Sob o Céu Escarlate

Sob o Céu Escarlate Mark Sullivan

Resenhas - Sob o céu escarlate

Felipe.GarAs 23/03/2024

Maravilhoso!
Essa história conta a vida de um herói italiano durante a segunda guerra mundial, que passou por diversas situações de muita coragem, incertezas, amor e perigo.
Muito bem escrito de uma forma bastante detalhada que faz a gente entrar dentro desse universo assustador e impressionante.

Liar1 02/03/2024

Página 204
- Como os homens pensam em tamanha maldade? Não temem por suas almas?
- Acho que homens como aqueles nem se importam com almas - respondeu Pino. - É como se já estivessem no inferno, e descer um pouco mais não faz diferença.

Página 249
- Todas as coisas grandiosas derivam do amor, não é?
- Acho que sim - concordou Anna, desviando o olhar. - As piores coisas também.

Ariane335 22/12/2023

Terminei a leitura recentemente e estou completamente impressionada com os relatos apresentados no livro. Ao longo da leitura, pausava para refletir sobre essa envolvente narrativa várias vezes, encontrando-me verdadeiramente cativada por ela. Apaixonei-me pela obra, pois sua escrita é notavelmente envolvente e os eventos são descritos de maneira tão vívida que experimentei intensamente as emoções daquela época terrível. É difícil expressar com precisão o quão maravilhoso é esse livro, pois faltam palavras para descrever a profundidade de sua impactante narrativa.

França7 10/10/2023

O começo me desanimou um pouco pq parecia um roteiro de filme genérico estadunidense de ação, mas o livro logo subverte isso com a crueldade e banalidade do sofrimento bélico, e me prendeu demais.
O ponto alto é a relação do Leyers com o Pino, e as cenas que ele serve como espião são as mais interessantes da história, assim como o final que relata o destino de cada um.
As referências históricas e de ambiente são mt boas tbm, n é necessário profundo conhecimento da guerra pra curtir, mas saber uma coisa ou outra dá um sentimento de antecipação mt bom!!

Pbfx901 28/09/2023

O QUE DIZER DESSA OBRA??!
Simplesmente perfeito. Favorito. Lindo. Maravilhoso.
Lembro que quando acabei, sentei no chão quarto e fiquei chorando por um bom tempo na madrugada.
A narrativa do autor é tão fluida que é um dos únicos livros que eu li com esse tipo de tema, e não vi o tempo passar. Você fica imersa na leitura. A história é dolorosa e cruel, assim como qualquer período histórico narrado, mas muito cativante.
Aprendi muito com os personagens e vi que, às vezes, não existe alguém 100% vilão ou alguém 100% herói. Todos nós temos os nossos atos heróicos ou não e anti-heróiicos, alguns só não sabem deixar o lado bom ser maior do que o lado ruim.
Petendo reler em 2024 ou 2025 e espero que minha experiência de leitura seja tão boa quanto a primeira vez.

Lido em novembro de 2020.

Jessika 27/09/2023

Este livro mostra um lado da guerra que não havia lido em nenhum outro livro, como foi o sentimento dos italianos durante a Segunda Guerra Mundial. E que personagem fascinante foi Pino Lella, difícil acreditar que tanta coisa aconteceu em sua vida em apenas dois anos. Uma história sobre coragem, perdas e traumas. Indico a leitura para quem gosta de dramas e história passadas em guerras.

@bibliotecadadi 24/09/2023

Adorei!
Eu adoro ler livros com essa temática e ainda não tinha lido nenhum que se passava na Itália.

A história é baseada em fatos reais, e conta a vida de Pino durante o período da Guerra, lutando pela sua vida para não ser descoberto e lutando para ajudar seu povo com informações para derrotar os alemães.

A trama não se passa em campos de concentração, como alguns livros desse período relata, e sim mostra o dia dia de uma população vivendo e sobrevivendo.

Uma população que sofria com ataques dos Aliados (já que Itália estava do lado da Alemanha), e que sofria principalmente com os alemães, que invadiram o país.

Eu queria colocar Pino num potinho. Amei sua coragem e seu coração enorme.

Ler sobre esse período não é fácil, mas conhecer o que aconteceu na nossa história é necessário, e acompanhar a vida de Pino foi triste, mas foi gratificante, pois ele foi um herói.

Se você gosta de livros desse gênero, ainda mais de um personagem maravilhoso que realmente existiu, leia esse.

Sthefani.Praes 25/05/2023

Meu primeiro livro
Tenho um carinho especial pois foi o primeiro "livro" que li na vida (sem contar mangás e novels). Gosto da história mas não tanto assim, ele é bom mas não meu gênero favorito. Enfim foi interessante acompanhar o pino, ainda mais sabendo que ele realmente existiu.

Maria10996 12/05/2023

Chorei
Um dos meu favs, chorei horrores no final. É uma leitura muito triste, mas foi muito boa. Recomendo bastante!

Claudinei 04/04/2023

Emocionante!
Mais um livro bem escrito retratando o tenebroso período da 2° guerra mundial, dessa vez os tristes episódios ocorreram na Itália, onde seu povo precisou enfrentar tanto os nazistas, quanto o líder fascista Benito Mussolini, que apoiado por Hitler, tentou instaurar a Republica Social Italiana.
Sob o céu escarlate é baseado nas informações que o autor, Mark Sullivan obteve diretamente com o protagonista da História, Giuseppino Lella, que durante a guerra era um jovem vivendo em Milão com a família, ansiando por encontrar o amor de sua vida, porém o destino quis torna-lo mais do que um amante, quis torna-lo um herói de guerra.
Em Milão Pino conhece Anna e logo desperta sentimentos pela jovem, porém os confrontos na capital Italiana se tornam mais intensivos entre aliados e os nazistas, os pais de Pino resolvem manda-lo para a região dos alpes, aos cuidados do padre Re, que mantém uma escola para garotos. Sabendo dos talentos como alpinista e seu conhecimento sobre a região montanhosa, Padre Re incube Pino de uma missão importantíssima, guiar refugiados Judeus, madrugada adentro pelas montanhas até a fronteira com a Suíça onde estarão seguros da ameaça nazista. O jovem altruísta decide tornar essa tarefa de ajudar os refugiados sua missão de vida, e assim enfrenta com coragem os perigos e obstáculos que tal atividade lhe traz, quando já estava um verdadeiro guia, seus pais decidem leva-lo a capital novamente, e o obrigam a se alistar no exercito nazista, a fim de evitar ser obrigado ingressar no exercito fascista e ficar na frente de batalha, a principio ele fica irritado e pretende fugir e se juntar a causa rebelde, porém prevalece a vontade de seus pais.
Eis que surge a oportunidade de Pino que também tinha certas habilidades automobilísticas servir de motorista ao general Leyers, segundo em comando no exercito nazista na Itália, então o tio de Pino, Albert, enxerga uma excelente oportunidade de o jovem atuar como espião, descobrindo e trazendo informações importantes para a resistência e prontamente, apesar do perigo, Pino aceita a missão. Esse período foi de muita adrenalina e emoções ao rapaz que pra sua surpresa reencontra a garota por quem se apaixonou, mas também presencia de perto a crueldade com que seus compatriotas são tratados pelos nazistas, sendo roubados, escravizados e mortos, gerando no jovem um sentimento de vingança contra seus algozes e ele não se dará por satisfeito até alcança-lo.
Mark Sullivan criou uma trama emocionante, mesmo com suas licenças poéticas, por suas descrições podemos enxergar claramente a Itália e o modo de vida das pessoas nos momentos finais da 2° guerra, com muita informação histórica sobre os personagens que compõe a narrativa, é um livro que teve um ritmo mais lento pra mim, mas que ainda assim conseguiu me manter preso a ele, torcendo pelo jovem Lella, que foi uma pessoa de muita coragem, que abriu mão de muita coisa e suportou a vergonha e o desprezo por usar uma suástica no braço em prol da libertação de seu povo e o fim da guerra. Infelizmente em uma guerra não há vencedores, pois no fim todos saem perdendo de alguma forma, então não espere uma história com um final totalmente feliz, mas ainda assim uma história emocionante que mostra varias facetas do ser humano, da bondade a selvageria.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Chm_Henrique 02/04/2023

Revoltante
Gosto demais de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, apesar de sofrer muito.
Sob o céu escarlate, onde Mark Sullivan conduz o leitor a cada página com riqueza de detalhes, ansiedade e tensão, num crescendo que faz o livro transformar-se em filme.
O que já está previsto para em breve com o ótimo Tom Holland no papel de Pino Lella, o herói do livro. (só li por conta dele) hahahahaha
Recomendado!

romanciando 12/03/2023

Em memoria de Ana
Esse livro te encontra e é tudo o que posso dizer. Não há da primeira a última página algo que não seja importante ou não leia suas emoções.

Sim, esse livro lê você. Ele estava na minha lista de leitura a muito tempo e essa foi a época certa para conhecer a história de Pino e tantos e tantos outros, muitos sem nome, desde os dedinhos nos vagões de gado a Thulio sendo um homem extremamente corajoso. Uma história triste sobre facismo e tudo o que ele traz consigo. Necessário a muitos.

- Rebelião Pino - gritou Mimo - Rebelião!

Evelyn267 10/03/2023

Meu livro favorito ??
Li faz um tempo e com certeza lerei novamente.
Este foi um dos poucos livros que me fez chorar e virar noites para descobrir o que aconteceria.

Charlotte 18/02/2023

Sinto-me grata por conhecer esta história
Achei o livro muito bom, gostei da escrita apesar de ser um pouco descritiva, a história é bem construída e de grande relevância.