Sob o Céu Escarlate

Sob o Céu Escarlate Mark Sullivan

Resenhas - Sob o céu escarlate

Dresa 04/03/2021

A melhor história que já li!
O livro fala sobre amor, superação e altruísmo numa época de guerra. Ler sobre a vida de Pino Lella mudou minha visão sobre os momentos da vida e é um livro necessário e muito difícil de ser superado!
_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
aaa eu comecei mas acabei abandonando, achei muito cabeça ?

Dresa 19/03/2021minha estante
Volta a ler, sério! Eu ainda tô em ressaca literária com esse livro mara ? o início é um pouco arrastado e sem respostas mas flui muito depois

_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
kskks é, foi nesse inicio ai, fiquei tp não era romance??

_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
vou dar outra chance, pd deixar

Dresa 19/03/2021minha estante
depois faz mais sentido e é romance sim, vale muito a pena! mas é sobre mts outras coisas também

Tamara 10/07/2019

Na primeira vez que vi o título desse livro, logo ele me chamou atenção porque gosto muito de títulos impactantes e esse foi um que me tocou já de cara, então, após ver que se tratava de uma obra sobre a segunda guerra mundial, um tema sobre o qual gosto muito de ler, obviamente resolvi colocá-lo na minha lista de futuras leituras. Porém, a divulgação em torno dessa obra vem sendo bem pequena, quase nula, eu diria, e não tem sido o tipo de livro que todos começam a ler, e acabei em meio a tantos outros enredos esquecendo dele. Porém, em busca de uma leitura com drama, topei novamente com esse título e resolvi então começá-lo, mas eu tinha um pouco de receio e não estava confiante de que seria uma boa leitura por dois motivos principais: o primeiro deles era o fato de trazer personagens italianos, e admito que nunca tive boas experiências com estes e os livros que li com italianos protagonistas foram um pouco bizarros e esse preconceito ficou em mim, algo injusto, eu sei. E o segundo motivo era o protagonista ser um garoto de dezessete anos, e eu fujo de livros juvenis na maioria das vezes, pois receio que os personagens não tenham maturidade o que sempre me deixa frustrada.
Mas, todas as minhas dúvidas e receios caíram por terra já nas primeiras páginas e posso dizer que esse foi o melhor livro sobre segunda guerra mundial que eu li nos últimos tempos e ele me marcou de uma forma ímpar e especial, a ponto de que no momento em que li a última página eu queria mais, só para poder acompanhar aquele garoto em suas aventuras, tristezas, dores e alegrias por mais algum tempo, e quanto a questão de maturidade não havia com o que me preocupar, pois tudo o que encontramos nesse jovem garoto é vivência e sabedoria de um adulto. Sob o céu escarlate é uma história que começa mostrando uma cena despretensiosa, o garoto Pino, de dezessete anos, falando sobre suas paixões, músicas, comida e garotas, e logo que vê uma garota bonita ele a chama para sair, e combinado tal encontro, quando esse vai efetivamente ocorrer, é então que cai uma bomba na cidade de Milão, onde o protagonista vive, e logo começa a ação do livro. Com essa agilidade, logo somos inseridos no ceio da guerra, e tive muitos sentimentos diferentes durante cada página e passei por medo, angústia, felicidade quando o protagonista conseguia salvar alguém e também tristeza por tudo que ele via e ouvia. O livro possui várias partes, e em uma delas acompanhamos Pino ajudando diretamente a resistência a passar Judeus até a fronteira da Suíça a fim de salvá-los, e para isso ele enfrenta montanhas imensas, neve, frio e muitos perigos e acredito que esse foi o momento de mais aventura e ansiedade na história, pois a todo tempo temíamos por ele e seu bem-estar físico; já o segundo momento, foi mais uma parte de temeridade psicológica, já que Pino se tornou motorista de um general alemão e também um espião para a resistência, então a todo tempo o perigo era de ele ser descoberto nessas ações.
Confesso que é um pouco difícil falar sobre um livro tão incrível como esse, é impossível passar tudo o que ele me fez sentir e provavelmente todos só o sentirão enquanto o lerem, porém, além do que já mencionei, posso dizer que um ato interessante é poder ver a guerra na perspectiva da Itália, algo que pouco acompanhei na minha literatura sobre o tema, e também não vemos como tudo começou lá na Alemanha, pois o livro tem início em 1943 quando as coisas começam a ficar difíceis na Itália, mas acompanhamos o fim e a derrocada dos alemães, o que foi bastante interessante. Também, preciso dizer que esse livro se torna ainda mais surpreendente pois se trata de uma história real, no entanto, logo no início o autor nos esclarece que apesar de todas as entrevistas com o personagem principal, Pino, bem como busca incansáveis em documentos, houve partes difíceis de se esclarecer, o que o fez mantê-lo como um romance histórico, cheio de atos reais. Eu poderia passar horas elogiando essa história, mas apenas posso dizer que recomendo demais para os adeptos do tema de segunda guerra mundial, e torço para que aqueles que o lerem tenham uma leitura tão impactante tanto quanto eu tive.
Ster 06/05/2020minha estante
Oi sou nova aqui acabei de entra como eu faço para ler o livro ??

Tamara 06/05/2020minha estante
aqui é só para adicionarmos nossas leituras, como um lugar de controle, não tem livros, para ler o livro é preciso comprá-lo em ebook ou físico.

Evelize Volpi 04/08/2020minha estante
Vou começar essa leitura.
Amei sua resenha...

Amanda.Ramos 13/04/2021

Um dos melhores livros ambientados na Segunda Guerra ??????
Esse livro é perfeito! É impossível não se envolver com a história e com os conflitos dos personagens, e além disso, o livro mostra muito fortemente a resistência italiana ao fascismo durante a Segunda Guerra. Para quem gosta do assunto, esse livro é uma preciosidade.
Joy 13/04/2021minha estante
Fiquei tentada a ler!

Amanda.Ramos 13/04/2021minha estante
Recomendo, é incrível!

Ju Giaccaglini 13/04/2021minha estante
Maravilhoso

DeBem 14/06/2022

Uma obra prima.
O livro é simplesmente surpreendentemente pela sua leveza, profundidade e a riqueza dos detalhes, sem nunca ser cansativo. É uma história longa é verdade, mas chega a beirar o extraordinário saber que é uma história real, absurdamente avassaladora, apaixonante, e porque não, uma lição de vida de amor.
5 estrelas, um livro inesquecível sobre parte da guerra ao qual se passa na Itália.
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

DeBem 14/06/2022minha estante
Ler nos faz ver o mundo nos olhos de outro...essa é a arte.

psraissafreire 19/01/2021

A humanidade é o que falta nos seres humanos
Como posso começar essa resenha? Normalmente pergunto aqui como vocês estão e tals, mas eu estou tão em choque e mal que nem forças pra isso direito estou tendo... Onde vamos parar, galera?

Esse livro é uma ficção histórica, onde alguns fatos podem não ter ocorrido na vida real, mas esses personagens existiram e grande parte dos acontecimentos são verdadeiros... Isso causa um aperto no coração: não é algo inventado completamente; coisas assim aconteceram. Destruíram cidades. Destruíram memórias. Destruíram vidas.

Pino Lella é um típico adolescente italiano no começo da história: ele gosta de diversão, comida, música, garotas... Mas sua vida muda completamente depois que percebe o que está realmente acontecendo no seu país. Um bombardeio enquanto o protagonista assiste um filme traz um contraste de como a situação não está boa; está bem péssima, e Pino vai sentir isso na pele.

Essa foi uma das obras mais pesadas e importantes para a desconstrução de um pensamento meu (que pode ser de muita gente) sobre a Segunda Guerra Mundial, como os países lidaram com esse horror que sempre será lembrado como uma vergonha da humanidade; o ponto que quero chegar é sobre a Itália.

Estou indo para o primeiro ano do EM e estudei em 2020 sobre a atrocidade representada no livro. E na minha concepção daquele tempo, eu achava que todos aqueles que estavam "do lado" do Eixo eram inimigos, deveriam sofrer, ser desprezados, castigados... Mas aí está o meu erro: não podemos generalizar uma ideia para um povo inteiro.

Na Itália, havia sim a Resistência. As pessoas que queriam se livrar daquele governo opressor, desumano, nojento mesmo. O nosso personagem principal é um exemplo totalmente digno: a evolução de pensamento dele é algo que me deixou de queixo caído e TOTALMENTE sem ar. Ele mudou tanto, gente... E ele existiu. Ele viveu, sabe? Pode existir pessoas assim e existem.

Já vou avisando que o livro não é nem um pouco leve. Nos deparamos completamente com o sofrimento dos personagens, a maneira difícil que eles tem que lidar com os horrores, mortes, bombardeios e mais. Tudo aquilo que pode parecer uma realidade impossível para algumas pessoas... mas NUNCA podemos esquecer isso para NÃO repetir mais os mesmos erros.

Por isso, leiam esse livro. Aprendam, evoluam e se encantem por ele. E vamos fazer de tudo para sermos pessoas melhores, ok? Obrigada aos que leram até aqui e vejo vocês na próxima...

"- Perdoe um homem velho por suas lembranças - disse. - Alguns amores nunca morrem."
Henrique Oliveira 19/01/2021minha estante
Gostei da resenha

psraissafreire 19/01/2021minha estante
Aiii, muito obrigada... Significa demais pra mim ??

Laysa 24/01/2020minha estante
Eu gritaria junto com você :'(

Simone 10/05/2022

Uma biografia muito bem escrita.
Livros sobre a Segunda Guerra mexem muito comigo, mas acho extremamente importante a leitura, pra que possamos sempre recordar do que o ser humano é capaz de fazer.
Achei a história de Pino triste em vários aspectos, acho que todas as pessoas que viveram os horrores dessa guerra, nunca voltaram a ser como eram antes, e com ele não foi diferente.
Não dá pra julgar algumas decisões que ele tomou ao longo disso tudo, pois só passando pela situação para saber se faria diferente, fiquei um pouco irritada com ele, mas realmente não dá pra julgar.
Eu gostei do livro.
DeBem 10/05/2022minha estante
Comecei a ler ontem esse livro....na maior expectativa....vamos ver qualé desse autor.

Angelucia.Souza 25/07/2021

Gosto demais de ler livros de não ficção, especialmente os que, quando bem pesquisados, nos contam uma boa história.
É o caso deste "Sob o céu escarlate", onde Mark Sullivan conduz o leitor a cada página com riqueza de detalhes, ansiedade e tensão.
Maria Viviane 26/07/2021minha estante
Eu tenho esse ???, mas ainda vou ler.

Lucas 01/02/2021

Leitura cativante
O livro narra a vida e as aventuras de Pino Lella, italiano de Milão, durante a segunda guerra mundial e a ocupação alemã do país. Com romance, ação, e trabalho de espião infiltrado, narra a história deste cidadão que bravamente lutou bravamente contra o nazismo e o fascismo em seu país. Leitura fluída e cativante.
Natty 01/02/2021minha estante
Obaaa!!!!

Steffany Leal 26/06/2020

É um livro brilhante e doloroso.
Pino Lella é um jovem de 17 anos que sonha encontrar uma paixão e viver de modo feliz ao lado dos que ama. Infelizmente a realidade a sua volta não permitiu isso. Pino viu tornar-se adulto antes do esperado. Viveu momentos indescritíveis que o marcaram para sempre. Pino apesar de viver em uma realidade dura, sempre demonstrou seu senso de justiça, bondade e compaixão.
Terminei o livro envolvida por tantos sentimentos...
Lima 26/06/2020minha estante
Uau! Já acrescentei à minha lista de desejos.

Helder 30/05/2019

Uma História Para Ser Contada
Sob o céu escarlate, de Mark Sullivan é uma grata surpresa trazida para o nosso mercado editorial pela Editora Planeta.
É difícil acreditar que tudo o contado aqui seja verdade, mas sim, Sob o Céu Escarlate é a história real de Pino Lella e ela tinha que ser escrita. E podia até virar um filme.
Em 1944 Pino Lella tinha 17 anos e vivia em Milão com sua família.
Hoje sabemos que naquele momento a 2ª Guerra Mundial já estava prestes a acabar, mas em 1944 os aliados estavam ganhando terreno pela Europa, então a Itália era de extrema importância para a Alemanha, pois o fascismo de Mussolini era o maior apoiador do Nazismo de Hitler.
Devido a isso, Milão passa a ser alvo de ataques aéreos, e com medo destes ataques, o pai de Pino envia os filhos para a Casa Alpina, uma escola comandada por um padre e que ficava nos Alpes, na divisa entre a Itália e a Suíça.
Porém o que eles não sabiam, era que a Casa Alpina neste período era um local onde judeus buscavam ajuda para conseguir fugir da Itália.
Era comum os irmãos Lella irem a Casa Alpina em épocas de férias, e o Padre sabia o quanto Pino gostava de praticar montanhismo, sendo assim, logo que Pino chega a Casa Alpina, o padre o desafia a procurar caminhos seguros para chegar até a Suíça através dos Alpes. Quando percebe que Pino está preparado, ele coloca seu plano em ação, usando o jovem para levar Judeus entre os Alpes até a Suíça, que era um país neutro durante a guerra.
Pino adora a aventura, mas o principal é se sentir poderoso e parte da resistência, enganando os nazistas e em muitos casos até os temidos Camisas Negras, fascista italianos tão fanáticos quanto os nazistas.
As 120 primeiras paginas do livro, onde acompanhamos estas travessias de Pino, são fantásticas, pois o autor nos leva para dentro daquela aventura, em alguns momentos nos deixando sem folego ao imaginar aquelas alturas e paisagens.
Tudo ia bem, até que um dia Pino recebe uma mensagem de seu pai mandando que ele retorne para Milão.
Ele volta sem entender o porquê, e ali recebe a noticia:
- Ele vai fazer 18 anos, então precisa se alistar.
Mas não é só isso. O pai e um tio lhe dizem que tem um conhecido que trabalha com os nazistas, então lhe pedem para se alistar no exercito nazista, pois acreditam que conseguirão que ele fique fazendo serviços administrativos em Milão, sem precisar ir para o campo de batalha.
De repente, o menino da Resistência se transforma num soldado nazista.
E como nada na vida de Pino é simples, o destino vai coloca-lo de novo em uma posição privilegiada, fazendo que o garoto de 18 anos se torne um poderoso espião.
E é impossível não se maravilhar com as estórias contadas neste livro. E difícil acreditar que alguém tenha vivido tantas coisas. Muitas vezes em pensava que a história de Pino já tinha chegado ao fim, mas ai via que ainda faltavam 200 paginas para ler e me perguntava: o que mais ainda pode acontecer para este rapaz? É muita vida e história para uma pessoa só. E o mais incrível é que aqui o autor só nos conta sobre 2 anos da vida de Pino Lella.
Durante a leitura era difícil acreditar que Pino tenha tido acesso a pessoas e fatos históricos tão importantes. Cheguei a pensar muitas vezes se aquele livro não seria o caso de um Forrest Gump italiano, mas não. Basta procurar no Google e podemos encontrar muitos nomes citados no livro, e no caso de Pino Lella, existe até um tópico na Wikipédia.
Fazia tempo que não lia um livro sobre a 2ª Guerra Mundial e adorei retornar a este tema com este livro.
Bom saber que existem seres humanos assim. Pino teve muitas vitórias, mas também muitas perdas em seu caminho. Mas que vontade de sentar com ele na beira do Lago Garda para ficar ouvindo estórias.
Inveja de Mark Sullivan em topar com esta história maravilhosa e ter tido a chance de ouvi-la do próprio Pino.
Ao ler este livro percebi que houve uma grande mudança no mercado editorial nos últimos anos, pois o tema de 2ª Guerra e Espiões parecem que não interessam mais nem ao leitor nem aos escritores. O que é uma pena, pois por mais que já tenhamos lido muito sobre este assunto, sempre aparecem historias com um outro ponto de vista, como esta aqui.
É uma pena que este livro tenha pouca divulgação, pois é uma leitura deliciosa e tinha tudo para ser um best seller. Parece que nem a Editora Planeta acreditou tanto assim no potencial da obra.
Faço aqui minha parte em divulga-lo.
Faça a sua também, lendo-o e recomendando para todos.

Aritmante 10/01/2020

Presente de aniversário de uma amiga. Provavelmente não era um livro que eu naturalmente compraria, então fiz um esforço... E valeu a pena!

Uma vida cheia de aventuras que o herói vai aceitando paulatinamente para defender o que considera bom e justo: uma inspiração italiana!

Laysa 24/01/2020

Perfeito, favorito da vida
O livro é perfeito, com uma narrativa que te prende e te coloca no passado em meio a Segunda Guerra. É destruidor todos os acontecimentos e a cada página é um choque de como o mundo e a população sofreu com as consequências.
Da pra ver que o autor pesquisou muito para escrever esse livro, e cada palavra valeu a pena!
Simplesmente sensacional e um dos melhores livros que já li

Felipe.GarAs 23/03/2024

Maravilhoso!
Essa história conta a vida de um herói italiano durante a segunda guerra mundial, que passou por diversas situações de muita coragem, incertezas, amor e perigo.
Muito bem escrito de uma forma bastante detalhada que faz a gente entrar dentro desse universo assustador e impressionante.