Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Camila.Cutolo 24/04/2024

Adorei a visão da autora sobre esse mito, não conhecia a história e me senti super investida nos personagens.

Leeh 23/04/2024

Circe
Para os amantes de mitologia grega, a história de Circe está mais do que conectada com esse mundo.

A história traz todos os conflitos mágicos mitológicos como as criaturas (Minotauro e Trigon), assim como o lado humano e conturbado dos deuses (raiva, paixão, prazer e ambição).

Para ser sincera, esperava que o enredo trouxesse muitas aventuras e reviravoltas, mas Circe é um livro mais parado. A própria bruxa de Eana não possui uma vida ativa com coisas novas a todo momento. Para ser mais exata, a história pode ser descrita como monótona ou rotineira.

Mas nem por isso, pode ser considerado um livro ruim. Apesar da maioria das partes serem ?mais do mesmo?, as novidades que aparecem deixam o livro mais interessante e com um gosto de ?quero mais?.

Resumindo, eu descreveria esse livro como aquele que deve ser lido quando se está esperando algo mais tranquilo, quando o leitor não está pronto para ler histórias conturbadas e detalhadas de ação e fantasia nem românticos demais.

tha_rbrandao 19/04/2024

?A resistência sempre foi minha virtude, então continuei.?
Circe não é apenas um reconto da famosa bruxa mitológica, mas é também um mergulho no cerne feminino. Pôde-se entender como uma revolução feminista: ?A mulher que reivindica a si mesma? ou uma narrativa de auto deferência - escolha como quer encarar.

Fato é que nossa heroína é uma mulher humilhada e, desde a nascença, obliterada por sua própria família de deuses e titãs. Encontra na magia, no esforço laborioso de cada dia, sua própria fonte de poder. Sua voz. Sua impavidez. E naqueles séculos em Eana, forja com suas mãos e força de vontade sua própria mitologia, construindo o imaginário da poderosa deusa que causa temor e fascínio em aparições como em Odisseia, de Homero.

A Circe que eu conheço é a grande feiticeira nas pinturas de John William Waterhouse, isolada em uma ilha que se dobra a sua vontade, e dela extrai tudo aquilo que deseja, transformando em poder. Uma mulher impetuosa, cruel, vivendo entre leões, lobos e leoas de estimação. Devorando homens transmutados à porcos devido a sua própria ganância e vaidade para com ela. Mas aqui vamos além do mito, pois encontramos a familiar natureza crua que nos constitui, como medo, rejeição, insegurança e ira.

A escrita em primeira pessoa é extremamente imersiva e poética mesmo em sua agilidade, expressando em palavras toda a magia que flutua e tinge os dedos de Circe. Gosto de textos como esse que exploram o ambiente com lirismo e reverência. É como se, enquanto leio, também pudesse inspirar esse ar carregado de encanto, enchendo meus pulmões.

Mas por, talvez, duas ou três vezes senti que a Madeline Miller se perde, e as palavras se tornam vagas, livres de coerência, se confundindo entre algo que está no passado, um possível futuro ou um presente verdadeiro. Isso, ou então eu simplesmente não estive atenta o suficiente nesses momentos - considerando que li tudo em média de 20 horas corridas posso ter sim me perdido no ritmo da narração, ao invés da própria autora.

O que mais me agradou também foi a nítida progressão de Circe através dos milênios, caminhando passo ante passo por arquétipos e explorando suas sombras: a conhecemos primeiro enquanto donzela, então, na descoberta de seu poder, se transforma em mística; Na sua isolada ilha floresce a caçadora, e em resposta à ingratidão dos homens, nasce a anima, e depois, na paixão, vem a amante, seguidas pela mãe, a soberana e por último a sábia, completando assim sua jornada de maneira perfeita, sem destoar em momento algum ao mostrar-se ingênua demais em sua infância ou soberba demais quando já trás consigo a experiência de mais de uma dúzia de vidas.

Em resumo, Circe é um livro que vale muito a pena, principalmente se você for mulher e/ou gostar de mitologia grega. Eu amei todo o tempo que estive imersa nessa história e com certeza se tornou um dos meus favoritos do ano.

Recomendação | Ouça: King - Florence + The Machine.
stephsviana 20/04/2024minha estante
Amei demais esse livro ? apenas devorei e nem percebi ?

AliJu 21/04/2024minha estante
Que resenha ótima, amiga! Arrasou muito! ?

tha_rbrandao 21/04/2024minha estante
@stephsviana eu também li rápido demais e agora estou morrendo de saudade! ?

tha_rbrandao 21/04/2024minha estante
@AliJu Obrigadaaaa miga ??

Lima235 19/04/2024

Decepcionante
Curto muito a escrita da Madeline, rica e única, tanto que meu livro favorito é "A canção de Aquiles", mesmo tendo alguns problemas com ritmo e tal. De qualquer jeito, achei que gostaria de "Circe" tanto quanto o anterior, mas isso não aconteceu.

O começo e o meio são muito bons, especialmente a parte do Dédalo. Mas, pra mim, quando o Odisseu vai embora, tudo desanda. Até uma parte é tolerável, mas as últimas 50 páginas, mais ou menos, se tornaram insuportáveis de ler. E detestei o final. Os problemas com ritmo nesse livro são piores que em "A canção de Aquiles", então não foi uma leitura que me prendeu.

Esperava mais ????????

Nay0201 18/04/2024

CIRCE VOCÊ É INCRÍVEL

conheci a circe em PJO, mas não conhecia a história dela e a vi como vilã, agora conhecendo sua história e vendo o outro lado acho ela simplesmente F O D O N A

história muito bem escrita e um desenvolvimento incrível, só achei apenas uma leitura difícil e não consegui manter a leitura tão constante

CIRCE GIGANTE SEM MEDO

Danny 17/04/2024

Circe, bruxa de Eana
No início, achei chato e cansativo, mas ao desenrolar da história comecei a gostar. A evolução de Circe foi incrível.

Ali 16/04/2024

Que livro fantástico, juro a ambientação, as histórias, os personagens tudo foi tão bem construído e apesar de ser um reconto, achei a história toda muito original!

A história da Circe é repleta de reviravoltas e a cada capítulo eu ficava mais envolvida. Uma personagem incrivelmente forte e bem desenvolvida, cheia de camadas e que ao longo do livro só evoluiu. Os personagens secundários também eram muito interessantes e em cada parte da história, tínhamos um arco diferente.

Adorei o livro, ele valeu cada minuto de leitura!

Ana.B.C 16/04/2024

Sincero, brutal e magico
Se eu fosse descrever esse livro em 3 palavras seriam as que usei como título, Circe é uma história sincera: a protagonista não quer enganar ninguém, nem a si mesma nem as pessoas ao seu redor e nem mesmo nós leitores, Circe é brutal: ele conta sobre uma vida de dores, erros, pecados e tudo isso cercado por solidão, culpa, ódio e mesquinharia, muitas vezes de uma maneira brutal e que destrói quem esta lendo, ou pelo menos me destruiu e Circe é mágico: ele coloca momentos apaixonantes, reflexões deslumbrantes e personagens que valem apena amar. Circe é além disso tudo real, ou o mais real que um reconto de uma deusa feiticeira imortal pode ser, ele lida com todas as nossas características humanas enfadonhas, pecaminosas e depressivas em uma personagem que não deveria ser nada disso, ela não só evolui como regride, não só constrói como destrói, mas ta tudo bem pq Circe é uma mulher antes de ser uma deusa e no fundo é tão humana quanto poderia ser, e como qualquer mulher e qualquer mortal a instabilidade do caminho faz parte da jornada

Circe é forte, belo, triste, poetico, gentil, brutal, sincero, mágico e doloroso... mas no fim vale a pena

15/04/2024

Uma mulher tomando o poder para si

Tornou-se comum falarmos sobre o empoderamento feminino nos últimos tempos. É uma palavra que ganhou notoriedade ao tratarmos do papel da mulher na sociedade. Discutimos o quanto a mulher conseguiu ocupar espaços desde o último século e o quanto ainda falta ser conquistado. É nesse sentido que entra o papel da ficção. Ao fazer a releitura de alguns personagens ficcionais, ressignificamos suas histórias e as apresentamos às novas gerações. Personagens como Catarina, a Grande, Joana D'Arc, Helena de Tróia. Todas ganharam novas versões pelas mãos de autores e autoras. Madeline Miller, uma intensa pesquisadora sobre as narrativas da Ilíada e da Odisseia, escreve mais uma narrativa sensacional depois do sucesso de A Canção de Aquiles. Em Circe, ela nos coloca diante de uma personagem cativante que mesmo presa a uma ilha consegue fazer tremer o mundo em que ela habita.

Esta é uma narrativa que se centra na figura de Circe, uma mulher nascida de um deus (Hélio) e de sua mãe Perseis. Mesmo sendo um titã, o nascimento de Circe já significa uma certa perda de poder e ela habita uma posição inferior em relação aos deuses maiores. Com seu caráter submisso, porém curioso, Circe acaba não se destacando em sua casa. Sua falta de poder também acaba contribuindo para o ostracismo de parentes e pessoas próximas. Mesmo sua mãe não lhe dá valor e a considera feia e inútil. Toda a criação da personagem é marcado pela sua diminuição e quando ela e seus irmãos se rebelam, Circe é quem acaba ficando com o lado pior da moeda. Após um acontecimento trágico que envolve a criação de um monstro lendário, Circe é exilada na ilha de Eana de onde nunca mais pode sair. Nesta ilha ela entra em contato com inúmeros personagens do mundo antigo como Dédalo, Ícaro, o minotauro, Odisseu, Penélope. Esta mulher vai buscar o seu lugar no mundo, ao mesmo tempo em que valoriza a si mesma.

Clara 14/04/2024

O que podia causar medo a um Deus? Um poder maior q o deles.
Esse livro conta a história de Circe, e sobre tudo que ela sofreu sem realmente um propósito. Mostra como ela foi amada por uns e odiada por outros. Essa mulher passou por tanta turbulência e mesmo assim se manteve firme por um longo tempo. Eu simplesmente amei o livro e como ele envolve várias outras histórias gregas.

Julia 12/04/2024

Muito bom, tipo muito bom mesmo. Só no final do livro q eu fiquei bem desinteressada pq eu n sei oq q eu tenho com os livros dessa autora q sempre q eu chego nas últimas 90 páginas, mais ou menos, fica chato para cacete. Fora isso muito bom, toda mulher meio doida da cabeça deveria ler. ????

Fofox 10/04/2024

Simplesmente Circe
A Circe é uma personagem muito complexa, acho que todos eles são. É muito louco toda a questão das pessoas que passaram pela vida dela, os anos no salão, como a feitiçaria mudou ela e tbm a percepção dela do mundo e do próximo. Dá pra sentir empatia por ela e por outros em vários momentos, assim como achar algumas ações injustificáveis. É pesado como a morte é sempre tão presente e tão rápida para os mortais e insignificante para os deuses. O final definitivamente não foi o que eu esperava, mas acho que foi a forma que ela conseguiu alcançar mais paz para si mesma.

bertolinni 08/04/2024

Sobre ser tola.
?Você soa como uma mortal, eles jamais a temerão como temem o resto de nós?
existem inúmeras frases que me tocaram nesse livro, mas essa é de longe a que mais tocou o fundo do meu coração.
Circe é um livro pra aqueles que sempre se sentiram sozinhos, e que talvez nunca deixem de andar de lado com a solidão. De longe, um dos melhores livros que ja li, a leitura pode ser lenta, mas quando você se apaixonada pela Circe, e se vê nela, mais você vai ter vontade de continuar. Incrível como os nossos problemas sempre foram os mesmos, a forma como Circe é vista como tola, por ser sensível, ter sentimentos e buscar o bem dos outros, não só pensando sempre no que esses feitos lhe darão em troca, sinceramente, esse é um livro triste DEMAIS, mas um livro que vale a pena ser lido, se vc estava procurando um motivo pra ler esse livro, aqui está!

luisasatie 07/04/2024

Mais um com as bonecas gostosas e literárias
Esse foi o livro de número 7 lido com as meninas, demos a mesma nota.
Gostei das histórias que relatam porque me ajudam a me situar, histórias gregas não são muito comigo não. Tive muita dificuldade de imaginar os personagens, principalmente a Cila. Achei muita maldade com ela, inclusive.
No começo senti pena da Circe, mas lá pro final andava irritada com ela se martirizando.
Nota 4 porque não houve nada demais, mas foi legal.

Georgia.Paula 07/04/2024

Te amo Circe
Narrada em primeira pessoa, Circe conta a sua história, uma história longa, afinal ela já tem centenas de anos.
Longe de ser enfadonha, somos mergulhamos na imensidão de sentimentos, tristezas, medo e coragem. Ela sofre e luta, em meio aos deuses tão impiedosos da mitologia, ela se difere e sofre por isso, tanto nas mãos de deuses como nas mãos de homem. Mas é forte e corajosa, e o final do livro é digno de derramar lágrimas.
Uma das leituras mas apaixonantes do ano.
Não minto, queria poder transformar homens em porcos.