem em direções contrárias ao que fomos destinados, mas ainda a o Resgate e a Regeneração e morre-se para viver, continuando nossa peregrinação até o "GRANDE DIA" até lá as batalhas serão travadas e proceguir no caminho é necessário.

João agora pela primeira vez vê a verdadeira forma do mundo onde vivemos- como caminhamos no fio de uma faca entre céu e inferno. Pg219.

Lucas.Goncalves 20/01/2022

Filosofia literária
Essa obra é maravilhosa. Ela contém um teor imaginativo muito interessante e, além disso, uma noção da história do pensamento muito rica. É bastante interessante ver a reconciliação entre os afetos e os pensamentos, nessa história, assim como ver a interação do cristianismo com outros movimentos culturais e filosóficos, como se observados em uma maquete.

Os capítulos são curtos, o que ajuda na leitura daqueles que não gostam/conseguem parar um capítulo no meio. Outro ponto forte é o estilo narrativo, que se dá por sonhos do autor, à semelhança de O Peregrino (Bunyan). Outro tópico interessante é que, no início de cada capítulo, há uma pequena explicação do conteúdo que será apresentado, o que ajuda a situar o leitor em debates menos populares.

O único defeito está na produção brasileira, que conta com muitos erros de digitação/ortografia - ainda que o projeto gráfico seja lindo. A assim, é uma ótima experiência pra mente e pro coração ler esse livro riquíssimo, o que recomendo enfaticamente.

_Wesley_ 22/09/2020

Para a estante Teológica
Em O Regresso do Peregrino, C.S. Lewis resgata o modelo narrativo do conceituadíssimo livro O Peregrino (John Bunyan), para contar como foi se processo de conversão. Sendo assim o livro tem um estilo pautado em filosofia e toques de poesia, que muitas vezes quebram a cadência narrativa. Vale a pena ler, mas o conhecimento básico de filosofia e teologia são primodiais para se iniciar essa história.

Ramon 22/09/2019

Uma peregrinação fantástica.
Lewis mais uma vez mostra porque é um dos maiores gênio da literatura cristã. Nesse livro ele narra em forma de fantasia um pouco da sua jornada espiritual. Essa obra é fruto das viagens de João (personagem principal) por terras desconhecidas, fruto do seu desejo e ver conhecer a "ilha" que ele tanto almejava. Toda a obra é uma analogia as peregrinações filosóficas e intelectuais de Lewis, que foi do ateísmo ao cristianismo.Vale muito a pena conhecer essa beleza de obra, que sendo uma ficcção, consegue falar de modo realista as nossas dúvidas e anseios pelo divino.