25 contos de Machado de Assis

25 contos de Machado de Assis Machado de Assis

Resenhas -

Ana Cláudia Barcelos Petry 25/08/2020

Ler Machado é sempre um prazer
Eu amo ler Machado de Assis, tudo é gostoso, a linguagem, as estórias, os cenários em que se passam as narrativas, as personagens. Um grande escritor brasileiro!

Esse livro reúne 25 contos e é difícil escolher o que mais gostei, dentre eles estão: o alienista, o espelho, a cartomante e o conto de escola.

Gleidson 25/08/2020minha estante
Machado é sempre uma boa pedida.

Siliane.Ferrari 04/01/2021

Contos
São 25 contos incríveis, a leitura é muito prazerosa e recomendo!
Fib 04/01/2021minha estante
Eu amo!

arislover 29/06/2021

incrível
te amo machado de assis!
alguns contos foram muito legais e outros muito chatos, porém valeu a pena conhecer mais do autor.

Nicole 09/07/2020

Edição muito rica, reúne vários contos renomados de Machado de Assis. Me encantei com O espelho.

Gabriela 20/11/2020

Contos de Machado de Assis
Após 4 meses de muita enrolação, finalmente consegui terminar esse livro.
Sempre tive muita curiosidade de conhecer mais sobre as obras do Machado, e vi nesse livro a oportunidade perfeita.
Vaaaarios contos me deixaram muito envolvida e surpreenderam demais com o final. Ao mesmo tempo, houveram diversos em que eu não entendi bulhufas KKKKKKKKKKKKK, e outros que eu achei super tedioso e pulei tudo (cof cof O Alienista).

Minha curiosidade de ler os livros do autor só aumentou e com certeza lerei mais obras dele futuramente!

Marcos Santos 17/01/2021

Contos divertidos
Nessa coletânea de contos temos contos bem conhecidos como a cartomante, o alienista e o apólogo, todos cheios de muitas sutilezas, ironias e com bastante humor.

Wanda Concurseira 23/02/2023

Imortal bruxo do Cosme Velho
O que dizer?
Confesso que até agora essa tem sido a resenha mais difícil para mim. Não consigo encontrar as palavras certas para descrever o que é ler Machado de Assis, pois o prazer, o dever e o amor que sinto em desbravar a obra desse grande homem fazem com que eu me perca em meio às ideias. É como se não houvessem palavras a altura para explicar tais sentimentos - e são tantos! Eu só consigo sentir.
É inegável, inegociável, inquestionável que Machado é o nosso maior prosador, nosso maior contista, o maior e mais versátil escritor brasileiro de todos os tempos. Tamanho talento viverá pela eternidade! É um autor que deve ser eterno. Precisa ser eterno. O bruxo do Cosme Velho está imortalizado na nossa literatura.
?E num recanto pôs um mundo inteiro?.

Poesia na Alma 04/07/2019

Ler os clássicos não é um dever, é um direito.
“Ler os clássicos não é um dever, é um direito.
É uma parcela do Patrimônio da Humanidade. ”
(Ana Maria Machado).

Nascido em 21 de junho de 1839, este ano, Machado de Assis comemoramos seus 180 anos e desde a publicação de seus primeiros contos, em 1870, já se passaram mais de cento e cinquenta anos e sua obra continua atual e necessária. Publicado recentemente pelo Grupo Editorial Autêntica, 25 contos de Machado de Assis, segundo Nádia Battella Gotlib, responsável pela seleção e organização dos contos:

(...) se os detalhes são construídos tendo por modelo a cidade e os habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, ou os pequenos povoados da província, os comportamentos, posturas, conflitos, emoções, paixões, egoísmos e outros vícios são os nossos de cada dia: os da nossa sociedade, que ainda carrega a carga do patriarcado, do machismo, do escravismo disfarçado e da desigualdade entre gêneros

Alguns dos contos selecionados já são conhecidos por parte dos leitores, como A cartomante e a Missa do galo, outros, menos, como Curta história e O caso da vara, e isso confere ao leitor um olhar mais ampliado para além do autor romancista, bem como a maneira como o autor traz para seus contos uma participação proeminente de grupos marginalizados que não têm sua importância destacada em seus romances.

A exemplo disso, em O caso da Vara, conto publicado originalmente em 1891, Damião foge do Seminário que João Carneiro, seu padrinho, o levou, e pede a ajuda de Sinhá Rita, uma viúva. O rapaz simpatiza com Lucrécia, escrava da casa de Sinhá Rita, que não consegue finalizar uma de suas tarefas e acaba sendo acusada de vadiagem, como castigo, Lucrécia apanhará com uma vara. Damião, que prometera apadrinhar Lucrécia, é incumbido de entregar a vara a viúva.

Sinhá Rita pegou de uma vara que estava ao pé da marquesa e ameaçou-a: Lucrécia, olha a vara!

Os mecanismos de opressão presentes no conto, determinam a vida de João Carneiro e Lucrécia, ambos aprisionados pelo desejo senhorial e paternalista. Apesar de livre, Damião é dependente do pai e de Sinhá Rita e Lucrécia é escrava. E pelo símbolo da vara, os laços de dependência são selados e fortificados entre gerações. Outro ponto destacado por Machado neste conto é o trabalho infantil, afinal, Lucrécia é uma criança (11 anos).

O reflexo da escravidão e dos mecanismos de opressão ainda são presentes no Brasil, apesar da ligação na história entre João Carneiro e Lucrécia, o futuro de João, por ser branco e rico, é tornar-se o opressor, assim como a madrinha e o pai, fortalecendo o sistema patriarcal, racista e escravocrata. Enquanto Lucrécia, “uma negrinha magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda”, que tem no corpo marcas de violência, não tem quem a defenda, quem a apadrinhe. A casa de sinhá Rita, cuidado do jovem branco da dureza do pai e agredindo uma criança negra é o retrato do Brasil.

Não é possível tratar aqui de todos os contos ou trazer mais detalhes dada a riqueza cultural e social detalhada por Machado, entretanto, é notório que 25 contos de Machado de Assis, é um soco no estômago de nosso atual processo político.

Julia1359 16/03/2024

Difícil de ler, mas vale a pena. Não sou a maior fã de livros clássicos mas os contos de machados de Assis são bem interessantes