Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

iamdudis 26/07/2021

Ser Targstan é só sofrimento hein!
Sou fã do George R. R. Martin há mais de 6 anos. Uma das minhas casas favoritas em ASOIAF é a Casa Targaryen por conta da trajetória dos personagens incríveis que existiam e que são ancestrais da lendária Daenerys Targaryen (Minha personagem favorita da vida). Se você for ler esse livro, boa sorte, pois é só sofrimento.

Fogo & Sangue é o primeiro volume sobre a série da dinastia Targaryen. Conhecemos personagens complexos e humanos. Uma linhagem de glórias e violência, onde dragões habitam Westeros tornando os conflitos mais eletrizantes e memoráveis.

O livro é narrado por grandes meistres, por isso abre várias interpretações PARCIAIS sobre os acontecimentos de uma época com magia e poder.

Quem leu o livro "O Mundo de Gelo e Fogo" irá notar que >A Conquista< dos irmãos: Visenya, Aegon I e Rhaenys Targaryen é copia e cola nesse livro. Os demais reis foi incluído mais detalhes e desenvolvimento.

HBO irá adaptar esse livro, série chamada " House Of Dragon". Eu particularmente não queria essa série, depois do desastre de Game of Thrones.

(Edit: eu faço fanfic sobre esse universo, me siga no wattpad pelo user @iamdudis)
Ray of Light 28/05/2022minha estante
Puts

Folklore 13/07/2022minha estante
Meus colegas falaram dessa série dizem qe são time verdes

Robert 16/09/2022minha estante
Esse cabelo é inspiração Targaryana ou só conscidencia

guilherme744 10/10/2022minha estante
a série tá perfeita

Juliana 11/10/2022minha estante
Tô assistindo a série e lendo o livro agora, #TeamBlack ??quero que os Verdes torrem

guilherme744 11/10/2022minha estante
#TeamBlack

sam 15/10/2022minha estante
a série ta INCRIVEL eu quero ler esse livro por causa dela

Krlos 22/10/2022minha estante
Essa versão que tá no Skoob é parte 01? Tem parte 02 do livro? Tou lendo um que vai até "A sucessão Targaryen: datada dos..."

iamdudis 24/10/2022minha estante
Serão dois volumes. O primeiro vai até o reinado do Aegon III

Robert 17/11/2022minha estante
O segundo não foi publicado ainda se não me engano

Jack 19/11/2023minha estante
Que pena

Yara250 02/01/2024minha estante
daenerys rainha

Arlefe_ 07/03/2021

FOGO E SANGUE
Fogo e sangue conta os eventos principais da casa Targaryen, desde a conquista de Aegon I até a regência de Aegon III. Nesse meio, temos detalhes históricos de como foi o reinado de seis reis Targaryen, da ascenção à queda. Cobrindo 131 anos de história.

Este livro pode ser encontrado em qualquer biblioteca do universo de gelo e fogo, sendo escrito pelo Arquimeistre Gyldayn, da cidadela de Vilavelha. Gyldayn nasceu por volta do ano de 197 D.C, e como historiador, fez sua própria obra sobre a casa Targaryen.

É um livro que tem menos diálogos e mais narrações de eventos, mas sempre dando mais detalhes e enriquecendo o universo, fechando algumas pontas soltas deixadas na saga principal sem afetar no desenvolvimento das tramas.

(Editada dia 09/11/2021).
Camy 09/11/2021minha estante
Ficou muito boa sua resenha amg, realmente agora está mais sua cara

Merk1 07/12/2021minha estante
Quero mais.O que acontece com o Rei Arrasado? Como o reino fica com a extinção dos dragões? O lorde de porto branco (antigo mão) busca vingança?

Segundo volume já ??

Arlefe_ 07/12/2021minha estante
É oq mais queremos???

Biel 28/12/2021minha estante
Sou muito fã de GOT. É uma das melhores séries que eu já vi. E tô com altas expectativas para a HOTD ??????????

@lendocomjulian 02/09/2022

Muita confusão por um trono desconfortável!
Bem, nesse livro vemos a história dos primeiros 150 anos de domínio Targaryen em Westeros.

Temos um rei conquistador, depois um rei louco, na sequencia um rei bom (até eu queria ser sudito dele), depois um rei eleito, seguindo da dança dos dragões e sobrando um rei que é criança e quem governa são os regentes.

Achei a leitura um pouco mais densa, e exige um pouco mais do leitor do que os livros das Cronicas de Gelo e Fogo (li apenas dois até o momento)

O livro é escrito por um Meistre e narrado praticamente em terceira pessoa.

Temos aqui todos os elementos de Game of Thrones elevados a máxima potencia:

- Brigas políticas
- Traições
- Conspirações
- Assassinatos
- Dragões

É um excelente livro, mas que exige um pouco do leitor, por ser mais denso, ter muitos nomes e etc.
DANILÃO1505 02/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Anna 02/09/2022minha estante
Cara, parabens pela resenha. Adorei a estrutura q vc apresentou

@lendocomjulian 02/09/2022minha estante
Muito obrigado Ana!

Soliguetti 16/08/2020

Obra de um mestre
É impressionante a maestria de George R.R. Martin para criar um mundo tão vasto e cheio de detalhes quanto o de "Fogo & Sangue", primeiro livro da sequência que contará a História dos reis Targaryen em Westeros. É muito difícil criar um enredo coeso e tão cheio de detalhes. Criar diversos enredos como os que vemos em "Fogo & Sangue", repletos de reviravoltas e com um encaixe tão perfeito só pode ser obra de um grande mestre da literatura. Martin certamente entrará para o panteão de grandes escritores da contemporaneidade, mesmo que muito provavelmente (e infelizmente) não vá terminar "As Crônicas de Gelo e Fogo".
Ophélia 05/11/2020minha estante
Me magoou com esse final aí

Darklinne 04/10/2021minha estante
Eu sou rendida por ele!

Darklinne 04/10/2021minha estante
O cara é um monstro de tão inteligente, e eu não consegui largar esse livro, pois depois da morte dos meus preferidos eu fiquei meio chateada, e relutante, porém não consegui abandonar, e cara terminou da melhor forma, deixando vc querendo saber o restoooooo kkkkkkkkk fiquei puta mais valeu, quero o Vol2 e a ver como vai ser a série.

Loba Literária 24/10/2022

Vou ficar com saudades da leitura. Ainda que seja arrastado, mais do que a série original, é muito interessante. Precisei de um tempo pra me adaptar ao formato, e não recomendo ler ao longo de meses como eu, porque é muito difícil não esquecer de todos os nomes e pá. Mas foi um livro que me deixou com gostinho de quero mais, e que li com gosto.

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Thalysco 24/12/2023

Um emaranhado de dados... Positivo ou negativo?
Fogo & Sangue foi um livro surpreendente, no meu ponto de vista. No primeiro momento, imaginei que o volume retratava os 300 anos completos da Casa Targaryan, mas a verdade é que apenas é descrita a vida e percurso de 7 (8, se contarmos com um em especial dentre os eventos da família). É uma história completa, com entrelaços e conexões surpreendentes. O autor é sempre magnífico ao descrever um obra e pôr tantas narrativas entrelaçadas sem deixar aberturas ou falhas no enredo. Contudo, acredito que ele peca justamente em tais narrativas. Acredito que muitos pontos e questões são desnecessárias a história Tagaryan (que foi a proposta do livro), mas ainda assim ganham relevância e "preenchem linguiça" ao longo do livro, excepcionalmente ao término dele. No entanto, a descrição e os resultados do evento A Dança dos Dragões é uma experiência interessante e acompanhar e o reinado de Jaehaerys e Alyssane certamente é um bálsamo para lidar com dores, amores e intrigas de uma família tão complexa quanto a descrita.

Nazli.Dias 13/03/2023

Um Volume sozinho no mundo é uma coisa terrível
A princípio, estranhei a escrita, já que é um livro escrito por um Meistre, juntando histórias que não necessariamente estão corretas. Mas depois que me acostumei, gostei muito da leitura. Finalmente, sabemos como foi a conquista, o reinado de Maegor, e a dança dos dragões. Uma pena que teremos que esperar até o fim dos tempos para ler o segundo volume.
Vejo vocês lá, bravos companheiros.

deysiane 22/06/2023

Impecável
Eu sabia no que tava me metendo e dos perigos emocionais de se apegar a qualquer personagem, mas foi inevitável não adorar Jaehaerys e Alysanne. O longo reinado deles me encheu de orgulho e foi o meu favorito. O resto é só desgraça, não adianta fingir, porém, sempre com o humor sombrio que só o velhinho tem. Quem leu as crônicas de gelo e fogo já sabe como funciona. Eu, sendo a sádica que sou, amei cada página.

Gabriel 28/08/2022

A Era Targaryen
Em Fogo & Sangue, Martin descreve o seu mundo através da metalinguagem onde o narrador é um dos meistres e assim, recorre ao fluxo da pesquisa historiográfica dentro da ficção, com várias versões dos mesmos eventos citados (respeitando suas devidas fontes).

Essa história tem início no primeiro ano depois da Conquista de Aegon I até a ascenção do Aegon III pós regência. Muito interessante como as percepções de cada tempo muda de acordo com as conveniências de sua época, pois no primeiro momento os Septões são contrários às uniões incestuosas entre os Targaryen, mas depois houve outro entendimento e sua respectiva conveniência.

Arrisco dizer que há centenas de personagens neste primeiro livro, e os nomes semelhantes e/ou iguais dão um nó na cabeça (me senti do mesmo jeito quando li "Cem anos de solidão" do Gabo, rs), mesmo assim não deixa de ser um bom exercício de percepção.

Dentre tantos personagens, destaco Alysanne Targaryen (a boa Rainha) que viveu seu reinado até o ano 100 DC junto com Jaehaerys I e conseguiu levantar várias situações para melhorar a vida das mulheres - e arrisco a dizer que se ela tivesse viva no Conselho de 101 DC a decisão seria diferente.

Os personagens pelas diversas perspectivas apontadas são mais cinzas e dificilmente representa um maniqueísmo exacerbado (uma das ressalvas creio que seja para o Cregan Stark).

A representação da Dança dos Dragões é maravilhosa. O duelo entre o lado preto e verde é a rixa que todos nós queremos palpitar. Os dragões vivem, enfim, livres. Faz parte do contexto da narrativa tanto quanto qualquer um que o monte (ou pelo menos tente).

Alguns dragões são esquecidos pelo meistre narrador, assim como tantos outros personagens e lugares. Apesar de citar outras "obras" para consultas, seria impossível dar um nó em todos os laços deste mundo, sendo o ônus daqueles que se aventuram em mundos gigantes. Minha única crítica.

Para todos que estão submersos na trama de GOT esse livro é pra você.

rintarou 04/03/2023

Livro bom, porém, a falta de diálogo incomoda um pouco. :// Tornou um pouco chato? sim. Demorei para ler? Sim. Foi curioso viajar na história dos targaryen's! Lerei mais um GGRM mais pra frente...

thvsour 16/11/2023

ent
foi uma leitura mt boa mas me deixava muito irritada quando ele passava tempo demais voltando nos mesmos assuntos dos capítulos anteriores tipo eu sei que é um livro grande mas nao vejo necessidade de ficar voltando de minuto em minuto. tirando o reinado dos conquistadores o reinado do viserys foi o melhor na minha opinião ??

Kauan_Vitor 15/01/2023

O mais mais
Fogo e Sangue: quanta angústia, tristeza, glória, perspicácia, sede de vingança, traição, medo, mortes (muitas mortes mesmo), reviravoltas e audácia.

O livro, para mim que sou fã do universo, é um êxtase. O livro começa contatando o fim de valíria, e mds, como eu gostaria de um livro sobre valíria, eu anseio muito por isso. Depois, temos a conquista de Aegon e com muitas reviravoltas e mortes e usurpamentos chegamos a grande e estimada ?Dança dos Dragões?. E meus caros, quanta emoção, quantos dragões (amo os dragões) cada um mais linda e enigmático que o outro.

O livro é narrado sob diferentes perspectivas. Com Meistres e um bobo da corte como principais fontes de informação sobre o ocorrido na época. Lógico, que a depender de quem está narrando, tem-se perspectivas bem parciais, oq torna, ao meu ver, a leitura algo bem interessante. Eu gosto como George R. R. Martin da poder e ambição a personagens femininas e oq elas fazem nesses espaços de poderes e como elas jogam (é muito bem) essa guerra de tronos, influência e poder.

Adoro como o livro nos faz mudar de lado o tempo todo. Como amei Rhaenyra Targaryen, mas como ela decaiu no decorrer de sua conquista! Enfim, amei o livro, amo os Targaryens. Não meu apeteceu o final desse livro, bem fraco levando em consideração o decorrer das trajetórias presentes!

Natzera 10/08/2022

Melhor livro, se f0d4? li na melhor companhia possível: amor da minha vida.
Esse livro fez com que eu me aproximasse da melhor pessoa do mundo.

Rhaena sapatã0 perfeita
escorpimonia 10/08/2022minha estante
Resenha mais linda do universo todinho ????????????