Mitos e Falácias sobre a América Latina

Mitos e Falácias sobre a América Latina Carlos Rangel

Resenhas - Mitos e Falácias sobre a América Latina

Mauricio Skoober 28/05/2023

Distorções contadas para nós
Os Estados baseados em princípios mercantilistas se fortalecem quando o estado de direito e a democracia são fracos.
A globalização é o ganha-ganha, o nacionalista é o soma zero.
Os colonos da nova Inglatera(norte dos EUA), chegaram na América do Norte não com a expectativa de serem servidos pelos escravos, mas sim dispostos e ansiosos para trabalhar com suas próprias mãos. Diferente do Brasil, onde é possível perceber em nossa novelas a presença marcante da escravidão e a perpetuação desse sistema infeliz, aonde profissionais de ensino superior estariam realizados tendo suas fazendas com muitos escravos. Isso trouxe além de falta de liberdade, um atraso moral e falta de perspectiva para a nossa sociedade que demorou para se desvenciliar desse sistema hostil.
Matheus_Lago 02/06/2023minha estante
Ja me falaram muito sobre o livro de Alexis de Tocqueville sobre essa questão, que seria a melhor referência para entendermos a forma espontânea de desenvolvimento das colônias Americanas baseadas em princípio morais. Ainda não li, quero ler ainda para ter uma opinião melhor sobre isso.

Jéfet 02/01/2023

Mitos e Falácias sobre a AL
O livro é excelente: traz uma interpretação e visão plausíveis à construção latino-americana e seus complementos políticos, sociais e econômicos de modo a desviar do vitimismo do imperialismo dos séculos passados.
Mauricio Skoober 28/05/2023minha estante
Achei muito interessante a parte que fala como a mentalidade escravagista foi prejudicial a nossa sociedade. Não focando em liberdade, em autonomia e em vocações. Por isso só a liberdade, mais uma vez é o caminho.

Zeantonio 02/01/2023

Um ótimo livro, ponto de vista totalmente diferente do que vemos na atualidade. Apesar dos personagens terem mudado, os acontecimentos se repetem na região até os dias de hoje. Nos faz perguntar se o continente está fadado ao fracasso.
Mauricio Skoober 28/05/2023minha estante
Achei muito interessante a parte sobre essa visão que temos que somos pobres por que os EUA ou então outros países são ricos. O livro mostra que isso é um visão deturpada.

LUCAS JFB 07/04/2021

Um dos melhores livros que li recentemente
O autor Carlos Rangel foi muito profético em algumas de suas passagens. Mas o que mais encanta em seu livro foi o fato de, há quase 50 anos, ele já ter escrito sobre como os fracassos latino-americanos seriam acusados como resultado de ações ?imperialistas?.
Ele ainda escreve sobre a ideia de começarmos como ?bons selvagens? e terminarmos como ?bons revolucionários?, deixando MUITO CLARO que os fracassos dos latino-americanos são resultados de suas próprias práticas e escolhas, e não resultados de um complô dos países de primeiro mundo contra os de terceiro, e por aí vai.
As raízes ibéricas, o legado da escravidão, a Igreja, o ideal marxista, tudo resultou num colapso.
Deixo aqui uma passagem do livro:

?O monopólio, o privilégio e a restrição à livre atividade econômica, ou qualquer outra, são tradições profundamente arraigadas nos indivíduos das sociedades de origem hispânica.?
- Carlos Rangel, em ?A herança do mercantilismo espanhol?
Mauricio Skoober 28/05/2023minha estante
Perfeita colocação. Encontrei exatamente isso ao ler o livro, mesmo tendo uma leitura encorpada, senti que os exemplos se repetem.