Reservado

Reservado Alexandre Ribeiro

Resenhas - Reservado

Desirre2 24/12/2020

Uma leitura necessária
Necessária para pensar, para entender e se revoltar. Os nomes dos personagens são todos referências a nomes verdadeiros, de pessoas que da ficção pro real foram injustiçados, brutalmente assassinados/executados por aqueles que têm "poder". "Foram mortos pelas mesmas mãos que muda de corpo. A mão de gente que tem a lei, o dinheiro e as armas a seu favor".
Reservado é uma leitura necessária pra entendermos a realidade que um ônibus pode te levar. Ou levar alguém próximo. Ou alguém que você não conhece, mas que é estatística. É uma leitura divrtida, instigante, pesada e verdadeira. A linguagem perfeita para a realidade da grande cidade.
Estou emocionada, ao mesmo tempo que jamais irei esquecer destes nomes, destes fatos, desta história.

Ingrid 06/03/2019

Leiam já.

isa.dantas 02/04/2019

Reservado é uma viagem no tempo, com algumas passagens muito divertidas, mas nas suas entrelinhas, há uma crítica bem fundada e um ciclo que parece não ter fim nas comunidades Brasil adentro. Um livro necessário, que traz as vozes da periferias quase sempre esquecidas por todos nós.

profuilma 20/07/2021

Lutar com as palavras
É literatura jovem, viva, atual.Ele conta a história de João Vitor, um garoto que em seu aniversário de 9 anos ganhou um caderninho e junto um bilhete sugerindo que deveria ler para enxergar melhor a vida e assim escrever sua própria história. O garoto seguiu lendo, vivendo e contando episódios que para o bem ou para mal representam muitos outros moradores da "quebrada". O autor, Antônio Ribeiro, por sua vez, desafia o leitor a ler dez páginas por dia, porque foi um hábito que adquiriu por imposição do pai, mas que o salvou da violência e mudou o rumo da sua vida.
São relatos, ora poéticos, ora dramáticos, de um jovem sobre a infância e a adolescência na periferia de São Paulo. A linguagem é leve e muito bem elaborada.
A história do título é bem curiosa, mas vou deixar que vocês descubram.
Eu conheci esta obra por meio do Instagram do autor @daquebradapromundo E como foi bom conhecer a história de quem acredita que é possível, que a literatura, assim como a educação é um direito de todos e trabalha todos os dias para espalhar palavras, encantamento e esperança pelo mundo.

Murilo 25/06/2019

Apenas ficção ou uma realidade cruel?
Logo no começo fica evidente com o recado intencional do autor, a importância desse livro existir, principalmente para os jovens moradores das periferias brasileiras.

Ao que parece, o livro mistura um pouco da vida do autor, sua família e amigos, com uma história que poderia ser de qualquer outro jovem da periferia. É um livro simples de ler e profundamente sensível.

Cada pessoa que ler, fará uma leitura diferente à depender muito da sua própria história de vida. O que será inevitável à todos, é não conseguir imaginar a vida de João Victor (protagonista da história) durante a leitura.

Pessoalmente, a cada página lida, tive uma reflexão diferente. Cada capítulo pareceu ser um pedaço também da minha história e de muitos amigos que cresceram na periferia de São Paulo.

Julia4607 20/09/2020

O que está RESERVADO na sua vida?
Termino essa leitura ainda mais inquieta em perceber o quanto na vida de algumas pessoas já existe algo reservado...e podemos pensar que seja algo bom, mas na maioria das vezes não. Há uma grande realidade de desigualdade, violência, racismo e preconceito em nossa sociedade que nos levam a questionar e lutar pela nossa vida e também pela vida do outro, ou seja, lutar por todas as vidas!

Patricia YM 04/01/2021

Incrível!
Escrita cativante e fluida de Alexandre Ribeiro. Achei muito original a forma como Alexandre transita entre o mundo aonde nasceu e foi criado e outro mundo que pouco o acolhe.
Os nomes, não escolhidos por acaso, são muito marcantes conforme a história segue. Logo se percebe que são muitas Histórias e quase nenhuma Estória.
O desafio de ler em menos de 1 mês parece risório pela qualidade e sensibilidade tamanhas do texto. Esse escritor voa alto! Aguardo ansiosamente por futuros trabalhos.

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 16/11/2022

Lindo, real, e necessário.
Me deparei com a obra a certo tempo atrás através de um amigo que por sua vez é fã do escritor. Confesso que foi uma saga para comprar o livro, ora não havia quantidade disponíveis nas livrarias, ora a empresa responsável pela entrega acabava tendo problemas, enfim, no final, deu tudo certo. Dito isto, vamos a alguns pontos.

Tentarei não estragar a experiência de quem for ler, não quero contar ou dar nenhum spoiler e estragar a surpresa. Bem, vamos lá. No livro conhecemos João Victor, menino da cor do talvez (no livro sabemos mais o que isso significa), morador de uma área em que o Estado só aparece de uma única maneira, quem pensou pela repressão, acertou, o garoto, junto da família e claro, dos amigos, ou do amigo, sendo ele “Douglinhas” seu parceiro “lado a lado”, enfrenta confrontos internos, sejam eles sobre relações amorosas ou entender como é se enxergar como pessoa de direitos onde vive, além de tentar evitar os tentáculos da violência que insistem em viver perto dele e das pessoas ao seu redor. Para escapar, nem que seja um pouco dessa “brisa” que é a vida de um “Periferiano” ( O cara que me indicou o livro tem um texto ótimo explicando essa expressão) João recorre ao seu caderninho, espaço mais que sagrado, onde lá se vão todas as ideias que se passam em sua cabeça, é ali que ele vai colocando para fora ou melhor, no papel, tudo relacionado ao que sente, o caderno vira logo um confessionário, e aos poucos, o garoto vai descobrindo a dor e a delicia de ser quem é, de ser, um “periferiano”.

Caso interesse, eu tenho uma página na plataforma Medium, onde posto alguns textos, lá, está por exemplo minhas impressões sobre o contato com essa sensacional obra.
Procure por Pedro Parker Medium.