Confetes e serpentinas

Confetes e serpentinas Olívia Pilar...

Resenhas - Confetes & Serpentinas

@leiturasdemari 10/12/2023

Bom, mas não espetacular
São contos bons, com boas histórias, mas não são aqueles que me marcaram profundamente, mas como entendo que contos são narrativas mais curtas que servem para aquele momento específico, eu gostei.

Greice Kelly 03/03/2023

?? Uma antologia totalmente voltada para o Carnaval, com seis contos que trazem uma grande representatividade, cada conto foca numa história diferente envolvendo a festa e nos fazendo praticamente viajar pelo país em suas mais variadas folias.

?? Confesso que esperava um pouco mais dessa leitura, infelizmente não consegui me envolver tanto com nenhum dos contos ou personagens , talvez por serem voltados para um tema que não me chama tanta atenção, mas ainda assim acho que é uma leitura valida para aqueles que gostam da festa, procuram por algo com bastante representatividade ou apenas querem uma leitura leve para sair de uma ressaca literária. ?

@donzelaobscura 23/02/2023

Viva o carnaval, ou não.
Foi o livro escolhido do mês de Fevereiro do Clube do Livro @recifesliterarios

A temática veio bem à calhar: Carnaval!
Nesse livro, estão 6 contos de Autoras nacionais não-brancas, que foi o que me fez querer ler muito! Em cada conto a trama é bem diversificada. São bem representativos, pois abordam personagens pretas, lgbts e/com deficiência física. Também são ambientados em várias partes do Brasil, o que achei o máximo!

Os contos são:
1. Cãofetes e serpentinas - Solaine Chioro
2. Um amor de Carnaval - Rebeca Kim
3. Três dias sem parar - Duds Saldanha
4. As fantasias que criei de você - Lorrane Fortunato
5. Há mar - Vanessa Reis
6. Rainha do bloco - Olivia Pilar

Meus contos preferidos foram: As fantasias que criei de você, Há mar e Rainha do bloco.
Foi uma leitura leve e divertida. Gostei muito da criatividade das histórias, mas na minha opinião, as que se sobressaíram mais foram as que favoritei.
Capa bonita e diagramação OK.
Indico pra quem tá procurando algo do tema ou uma leitura rápida e fluida.

DominicSReynaldo 23/02/2023

A nota é a média das notas de cada conto
Cãofetes e Sepentinas
Eu já tinha lido outros trabalhos da Solaine, e como sempre a leitura sou fluida
Foi ótimo ver um conto sobre amizade, pois quase sempre essas coletâneas só focam no romance ;-;

Um Amor de Carnaval
Olha, eu amei essa viba de "reencontrar amor de infância". É tipo, você só precisa estar no lugar certo, na hora certa, pra magia carnavalesca acontecer hahaha

Três dias sem parar
A realidade do jovem CLT que não tem paz nem no Carnaval. Me senti representada

As fantasias que criei de você
É tipo Cinderela com O Lago dos Cisnes, no Carnaval. Mas foi meio exagerado o tanto de "olha, eu sou negra" no conto. Parecia aquele episódio de 'Todo mundo odeia o Chris': Ele era negro, com andar negro, tinha cabelo de negro, negro, negro..."

Há mar
Mais uma história de amor de carnaval. Só que eu achei meio nada com nada, acho que comecei a desgostar quando o cara pede pra ela deixar a já ela do quarto aberta. Que papo de pevertido

Rainha do Bloco
Olha, eu achei que era um conto de "amigas superando a adversidade" mas acabou sendo "joguei minha amiga pra escanteio por uma paquera"
Não foi um conto ruim, foi bom, mas começou com um foco e mudou do nada, ou seja, me deu várias informações pra nada.
Mas tirando isso, queria saber mais da Nala e da Elza

duda :) 06/07/2022

continho basiquinho de carnaval para alegrar essa minha vida miserável.
não curto muito a época do carnaval ( com exceção das danças e dos desfiles ) porque não combina com a minha personalidade que evita as pessoas e seus contatos, mas esse conto até me deixou com um pouquinho de vontade de pular um bloquinho. mas só vontade mesmo.

Fernanda 02/03/2022

Carnavais!
Nunca comemorei o carnaval, mas depois desse livro eu simplesmente necessito. Amei as histórias que cada conto trouxe e ao mesmo tempo achei incrível q em poucas páginas eu consegui me conectar e me apaixonar com tantos personagens. Agora, PRECISO ler mais livros dessas autoras e pedir uma continuação dessa coletânea.

Gio 24/02/2022

Carnaval do jeito mais leitor possível
Essa coletânea tá muito gostosinha de ler e de escutar (playlists no Spotify, amo). Cheio de representatividade de mulheres cadeirantes e mulheres pretas, as narrativas contam sobre diversos momentos carnavalescos (todos com final feliz e cheios de amor).

Eu amei todas os contos, todos são muito gostosos de ler, mas o que mais tocou meu coração foi o Há Mar. Que escrita perfeita a da Vanessa Reis.

Amei muito, leiam nesse carnaval. ??

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 14/02/2022

fofo
gostei bastante dos contos, é legal ver várias perspectivas de uma mesma data e com bastante representatividade

Nara 25/05/2021

Perfeito ao que se propõe
Uma leitura leve e inclusiva que dá uma saudadezinha do carnaval, se bem que no meu caso está mais para "saudades do que não vivemos". Esses contos são amostrinhas de amor de carnaval mas sem deixar de nos entregar alguma crítica social, consciência de classe/raça, crítica sobre o capacitismo, temas lgbtqia+... pena que não li durante o carnaval que nem "teve" nesse ano absurdamente pandêmico.

Maria 20/04/2021

Leve e um bom passatempo
Prometi a mim mesma que esse ano aproveitaria todo o tempo livre que tivesse para ler alguma coisa. Li esse e-book durante meus intervalos do trabalho, e foi muito proveitoso para manter meu cérebro bem longe da montanha de coisas que tenho de fazer no dia-a-dia.
Nunca havia lido um compilado de contos com tanta representatividade, e gostei muito. Não é todo o dia, ou todo o livro que nos proporciona tal fato. Quanto as histórias em si, sei que a razão é serem contos leves e divertidos sobre o carnaval, então o clichê está presente.
Não que eu não goste de um clichê, e não acho que seja negativo ter dado apenas duas estrelas, mas como não sou acostumada a contos talvez tenha faltado profundidade nas histórias (que de forma óbvia não dá tempo em um conto), mas serviu como um escape de muitas notícias ruins que estão em voga.
Voltarei a ler um dia e talvez lá, mais acostumada aos contos aprecie do jeito correto.

WhoIsMica 25/09/2020

Carnavallll
Eu vinha na sequência de leitura de livro com contos reunidos e sempre pontuava que é difícil fazer uma composição que funcione e que todas as histórias conseguissem ser muito boas e esse livro simplesmente conseguiu fazer isso e fez magistralmente.

baianinha 12/07/2020

Leitura boa
Um livro de contos cheio de representatividade. Muito bom!!!

Renata1004 15/06/2020

Divertida
Contos diversos que falam sobre pessoas que amam o Carnaval e outras que nem tanto, rs

Lu Santos 06/06/2020

não sou nada fã de carnaval

mas conto me faz querer vivenciar os momentos que os personagens passaram
desde os romances, as amizades e descobertas.
e ter um livro com representatividade preta é maravilhoso

as personagens estão ma mesma faixa etária que eu, e em alguma condições semelhantes, que realmente me sinto parte do conto

Vanessa 05/06/2020

CONFETES E SERPENTINAS
No geral achei os contos bem medianos, com exceção para o da Solaine Chioro, esse se tivesse sido lançado separado teria dado 5 estrelas.