Reino de Cinzas

Reino de Cinzas Sarah J. Maas

Resenhas - Reino de Cinzas

Queria Estar Lendo 11/03/2019

Resenha: Reino de Cinzas
Kingdom of Ash (Reino de Cinzas) é o último capítulo na grandiosa saga Trono de Vidro, da Sarah J. Maas. Um livro sobre guerra, sobre esperança e sobre a coragem de uma heroína inesquecível. Um final magnífico para tudo que essa série prometeu.

Esta resenha pode conter alguns spoilers dos títulos anteriores da série.

A trama se divide entre os muitos personagens que protagonizam essa história junto à Aelin. Para mostrar a imensidão da ameaça e da guerra que se assoma sobre o mundo, a autora espalha os núcleos entre várias partes do continente, com um único fim: reunir forças suficientes para derrotar o grande exército sombrio que se aproxima e ameaça destruir o último bastião de esperança que ainda resiste.

"Era uma vez, em uma terra que há muito se tornou cinzas, uma jovem princesa que amava seu reino..."

Falar sobre finais é sempre desesperador. Você chega neles morrendo de medo de não ter as expectativas correspondidas; aqui, a sorte é que elas foram superadas. Sarah J. Maas entregou, com perfeição, o fechamento que cada um desses personagens e seus núcleos mereciam. Entregou aos fãs da série, como eu, um livro para guardar no coração e jamais se esquecer. E aí está o desespero. Parece que nada que eu falar vai ser suficiente para cobrir o que foram essas 992 páginas.

Aelin é e sempre será o grande nome dessa série. A assassina, campeã do Rei, herdeira do fogo e de um reino de cinzas enfrenta as sombras e o medo em sua jornada para reconquistar seu trono e garantir um futuro a Terrasen e todos que dependem dela.

Presa a um caixão de ferro e sentenciada à crueldade de Maeve, Aelin depende de seus aliados para escapar daquele terror. Não é nenhum spoiler dizer que, em determinado momento da trama, ela vai se ver livre daquele tormento; o caminho dessa personagem envolve mais do que recobrar a própria coragem e a esperança, mas se trata de representar essa coragem e essa esperança para aqueles que a seguem. Aelin vivencia muitos horrores que podem e vão influenciar em sua maneira de lidar com a guerra.

"O mundo estava banhado em chamas. Chamas, não escuridão."

Eu nunca vou elogiar o desenvolvimento dela o suficiente. De uma garota resmungona para uma guerreira determinada até uma rainha régia e poderosa, Aelin tem, certamente, um dos melhores arcos de toda série. Eu chorei e sorri e vou guardar sua história em meu coração por muito tempo. Aelin me mostrou o que é bravura, lealdade e amor e mostrou o que é ser uma comandante benevolente e uma heroína, acima de tudo. Esse livro é um marco para sua jornada, para a assassina liberta das minas de sal até a herdeira que sonha com a liberdade do seu povo e com o peso da sua coroa.

"Há um mundo melhor lá fora. E eu lutarei por ele."

Ao seu lado, Rowan se mostrou, mais uma vez, um companheiro equilibrado e forte, um igual à sua amada. O arco do guerreiro neste livro tem muito a ver com encontrar o seu lugar na corte prometida por Aelin, não só ao lado dela, mas entre os muitos apoiadores dela. Rowan é uma voz e uma figura impiedosa, mas também um coração de ouro e um feérico apaixonado que sonha com a paz que foi perdida há tanto tempo.

As cenas entre eles encheram meu coração. É o tipo de companheirismo e amor que transcende a guerra, a incerteza; que promete um futuro, mesmo que esse futuro seja incerto. Não só Rowan e Aelin, na verdade, mas todos os casais dessa saga representam essa igualdade e essa entrega equilibrada, a ideia de que onde um estiver, o outro estará logo ao seu lado, seja em um campo de batalha ou em uma paisagem pacífica.

"E diga a ele que eu agradeço por caminhar ao meu lado na escuridão, em direção à luz."

Manon e Dorian roubaram a cena em relação ao desenvolvimento de suas histórias individuais. Eu falo com tranquilidade que o arco de Manon Bico-de-Ferro é o melhor que esse livro entregou; o de Aelin foi magnífico, sim, mas o da Manon e das Treze foi transcendental. O que a Sarah guardou para as bruxas, sua redenção e sua aliança, toda a jornada de Manon em busca do seu lugar entre as guerreiras do ar, entre aquelas que foram renegadas - assim como ela - meu irmão, como eu chorei. Como eu berrei. Como eu me emocionei.

Uma cena, em particular, me deixou soluçando abraçada ao meu Kindle por muito, mas muito tempo.

A irmandade entre Manon e suas Treze companheiras de luta é uma das coisas mais lindas que já tive a alegria de ler; o quanto as Treze se dedicam à guerra, à causa da sua superior, o quanto elas acreditam e vivem para ver Manon triunfando sobre uma ideia que, para todas as bruxas, não passa de uma lenda. Todas ali estão em busca do seu lar, da paz há muito prometida, e foi uma das coisas mais lindas que esse livro me deu.

"Seja a ponte, seja a luz. Quando o ferro derreter, quando botões de primavera florescerem nos campos outrora manchados de sangue... deixe que a terra testemunhe. E retorne para casa."

A força e a voz da Manon junto às suas irmãs de luta, sua postura frente aos conselhos de guerra, sua determinação em lutar por um mundo melhor, como prometeu a Aelin. São vários os motivos que a levam às decisões que toma, aos momentos mais emblemáticos da obra. É de tirar o fôlego e te deixar roendo as unhas porque toda a adrenalina das batalhas que Manon vivencia chega até você.

"Leve nosso povo para casa, Manon."

Do outro lado da moeda, Dorian está bem solitário em meio às bruxas, mas nem por isso menos determinado. Ele tem uma missão, uma bem difícil e perigosa, mas sabe que precisa cumpri-la para dar ao mundo - e a Aelin - uma chance de escapar de toda aquela escuridão.

"- Eu não preciso da misericórdia de um garoto.
- É a misericórdia de um rei que você recebe."

Eu quis GRITAR E BERRAR E ABRAÇAR E SOCAR o Dorian durante boa parte do livro. Ao mesmo tempo em que era conciso e coerente, ele agia de maneira precipitada e desesperadora e meu desejo era de entrar no livro pra arrastar ele pelos cabelos ao mesmo tempo em que nunca mais o soltava de um abraço. Dorian se mostrou uma grata surpresa como nos títulos anteriores; se alguma parte de mim achou que não havia mais o que crescer em seu arco pessoal, essa parte estava muito errada.

E eu amo como o caos da Manon encontra a ordem do Dorian e como eles combinam tão perfeitamente bem. Como os sorrisos mortíferos dela são um equilíbrio aos bem humorados, como eles se veem no mesmo patamar de poder e se respeitam dentro disso. Como seus corações são ressentidos por todas as perdas e crueldades do mundo e mesmo assim encontram uma razão para sentir um no outro. Que ship poderoso que SJM nos deu.

"De novo e de novo, a canção de fogo e escuridão a atravessou em direção ao mundo."

Aedion vivencia momentos tensos e perturbadores junto a Lysandra e outros personagens do seu núcleo; mesmo que todos neste livro passem por provações aterradoras, é notável e louvável a coragem que moveu Lysandra a sustentar a esperança. A não desistir, não importa quão sombrio o horizonte se mostrasse. Aedion, por outro lado, mostra um lado problemático e sombrio que eu não esperava encontrar no personagem.

Junto com a Manon e as Treze, o arco dos dois foi o que mais me deixou na ponta da cadeira, o que mais me fez tremer em medo e nervosismo, rezando pra que uma luz aparecesse logo sobre cada um deles. Sarah soube dosar muito bem o tempo entre os capítulos e a forma como eles se desenvolveram, o que ajudou a construir uma montanha-russa bem nítida dentro da guerra; uma subida lenta e torturante até o estouro de subidas e descidas e a sensação sufocante de que as batalhas nunca teriam fim.

Lysandra, aliás, outra das mulheres muito poderosas que comandam este livro. Aedion pode ser o general responsável pelas tropas, mas é sobre a metamorfa que reside o plano para impedir que tudo desmorone. Não só isso, mas toda firmeza na tomada de decisões, todos os questionamentos, tudo que move Lysandra para continuar lutando; é de um poder e de uma presença impressionantes e que combinam tão bem com tudo que Aedion representa. Se eu chorei com esse casal? Ô se eu chorei.

"Vamos fazer desta uma luta digna de uma canção."

Elide e Lorcan fazem parte da comitiva de Aelin, mas têm espaço para seus desenvolvimentos solitários também. Afastados por causa do fim de Império de Tempestades, eles agora confrontam um horizonte de guerra e a incerteza que isso traz; Lorcan, com todo o peso de ter servido à Maeve e de ter dado as costas a ela para se juntar à sua inimiga, e Elide pelo que isso representava para Lorcan, incerta quanto a conhecê-lo realmente dentro daquele cenário caótico.

Tal como os outros personagens, eles tiveram seus momentos de glória na história. Sarah encaixou, dentro de cada núcleo, um grande acontecimento para cada nome importante para a história; uma maneira grandiosa de dizer adeus a esses personagens e suas respectivas tramas. O de Elide, devo dizer, foi de tremer na base - e o de Lorcan está conectado a esse momento.

Por último, mas definitivamente não menos importante, Yrene e Chaol, que retornam ao continente com o exército khagan, como acordado ao fim de Torre do Alvorecer, mas com seus próprios problemas em meio a isso. O alcance da guerra se estendeu além de Terrasen; assim como os outros, Chaol e Yrene precisam confrontar as sombras antes de avançar para uma possível reunião com a resistência. Mesmo seus números parecem ínfimos perto ao poder de Erawan, mas eles trazem consigo a esperança. A união de povos distantes que encontraram na liberdade um motivo para lutar lado a lado.

Eu amo meus pais Chaol e Yrene e vou louvá-los para todo o sempre. Torre do Alvorecer soou muito como um ponto final no crescimento do Chaol, e aqui ele se mostra um líder ainda mais competente e ciente dos sacrifícios e dos problemas que vai enfrentar. Ao lado de Yrene, sua igual, parte do seu coração e de sua força, Chaol tem forças para continuar; para lutar por Adarlan, Dorian e por Terrasen, por Aelin e seus amigos. Por um futuro e um mundo melhor.

"Eu estou mais feliz do que posso expressar, Yrene, de dividir isso com você. Tudo que precisar, eu sou seu para comandar."

Quem leu vai entender.

Essa personagem que começou tão escondida lá nos contos reapareceu para se tornar uma das peças principais do jogo de poder correndo pelo continente. Yrene representa a cura e a vida e, para ela, Sarah J. Maas reservou momentos magníficos e de um poder difícil de descrever. Eu me vi gritando e rolando pelo chão porque o que essa mulher faz neste livro, a força que ela carrega, só lendo para entender esses surtos.

A participação de Nesryn e Sartaq também é vital, uma vez que são os comandantes de boa parte das tropas do exército khagan. Eu talvez não tenha sentido tanto a falta deles na narrativa por causa da quantidade de personagens e também pela sensação de que Torre do Alvorecer foi a promessa do futuro deles; aqui, eles participaram como coadjuvantes bastante importantes, mas com a promessa ainda ecoando para o que acontecerá caso a guerra tenha um fim positivo.

"Mesmo que essa escuridão fragmentada ainda morasse dentro dela, mesmo que falar fosse difícil, ela mostraria o que eles desejavam ver. A Portadora do Fogo, inquebrável. Aelin do Fogo Selvagem."

Deus do céu, olha o tamanho da resenha e eu sinto que não falei nem metade o que tinha para falar de cada personagem e núcleo. Isso sem contar a própria história.

Com esses arcos estabelecidos, a autora desenvolve sua obra prima. As cenas de ação são carregadas em adrenalina e destrincham nervosismo a cada página, fazendo você devorar os capítulos em busca de um momento de calmaria. E os momentos de calmaria, em sua maioria, são tão carregados em incerteza e medo que dá ainda mais nervoso sobre o que está por vir; Sarah, no entanto, não mostra apenas sombras e terror. Esse livro também tem amor, de todos os tipos. Fala sobre a força da família, do companheirismo, da amizade. Fala sobre a força entre os amantes e seus corações, a força entremeada nos sonhos de cada um desses personagens.

"Uma chama contra a escuridão que crescia. Uma chama para iluminar a noite."

Minha única crítica é mais uma birra e um detalhe que eu achei um pouco engraçado e tem a ver com o fato de as cenas de batalha serem muito, mas muito semelhantes a várias que ocorreram em O Senhor dos Anéis. Como fã, foi impossível não reconhecer o padrão dos cercos e das cenas e eu só conseguia pensar "hmmm, já vi isso antes". Por sorte, não foi em absoluto e Sarah conseguiu entregar mais momentos originais e surpreendentes, deixando essas semelhanças de lado com o tempo.

O que as sombras - Erawan e Maeve - representam é bem desenvolvido, dá medo porque parece impossível de derrubar, mas o que importa realmente é pelo que se luta. Um mundo melhor. E é tudo pelo que você torce em todas as 992 páginas; pode parecer gigantesco, mas te prometo que passa rápido. Rápido demais. Ao fim, a sensação que ficou foi de vazio e de saudade, uma dor boa, uma despedida digna.

"Não havia escuridão na história dela."

Eu termino esta resenha aqui porque, se pudesse, falaria por mais páginas e páginas sobre como Kingdom of Ash marcou meu coração para sempre. É um livro lindo, emocionante e definitivamente a despedida perfeita para tudo que Trono de Vidro representou para mim, em todos esses anos acompanhando a série.

Adeus, minha Fireheart, e obrigada por tudo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/11/resenha-kingdom-of-ash.html
Michelle 12/03/2019minha estante
Quando comecei essa série não foi uma que me marcou muito, mas com o tempo e o crescimento dos personagens fui me apaixonando por ela. Amo Aelin, uma das melhores personagens de todas. Amei esse livro.

Queria Estar Lendo 13/03/2019minha estante
Oi, Michelle! Eu me apaixonei pela série desde o primeiro capítulo do primeiro livro, então esse crescimento me pegou de um jeito bem difícil de explicar. Mas marcou o suficiente pra ficar comigo pra sempre. O que a SJM entregou nesse arco final foi indescritível, já estou morrendo de saudade :')

Michelle 13/03/2019minha estante
O terceiro livro para mim foi o auge da série, foi quando realmente comecei a amar de paixão ela. Nunca gostei muito de Aelin com Chaol >.<
Amo personagens fortes que fazem o que precisa ser feito. As melhores séries que acho tem essas personagens.

Raíssa 01/05/2019minha estante
Amei sua resenha! Ela representa muito do que eu pensei desse livro! Ela foi perfeito em cada ponta solta e cada história que foi desenvolvida... meu único problema foi realmente a cronologia da guerra, que poderia ter durante umas 100 páginas a menos. Rs

Sil 25/05/2019minha estante
Vc me representa na parte q escreveu das treze , foi fantástico a entrega , a forma q elas sacrificaram por sua líder . Chorei litros nessa parte . O livro todo foi maravilhoso, foi de partir o coração o que Aelin sofreu na unha da Maeve. Sarah fechou com chave de ouro .

Cecilia 04/06/2019minha estante
Meu Deus!! Que resenha maravilhosa!! Vc conseguiu expressar meus sentimentos todos rss
(tirando só a parte de Senhor do Anéis, confesso que não lembro mais).
Que série fantástica e que desfecho perfeito!!
Fico até envergonhada de dizer que comecei a leitura ?apenas? para poder ler Corte de Espinhos e Rosas.
Personagens que são tão sofridos e batalhadores e reais e acima de tudo que nunca, mas nunca abandonam a esperança. A esperança em um mundo melhor, nos amigos que se apoiam. Uma estória que conta que somente com confiança e amizade, a vitória do bem acontece. Uma estória de almas em redenção, de vidas que se entrelaçam, de amadurecimento e de retorno.
Ri muito e chorei demais. Essa série criou um espaço próprio e especial no meu coração.

Rafaela.Francisco 04/05/2020minha estante
Olá, me tira uma dúvida. Devo ler Torre do Alvorecer antes do Reino de Cinzas?

Queria Estar Lendo 10/05/2020minha estante
Oi, Rafa. Sim, deve sim! Ele é o sexto livro da série, lançado aqui como "romance" não sei PORQUE já que contém muitas informações essenciais pra tu terminar de ler.

Vidal 12/05/2020minha estante
Desde o primeiro capítulo da série até a última palavra do último livro eu fui eternamente selada pra dentro desse universo. A história me faz chorar até hoje, só por lembrar de tudo. Marcou a minha vida de uma forma totalmente nova. Nunca pensei que um livro pudesse me tocar tão profundamente, que pudesse fazer parte da minha própria história, da minha vida, mesmo longe das páginas. Transformou muitas outras experiências literárias em cinzas.
Agradeço eternamente a Sarah J Maas por me possibilitar essa experiência. Não há palavras pra descrever tudo o que se passa em meu coração quando o assunto é trono de vidro.?

Paula 27/06/2020minha estante
Que série!!! Se tivesse mais mil páginas eu leria se tivesse mais 7 livros eu devoraria

Felipe Reis 01/07/2020minha estante
Nunca achei que ia chorar tanto com um livro na minha vida. Li em 3 dias, não fiz mais nada, não conseguia parar de pensar em ler, foi difícil até dormir. Perfeição em forma de livro, se um dia eu achar um livro melhor, compro a box da coleção na hora.

Livs 27/07/2020minha estante
sua resenha está incrível e descreveu exatamente todas as emoções que eu senti, todos os choques e choros (muitos) que esse livro me causou. só resta agradecer a SJM por essa obra de arte, ou como eu gosto de chamar, o livro do impossível haha

gaby 27/11/2020minha estante
só senti falta de uma coisa nessa resenha... para sempre gavriel, asterin, vesta e sorrel em meu coração ??

Samara.Maria 20/04/2021minha estante
No começo achei meio confuso ,porém do meio pro final tudo se encaixou ,e eu nunca chorei TANTO na minha vida ,acabou com meu psicológico.5 estrelas ?

Paula 26/06/2021minha estante
Amei a série. O desenvolvimento dos personagens é incrivel, mas de uma maneira bem suave. E no último livro, todas as pontas soltas são amarradas. Me apaixonei de verdade?. Chorei com cada perda e com as vitórias também, me envolveu completamente.

Elisa 19/02/2022minha estante
Falou realmente tudo, quando eu comecei achei que seria uma história legal, não "A história" aquela que mudou minha vida, aquela que me ensinou sobre várias coisas, sobre Esperança, Trono De Vidro é uma grande saga literária e mostra como livros de fantasia também são livros, são impactantes, não tenho palavras para descrever a magia dele.

Muito obrigada, Trono De Vidro!
Todos estarão sempre no meu coração.

Giovanna 13/10/2022minha estante
terminei de ler e você expressou tudo o que eu senti, confesso que queria muito um epílogo de um futuro mais distante mas acho que a sjm não quis fazer isso pra deixar o futuro deles em aberto.. eu to destruída com as perdas, chorei a noite todinha kkkkk a partir dos 80% eu coloquei "power over me" (o hino de terrasen kkkk) pra tocar baixinho e foi glorioso fiquei imersa no mundinho de tog e me entreguei completamente a todas as emoções. Acredito que agora eu vá entrar em uma ressaca literária fodida pois parece que arrancaram a minha família de mim, muita saudade da minha Aelin e toda a gangue. ??

preta 01/12/2022minha estante
alguém por favor me indica uma série de livros estilo ACOTAR, TOG e Sangue e Cinzas!!!

Sandra Bessa 29/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa ?

ju_05 27/03/2024minha estante
Só não terminei porque mudei de pais de tive que doar meus livros, li todos menos os últimos.
Talvez eu reveja ( se eu me lembrar das coisas kkkkk)
Mas eu adorava e adoro até hoje! Foi um das sagas que mais me marcou e uma das primeiras

Bela 27/08/2021

Eu fiquei com medo do livro não atender minhas expectativas, mas aqui elas foram superadas com sucesso!! Que livro, que guerra!!! A grandeza de Aelin nessa saga, nossa, é surreal pensar no desenvolvimento da personagem do primeiro livro até aqui, incrível!! Não podia deixar de exaltar o Dorian, a Manon e as Treze, Lysandra, Aedion e Yrene, enfim, eu falaria de todos os personagens se pudesse e olha que são muitos hahaha mas ao mesmo tempo me faltam palavras para descrever tudo que senti ao ler esse livro!! Foi um desfecho a altura do que construído ao longo da saga!! Que livro lindo e emocionante!!! Enfim ?A rainha finalmente chegou em casa?. Obrigada Sarah J Maas por essa história incrível!!
Amandagjs 28/08/2021minha estante
Ai até agora não superei! Ja to com vontade de reler ?

Marcela.Messias 29/08/2021minha estante
É incrível pensar no primeiro livro e toda a jornada que nos levou ao último!
A Sarah criou tantos personagens incríveis, várias tramas que vão se intercalando que é incrível demais pensar!

Bela 29/08/2021minha estante
Nossa simm!! É muito incrível isso!!!

Inae 10/02/2023

"Reino de cinzas" ?
Chegando ao final dessa saga! ???
Não tenho muito a comentar a não ser que amei o desenvolvimento dos personagens, do rumo que o livro tomou. Fiquei apenas decepcionada com um plot que não gosto muito mas me emocionei e surtei com algumas cenas do livro.
Enfim Aelin e Rowan tiveram paz, os dias de glória finalmente.
Apesar de não gostar muito de livros de fantasia principalmente sagas extensas valeu muito a pena. Vou sentir saudades.

Jess 31/03/2021

A minha intenção inicial era escrever uma resenha enorme e muito detalhada sobre esse livro, sobre a aventura extraordinária que essa série me proporcionou ao longo dos meses em que tenho a lido, contando sobre todas as lágrimas que eu derramei por todos esses personagens maravilhosos, os sorrisos que eu dei, a força que encontrei na Aelin e em como eu sou grata por ter lido a sua história, em como eu sou grata por ela ter estado ao meu lado quando eu mais precisei, como se fosse uma amiga, segurando a minha mão e sussurrando no meu ouvido o quanto eu sou forte. As coisas que eu aprendi com essa leitura, com essa série... eu não saberia como começar a explicar, acho que não tenho palavras o suficiente.

É isso, eu não tenho palavras. Todas as que eu conheço não bastariam para descrever esse livro. Então sim, a minha intenção inicial era fazer tudo isso, mas não saberia como.

O fim chegou. Tudo foi encerrado. Eu chorei tanto com esse livro. Eu realmente achei que ele não ia me destruir, mas até que eu gostei de estar errada sobre isso. Mesmo a dor foi boa, um sinal de que eu me importei, um sinal de que eu deixei esses personagens entrarem dentro do meu coração e o abraçarem.

Não acreditei quando li a última página. Não acreditei quando vi os agradecimentos. Fiquei tão sem chão ao fechar o livro e saber que não teria mais dessa história, então continuei chorando.

Levei três meses, ou até mais, para concluir a história de Aelin Galathynius e a sua corte que mudou o mundo. E, se eu soubesse que me sentiria tão vazia com esse final, teria demorado mais.

Porém, foi bom saber como tudo acabou. Foi bom acompanhar tudo isso e chorar, rir e me demorar com cada linha desse livro.

Muito obrigada, Sarah, por essa história. A história de Aelin Galathynius, uma jovem princesa que amava o seu reino.
analuisa96 31/03/2021minha estante
Ansiosa para chegar nesse volume ??

Tiiko 24/09/2020

Reino de Cinzas
Que desfecho fantástico. Estou sem palavras para expressar o quanto eu estou amando esse livro. Sentirei saudades dessa história cheia de emoções, reviravoltas surpreendentes e de personagens incríveis. Sem dúvidas é minha série de livros favorita.
Luiz987 07/10/2020minha estante
Eu fico super feliz de ler isso, lembro quando te vendi o primeiro da série. ??

Endi.Nascimento 22/08/2021minha estante
Sou apaixonada pelo livro da Sarah

Juh Saint 26/10/2020

n sei oq dizer sem spoiler, entao so deixo claro:
tds os livros da saga q na minha opiniao foram bem variados de qualidade: mto bons (3, 5) bons (2, 6), mediano (7) e ruim (4), VALERAM APENA COM ESSE!!
n li o preludio por isso nem falei dele, mas nossa que final epico, fantastico
desfecho perfeito para Aelin Galathynius e todos q cruzaram seu caminho
jheuler 26/10/2020minha estante
Você chega no final e cai uma lagrima involuntária do seu olho. Acho esse livro perfeito, além de que a Sarah usou todos os personagens da saga nesse desfecho.

Juh Saint 27/10/2020minha estante
SIM DMS, todos se reunindo e aparecendo, um nucleo indo pro outro
achei aquilo perfeito!!
chorei e n foi pouco........

Sl@ck 01/10/2021

Que desfecho de história incrível, com certeza Dorian se destacou muito nesse livro, principalmente do meio para o final, ver todos reunidos para enfrentar o vilão realmente foi de arrepiar. As perdas são de partir o coração ainda que a autora faz com que a gente se importe com cada um e faz com que acontece de uma forma que a gente realmente não espero. Final sensacional, conhecer esse mundo e todos os personagens foi muito prazeroso.
Tamiris 15/10/2021minha estante
Ansiosa para iniciar, será minha próxima leitura.

Sl@ck 21/10/2021minha estante
Não vai se arrepender, a história é muito boa

Maria 06/02/2022

Vazia
Terminei agora pouco, e estou vazia. Um vazio tão grande deixado pela minha coração de fogo... Um nó insuportável na garganta de tanto chorar, de tristeza, de orgulho, de amor.
Aelin me ensinou tanto sobre tanta coisa, sobre estratégia, sobre se doar, sobre não desistir, sobre lutar por um mundo melhor.
Sobre não ter medo!

Nunca existiu e nunca mais existirá uma personagem tão completa quando Aelin Galathynius. Nenhuma que eu amarei tanto.

Trono de vidro é uma daquelas séries que me dá vontade de poder ler pela primeira vez novamente. 5 estrelas é pouquíssimo para avaliar essa série, e se Trono de Vidro é um 5 estrelas, terei que imediatamente diminuir a avaliação de 98% dos livros que já avaliei, porque nenhum nunca chegará aos pés.
robertargsa 06/02/2022minha estante
Tog é sensacional !!!!

Anne 06/02/2022minha estante
Sua resenha>>>>>>

retiredfromsad 06/02/2022minha estante
Chorei horrores

Mare 06/02/2022minha estante
tudo o que eu mais queria era poder ler tog como se fosse a primeira vez, amo tanto

Luciana 02/02/2022

De Assassina à Rainha
A saga Trono de Vidro é atualmente a mais apaixonante, vibrante de todas!
Posso dizer que o caminho que tomou até esse último livro foi uma viagem, e o excesso de descrição dos lugares e pessoas, às vezes se tornava cansativo, mas ao mesmo tempo foi essencial para a leitura. Eu ri, chorei, sofri muito, mas Aelin sempre foi uma personagem divina, aliás já se tornou comum ter mulheres protagonistas muito fortes, e esse não foge à regra.
Recomendo a leitura da saga inteira, incluindo os livros extras para perfeito entendimento, impossível não gostar.

Rafa.Meyer 31/05/2021

Para qualquer que seja o fim
Nem sei como escrever essa resenha, quero dizer tantas coisas, mas sempre vai faltar algo para falar; já estou triste por ter terminado essa série incrível, mas ao mesmo tempo muito feliz porque tudo deu certo e os personagens se tornaram um conforto pra mim, me senti muito próxima de todos e sofria quando eles também estavam sofrendo e com certeza todos os livros vão para sempre ter um lugar muito especial no meu coração! Já quero fazer até uma tatuagem, minha mãe que lute kkkkkkkkk
Amo todos, sem exceção!!! Na minha cabeça, todas as histórias que eu leio realmente acontecem kkkkkk e eu to muito feliz de verdade, esse livro foi simplesmente maravilhoso, incrível, tudo pra mim!!! Todos os choros e risos valeram realmente a pena.
Obrigada Trono de Vidro, por ter me acolhido até quando eu estava mal e só queria fugir um pouco da realidade, sou muito grata!!! Sarah J. Mass, até se você escrevesse o dia a dia deles eu iria ler, muito obrigada por me apresentar essa narrativa incrível e essa evolução dos personagens que adicionou muito na minha vida e me trouxeram muitos ensinamentos, principalmente sobre a amizade.
Juju 31/05/2021minha estante
eu terminei a serie há uns 2 meses e choro na maioria das fanarts. luto eterno por não ter mais livro

Rafa.Meyer 31/05/2021minha estante
ai ju nem me fale kkkkkk sempre quando eu lembro me da vontade de chorar tbm?

Bia 31/05/2021minha estante
eu ainda tenho esperanças da tia sarah fazer mais livros dessa série ?

Juju 31/05/2021minha estante
vamos torcer amigas pq olha.... DIFÍCIL SUPERAR

Keka 31/05/2021minha estante
Estou na metade dele e já me sinto deprimida,só de pensar que não tem mais ?

Laysa.Aquino 18/10/2021

Uma despedida
Isso aqui vai ser em partes, vou falar primeiro desse livro e depois de toda história em si, então pode ser que tenha alguns spoilers.
Reino de cinzas é pura tortura psicológica, sofri do começo ao final, chorei que nem uma cadela, mas também é um livro que faz jus ao final de uma grande história, a história de Aelin e seu povo. Desde o resgate, os reencontros, os preparativos para a guerra eminente, a guerra, as despedidas de personagens que amamos muito (Gavriel eu te amo meu leãozinho) e finalmente o final de paz com o crescimento de um reino machucado e ferido, o renascimento da fênix, literalmente das cinzas.
Trono de vidro, o que falar dessa história que começa com uma assassina, um príncipe, um guarda e uma competição?tantas coisas que podiam ser diferentes, tantas coisas importantes naquele primeiro momento, o momento em que aprendemos a gostar da Celaena. As relações dos primeiros livros são tão importantes, as descobertas iniciais, o tom de mistério e uma pitada de diversão, o clima é totalmente diferente (eu realmente sinto saudades dessa "época") a "morte" da celaena para o renascimento de Aelin é uma fase perturbadora e muito boa de ler, os novos personagens que vem chegando junto com a nova fase, as novas descobertas e aventuras, aquele gostinho de quero mais que nunca acaba.
Tog entrou para o meu top 3 de sagas/séries favoritas, é com um gostinho agridoce que eu termino e me despeço desses personagens que me fizeram companhia por 9 meses.
'Era uma vez, numa terra há muito queimada até virar cinzas, lá viveuuma jovem princesa que amava o seu reino?"
Drika 18/10/2021minha estante
Eu quero um spin off só da Manon e do Dorian, não aceito que eles tenham se pegado tanto para não ficarem juntos no final, que se dane que ela é imortal e ele não, eu quero uma virada de roteiro que faça esse dois viverem felizes para sempre juntos!

Drika 18/10/2021minha estante
Pronto falei!

Laysa.Aquino 18/10/2021minha estante
Amg eu também fiquei indignada, aquele final deles dois, preciso desse casal.

Giu 16/04/2021

UM FINAL PERFEITO PARA UMA SÉRIE PERFEITA!

O livro foi uma montanha russa de sentimentos, fluiu super bem e a conclusão deixa claro que a Sarah tá mais que de parabéns. Tudo se encaixa, tudo acontece e tudo foi perfeitamente descrito.
Ela entregou desenvolvimento, aventura, amizade, romance, fantasia e tudo que o leitor ama de maneira incrível!

Não consigo achar palavras pra descrever bem o quanto eu gostei dessa série e tudo que ela me fez sentir, acho que não sentia isso desde minha primeira leitura de mesmo gênero.
Não consigo nem achar que minha resenha seja digna pra expressar tal sentimento então apenas LEIAM!
Sério eu chorei e sorri horrores com esse livro!

Me apaixonei mais por todos os personagens e acho que ficaram muitas portas abertas pra que tia Sarah escreva mais livros com eles (QUERO MUITO).
Quero principalmente um livro com a Elide, é difícil ter favoritos entre tantos personagens fantásticos mas Elide com toda simplicidade, caráter e astúcia; e Aelin com toda sua determinação, altruísmo e humor (apesar de tudo que sofreu) me conquistaram mais que os outros. ?
Inclusive ela e o Lorcan são meu casal favorito (também entre tantos casais que eu adorei).

Enfim, vou sentir saudades de tudo e todos. Que fantasia meus amigos!

?????Spoilers a partir daqui?????

Nos últimos capítulos a partir do início da batalha esses foram meus surtos:

?Arrepiei toda com Aelin chegando na batalha, a descrição da cena foi perfeita.

?NÃO! O Gavriel não! Manoooo, Sarah vc me paga!!!!!

?Tudo dando errado de novo.... se mais alguém morrer eu surto!

?O nome do pai dele era Dorian também! ?

?Erawan morto AAAAA AMEI Elide, Yrene, Lysandra e Dorian. O quarteto fantástico! ?

? "Então vá para o inferno"  MANO, essa Rainha Feérica do Ocidente é TUDO mesmo!!!

? " Chamas do rei floresciam"
Que final perfeito! ?

Quero mais! Quero mais da reconstrução de Perranth, Adarlan e Terrasen. Quero mais do que vai ser reerguido nos desertos do oeste pelas bruxas. Quero mais de Doranelle com uma nova rainha.
Quero mais de todos esses personagens incríveis!
Quero ver Dorian e Manon juntos, Lorcan e Elide e Nesryn e Sartaq. Quero ver o filho de Yrene e Chaol e talvez os filhos de Aelin e Rowan.
Quero o Fenrys desbravando o mundo e quero conhecer o Vaughan, que ele seja mais personagem incrível e talvez membro da corte de Terrasen.
Enfim quero saber o futuro de tudo, mas também quero muito mais do passado de personagens que foram extremamente importantes, como Nehemia, as 13 e os feéricos que estavam com a tribo dos lobos.
E claro, quero muito mais de Aelin e Rowan!
Priscila 17/04/2021minha estante
Que saudades dessa série ??

Giu 18/04/2021minha estante
Te entendo Priscila, mal acabei e já sinto falta ! ?

bruna 23/08/2021

CORAÇÃO DE FOGO
eu simplesmente não consigo expressar em palavras o que senti lendo todos os livros de tog. essa jornada foi maravilhosa, e ter encerrado esse ciclo tá sendo uma mistura de sentimentos que não consigo explicar. mal acabei e já estou morrendo de saudades. não imaginava que me despedir seria tão doloroso assim. conhecer esses personagens, a história deles, foi incrível. pode ser exagero para alguns, mas pra você leitor q tá lendo isso aqui, entende o quanto uma experiência literária pode mudar alguém. e tog me mudou. essa saga veio num momento q mais precisava e talvez pelo tempo q levei lendo, me apeguei demais aos personagens como nunca tinha antes com livro nenhum. o impacto que essa saga fez em mim, acho q não vou superar tão cedo. juro q só de pensar neles, em tudo o que passaram e no final, faz meus olhos encherem de lágrimas. eu vou ser imensamente grata pela sjm por ter criado eles, e eu ter tido a oportunidade de conhecê-los.
tog me ensinou mtas coisas, que com certeza vou levar pra vida. mas principalmente, tog me ensinou a ter coragem. a ter força pra enfrentar os desafios msm estando insegura. a seguir sempre nosso coração, pq o que importa de verdade, mais do que qualquer coisa, é o que está dentro de nós.
coração de fogo não é sobre poderes, é sobre ter a braveza no coração, para enfrentar o que aparecer em nosso caminho. ter a braveza de enfrentar nossos maiores desafios, pra moldarmos nosso próprio destino. a manter a chama acesa dentro do nós pra querer viver. não existir, não sobreviver, mas VIVER. pra lutar por um mundo melhor. pelos seus. pela sua família, por você. para qualquer que seja o fim.

e assim como a aelin, assim como o sam, eu não terei medo.
Mariana 23/08/2021minha estante
Amg, posso te fazer uma pergunta? A saga de tog vc leu ela na ordem que vem os livros pra ler, ou leu em uma ordem diferente?

bruna 23/08/2021minha estante
amg eu li assim: tog > coroa da meia noite > lâmina assassina > herdeira do fogo > rainha das sombras > império de tempestade > torre do alvorecer > reino de cinzas

Thais.S 23/08/2021minha estante
Amo demais esse serie ??

Thais.S 23/08/2021minha estante
Mari.. eu li lamina da assassina antes de Torre do Alvorecer e não foi uma boa kkkkk, eu ja sabia quase tudo da história e perdeu a graça.... mas vai de vc amiga, tem gente q lê ele primeiro, já tem outros q dizem q o ideal é ler antes do livro 3!!!

Mariana 23/08/2021minha estante
Valeu gnt, é pq mt gnt fala q fica confuso kkkkkk, eu comprei o box e estou em duvida de como começar a ler, mas vamos na fé né kkkkkk

bruna 23/08/2021minha estante
eu recomendo muito ler nessa ordem que eu li, achei essencial pra toda a construção do livro

Bia 23/08/2021minha estante
Que coisa linda ? q vontade de chorar não quero terminar essa série, queria comprar o último livro físico tu acha q vale a pena? Todos os outros tenho no Kindle

bruna 23/08/2021minha estante
obg amg ??? acho q não vale mto a pena não, sla. eu adoro a sensação de ler segurando o livro, me sinto mais próxima sabe? KKK mas ele é um calhamaço, ent as vezes é desconfortável de segurar/ ler em determinadas posições e é pesado pra carregar (caso goste de ler fora de casa). ent vai mto da tua preferência, porém pq não começar a coleção por último? KKKK

evy 20/07/2021

um dos livros mais emocionantes que eu já li, adorei sorrir e chorar junto com esses personagens tão incríveis.

Artsfairchild 17/07/2021

Nunca li um calhamaço em tão pouco tempo, foram tantas coisas acontecendo que eu fiquei ansiosa pra terminar logo. Gostei muito do desfecho, ficaram poucos furos mas que deu pra passar, o final foi ótimo porque todos tiveram papel importantíssimo em cada vitória conquistada, não foi só a protagonista que salvou o dia e sim todo mundo ali junto guiado pelo interesse de um mundo melhor.

"O mundo será salvo e refeito pelos sonhadores"

O maior ponto negativo pra mim foram as trocas de narração em todo capítulo, o que quebrava o clima, principalmente, quando ia pra os do Aedion que virou minha decepção com a forma que tratou a Lysandra.

A morte de um personagem em especial não me agradou, ele morreu a troco de nada, ao contrário das outras mortes.

Queria um conto focado na Manon e Dorian, entendo o porque deles não terminarem definitivamente juntos eles tinham coisa pra resolverem nas próprias vidas, mas queria ver como isso iria ser desenrolado