Sob o Céu Escarlate

Sob o Céu Escarlate Mark Sullivan

Resenhas - Sob o céu escarlate

Isabella.Wenderros 19/09/2020

Um privilégio conhecer essa história.
‘Um adolescente italiano que acaba entrando para o Partido Nazista e atuando como espião’: pronto, capturou minha atenção. Eu sempre tive um interesse profundo sobre esse período histórico, mas por algum motivo, não estava conseguindo me conectar com nenhum livro que falasse sobre o assunto. Decidi deixar ‘Sob o Céu Escarlate’ para outro momento e agora só consigo me perguntar por que não fiz essa leitura antes.

Não vou falar muito sobre o enredo do livro, acredito que a sinopse já diz o suficiente para despertar a curiosidade dos leitores que gostam desse tipo de narrativa. Nem sei muito bem se isso que escrevo pode ser considerado uma resenha ou outra coisa, mas eu sinto necessidade de falar sobre Giuseppe ‘Pino’ Lella e a escrita envolvente de Mark Sullivan.

Existem muitos heróis de Guerra, pessoas que atuaram bravamente contra os nazistas e fascistas e merecem todo o reconhecimento. Entretanto, também existiram pessoas que arriscaram suas vidas em prol de uma causa maior sem nunca falarem sobre o assunto e esses – também – merecem aplausos. ‘Sob o Céu Escarlate’ não é uma biografia, mas também não é um livro completo de ficção. Como o autor diz logo na apresentação, ele tentou contar o mais fielmente possível a história desse rapaz milanês que acabou infiltrado entre os alemães, mas na falta de lembranças ou fatos que pudessem comprovar algo, ele criou cenas que na sua mente faziam sentido com o enredo. O jeito de escrever de Mark é incrível, transporta e prende. Eu consegui sentir a angústia que ele desejava passar em algumas cenas, enquanto relaxava nos momentos em que narrava o florescer da paixão entre Anna e Pino. A conclusão dessa obra, com o autor contando o destino dos ‘personagens’ no pós-guerra foi um ponto alto para mim. Gostei muito de ter um vislumbre sobre essas pessoas depois daquela época aterrorizante e fiquei emocionada com a sensibilidade que Mark tratou Pino em sua velhice. Ao final da leitura, fiquei pensando no alto preço cobrado de todos que vivenciaram a 2ª Guerra Mundial, o quanto tudo foi injusto e em vão. Milhares de inocentes mortos e muitos diretamente responsáveis por aquela desgraça saindo livremente e voltando para suas vidas, como se nada tivesse acontecido.

Por último e não menos importante, quero falar sobre Pino. Nunca ouvi falar sobre sua história, nunca ouvi seu nome e me pergunto como isso aconteceu. Fiquei inspirada por sua trajetória, por sua determinação de encarar seu medo amparado na fé em Deus e na crença de que estava fazendo o certo. Ele se viu jogado no meio de uma situação inimaginável e seguiu adiante, apavorado quase o tempo todo, mas enfrentando todos os desafios. Precisou abandonar sua adolescência para amadurecer e sobreviver, perdendo pessoas amadas e sua própria ingenuidade no caminho. Não sei se ainda está vivo, não consegui encontrar a informação, mas lembrarei sempre da sua vida.

Anna, também nunca irei esquecer você.

Amanda.Ramos 13/04/2021

Um dos melhores livros ambientados na Segunda Guerra ??????
Esse livro é perfeito! É impossível não se envolver com a história e com os conflitos dos personagens, e além disso, o livro mostra muito fortemente a resistência italiana ao fascismo durante a Segunda Guerra. Para quem gosta do assunto, esse livro é uma preciosidade.
Joy 13/04/2021minha estante
Fiquei tentada a ler!

Amanda.Ramos 13/04/2021minha estante
Recomendo, é incrível!

Ju Giaccaglini 13/04/2021minha estante
Maravilhoso

psraissafreire 19/01/2021

A humanidade é o que falta nos seres humanos
Como posso começar essa resenha? Normalmente pergunto aqui como vocês estão e tals, mas eu estou tão em choque e mal que nem forças pra isso direito estou tendo... Onde vamos parar, galera?

Esse livro é uma ficção histórica, onde alguns fatos podem não ter ocorrido na vida real, mas esses personagens existiram e grande parte dos acontecimentos são verdadeiros... Isso causa um aperto no coração: não é algo inventado completamente; coisas assim aconteceram. Destruíram cidades. Destruíram memórias. Destruíram vidas.

Pino Lella é um típico adolescente italiano no começo da história: ele gosta de diversão, comida, música, garotas... Mas sua vida muda completamente depois que percebe o que está realmente acontecendo no seu país. Um bombardeio enquanto o protagonista assiste um filme traz um contraste de como a situação não está boa; está bem péssima, e Pino vai sentir isso na pele.

Essa foi uma das obras mais pesadas e importantes para a desconstrução de um pensamento meu (que pode ser de muita gente) sobre a Segunda Guerra Mundial, como os países lidaram com esse horror que sempre será lembrado como uma vergonha da humanidade; o ponto que quero chegar é sobre a Itália.

Estou indo para o primeiro ano do EM e estudei em 2020 sobre a atrocidade representada no livro. E na minha concepção daquele tempo, eu achava que todos aqueles que estavam "do lado" do Eixo eram inimigos, deveriam sofrer, ser desprezados, castigados... Mas aí está o meu erro: não podemos generalizar uma ideia para um povo inteiro.

Na Itália, havia sim a Resistência. As pessoas que queriam se livrar daquele governo opressor, desumano, nojento mesmo. O nosso personagem principal é um exemplo totalmente digno: a evolução de pensamento dele é algo que me deixou de queixo caído e TOTALMENTE sem ar. Ele mudou tanto, gente... E ele existiu. Ele viveu, sabe? Pode existir pessoas assim e existem.

Já vou avisando que o livro não é nem um pouco leve. Nos deparamos completamente com o sofrimento dos personagens, a maneira difícil que eles tem que lidar com os horrores, mortes, bombardeios e mais. Tudo aquilo que pode parecer uma realidade impossível para algumas pessoas... mas NUNCA podemos esquecer isso para NÃO repetir mais os mesmos erros.

Por isso, leiam esse livro. Aprendam, evoluam e se encantem por ele. E vamos fazer de tudo para sermos pessoas melhores, ok? Obrigada aos que leram até aqui e vejo vocês na próxima...

"- Perdoe um homem velho por suas lembranças - disse. - Alguns amores nunca morrem."
Henrique Oliveira 19/01/2021minha estante
Gostei da resenha

psraissafreire 19/01/2021minha estante
Aiii, muito obrigada... Significa demais pra mim ??

Steffany Leal 26/06/2020

É um livro brilhante e doloroso.
Pino Lella é um jovem de 17 anos que sonha encontrar uma paixão e viver de modo feliz ao lado dos que ama. Infelizmente a realidade a sua volta não permitiu isso. Pino viu tornar-se adulto antes do esperado. Viveu momentos indescritíveis que o marcaram para sempre. Pino apesar de viver em uma realidade dura, sempre demonstrou seu senso de justiça, bondade e compaixão.
Terminei o livro envolvida por tantos sentimentos...
Lima 26/06/2020minha estante
Uau! Já acrescentei à minha lista de desejos.

DeBem 14/06/2022

Uma obra prima.
O livro é simplesmente surpreendentemente pela sua leveza, profundidade e a riqueza dos detalhes, sem nunca ser cansativo. É uma história longa é verdade, mas chega a beirar o extraordinário saber que é uma história real, absurdamente avassaladora, apaixonante, e porque não, uma lição de vida de amor.
5 estrelas, um livro inesquecível sobre parte da guerra ao qual se passa na Itália.
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

DeBem 14/06/2022minha estante
Ler nos faz ver o mundo nos olhos de outro...essa é a arte.

Juliana.Medeiros 09/02/2022

Livros baseados em historias reais e sobre a segunda guerra sempre me deixam sem palavras. Recomendo a leitura.

Marli 05/09/2022

Emocionante!!!
Livro muito bem escrito!!!
História envolvente, arrebatadora...
Não dá vontade de parar de ler, não dá vontade que o livro termine...
História inesquecível!!!
Vale muito a leitura!!!

França7 10/10/2023

O começo me desanimou um pouco pq parecia um roteiro de filme genérico estadunidense de ação, mas o livro logo subverte isso com a crueldade e banalidade do sofrimento bélico, e me prendeu demais.
O ponto alto é a relação do Leyers com o Pino, e as cenas que ele serve como espião são as mais interessantes da história, assim como o final que relata o destino de cada um.
As referências históricas e de ambiente são mt boas tbm, n é necessário profundo conhecimento da guerra pra curtir, mas saber uma coisa ou outra dá um sentimento de antecipação mt bom!!

Liar1 02/03/2024

Página 204
- Como os homens pensam em tamanha maldade? Não temem por suas almas?
- Acho que homens como aqueles nem se importam com almas - respondeu Pino. - É como se já estivessem no inferno, e descer um pouco mais não faz diferença.

Página 249
- Todas as coisas grandiosas derivam do amor, não é?
- Acho que sim - concordou Anna, desviando o olhar. - As piores coisas também.

laurinha 04/09/2021

dolorosamente bom.
meu coração está dilacerado com essa história. fico pensando comigo mesma quantas outras histórias como essa jamais serão contadas, histórias doloridas, emocionantes e esquecidas. guardadas entre as mágoas e cicatrizes de guerra.

me sinto verdadeiramente honrada por ter lido esse livro e conhecido a história de Pino. mesmo sendo uma ficção histórica, com partes ficção e outras reais, é impossível não sentir no fundo da alma a cada capítulo as dores dele.

é um livro maravilhoso, eletrizante. impossível parar de ler. me trouxe muitas emoções o tempo inteiro, indo de apreensão à agonia, de felicidade a tormenta em questão de parágrafos. as lições de vida que aprendi lendo esse livro são inenarráveis. obrigada, mark!

JAlia 29/06/2022

Sensibilidade
Eu ainda não sei como definir este livro...eu fiquei submersa, como se Pino estivesse conversando diretamente comigo, e eu sorri, chorei e me emocionei do início ao fim.
Simplesmente uma obra magnífica e inesquecível!

Dresa 04/03/2021

A melhor história que já li!
O livro fala sobre amor, superação e altruísmo numa época de guerra. Ler sobre a vida de Pino Lella mudou minha visão sobre os momentos da vida e é um livro necessário e muito difícil de ser superado!
_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
aaa eu comecei mas acabei abandonando, achei muito cabeça ?

Dresa 19/03/2021minha estante
Volta a ler, sério! Eu ainda tô em ressaca literária com esse livro mara ? o início é um pouco arrastado e sem respostas mas flui muito depois

_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
kskks é, foi nesse inicio ai, fiquei tp não era romance??

_Gabs_pp 19/03/2021minha estante
vou dar outra chance, pd deixar

Dresa 19/03/2021minha estante
depois faz mais sentido e é romance sim, vale muito a pena! mas é sobre mts outras coisas também

Claudia 14/09/2020

forçou por likes
O livro é bom, mas peca no sensacionalismo exagerado, o que acaba tornando a leitura muito cansativa em alguns pontos. Outra coisa que me incomodou bastante foi o "comodismo" do protagonista em relação à segunda guerra, que estava acontecendo à olhos vistos. Ele era motorista de um oficial nazista, mas ficava ponderando sobre as atrocidades que aconteciam e ele não queria ver. Romance fora de hora também, chegava a ser cômico como ele se sentia feliz com milhares de pessoas vivendo em campos de concentração e indo para câmaras de gás - inclusive crianças, como ele mesmo relata em suas observações. Então, não consigo entender a comemoração e alegria que ele conseguia sentir em meio a tanto sofrimento.

Manu 22/06/2021

De um extremo ao outro na luta contra os nazifascistas
Esse livro me surpreendeu de tantas maneiras que mesmo depois de um tempo ainda preciso digerir o que li.

Pino Lella é um jovem milanense de 16 anos, que no auge da Segunda Guerra Mundial, continua um adolescente, à procura do amor e de seus sonhos, enquanto Milão é frequentemente bombardeada pelos aliados.
A mando dos pais, Pino é refugiado na Casa Alpina, uma instituição coordenada por um padre em que ele e seu irmão sempre passam suas férias. Agora, mais do que nunca, Padre Re usa a casa para ajudar qualquer necessitado que bata em suas portas em busca de ajuda. Pino, o mais experiente montanhista da casa, guiou inúmeros grupos de judeus em segurança a fronteira suíça, estava fazendo tudo a seu alcance para ajudar.
Com a chegada cada vez mais próxima de sua maioridade, seus pais elaboram um plano contraditório para a segurança de seu filho. Pino é alistado no exército alemão e num piscar de olhos, está mais próximo do 'front' inimigo do que gostaria.

Giuseppino Lella nos mostra como era vivenciar todas as nuances do ser humano, toda a morte, as verdades não ditas, todas as injustiças do fascismo na Itália.

Andressa 30/03/2021

Fazia tempo que não lia uma história tão envolvente, o começo é um pouco arrastado mas valeu muito a pena insistir.