Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Fernanda.Canseco 24/07/2022

Um ótimo livro. Usa muito bem das referências á mitologia original. Gostei muito do desfecho e das relações desenvolvidas ao decorrer do livro. Terminei com um sentimento de satisfação.

Gio Déssio 07/06/2023

Alexa, play ?exile? by Taylor Swift
O livro não é ruim. Comecei com grandes expectativas, já que sempre via muitos comentários positivos sobre ele, mas em nenhum momento criei qualquer vínculo com a história. Circe é uma personagem forte e sensível, mas senti que todas essas qualidades não foram muito bem desenvolvidas ao longo da história. Muitas de suas ações não tem qualquer consequência e isso sem falar nas inúmeras tentativas forçadas de romance onde nem precisava ter, o que me incomodou demais ao longo da leitura. Além disso, o final também foi muito apressado e mal executado, e questões que eu esperava desde o começo do livro por um acabamento, foram esquecidas, deixando várias pontas soltas pra caminho. Enfim, como já disse, o livro não é ruim, mas, infelizmente, deixa a desejar!

A.Maia 13/07/2020

Circe
A imersão nessa janela da mitologia, que mostra a vida de Circe, é muito curiosa e interessante. Circe enfrenta sua família, o primeiro amor, a primeira frustração, ajuda alguém que acha merecedor, percebe o que é ser forte, compreende o que é ter uma voz, descobre novos amores, reconhece seus próprios gostos e, ainda, está sempre se reinventando e evoluindo. As situações a constroem, a transformam ao longo de cada vivência. Me senti inspirada com a história, com uma luta interior gigantesca, a resiliência da protagonista é surreal!

Uma história incrível regada de mitologia, mostra os deuses que passaram pelo caminho de Circe, filha de Hélio, titã responsável pelo Sol, com a ninfa Perseis. Mesmo a mitologia englobando diversos seres, aqui eles são lançados aos poucos para tantos nomes não se confundirem. Circe narra todo o enredo, desde a sua infância, considerada por seus pais e irmãos uma aberração, nunca ganhando reconhecimento; até o seu exílio, que a liberta dos julgamentos continuamente vividos.

A narrativa bem estruturada é colocada aqui tão límpida, crua e de tão fácil entendimento. Cada situação é apresentada aos poucos sem ser maçante e dando explicações o suficiente para que seja completamente entendido. Ainda conta com uma listagem de personagens no seu fim, deixando o contexto e tudo o que se segue ainda mais claro.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Kadyc 14/09/2023

Circe, filha de Hélio, bruxa de Eana
Amo livros de mitologia e o escolhido da vez foi circe, a qual eu ainda não tinha ouvido falar.

gostei muito da história do começo ao fim e me senti dentro das situações do livro juntamente a circe.

a autora sabe escrever muito bem, meu livro favorito dela é "a canção de Aquiles" (chorei horrores e leria de novo com toda certeza) pretendo sempre ler as obras que essa moça lançar.

*acho muito interessante os finais dos livros onde a autora coloca um pouquinho sobre cada deus/mortal, agrega muito no conhecimento de ambos!!!

Julinye 15/08/2023

Circe
É realmente um livro muito bom para quem gosta de histórias de mitologia grega.

A história de Circe é cheia de injustiças, mas diferentes de outras histórias gregas, o final não é trágico, inclusive eu gostei muito ;)

Recomendo, é um livro muito bom, apesar de em alguns momentos a história ser um pouco densa.

helô 15/08/2021

esse livro é uma experiência
uau. isso sim é o que eu chamo de LIVRO IMERSIVO !!!!!

assim que eu comecei eu cheguei abandonar o livro por não gostar do jeito que não tinham diálogos, que era só a circe descrevendo tudo. hj em dia consigo enxergar que essa falta de diálogo durante o começo é só mais um elemento extremamente necessário pra mostrar como ela era solitária quando ainda morava com o pai

a progressão da circe é perfeita, é nos detalhes que fica visível a conquista de confiança, autonomia, força e independência que ela adquire durante o livro. é, de verdade, uma inspiração pra mtas garotas jovens

a escrita da autora é MUITO boa, de verdade, eu literalmente não tenho o que reclamar sobre isso e vou tirar um tempo pra dizer: o jeito que as figuras mitológicas são introduzidas e representadas nesse livro é absolutamente PERFEITO. a representação de hermes não tem defeito algum

com certeza adoraria ver uma adaptação desse livro pra uma série e aparentemente a hbo vai me conceder esse desejo (vem aí?)

com certeza vai pra lista de melhores livros que já li na minha vida e com certeza vou indicar pra outras pessoas

ana bia 25/05/2023

Biografia da juliette freire do bbb
Sempre gostei de mitologia grega, então adorei o livro, mas na maior parte dele não acontece nadaaaaa, só as vezes que aparecia alguém e tinha alguma historinha mas no geral era ela sozinha em casa, mas eu dou 5 estrelas mesmo assim! nao da pra entender só sentir.
descobri esse livro só depois de ler a canção de aquiles, e esperava que fosse gostar mais desse, mas ninguém supera o maioral!!!!!!!
Giu sccp 25/05/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

lunatiqe 25/05/2023minha estante
NAO TEM COMO LEVAR A SÉRIO O TITULO DA RESENHAKKKKKKKKK
(que livro bom nao quero qhe acabe)

Layla.Ribeiro 12/12/2022

Desafio literário 2022- Mitologia
Toda pessoa que gosta de Mitologia Grega deve ler este livro, a narrativa é contada pela personagem que dá titulo ao livro, na qual eu não conhecia, a deusa feiticeira Circe, filha do deus Hélio (Sol) , a narrativa lembra muito uma autobiografia ou livro de memórias, mesmo possuindo capítulos extensos o leitor não percebe muitas vezes o tamanho, pois tem um enredo muito atraente na qual não dá vontade de parar de ler, embora desconhecida para mim Circe participa de forma direta e indireta de muitos mitos conhecidos, inicialmente pensava ser uma licença poética dada pela autora, ao pesquisar sobre, pude confirmar que a personagem realmente participou destes mitos. É notável que eu gostei muito deste livro e foi de ótima importância para que eu fizesse as pazes com livros de mitologia, tenho que mencionar também que o livro despertou muito a vontade de ler a Ilíada e a Odisseia.

Maraia2 12/04/2023

"Todas as criaturas que não são loucas precisam de amigos."
Circe faz uma releitura deliciosa e repleta de ensinamentos do conto da feiticeira Circe de Eana, cheia de encontros épicos com Dédalo, Medéia e o famoso Odisseu. É um verdadeiro encanto para os amantes da mitologia grega e histórias femininas.

Circe me conquistou desde a primeira página, os pensamentos e aprendizados da personagem instigam bastante o leitor, o modo como os deuses tratam os mortais e como sua divindade interfere no mundo.

As histórias também são incríveis, toda a ambientação e as figuras épicas que passaram pelo caminho de Circe, monstros, semideuses e deuses. O final me agradou ainda mais e me fez refletir horrores.

A escrita é linda, a autora ainda traz as dores e vivências de uma mulher de uma forma muito atemporal. Eu amei!

Mila F. @delivroemlivro_ 14/02/2020

Interessantíssimo!
O livro, de cara, me chamou atenção por dar voz a uma personagem feminina, aparentemente vulnerável por não ter poderes mágicos como os de seus parentes Titãs e Olimpianos.

No volume, vamos acompanhar a narrativa em primeira pessoa, onde a própria Circe conta a sua história desde seu nascimento. Filha do deus Hélio (Sol) um dos titãs mais poderosos, ela deveria ter nascido com algum poder, mas isso não ocorre.

De modo que a personagem vive sendo subjugada e humilhada pelos outros titãs, no entanto, mas Circe, com sua aparente ingenuidade acaba sendo também curiosa e observadora dos comportamentos dos deuses e suas confabulações por poder e sede de vingança.

Quando já adulta Circe se apaixona por um humano e para torná-lo um deus, acaba descobrindo que mesmo sem poderes mágicos consegue usar de ferramentas (ervas, etc.) para conseguir transformar coisas e pessoas, manipular pessoas, matar, enfeitiçar.

Desafiando a todos, Circe transforma o humano em um deus, entretanto, quando o segredo é descoberto, Zeus, temeroso dos poderes alcançados por ela, acaba punindo-a e exilando-a em uma ilha para sempre.

Mesmo exilada nessa ilha, Circe continua a se tornar mais e mais poderosa, além disso, muitos outros deuses passam a visitar a ilha de Circe, para confabular com ela, para pedir ajuda. É nesse exílio também que a personagem conhece Odisseu e acabam dividindo muitas experiências, além de terem um relacionamento.

Ler Circe foi uma experiência inusitada para mim, pois não tenho muito conhecimento sobre a mitologia grega, mas passei a conhecer muito mais após esta leitura, sem contar que consegui me inserir dentro da história de tal forma que os sentimentos vividos por seus personagens eram sentidos por mim.

Admirei muito a forma como a autora, Madeline Miller, representou Circe, no principio insegura, obediente, temerosa e com o passar do tempo se tornando crítica, poderosa e uma observadora do comportamento humano e das consequências de cada ação.

Circe também tem uma forma interessante de mostrar que os deuses por mais poderosos que fossem tinham medo do poder uns dos outros ou mesmo que aparecessem alguém mais poderosos que eles, essa busca incessante por poder e vingança os tornavam intransigentes e infelizes.

Achei fascinante todas as reflexões trazidas por Circe e, mesmo tendo alguns adendos, em relação a algumas partes mais lentas e um tanto quanto cansativas durante a leitura, a leitura foi incrível e, definitivamente, despertou me interesse para ler A Canção de Aquiles. Madeline Miller se mostrou uma escritora fenomenal.

site: www.delivroemlivro.com.br
tiago_costan 28/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Mila F. @delivroemlivro_ 28/03/2020minha estante
A história é ótima, mas a narrativa as vezes me deixava cansada.

clarinha 11/09/2021

adorei esse livro!! sou suspeita a falar porque amo mitologia grega mas esse livro consegue contar as histórias muito bem serio adorei ler novamente o mito de dédalo e ícaro, a circe eh perfeita se errou foi tentando acertar ((algumas coisas so me vinham a mente pjo ??)
mfru 11/09/2021minha estante
Legal. Quero ler tb .

clarinha 11/09/2021minha estante
vale muito a pena! ;)

Mandy 14/02/2024

Pharmakeia
Circe se supera a cada momento mas sempre acaba voltando ao início. Ela se submete ao que não deveria e sofre por isso. O exílio e as situações decorrentes trouxeram um grande amadurecimento para a protagonista. Em resumo o livro é sobre aceitar oque se é, e por um ponto final nas situações pendentes.

duda. 11/07/2020

Já tinha lido A Canção de Aquiles (um dos meus livros preferidos, por sinal) e admiro muito a escrita da autora, além disso, me interesso muito por mitologia grega, então esse combo só me estimulou mais a ler. Foi uma jornada deliciosa acompanhar o desenvolvimento da personagem principal, todas as suas derrotas, defeitos e evolução... Mostra que os deuses são mais próximos dos mortais do que pensam, seja em suas melhores ou piores partes. Me deu um certo dejavú de quando li Percy Jackson, captei muitas referências do que já tinha aprendido com a saga kksksks. Arrisco dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano!

isabelamdana 20/10/2023

Circe
Decidi ler Circe sem saber o que esperar, principalmente porque não li muito da sinopse e não conheço tanto de mitologia grega. Me surpreendi positivamente com esse aspecto, a relação entre deuses e mortais é muito curiosa, além dos poderes de cada deus. A escrita também é muito boa, em primeira pessoa, o que me prendeu muito até a metade do livro. Porém, a história ficou parada dali para frente, com capítulos longos e envolvimento fraco. Também os personagens não me conquistaram, desde a Circe até o seu filho. Acredito que a escrita me prendeu muito mais do que a história e os personagens. É um bom livro para começar a se interessar por mitologia grega, indo de ninfas, deuses, a semideuses, a suas criaturas e por fim até bruxas, como Circe
Flavia_Lo 20/10/2023minha estante
O que mais me irritou também é que o livro não tem ritmo, ele sempre fica na mesma frequência, independente do acontecimento

Paulo Henrique 17/11/2021

Mitologia Grega Contemporânea
A mitologia grega deixou vários hiatos nas histórias, ou seja, um bom escritor pode dar um fim a um personagem qualquer, ou até mesmo criar um enredo para um evento já contado. Foi nesses hiatos que Madeline resolveu criar suas histórias, mantendo o que já existia, mas criando diálogos e detalhando fatos não contados. Ficou muito bom e se torna uma excelente maneira de explicar mitologia de maneira agradável; afinal ler Odisseia e Ilíada não é fácil e pode fazer muitos desistirem.