Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

debroua 14/07/2020

Meio decepcionante
Eu estava adorando o livro. A narrativa estava me prendendo. Estava sendo bem fiel à mitologia, não que seja extremamente necessário, pois a autora recria sua história, mas alguns pontos são fundamentais.
Mas, o final eu achei bem ruim. Fazer o que, né.

"Eu fora velha e rígida por tanto tempo, entalhada com arrependimentos e anos como um monólito. Mas essa era só uma forma na qual eu tinha sido vertida. Eu não precisava mantê-la"

Amanda | @oparaisodaleitura 13/07/2020

Circe
A imersão nessa janela da mitologia, que mostra a vida de Circe, é muito curiosa e interessante. Circe enfrenta sua família, o primeiro amor, a primeira frustração, ajuda alguém que acha merecedor, percebe o que é ser forte, compreende o que é ter uma voz, descobre novos amores, reconhece seus próprios gostos e, ainda, está sempre se reinventando e evoluindo. As situações foram construindo-a, se transformando ao longo de cada vivência. Me senti inspirada com essa história, uma luta interior gigantesca é traçada e o crescimento e a resiliência da protagonista é surreal!

Logo que comecei essa leitura me surpreendi e percebi que aqui encontra-se uma história completa que mostra os deuses que passaram pelo caminho de Circe, filha de Hélio, titã responsável pelo Sol, com a ninfa Perseis. Mesmo que a mitologia englobe diversos seres aqui eles são lançados aos poucos para que tantos nomes não se confundam. Circe narra todo o enredo, desde a sua infância em que era considerada por seus pais e irmãos uma aberração, nunca ganhando reconhecimento; até que uma determinada situação ocorre e ela acaba sendo exilada. Tal exílio, porém, a ajuda a se libertar e ser ela mesma sem os julgamentos continuamente vividos. Circe aprende muito e amadurece ao longo de toda a sua jornada. Para mim, essa deusa se tornou uma guerreira e um exemplo de mulher forte.

A história bem estruturada é colocada aqui tão límpida, crua e de tão fácil entendimento. Cada situação é apresentada aos poucos sem ser maçante e dando explicações o suficiente para que seja completamente entendido. Ainda conta com uma lista de personagens no seu fim, o que deixa o contexto e tudo o que vai se seguindo ainda mais claro.

Mitologia sempre me causou certa curiosidade, estive em constante busca por leituras que me mostrassem as histórias de vários deuses de maneira entrelaçada, onde eu pudesse entender o papel de cada um, como nesta leitura. Já li livros que explicam separadamente as aventuras de cada, são ótimos, mas por não seguirem um enredo linear, às vezes, me perdia um pouco com tantos nomes e na interação de um ser com outro.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Bruna Antonieta 13/07/2020

Circe, por Madeline Miller
Eu já conhecia a figura de Circe, mas muito brevemente, dos livros de Percy Jackson. Na obra, entretanto, Madeline Miller nos apresenta muito mais do que somente uma narração da história da deusa renegada. Ela dá novos subtons à trama. Nesse romance de formação, temas como machismo, maternidade e a própria existência humana são debatidos em meio ao ego dos olimpianos e a solidão de Circe. Assim, a autora conseguiu dar uma nova roupagem ao conto que atravessa a humanidade há milênios de maneira cativante e atual, o que me surpreendeu positivamente e tornou a leitura marcante!

Duda 11/07/2020

Já tinha lido A Canção de Aquiles (um dos meus livros preferidos, por sinal) e admiro muito a escrita da autora, além disso, me interesso muito por mitologia grega, então esse combo só me estimulou mais a ler. Foi uma jornada deliciosa acompanhar o desenvolvimento da personagem principal, todas as suas derrotas, defeitos e evolução... Mostra que os deuses são mais próximos dos mortais do que pensam, seja em suas melhores ou piores partes. Me deu um certo dejavú de quando li Percy Jackson, captei muitas referências do que já tinha aprendido com a saga kksksks. Arrisco dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano!

Vincent.Uriel 10/07/2020

Muito bom, apesar de seus problemas
Gostei bastante do livro, ele é envolvente e os personagens são muito bem desenvolvidos, a tradução é ótima também. A única coisa que me incomodou um pouco foi o fato de a história não ter um foco principal através do livro, fazendo parecer vários contos. Mas mesmo assim, é um ótimo livro para quem quer ler história da mitologia grega.

Lótus 04/07/2020

Esse livro foi uma leitura deliciosa. Eu curto muuuuito mitologia grega, então só o tema já é um enorme atrativo pra mim. Mas a história é muito bem contada e a autora lança um olhar amigável e feminista para Circe.. essa figurante de tantos mitos e que as vezes é injustiçada e colocada de lado. Me diverti muito lendo e com certeza quero ler mais desta autora! ?

becka 03/07/2020

Mediano
Ele é mediano, um pouco chato até certa parte do livro mas depois a história engata e fica mais divertida de se ler. Tem umas reflexões interessantes e uma certa gama de complexidade, mas não diria que é nada demais ou que vai explodir sua mente. Pra passar o tempo, tendo em vista eu ter lido muito livro ruim ultimamente isso só fez a história ficar melhor KKKK.

Julia.Perazzo 02/07/2020

Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis.Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.E os perigos são muitos para uma mulher condenada a viver sozinha em uma ilha isolada. Sem se dar conta, Circe acaba despertando a ira tanto dos homens quanto dos deuses. Para proteger o que mais ama, Circe deverá usar toda a sua força e decidir, de uma vez por todas, se pertence ao reino dos deuses ou ao dos mortais que ela aprendeu a amar.Personagens vívidos e extremamente cativantes, aliados a uma linguagem fascinante e um suspense de tirar o fôlego, fazem de Circe um triunfo da ficção, um épico repleto de dramas familiares, intrigas palacianas, amor e perda. Acima de tudo, é uma celebração da força indomável de uma mulher em meio a um mundo comandado pelos homens.

Ana 29/06/2020

Mitologia Grega, romance e aventura amarradinhos numa escrita gostosa e cativante. Gostei muito!

Claire Calegari 27/06/2020

incrível
Li pela a Madeline, visto que amo sua escrita, e fiquei pela história. O começo foi meio parado, mas amei a evolução de personagem de Circe e a relação dela com os mortais. Adorei o final, valeu muito a pena!

@naayaires 25/06/2020

Para quem gosta de Mitologia Grega...
é um mergulho na vida dos Deuses menores e no conflito silencioso entre os Titãs que não foram banidos e os olimpianos. Leitura bastante fluida e interessante.

@naayaires 25/06/2020

Para quem gosta de Mitologia Grega...

Anaju 22/06/2020

Quero ler mais livros de ficção + mitologia
Eu comecei a ler com um pouco de receio, sinceramente. Pelo que me lembro, nunca tinha lido algo do gênero (nem Percy Jackson no seu auge, que foi na minha adolescencia, eu acho). Então, surpreendentemente, eu gostei demais do livro. Gostei de cara da protagonista Circe, mesmo com seus defeitos, os quais me chamaram atenção até os capítulos finais. Acho que vale muito a pena ler. É um livro gostoso, com algumas reviravoltas, mas poucos sustos, nada muito OMG. Mas é muito, muito gostoso de ler. Várias momentos para deixar a imaginação correr solta: personagens, monstros, feitiços e os próprios deuses.

Se vc for ler, boa leitura. :*

Giuliane.Souza 22/06/2020

Diferente
Não sabia nada desse livro quando comecei a ler ele, mas gostei da história. Pra quem curte mitologia grega é um prato cheio

Raquel 21/06/2020

O encantamento complexo que é Circe
É sempre um prazer ler Madeline Miller. Depois de "A canção de aquiles" ter se tornado um favorito, qualquer livro da Madeline é um objeto de desejo meu. E não decepcionou nada com esse.
Ela tece as histórias e reviravoltas com maestria. É sempre denso, mas nunca perde a excitação. Eu lia por horas e achava que estava super avançando na leitura e já perto do fim, mas não. Sempre tinha algo mais, um novo acontecimento a ser explorado, e eu lia com voracidade pra saber o que resultaria.
Torcendo por circe, me exasperando com circe, amando a circe. Sua humanidade, desejos, tristezas, esperanças, ilusões, coragem. E que final! Pode parecer óbvio, mas o capítulo final foi o meu preferido: lindo, comovente, carregado de um desejo tão feroz, uma aposta que envolvia tudo.
aaaaaaaaaaa Eu amei! a escrita de Madeline faz viajar. Vôos altos e nada seguros, mas sempre recompensadores de alguma forma, com alguma reflexão e lição que é herança dos clássicos gregos. E ao reescrever esses clássicos, ela os homenageia com uma sagacidade simples, mas extraordinária. Tudo prq mim kkkk
Estou torcendo até agr por Circe. ai ai, se a vida fosse justa...