Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

iamdudis 23/05/2022

O que podia causar medo a um deus? Um poder maior q o deles.
A primeira vez que vi o nome "Circe" na vida foi sobre uma bruxa má e invejosa que punia de forma injusta nobres homens, mas por saber que todas as histórias possuí dois lados, e também saber que quando é contada a história de uma mulher - e por eu ser uma mulher - sei que nossas palavras tem por objetivo serem silenciadas e distorcidas, por este motivo acabei por me interessar por essa leitura.

Essa história não é sobre Perseu, Héracles e Aquiles, grandes heróis imaculados e que tem toda atenção em diversos meios comunicáveis. Muito menos é uma história sobre a futilidade de deuses olimpianos e titãs que submetem mortais em provações para mantê-los fiéis ás divindades. É sobre uma feiticeira poderosa e incompreendida.

Circe ganhou sua própria história através da releitura feita pela autora Madeline Miller. A autora se apodera de forma única de uma personagem que ganhou diversas narrativas em milênios.

Podemos traçar paralelos entre a Circe e como a nossa luta, nós mulheres mortais. Não importa o quanto Circe fosse poderosa, ela nunca estava realmente segura e sempre em perigo de más intenções. São diversas pautas feministas que podem ser discutidas sobre esse livro, o faz querer mais livros assim, onde podemos estar conectada com outra mulher.

Carecemos de releituras sobre complexidade e profundidade feminina na mitologia. As personagens normalmente são retidas apenas em aparições, outras são representação masculinas e em sua maioria são descritas apenas como: invejosas, ciumentas, traiçoeiras, sedutoras e manipuladoras.

Circe é uma bruxa que morava na ilha de Eana, filha do titã Hélio e da ninfa Perseis. Conhecemos a história de uma filha que não era tão amada, que vivia nas sombras dos irmãos e que tinha curiosidade sobre os mortais. Em sua solitária trajetória, Circe mergulha no autoconhecimento e começa a descobrir seu verdadeiro poder. O livro acaba por ser dividido em subtramas, marcando os momentos mais significativos de Circe. Suas descobertas, ações e amores são graduais durante o avanço na leitura.

A leitura é poética, encantadora, rica em detalhes que engrandece a história, por vezes pode vir a se tornar uma leitura lenta para algumas pessoas. A história de Circe não é apenas o quanto ela foi injustiçada e abandonada, é sobre uma mulher que possuí sentimentos ruins e bons, que é suscetível a erros e acertos como qualquer ser humano.

Circe se torna uma amiga para o leitor, sua jornada é complexa, enriquecedora e tecida desde o início até o fim. Obrigada @RayOfLight pela indicação, arrasou!
son of athen 23/05/2022minha estante
Amei a resenha, vai ter o Review no canal, Dudis?

iamdudis 23/05/2022minha estante
Haahahahahahahah idiota

Ray of Light 23/05/2022minha estante
??? n canso de enaltecer

Karla.Cassol 23/05/2022minha estante
Eu tô com esse livro e ?A canção de Aquiles? na estante já faz um tempão? mas tenho tantas expectativas, que fico enrolando por medo de me frustrar.

Ray of Light 23/05/2022minha estante
Não vai se frustrar! Eles são tudo isso mesmo

Mas Circe é melhor

andressa1327 23/05/2022minha estante
Nossa amei a resenha quero até ler agora :)

Yanne0 23/05/2022minha estante
Resenha maravilhosa ?

iamdudis 23/05/2022minha estante
Nossa vale muito a pena meninas, foi melhor livro que eu li até agora.

Douglas Finger 24/05/2022minha estante
Parabens pela resenha, só deu mais vontade ainda de lerr!

DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Val 08/07/2022minha estante
Eu tenho muita curiosidade sobre a história da Circe. Amei a resenha e ,com certeza, já entrou pra minha wishlist??

Camila.Gama 21/03/2023minha estante
Sua resenha sintetizou tudo que eu gostaria de falar sobre esse livro. ??

tavaresthami 03/04/2023minha estante
amei a resenha, fiquei com vontade de ler

vickfornier 05/04/2023minha estante
Resenha rica, vc soube abordar tudo muito bem! Nem tinha pesado muito sobre a forma que o feminismo é introduzido na narrativa, excelente!

Lu_Anjos 15/02/2024minha estante
Dizer que Circe se torna amiga do leitor é o melhor comentário que poderia ser feito? Ainda estou lendo e fico com saudade dela durante o dia? e que alegria ler a noite? é como encontrar uma velha amiga?

Fabianne 13/06/2022

Por onde andavam as deusas?
Passei a minha vida lendo, assistindo filmes e escutando sobre as incríveis aventuras do universo mitológico, grego e romano, com seus deuses e filhos que herdaram deles os poderes e a beleza . Eles enfrentavam guerras, monstros e mares. Algumas vezes uma deusa aparecia para ajudar ou atrapalhar, e se fosse mortal tinha como único destaque, a beleza, e o papel feminino se resumia a isso.
Circe é uma semi-deusa que apaixona e comete um crime. Por esse crime ela é condena a viver sozinha em uma ilha. A família a abandona nessa ilha. Nunca ninguém vai vê-la ou visita-la por séculos. O mesmo acontece com a população feminina em condição de encarceramento. Enquanto homens recebem visitas com frequência, de esposas e familiares, muitas mulheres em condição de encarceramento passam a vida sem receber uma única visita. São condenadas pela sociedade e pela família. Este é apenas um ponto de reflexão do livro. Se for comentar cada um deles irei escrever outro livro.

Não sei se homens irão apreciar este livro como uma mulher. Eu simplesmente não consegui parar de ler. O livro fala de tantas coisas que enfrentamos, com uma sensibilidade única. A escritora usa a figura mitológica de Circe para desenvolver representação da figura feminina na mitologia. Então este livro é sobre nossas lutas, sobre maternidade, sobre abusos físicos e psicológicos, sobre solidão, sobre sororidade, e acima de tudo sobre vitorias. Maravilhoso, profundo, divertido e necessário.
yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
Você explicou tão bem, concordo totalmente

Fabianne 13/06/2022minha estante
Quero ler o outro livro dela. Você já leu?

yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
Li simm e eu gostei bastante, recomendo demais, mas circe continua sendo meu preferido.

Fabianne 13/06/2022minha estante
Quero ler tudo que ela escrever depois desse livro.

yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
A escrita dela é boa demais né? Fiquei assim também

Regis 16/09/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha Fabianne. ????

Fabianne 16/09/2022minha estante
Não chega aos pés das suas ? Régis.

trizsembea 03/05/2020

A força
não sei se é pq eu sou cadelinha de mitologia grega mas estou adicionando esse à lista de melhores livros q ja li.
É uma história sobre várias histórias, sobre as faces de uma figura quase sempre coadjuvante, rebaixada, e que agora ganha voz. Uma voz ridicularizada entre os deuses, camuflada entre os mortais, mas extremamente forte. É lindo ver o desenvolvimento da Circe, como ela ganha força quando começa a se enxergar como alguém, quando vê que os deuses não têm o poder de apagá-la. É uma história sobre autoconhecimento, o descobrimento da voz interior, da própria magia -do que a torna especial. É uma história sobre o inusitado, o divergente -tantas vezes renegado. É um encontro consigo mesmo. Não pude deixar de relacionar a carta 'A força' do tarot (talvez pelo leão? talvez). Feliz de ter lido.
Vanessa Garcia 04/08/2020minha estante
Essa resenha decidiu que ele vai ser meu próximo livro.
E só de saber que a personagem lembra esse arcano maior me deu mais vontade de ler.

Yasmim do @acervo4patas 08/08/2020minha estante
Eu amo!!! É bem issonainque vc descreveu ??

Marcelo.Carvalho 09/09/2020minha estante
Também fiquei curioso pra ler agr rs

Jota.Filho 02/01/2021minha estante
Gostei do tema sou adepto de ciencias secretas esoterismo e outros pelos comentarios sei que vou gostar

Mel Fernandes 03/07/2021minha estante
Eu sou fã da personagem mitológica Circe... vou ler esse livro

Cecilia 19/09/2021minha estante
Há também um enfoque que a autora dá sobre a filosofia cinica dos deuses. A indiferença ante o sofrimento de homens e pares. O egocentrismo. A competição. Mesmo ali, isolada na ilha, Circe é joguete dos mais fortes ou mais espertos. Não há paz nem entre eles.

larasiimoes 11/01/2024

Como poderia alguém destinado a solidão ser feliz?
? Uma prisão dourada não deixa de ser uma prisão.

Um conto clássico da mitologia grega!
Nesse livro de Madeline Miller é apresentada a surpreendente história de Circe, bruxa e feiticeira de Eana, a filha bastarda de Helio, deus do sol.
A deusa, que sempre demonstrou uma certa afeição por mortais e despreza sua divindade ver-se exilada em uma ilha deserta para toda a eternidade, e isso irá causar diversas reviravoltas durante a narrativa, desde paixões à inimizades e atos de revolta.
O livro nos trás os grandes feitos e famosos contos da mitologia que, de determinada maneira, se relacionam com a história de Circe, apresentando assim uma escrita fluida e agradável.
Trata-se de uma história de amadurecimento, objetivos, sonhos e paixões mas também de bruxaria e poder.
giulia¡ 16/01/2024minha estante
amg, tem hot não, né??? não gosto de ler hot ???

larasiimoes 16/01/2024minha estante
hot HOT tem não, mas tem uma cena de estupr0 amgg ?

giulia¡ 16/01/2024minha estante
Meu Deuss!! É pesado então? Qual a classificação?

larasiimoes 16/01/2024minha estante
+16 amg, eu geralmente respeito a classificação mas conversei com um prof meu e ele disse q era dboa p eu ler e eu realmente achei tranquilo (tenho 15)

giulia¡ 17/01/2024minha estante
valeuu!!

Aline Marques 27/03/2019

Identidade é liberdade, seja você divino ou não. [IG @ousejalivros]
Circe é a mais comum dentre os herdeiros do grande titã Hélio, o Sol. Calada, observadora e obediente, a ninfa pouco tem a ver com os seres poderosos com quem compartilha a eternidade, sofrendo com seu humor ofensivo, indiferença e assédios.
Solitária e confusa, Circe decide se aproximar da humanidade em busca de amizade, carinho e respostas, e ao iniciar uma aventura capaz de surpreender até o mais estóico dos Olimpianos, acaba descobrindo muito mais sobre o mundo dos deuses e o dos homens, e também, sobre si mesma.

Descartando tudo o que é supérfluo, Miller constrói uma narrativa de ritmo e estrutura lineares.
Seres humanos e divinos competem pela atenção (e torcida) do leitor, com suas personalidades atraentes, atitudes falhas e sentimentos contraditórios.

A atmosfera de plausibilidade vai além da relação com os personagens e a ambientação da trama, pois a autora denuncia as opressivas relações de poder que envolvem a questão de gênero e raça, sutilmente interligando a ficção com a realidade.
Também é de forma atual e sagaz que avançamos através das páginas repletas de perigos e magia, aprendendo mais sobre o poder da coragem e a força do amor.

Uma releitura ousada e memorável, capaz de transpor os limites do tempo e da imaginação. Leia.
___
TW: violência, discurso de ódio e estupro.
day 04/04/2019minha estante
Maravilhosa resenha!!

Aline Marques 05/04/2019minha estante
Muito obrigada, Day!

day 05/04/2019minha estante
Tô lendo e amando

Aline Marques 05/04/2019minha estante
São tantas surpresas no decorrer dessa leitura, Day, que a única coisa que posso te dizer é: Aproveite cada página, porque acaba rápido demais!

Rayy4 10/01/2023

A história em si é muito boa, e a escrita também é bem legal.
Eu estava gostando bastante do livro, mas eu não entendi absolutamente nada do final.
Mas mesmo assim, eu recomendo.
Cigana.Geek 14/01/2023minha estante
No final, ela decide tomar a mesma poção que transformou Glauco e Cila nos seus "eus verdadeiros". Ela espera que a poção a transforme no que ela é e sempre quis ser: mulher mortal. A descrição da vida mortal que ela leva com Telêmaco é o que ela imagina que vai acontecer, mas o final fica em aberto (mas depois de tudo ela merece ser feliz então vou acreditar que a poção deu certo ahaha)

Rayy4 15/01/2023minha estante
Mas telêmaco não é o irmão do filho dela?

Cigana.Geek 15/01/2023minha estante
Sim kkkkkk são gregos né, incesto ta sempre presente xD

Rayy4 15/01/2023minha estante
vixe, mas mesmo assim, obrigada por explicar

tha_rbrandao 19/04/2024

?A resistência sempre foi minha virtude, então continuei.?
Circe não é apenas um reconto da famosa bruxa mitológica, mas é também um mergulho no cerne feminino. Pôde-se entender como uma revolução feminista: ?A mulher que reivindica a si mesma? ou uma narrativa de auto deferência - escolha como quer encarar.

Fato é que nossa heroína é uma mulher humilhada e, desde a nascença, obliterada por sua própria família de deuses e titãs. Encontra na magia, no esforço laborioso de cada dia, sua própria fonte de poder. Sua voz. Sua impavidez. E naqueles séculos em Eana, forja com suas mãos e força de vontade sua própria mitologia, construindo o imaginário da poderosa deusa que causa temor e fascínio em aparições como em Odisseia, de Homero.

A Circe que eu conheço é a grande feiticeira nas pinturas de John William Waterhouse, isolada em uma ilha que se dobra a sua vontade, e dela extrai tudo aquilo que deseja, transformando em poder. Uma mulher impetuosa, cruel, vivendo entre leões, lobos e leoas de estimação. Devorando homens transmutados à porcos devido a sua própria ganância e vaidade para com ela. Mas aqui vamos além do mito, pois encontramos a familiar natureza crua que nos constitui, como medo, rejeição, insegurança e ira.

A escrita em primeira pessoa é extremamente imersiva e poética mesmo em sua agilidade, expressando em palavras toda a magia que flutua e tinge os dedos de Circe. Gosto de textos como esse que exploram o ambiente com lirismo e reverência. É como se, enquanto leio, também pudesse inspirar esse ar carregado de encanto, enchendo meus pulmões.

Mas por, talvez, duas ou três vezes senti que a Madeline Miller se perde, e as palavras se tornam vagas, livres de coerência, se confundindo entre algo que está no passado, um possível futuro ou um presente verdadeiro. Isso, ou então eu simplesmente não estive atenta o suficiente nesses momentos - considerando que li tudo em média de 20 horas corridas posso ter sim me perdido no ritmo da narração, ao invés da própria autora.

O que mais me agradou também foi a nítida progressão de Circe através dos milênios, caminhando passo ante passo por arquétipos e explorando suas sombras: a conhecemos primeiro enquanto donzela, então, na descoberta de seu poder, se transforma em mística; Na sua isolada ilha floresce a caçadora, e em resposta à ingratidão dos homens, nasce a anima, e depois, na paixão, vem a amante, seguidas pela mãe, a soberana e por último a sábia, completando assim sua jornada de maneira perfeita, sem destoar em momento algum ao mostrar-se ingênua demais em sua infância ou soberba demais quando já trás consigo a experiência de mais de uma dúzia de vidas.

Em resumo, Circe é um livro que vale muito a pena, principalmente se você for mulher e/ou gostar de mitologia grega. Eu amei todo o tempo que estive imersa nessa história e com certeza se tornou um dos meus favoritos do ano.

Recomendação | Ouça: King - Florence + The Machine.
stephsviana 20/04/2024minha estante
Amei demais esse livro ? apenas devorei e nem percebi ?

AliJu 21/04/2024minha estante
Que resenha ótima, amiga! Arrasou muito! ?

tha_rbrandao 21/04/2024minha estante
@stephsviana eu também li rápido demais e agora estou morrendo de saudade! ?

tha_rbrandao 21/04/2024minha estante
@AliJu Obrigadaaaa miga ??

Bruno236 25/08/2023

É um livro interessante. O que mais gostei foram as figuras da mitologia grega que aparecem aqui (a parte do nascimento do Minotauro e da criação do monstro Cila foram mto boas) mas como um todo, não curti muito.

É um livro lento e as vezes BEM monótono ? talvez até propositalmente lento e monótono ? não tem grandes reviravoltas e nem incríveis cenas de ação, afinal, Circe é uma deusa exilada em uma ilha.

Na reta final dá uma boa melhorada mas até essa melhora chegar eu já tinha lido 350 páginas da Circe lamentando sua solidão eterna e transformando homens em porcos.

Deu até uma desanimada em ler A Canção de Aquiles depois de Circe kk
null 25/08/2023minha estante
O ritmo de circe é lento e acredito igual a você que é devido a história,mas canção de Aquiles vale a tentativa !!

Bruno236 25/08/2023minha estante
Vou tentar sim!! Só não vou com tanta sede ao pote kkkkk acho que por isso tbm não curti mto Circe, por culpa minha mesmo em criar altas expectativas e elas não serem atendidas

Western 03/09/2023minha estante
Canção de Aquiles é muito superior. Estou lendo Cince e não estou reconhecendo a escrita da autora

Bruno236 03/09/2023minha estante
Acho que a própria história não ajuda mto tbm, viu? Não tem escrita boa que resista a uma história assim, que não sai do lugar

Tina51 08/02/2022

"qualquer lugar onde estivesse se tornava meu templo"
que livro meus amigos ... que livro.

chorei, gritei, pulei, fiz de tudo um pouco.

esse livro é recheado de autoconhecimento, aprendizagem, amor, raiva e muita magia

muitas vezes me indentifiquei com a Circe e muitas vezes quiz bater nela.

uma leitura não tão fluída mas muito marcante.

o final me decepcionou um pouco mas continua sendo um ótimo livro.

recomendo muuuuito

amei conhecer um pouco mais das mitologias e assim ... que escrita!!!!
sah_bornelli 09/02/2022minha estante
"não muito fluída" e vc termina e cinco dias KKKKK

sah_bornelli 09/02/2022minha estante
tô mto animada pra lerrr AAAAAA

Tina51 09/02/2022minha estante
KKKKKK

Aliane.Felix 16/01/2024

Mulher, vai se benzer, por favor
Só a Circe sabe o quanto ela se ferrou nessa vida.
Eu, como não conhecedora de histórias mitológicas e sendo facilmente impressionável com mundos fantásticos, gostei muito da leitura. Me entreti bastante e a personagem principal não me irritou a maior parte do livro, o que me deixa imensamente feliz.
Infelizmente esse livro também se enquadrou na categoria de "facilmente esquecíveis", o que me faz questionar o seu impacto. Não sei se é por conta do tamanho mas pra mim Galateia da mesma autora foi muito mais memorável do que Circe, apesar de eu ter gostado sim da experiência.
Camilla Eugenie 16/01/2024minha estante
Ainda vale a leitura, mé? Tá ma minha lista ?

Aliane.Felix 16/01/2024minha estante
Vale sim, Camila. Foi gostoso ler.

Camilla Eugenie 18/01/2024minha estante
Obg Aliane ?

Lara212 02/10/2022

Finalmente sai da ressaca literária
Eu tenho mt prazer em dizer q esse livro consegui me tirar da ressaca literária, por mais que tenha uma escrita mais lenta, conseguiu me prender muito.
Eu me apeguei muito a esse livro, a essa história maravilhosa e encantadora da deusa e bruxa Circe e me senti conectada depois de muito tempo sem conseguir ler mais do que 20 páginas de um livro.
O desenrolar da história vai levando para caminhos que eu nem imaginava e eu não esperava esse final, que foi lindo.
Teve sim alguns momentos em que a lentidão dos fatos e os muitos detalhes me deram vontade de passar as páginas e ir logo para o final, mas sei que é o tipo de escrita da autora e que não sei se combinaria com o livro ter uma escrita mais rápida, pois é isso que a autora mantém do início ao fim.
Não consigo dar menos do que 5 estrelas para esse livro.
Looser 02/10/2022minha estante
Eu li o outro da Madeline (canção de aquiles) e gostei muito, espero um dia conseguir ler kkkk mas qual é a classificação indicativa?

Lara212 02/10/2022minha estante
Quero muito ler canção de Aquiles parece ser mt bom kkkk, acredito q a classificação indicativa de Circe seja +16

Looser 02/10/2022minha estante
Obgggg, canção de Aquiles é incrível, recomendo bastante

Duda.Gomes 20/08/2023

Deuses e medo
Circe foi tão humana quanto qualquer outro humano, lidando com a sua imortalidade que durante o livro serve mais de castigo para ela que seu exílio, assim como a sua divindade - que ela tanto odeia.
O fato de sempre expor que a bruxaria salvou sua vida me deixa extasiada, Circe mostra como a paciência e a "força de vontade, como ela compartilha com Penélope, é o fator principal na bruxaria. É lindo como o caos no começo de suas feitiçarias mostra uma realidade crua na vida dos Deuses, que ela expõe de forma honesta; erros são cometidos até mesmo por seres de poderes divinos, os mais poderosos transformam isso em diversão e orgulho, Circe foi punida, exilada, menosprezada ao mostrar qualquer singelo sinal de poder e até mesmo antes, quando era somente uma ninfa, vivia a sombra das ridicularizações dos irmãos e irmãs e tios, frequentadores dos salões de seu Pai, o qual ela desesperadamente, mesmo omitindo de si mesma, se agarra por amparo e recebe indiferença, um descaso cru e imponente, e posteriormente, numa fase mais feliz e tranquila de sua vida, o ódio.
Eu poderia dizer tanto desse livro, ele engloba como a maternidade te exaure até se tornar algo simplório, como as tempestades em sua ilha.
Um livro simplesmente impecável, uma leitura linda e sentida.
thaissmonteiro_ 21/08/2023minha estante

thaissmonteiro_ 21/08/2023minha estante
me deixou com vontade de ler! kkk

Duda.Gomes 22/08/2023minha estante
Ele é tão profundo

Maressa 26/10/2021

Circe - entre o castigo dos deuses e o amor dos homens
Antes de começar a resenha propriamente dita, preciso falar que essa é a segunda obra que leio da Madeline Miller.

Seguindo a ordem de publicação dos livros, li primeiro A canção de Aquiles. Um livro lindo que me deixou naquela ressaca (passei dias revivendo), então, na tentativa de superar aquele "blue", iniciei a leitura de Circe, e recomendo a quem tiver interesse de ler os dois livros, que siga essa cronologia.

Em Circe revemos muitos dos personagens que estiveram em Tróia e temos vários spoilers sobre o destino de Aquiles, Pátroclo, Odisseu etc.

**CIRCE**

Circe é uma "deusa menor", filha primogênita de Helio (deus Sol) e da ninfa Perseis. A personagem é muito bem construída, ao longo da história ela passa de criança/jovem desprezada para uma mulher forte e capaz de feitos inacreditáveis. A história lembra O Patinho Feio. Mergulhada na insegurança e carência afetiva, ela demora bastante a compreender a extensão do seu dom (bruxaria).

Durante séculos Circe se deixa rebaixar pelos outros, mas cada queda se transforma num ensinamento, até o ponto em que ela se entende soberana de si mesma, capaz de rechaçar deuses, enfrentar monstros e, principalmente, conquistar sua liberdade.

A leitura é fácil, CIRCE não é a protagonista sem defeitos, pelo contrário. Em muitos momentos ela é um exemplo, um alerta do que não devemos ser ou permitir (humilhada e subjugada por deuses e homens). Superando as dificuldades, a personagem chega ao final da história empoderada, sendo merecedora do seu desfecho.

Cinco estrelas mesmo!!! Super recomendo! Li online, mas o livro físico é belíssimo!

Ansiosa pelas próximas releituras da autora!

(Destaque para o trecho entre Circe e Prometeu).
Lana 27/10/2021minha estante
Entrando no clima de mitologia venho panfletar Percy Jackson ?. Na saga posterior de Heróis do Olimpo Circe vai aparecer em um dos livros kkk. Gostei da indicação ??????

Lana 27/10/2021minha estante
Perai cancela, não é Circe q aparece em HDO, é Hécate, me confundi porque ela também é uma feiticeira kkkk. Mas em Percy Jackson e os Olimpianos Circe aparece de fato.

Maressa 27/10/2021minha estante
Eu não conhecia a história dela, o que pra mim foi ótimo rsrs tu vai gostar da leitura