A Arquitetura da Felicidade

A Arquitetura da Felicidade Alain de Botton

Resenhas - A Arquitetura da Felicidade

Olgashion 12/05/2010

Um livro muito gostoso para se ler, e, se perceber a relação entre a arquitetura e o espírito de humor das pessoas. Comparações pertinentes ao caso, fora apresentação de estruturas arquitetônicas através de gravuras, as quais permeiam todo o texto.

"Construímos pela mesma razão que escrevemos: registrar o que é importante para nós"

Ronaldo 11/08/2012

Um livro muito bom, mas mal editado...
Um livro muito bom, que mudou a minha forma de ver a arquitetura, e que recomendaria muito exceto pelo fato de que as fotos são... em preto e branco! Há detalhes de frisos, painéis etc., reproduzidas em preto e branco, e de em fotos de má qualidade. Até se compreende a preocupação da editora em não encarecer um livro que é claramente um livro de popularização do valor da arquitetura como arte mas... francamente, exageraram.

psykloz 30/12/2012

De maneira poética e analítica, Alain de Botton dá vida à arquitetura, expressa sentimentos aos espaços que nos circundam. Esses espaços são vistos em todas as suas características e interpretados por uma linguagem metafórica que nos faz observar o universo com outros olhos. Essa observação passa a acontecer com uma quantidade maior de detalhes nunca antes observados.
A arquitetura é feita para as pessoas, criando espaços e ambientes com vidas e fases. Essa categorização é feita por meio de estilos arquitetônicos diferentes e materiais com características diversas. O autor observa que é preciso saber relacionar todos sem criar uma concorrência.
As construções precisam ser erguidas baseadas em seu contexto, considerando época e suas necessidades locais. Existem muitas complicações em considerar apenas a função ou apenas a beleza.
Os termos utilizados no livro são de extremo capricho e paixão pela arte. A leitura torna-se um êxtase para quem admira essa visão profunda dos espaços.
Indico não só para profissionais na área da arquitetura e engenharia civil, mas para todos aqueles que têm interesse em ampliar os horizontes e alimentar o senso crítico de tudo aquilo que se vê nos ambientes.

RyFarias 16/01/2021

Nunca foi sobre construções
A arquitetura não é uma técnica para projetar espaços. Nunca foi só sobre materiais nem só sobre beleza. Entender e se aprofundar no que ela provoca em nós vai nos fazer ter uma compreensão maior sobre isso.

Barbara838 14/03/2022

Maçante
O livro é realmente bom, podemos observar uma perspectiva do autor - como ele enxerga a arquitetura ao seu redor através dos seus estudos - mas também criamos nossa própria opinião. Eu aprendi bastante, contudo, a leitura é bem maçante, o autor em muitas ocasiões enrola demais para dizer o que quer e acabamos nos perdendo na linha de pensamento, se ele fosse mais direto ao ponto a leitura seria mais fluída e interessante.

alinemendes 31/05/2013

Envolvente como a boa arquitetura
O texto fluido e envolvente nos encaminha a algumas conclusões e, principalmente, a questionamentos interessantes. É um livro que faz refletir sobre as razões da arquitetura.
As imagens casam perfeitamente com as ideias do texto, completando o desenvolvimento dos temas.

Larissa 28/08/2018

Lindo
Lindo e poético, característica peculiar do autor. Tanta gente tenta explicar a beleza de
Paris, mas Botton consegue isso com maestria graças à sua cultura e sensibilidade.

Tais 04/01/2011

O livro é muito interessante, parei a leitura porque queria ler um outro livro, mas quero voltar e começar do inicio.

Bru Bottin 26/08/2016

Muito Bom!
O livro é muito bom, é uma pena ser tão difícil de encontrar aqui no Brasil. Tive que comprar a edição em inglês, mas ainda assim, recomendo.

lena 14/09/2023

Me mostrou uma nova visão do que é a arquitetura
Já li alguns livros de arquitetura e esse foi realmente, o primeiro que me prendeu. gostei da narrativa e da forma como o autor relacionou a teoria dele com o referencial teório, e também gostei muito de como o livro me fez enxergar, com um novo olhar, a arquitetura!
li esse pela biblioteca da faculdade e quero já, comprar para mim