Reservado

Reservado Alexandre Ribeiro

Resenhas - Reservado

Patricia 04/01/2021

Incrível!
Escrita cativante e fluida de Alexandre Ribeiro. Achei muito original a forma como Alexandre transita entre o mundo aonde nasceu e foi criado e outro mundo que pouco o acolhe.
Os nomes, não escolhidos por acaso, são muito marcantes conforme a história segue. Logo se percebe que são muitas Histórias e quase nenhuma Estória.
O desafio de ler em menos de 1 mês parece risório pela qualidade e sensibilidade tamanhas do texto. Esse escritor voa alto! Aguardo ansiosamente por futuros trabalhos.

Desirrê 24/12/2020

Uma leitura necessária
Necessária para pensar, para entender e se revoltar. Os nomes dos personagens são todos referências a nomes verdadeiros, de pessoas que da ficção pro real foram injustiçados, brutalmente assassinados/executados por aqueles que têm "poder". "Foram mortos pelas mesmas mãos que muda de corpo. A mão de gente que tem a lei, o dinheiro e as armas a seu favor".
Reservado é uma leitura necessária pra entendermos a realidade que um ônibus pode te levar. Ou levar alguém próximo. Ou alguém que você não conhece, mas que é estatística. É uma leitura divrtida, instigante, pesada e verdadeira. A linguagem perfeita para a realidade da grande cidade.
Estou emocionada, ao mesmo tempo que jamais irei esquecer destes nomes, destes fatos, desta história.

Julia.Alves 20/09/2020

O que está RESERVADO na sua vida?
Termino essa leitura ainda mais inquieta em perceber o quanto na vida de algumas pessoas já existe algo reservado...e podemos pensar que seja algo bom, mas na maioria das vezes não. Há uma grande realidade de desigualdade, violência, racismo e preconceito em nossa sociedade que nos levam a questionar e lutar pela nossa vida e também pela vida do outro, ou seja, lutar por todas as vidas!

Murilo 25/06/2019

Apenas ficção ou uma realidade cruel?
Logo no começo fica evidente com o recado intencional do autor, a importância desse livro existir, principalmente para os jovens moradores das periferias brasileiras.

Ao que parece, o livro mistura um pouco da vida do autor, sua família e amigos, com uma história que poderia ser de qualquer outro jovem da periferia. É um livro simples de ler e profundamente sensível.

Cada pessoa que ler, fará uma leitura diferente à depender muito da sua própria história de vida. O que será inevitável à todos, é não conseguir imaginar a vida de João Victor (protagonista da história) durante a leitura.

Pessoalmente, a cada página lida, tive uma reflexão diferente. Cada capítulo pareceu ser um pedaço também da minha história e de muitos amigos que cresceram na periferia de São Paulo.

isa.dantas 02/04/2019

Reservado é uma viagem no tempo, com algumas passagens muito divertidas, mas nas suas entrelinhas, há uma crítica bem fundada e um ciclo que parece não ter fim nas comunidades Brasil adentro. Um livro necessário, que traz as vozes da periferias quase sempre esquecidas por todos nós.

Ingrid 06/03/2019

Leiam já.