Garoto devora universo

Garoto devora universo Trent Dalton

Resenhas - Garoto Devora Universo

maria @mariandonoslivros 13/05/2020

"Seu fim é um passarinho azul morto"
Em seu livro de estreia, o jornalista e australiano Trent Dalton, nos conquista com um drama transformador e esperançoso. É uma experiência literária que construí um novo universo dentro de seu coração a partir da primeira frase. A história se passa no subúrbio de Brisbane, na Austrália, e acompanhamos a vida de Eli Bell, um jovem que enfrenta diversas situações aos seus 12 anos: não conhece o pai, sua mãe está na cadeia e seu padrasto é um traficante de heroína. As únicas pessoas estáveis em sua vida são Slim, um notório criminoso famoso por ser o maior recordista de fugas de prisão do país e August, o menino gênio que fez voto de silêncio e irmão mais velho de Eli. A partir desta premissa seguimos o despertar deste garoto que sonha em ser jornalista, ao mesmo tempo em que se envolver no caso de Tytus Broz, o lendário traficante de drogas de Brisbane.

A princípio o livro pode não parecer indicar uma premissa convidativa, mas é aí, caro leitor, que acontece a magia: Eli tem muito a nos contar. E principalmente, nos ensinar. Esta obra é uma verdadeira aula de se colocar no lugar do protagonista e sentir, por meio das palavras, como é fácil julgar sem refletir e tentar compreender. Em muitos momentos você direciona seus pensamentos a juízos que parecem certos, até que as reviravoltas e as lições apresentadas nos pegam em cheio. E a pergunta persiste: "O que eu faria no lugar de Eli?".

Em uma leitura que despertará questionamentos e diversas emoções conflitantes, Garoto Devora Universo te cativará não somente pelos personagens humanos e complexos, mas também pela esperança que brota e nos elucida diante de um garoto que tem o céu como seu limite. Não deixem de conhecer Eli e sua história.

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros
Rapha.Vitoria 11/10/2021minha estante
Oi ,estou lendo esse livro ja faz 1 semana e estou na pág 86, por conta da escola e das aulas remotos n posso ler meu livro por 8hrs^_^.Meu sonho é ter uma biblioteca dentro de meu quarto e meu pai apoia

brenninho 15/12/2022minha estante
que fofo, rapha! tomara que vc consiga isso ??

Surrender_Nih 16/03/2022

"Seu fim é um passarinho azul morto"
Esse livro tava na minha wishlist da Amazon desde quando eu fiz uma, em 2020. Eu li a resenha de um bookstagram que acompanhava, gostei da capa e fiquei interessada pela descrição. Entretanto, fui comprar ele no mês passado em promoção.

O começo me deixou meio incerta. O livro tinha uma veia filosófica demais pro meu costume, além dos detalhes em excesso e as frases constantes de três palavras que estranhei muito. Porém, lendo o livro da pra entender a importância de todos esses detalhes, o que torna a leitura ainda mais incrível.

O protagonista, Eli Bell, é muito detalhista e observador. Tem uma história forte e bem difícil, completamente fora da minha realidade e das pessoas que conheço. Não é pra qualquer um ter uma família muito disfuncional, envolvida com o tráfico de drogas e ainda passar por todas as coisas que ocorrem.

A história também possui plot twist em alguns pontos, que me deixaram chocada. Fiquei com medo de certos detalhes ficarem em aberto demais, mas acho que tudo se interligou.

Meu personagem favorito, além do próprio Eli, é o August. Eu senti uma ligação forte com os irmãos Bell, mas acho cômico como eu - uma pessoa que não gosta muito de detalhes sobrenaturais - conseguiu gostar do personagem mais interligado numa questão espiritual e sobrenatural. Gosto de como o voto de silêncio do August demonstra que, às vezes, nem precisamos das palavras para expressar certas coisas.

O livro tem certas cenas que podem causar gatilho, cenas essas que nem eu esperava. Há descrição forte de violência dentro de um relacionamento abusivo - que mexeu comigo mais do que o esperado - e descrições de tortura e outras coisas pesadas. Vale avaliar sua reação a essas informações para a leitura.

Gosto também como o livro mostra um outro lado sobre os criminosos e os crimes. A indagação do Eli sobre ser um homem bom ou não e suas conclusões quanto aos homens que o rodearam em seu crescimento.

Esse é um livro que, com certeza, deixa ensinamentos e várias frases marcantes. Tenho certeza que, algum dia, vou reler em busca das respostas das perguntas outra vez.

. Quotes:

"Todos nós temos um pouco de bom e um pouco de mau na gente. O difícil é aprender a ser bom o tempo todo e nunca mau. Algumas pessoas conseguem. A maioria, não."

"Acabe com o seu tempo antes que ele acabe com você"

"O amor verdadeiro morre se tiver que esperar pelo destino"

Lu 27/05/2020

Só digo uma coisa: LEIAM
Não faço resenhas. Já tentei, mas desisti quando percebi que meu pensamento é muito mais acelerado e desorganizado do que minha capacidade de enquadrá-lo em um texto.
Isso não é uma resenha, apenas uma tentativa de divulgar, de incentivar, de incitar a leitura desta obra divina para aqueles que estiverem na dúvida.
Este livro é poético, profundo, transformador. Acabei de ler e estou simplismente maravilhada com o conteúdo, com as reflexões, com os personagens, ainda mais por existir elementos verídicos.
Enfim, se você está na dúvida, não fique, embarque nesta leitura. O começo, para mim, foi lento, a leitura demorou a fluir, porém ainda assim, percebi como esse livro seria mágico desde o início. Favoritado!

BArbara 08/01/2023

Garoto Devora Universo
Leitura com abordagem intensa e necessária sobre temas atuais, como violência doméstica, dependência química, tráfico de drogas, ansiedade, depressão, desigualdade social, as causas e consequências de uma imigração desenfreada.

Nos coloca a refletir verdadeiramente sobre essas questões!

Não dou 5 estrelas por conta da narrativa altamente detalhista, por muitas vezes exaustiva. Se não se segurar firme voa na leitura e pensa até em abandona-la. Entretanto, se conseguir passar da pg 100 pode acabar se surpreendendo.

Não consegui definir ao certo se as linhas finais me agradaram tanto quanto minhas expectativas aguardavam. Talvez seja necessária a releitura (ou um pouco mais de reflexão), para eu chegar a esta conclusão.

Janaina 06/09/2022

Incrível! Merecia mais hype
?A mente humana pode nos convencer de qualquer coisa para sobreviver?

- Este livro conta a história da família Bell. E é narrado por Eli, um garotinho que suporta mais coisa do que um ser humano deveria ter de suportar. De antemão já aviso que não é uma leitura fácil, extremamente descritivo e detalhista, conta com momentos de horror, violência, abandono parental e uso de drogas. Muitas vezes precisei parar para digerir o tinha lido, fosse pela carga emocional ou até mesmo pelo impacto trágico de uma cena.

- Apesar dos acontecimentos estarrecedores ver o relacionamento de Eli e seu irmão August aqueceu meu coração, apesar de terem sido negligenciados pelos pais física e emocionalmente, viver em meio a uma família disfuncional, em meio a drogas e violência, a ligação deles foi um ponto alto no livro. Assim como a presença do personagem de Slim, que conferiu a Eli um grande suporte em grande parte da trama.

- No decorrer do livro me peguei pensando diversas vezes em como o mundo pode ser tão cruel com uma criança de 12 anos e como poderia sobreviver a tanta coisa ruim (a vontade que dá é de entrar no livro e salvar os irmãos Bell das atrocidades que lhes ocorrem). A resposta está no próprio Eli, um garoto sonhador, emotivo, que tem uma alma velha e faz as perguntas mais certas que você poderia imaginar.

- As divagações de Eli sobre ser bom ou mal são inquietantes e necessárias. Qual o ser humano não se fez esse questionamento em algum momento de sua vida? A pergunta que fica é: Será que nos questionamos com a frequência necessária? Poderíamos ser pessoas melhores se questionássemos os nossos atos constantemente? Será que estamos com a consciência cauterizada pelo torpor que a vida nos impõe nas tarefas diárias? Conseguimos enxergar de forma consciente, as reais motivações de nossos atos?

- O livro levanta questionamentos filosóficos ao mesmo tempo em que nos leva por uma grande viagem e nos mostra que a vida é dura, crua, mais difícil para uns do que para outros, porém a necessidade de viver urge em cada um de nós e que a única maneira de continuar vivendo é seguir adiante, aconteça o que acontecer, é prosseguir apesar dos pesares, ?matar o tempo, antes que o tempo te mate?, encontrar beleza e criar suas próprias oportunidades, pq ?o sentido da vida é fazer o que é certo, não o que é fácil?, se não for assim o universo te engole.

- O livro é recheado de trechos de cortar o coração, mas também é cheio de ensinamentos. É um livro denso, de reflexões profundas, que te ensina a ser mais grato.

- Recomendo demais

MaRia 24/07/2021

O começo é meio entediante, pensei em largar porém, quando me envolvi na leitura e comecei a entender tudo melhor, tudo se encaixou.
Um ótimo desenvolvimento e um ótimo final.
Nay C 25/07/2021minha estante
Eu adoro esse livro, queria q mais pessoas conhecessem. Q bom q vc não largou!

Mike Willian 27/09/2023

Que surpresa maravilhosa
Eli... eu te amo!!!

Como o protagonista foi ternurinha o tempo todo, como a conexão com ele foi de cara, como a leitura foi agradável e proveitosa.

Eu esbarrei nesse livro varias vezes. Há um tempo atrás até tava tendo uma promo aqui no skoob sobre. A sinopse não chamou minha atenção pq era um livro vago, com uma historia que parecia bem dramática... Ai como eu gosto de tá errado. Teve uma hora que só rolou um "cê tem que ler isso", tava de graça no K. U. e eu pensei "pq não?"

Eli é especial, mas não é. Ele só é uma graça e fala, meu deus como fala... eu tbm não teria paciência pra ele, como ngm teve... O irmão mágico e mudo dele, a mãe rainha, o pai problematiquíssimo, a babá assassino renomado fugitivo da cadeia mais segura da história. O padrasto maravilhoso morto, o dedo, a manchinha verruga...

Eu li um tempo atrás um livro de mesmo abordagem e achei que não valia pra mim por conta da divagação (Um Amor, Dino Buzzati), e MEU ALERTA É QUE ESSE TEM MUITA DIVAGAÇÃO, mas compensa demais e eu tô anestesiado. Eu fui Eli, mas não só, eu amei Eli, eu entendi Eli e eu só espero o melhor pra ele e seu irmão.

O livro foi fechadinho, não vai ter continuação apesar das varias perguntas que ele cria, imagino eu... a realidade vale mto a pena, a calidez (palavra que ele me ensinou) vale mais...

Eu to apáixonado... indico e com certeza leria outras obras sim.

liviavision 03/09/2021

Leia esse livro!
Com certeza entrou para a minha lista de favoritos, saí totalmente da minha zona de conforto e para ser sincera, não confio em quem não tenha gostado desse livro. Garoto devora Universo trás diversas reflexões, gargalhadas, nervosismo e um gostinho de quero mais. Quando comecei, não consegui parar.
A vida do Eli e seu irmão August pode ser bem normal para estes, família ligada ao tráfico de drogas, babá e amigos criminosos, e apesar de sabermos que isso não é algo muito normal, a escrita do autor, colocando Eli como narrador principal, transformou tudo em algo simples do dia a dia, me fazendo realmente compreender as coisas através dos olhos do próprio Eli, o que foi demais.
Acho que todos deveriam ler esse livro, é uma estória realmente genial e mágica.

Emily 01/05/2023

Garoto devora minha capacidade de escrever uma resenha digna
Essa foi uma releitura necessária: percebi que havia esquecido muito desse livro desde a primeira vez que o li em 2020 e, no final, passei a gostar ainda mais dele pelo que (re)descobri.

não conseguiria expressar o quanto sou enlouquecedoramente apaixonada por essa história e é justamente por isso que o livro é narrado por Eli Bell e não por mim.

deem uma chance a ele e ele, assim como todo bom contador de histórias, não te contará uma, mas várias das coisas que lhe aconteceram dos 13 aos 17 anos, quando finalmente descobriu o motivo de seu irmão ter insistido que ?seu fim é um passarinho azul morto?.

estanted4ari 05/12/2021

GAROTO DEVORA UNIVERSO
Minhas considerações foram que não ia gostar do Slim, mais não tem como não ter um afeto por este personagem conforme a história vai se desenvolvendo. Dois, foi o bugue durante algumas partes do livro até porque a densidade e detalhismo estão presentes praticamente no livro inteiro, então tem que ter paciência. E três, a frase que gira em torno do livro era o contexto do livro ( E EU ACERTEIIIIIII).

Eli e August Bell são irmãos inseparáveis, é são criados por Slim, e ao redor deles só tem traficantes, assassinos e chefões da máfia (tudo que nós achamos errados) mais isso não impede que eles sejam pessoas boas e ter aquela cabeça de crianças inocentes. O livro tem seus momentos hilários, cheios de tensão, amor, carinho, defesa e união. E para não esquecer posso colocar Eli e Gus num potinho para proteger sempre?

Lorena Veneziani 11/09/2022

Não esperava nada e me impressionei!
"Acabe com o seu tempo antes que ele acabe com você."

Eli e August "Gus" Bell. Dois irmãos com vidas complicadas. Eli, um garoto sonhador do subúrbio de Brisbane. Gus, um garoto mudo, que se comunica escrevendo no ar mas com uma mente geniosa.

Seu pai, Robert, é um alcoólatra. Sua mãe Frances mora com o Lyle, um traficante de drogas da cidade.

Lyle é o distribuidor das drogas de Tytus Broz, um renomado cidadão que faz próteses ortopédicas para as pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou então nasceram assim, congênito.

Para acrescentar a vida que foge de uma visão de ser "normal": Eli e Gus tem uma babá. O Arthur "Slim" Halliday, um notório recordista de fugas de Boggo Road, uma das piores prisões do país, e condenado por assassinato. Slim é o único amigo de Eli Bell.

Serei sincera ao dizer que tentei ler esse livro umas duas vezes e a leitura não fluiu.

É uma leitura um tanto pesada ao falar de tráfico de drogas e a falta de cuidado com as crianças. Além de ser confusa e monótona no começo.

Mas é necessário ter atenção aos detalhes. Às frases de impacto.

Mostra a evolução de um garoto de 13 anos, que vivenciou coisas bem ruins a se tornar um homem de quase 20 anos, seguindo a vida e não desistindo de seus sonhos.

A importância de uma amizade, a dor do luto, a tensão de querer uma vida melhor, o desabrochar de um amor.

Por fim, foi uma leitura em que eu não dava nada mas recebi tudo.

Me impressionou demais, se tornando um dos melhores livros que já li na vida!

"Seu fim é um passarinho azul morto."

Letuza 08/09/2020

Surpreendente e maravilhoso
Imagine a situação: pai, alcoólatra; mãe, dependente química; padrasto, traficante de drogas, babá; condenado por assassinato e fugitivo; amigo, líder de gangue preso.
Eli e Gus Bell são criados nessa família. Eles são garotos especiais. Gus não fala por opção e escreve no ar o que quer falar. Eli quer ser jornalista, ama sua família e faz uma pergunta para todos: ?você é uma pessoa boa??
??
A história se passa em um subúrbio de Brisbane, onde o tráfico de heroína domina. Eli e Gus vivem sua infância entre brincadeiras, desintoxicações da mãe e padrasto e relações com grandes traficantes. Slim, o fugitivo lendário da prisão Boggo Road é a babá dos meninos e os ensina que acreditar em seus sonhos salva. Apesar da família inusitada, a vida de Eli e Gus segue bem. Até que eles conhecem o empresário Tytus Broz, dono de uma fábrica de próteses, líder do tráfico de heroína na região e responsável pelo sumiço de muitas pessoas. A vida da família é revirada quando Lyle é levado e a mãe é presa. Eles vão morar com o pai e muitos segredos serão revelados. Eli conhece Caitlin Spies, jornalista e juntos eles vão desmantelar o esquema monstruoso de Tytus e recuperar o equilíbrio da família.
??
É um livro surpreendente. Uma história eletrizante e linda que mostra o poder da amizade e do amor. Por trás de erros, más escolhas, pode existir um ser humano maravilhoso. E é exatamente isso que o autor australiano Trent Dalton demonstra com esse livro. Garoto devora universo e leitor devora livro!

Sarah 11/01/2022

MLV 2022 - Grupo: Estrategistas. Missão #2
Se esse não for o meu livro favorito do ano, vou ficar muito surpresa. Que leitura fantástica, cada minuto que passei com esses personagens foi tão real; sinto que tenho um carinho grande por romances assim, em que os personagens estão aprendendo a lidar com seus traumas e problemas, ao mesmo tempo que passam por um amadurecimento (forçado ou não).

O Eli é um menino muito fofo, inteligente e imaginativo que viu coisas que não merecia em uma idade tão pouca, e mesmo assim ele segue vivendo, "acabando com seu tempo, antes que ele acabe com Eli", nas sábias palavras de Slim Halliday. Esse é um dos grandes acertos do livro, a personalidade de Slim Halliday, um criminoso que existiu de verdade e, aqui, atua como a babá dos irmãos Bell e dá conselhos valiosos para toda uma vida, sobre como utilizar o seu tempo da melhor maneira possível.

Trent Dalton fala durante toda a narrativa sobre Bem e Mal e os motivos de criminosos para se tornarem mal, para seguirem por esse caminho. E o acerto maior é que não há verdade absoluta. Todos os criminosos com quem o Eli encontra têm uma história, e nem todos eles são maus. Mesmo o grande vilão dessa história, que é um maluco psicopata, tem um motivo para aquilo que ele faz. E não é sobre justificar as escolhas, é sobre aceitar e seguir em frente com as consequências.

Ronan 30/09/2022

Exageradamente dramático, extremamente chato, extremamente longo, extremamente frustrante, essa foi uma leitura extrema e num sentido muito negativo...

Tayna 08/06/2021

O livro não me prendeu! Vi resenhas positivas, só acho que não é o tipo de livro que eu gosto. Eli é ótimo e tem muito a nos ensinar, o livro começa a ficar bom do meio pra frente! Acho que é isso, só não sou fã desse tipo de história. ?