Confetes e serpentinas

Confetes e serpentinas Olívia Pilar...

Resenhas - Confetes & Serpentinas

Wes 06/03/2019

Olivia terminou de um jeito bem no clima de carnaval, com chuva e beijo molhado. Só não gostei muito do conto que a menina passa o tempo todo tentando rendezirar o livro, foi muito monótono e não me simpatizei com a personagem. E o que se passa em Fortaleza, que teve tantas gírias e referências locais que me senti meio perdido.
A representatividade desse livro é uma coisa pra ser aplaudida de pé que lição.

PaixAo20 10/03/2019

Há mar: 2 estrelas
Rainha do Bloco: 4 estrelas

Carolina F. 16/03/2019

É carnaval!!!
Que gostinho bom que fica depois de ler essa coletânea. Já estou com saudades do carnaval e ansiosa para o próximo.
E que fechamento incrível com o conto da Olívia Pilar. É somente lendo as histórias cheias de representatividade é que temos a noção do quanto é importante se encontrar e conectar com os personagens. Acredito que as personagens que eu não me identifiquei, outras pessoas se identificaram, e é isso que faz esses contos serem tão importantes para todos.

Cãofetes e Serpentinas (Solaine Chioro) - 3 estrelas
Um Amor de Carnaval (Rebeca Kim) - 3,5 estrelas
Três dias sem parar (Duds Saldanha) - 3 estrelas
As fantasias que criei de você (Lorrane Fortunato) - 2,5 estrelas
Há mar (Vanessa Reis) - 2 estrelas
Rainha do Bloco (Olívia Pilar) - 4 estrelas

My | @_pequenabibliotecaria 07/05/2019

Fofo, mas só isso.
Como eu já disse outras vezes, eu amo o Carnaval e amo livros que falam sobre ele, mas nesse caso, poucos dos contos me fizeram sentir aquela energia que só essa época do ano tem. A escrita das autoras, no geral, é boa. Não tem nada incrível, mas é bem feita. O problema mesmo foi o contexto em que as histórias acontecem.

1- Cãofetões e Serpentinas: aqui temos duas melhores amigas, sendo que uma está prestes a se mudar para outra cidade para fazer faculdade enquanto a outra vai ficar onde moram atualmente. Entre elas está aquele grande peso de não saber se vão conseguir manter a amizade e como será a vida de uma sem a outra.

2- Um Amor de Carnaval: Aqui temos Camilla, uma cadeirante que vai com sua prima mais nova para Cabo Frio onde sempre passava o Carnaval quando era pequena. O que ela não espera, é encontrar um antigo conhecido que não via a muitos anos atrás.

3- Três Dias sem Parar: Giovana trabalha em uma agência e por ter sugerido para o cliente que poderia melhorar o projeto, teve que passar o Carnaval todo trabalhando para conseguir terminar a tempo.

4- As Fantasias que Criei de Você: Dara é uma jovem que participa de um clube do livro com a sua prima. Além de gostar de ler, ela também gosta de escrever e certo dia, um dos seus textos dedicado ao dono da livraria onde se reúne com o clube acaba caindo nas mãos dele. Eles começam a conversar, sem que ele saiba que é ela e assim, acaba havendo uma grande confusão.

5- Há Mar: Janaina é uma jovem cadeirante que trabalha em uma loja de sapatos que precisa aguentar o outro funcionário Antônio Carlos que também é seu vizinho. Por confundi-lo com outro jovem, acaba tendo uma visão diferente da realidade sobre ele e quando descobre quem verdadeiramente ele é, gosta do que vê.

6- Rainha do Bloco: Elza precisa ajudar sua melhor amiga Silvia que acabou de terminar o namoro e para isso, decide levar ela para participar de um bloquinho de carnaval para conhecer pessoas novas.

De todos os contos, meu favorito foi Um Amor de Carnaval e o que menos gostei fica entre As Fantasias que eu Criei e Três Dias sem Parar.
Devo confessar que fiquei bem decepcionada porque estava esperando algo muito gostoso de ler, além de divertido, mas não foi o que eu encontrei. A maioria dos contos são chatinhos e sem graça, sem nenhum clima de Carnaval. De qualquer forma, para quem gosta dessa época de ano, vale a leitura e tirar suas próprias conclusões.

zoni 26/05/2019

Cãofetões e Serpentinas merecia ganhar uma novela só dele, real e oficial.
É uma coletânea é ótima porque é de leitura rápida, bem elaborada e faz a gente gostar da diversidade de contos, porque se você mora no Brasil, já vai ter vivido o carnaval e alguma das situações descritas nos contos, ter essa identificação é muito importante para o leitor.

Solaine é perfeita, e eu vou dar o mundo para essa mulher se ela quiser. Cãofetes e Serpentinas foi o conto que mais me encantou, eu amo tudo que a Sol escreve, (as intimidades indevidas), mas é sério, amo tudinho que ela escreve, e um conto com melhores amigas, cachorros, carnaval e decisões da vida adulta tem tudo pra dar certo, e deu certo. A Duds, mano, foi uma grande surpresa pra mim, acompanho a newsletter dela, e ver um conto com representatividade, abordando temas como ansiedade, e pressão no trabalho e pressão na vida adulta como um todo, me deixou apaixonado.

Eu gostei muito de um conto, gostei um pouco de outros e assim terminei o livro. Confesso que achei que o livro seria mais engraçado, não foi, e tá tudo bem, porque vale muito a pena, as autoras são incríveis, e o trabalho da deusa Iris foi muito bom.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Aninha de Tróia 19/02/2020

Os contos são muito bons e muito bem escritos. Impossível escolher um preferido. Amei

Micha 28/02/2020

Leitura maravilhosa
Livro com contos carnavalescos, todos com mulheres incríveis como protagonistas (e algumas delas detestam Carnaval). Além de trazer muita representatividade com protagonistas negras, cadeirantes, lésbicas, gorda...

Tem bloco de Salvador, designer trabalhando em São Paulo para entregar trabalho no prazo, carnaval de rua, de clube...

Eu não conhecia nenhuma das autoras e me apaixonei pela escrita de todas elas: Duds Saldanha, Lorrane Fortunato, Rebeca Kim, Solaine Chioro, Olívia Pilar e Vanessa Reis. Shippei cada casal, admirei cada amizade, me apaixonei pelo cachorro Luizinho e me diverti bastante em todos eles.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha

marcelabrazao 29/02/2020

Bom Carnaval
Esta antologia de contos é voltada para uma das festa mais amadas ou odiadas do nosso calendário: o Carnaval. Lançada em 2019 e organizada por Iris Figueiredo, a antologia conta com seis contos de carnaval. Trazendo uma grande representatividade com protagonistas e autoras negras e/ou com deficiência, cada conto foca numa história diferente envolvendo a festa.

Primeiro conto é da Solaine Chioro que conta a história da Nanda, que está lidando com a melhor amiga se mudando depois de entrar numa universidade. Quando o programa número 1 do carnaval fura, Nanda topa ir a um baile de carnaval com a melhor amiga e um cachorro fofíssimo faz as duas esclarecem que a distância não significa o fim. Eu adorei o conto e Luizinho! Cãozinho esperto!

Segundo conto é da Rebeca Kim, sobre um amor de vários carnavais. Sabe aqueles amor de infância? Depois de anos sem se ver, será que dá para se reencontrar? Fofo demais! Me apaixonei pela Camila, protagonista da história e definitivamente, foi meu conto favorito da antologia.

Terceiro conto da Duds Saldanha retrata uma protagonista que passa quase o carnaval todo trabalhando freneticamente. Giovana fará reflexões importantes tanto no campo profissional quanto pessoal com apoio de amigos.

Quarto conto de Lorrane Fortunato mistura livros, amor e carnaval com paixão e reviravoltas. Também foi um dos meus contos favoritos. Me apaixonei pelas primas Dara e Dora.

Quinta conto de Vanessa Reis fala de amor romântico. Não daqueles que nascem no carnaval mas que florescem na festa mas que precisam da janela aberta para crescer.

Sexto conto é da Olivia Pilar quando um bloco de carnaval se apresenta como solução após um término de namoro. O que ninguém contava era que a mulher mais linda do mundo estaria dançando junto com ela. Um lindo amor de carnaval.

Gabriel.Juca 06/04/2020

Ótimo livro
Gostei da leitura, da simplicidade da escrita, da abordagem de situações que todo mundo já passou. Um ótimo livro, escrito por mulheres brasileiras, trazendo uma cara nova pra literatura nacional e uma representatividade feminina que agrega muito, para todos os públicos, seja para ter uma perspectiva da migração da adolescência para a fase adulta; ou para curtir a nostalgia das paixões juvenis.

Lore Cris 10/04/2020

Lindo lindo lindo
Confetes e Serpentinas é um livro lindo, com contos muito divertidos e inspiradores. Os textos têm personagens com representatividades positivas e são, todos, de aquecer demais o coração. Vale muito a pena a leitura.

site: https://www.youtube.com/passosentrelinhas

Vanessa 05/06/2020

CONFETES E SERPENTINAS
No geral achei os contos bem medianos, com exceção para o da Solaine Chioro, esse se tivesse sido lançado separado teria dado 5 estrelas.

Lu Santos 06/06/2020

não sou nada fã de carnaval

mas conto me faz querer vivenciar os momentos que os personagens passaram
desde os romances, as amizades e descobertas.
e ter um livro com representatividade preta é maravilhoso

as personagens estão ma mesma faixa etária que eu, e em alguma condições semelhantes, que realmente me sinto parte do conto

Renata1004 15/06/2020

Divertida
Contos diversos que falam sobre pessoas que amam o Carnaval e outras que nem tanto, rs

baianinha 12/07/2020

Leitura boa
Um livro de contos cheio de representatividade. Muito bom!!!

WhoIsMica 25/09/2020

Carnavallll
Eu vinha na sequência de leitura de livro com contos reunidos e sempre pontuava que é difícil fazer uma composição que funcione e que todas as histórias conseguissem ser muito boas e esse livro simplesmente conseguiu fazer isso e fez magistralmente.