O Garoto de Lugar Nenhum

O Garoto de Lugar Nenhum Katherine Marsh

Resenhas - O garoto de lugar nenhum

Mah Mac Dowell 09/11/2023

Que livro incrível. De empatia, amizade, esperança. Quantas lições. Me surpreendeu muito! Pena que é pouco conhecido. Recomendo muito essa leitura. De deixar o coração quentinho S2

Manú 07/11/2023

Amizade quebra barreiras
Max é um garoto americano na Bélgica, está bravo e amargurado.
Nova escola, uma língua que não entende, a importunação de um valentão.

Tudo muda ao encontrar Ahmed.
Refugiado sírio de 14 anos vivendo no porão de sua casa.
Uma grande amizade surge entre eles.

Harveyly 18/09/2022

Um história tocante que faz com que você repense o que tem feito,de uma escrita maravilhosa e com uma construção de personagens ótimos

Gabriel 30/06/2022

Livro muito bom, sem dúvidas.
Esse livro é perfeito, é daqueles que quando você o pega, não quer mais parar de ler. Ele tem um pouco de fatos reais, suspense e amizade, livro TOP.

ANDER CELES 17/07/2021

O poder da empatia! Sem ser nada piegas.
É muito difícil falar desse livro, pq ele traz tantas camadas! Bom, pra começar, é um livro que fala sobre refugiados, sobre a vida de um refugiado sírio em particular e suas dificuldades.

É um livro que fala de empatia. Impossível não sentir o medo que Ahmed sente o tempo todo em situações das mais diversas. Se colocar na pele de Ahmed é doloroso, porque ele é só um jovem de 14 anos e tem que lidar com um preconceito pesado, com a desconfiança, com o sentimento de falta de sentido na vida. Olha, ele é com certeza o personagem que vc queria guardar no bolso e só proteger. Me emocionei muito com ele, em muitos momentos.

A história do Ahmed faz a gente refletir sobre a situação de tantas e tantas crianças sírias, paquistanesas, iraquianas, entre tantas outras. Como o mundo é cruel com elas e como os adultos simplesmente parecem não se importar.

E justamente nesse ponto temos o outro personagem incrível, o Max. Max só tem 13 anos, mas tem uma percepção da realidade muito sensível, muito empática. É demais o quanto ele leva a sério a questão de ajudar o Ahmed, o quanto não se importa com os riscos para si próprio, o quanto é criativo e lógico.

Max mostra pra gente que as crianças têm tantas respostas para as complicações que os adultos criam, que se déssemos mais atenção a elas, que não estão contaminadas com todos os preconceitos e maldades que já corromperam a mente adulta, o mundo seria um lugar muito melhor.

Sobre a escrita da autora, excelente! A forma de narrativa é perfeita! A angústia é presente o tempo todo, o tempo todo vc com o coração na mão pensando que não vai dar certo.

O livro tbm traça um paralelo com a situação dos refugiados com a situação do holocausto judeu, usando uma história real como pano de fundo. E nessa história real, Max encontra a inspiração para fazer o que é certo. Isso tbm é um ponto muito legal, pq faz a gente pensar o quanto é importante conhecer e valorizar histórias de solidariedade reais e usá-las como inspiração para nossa própria vida.

É um livro de esperança. Um livro pra gente voltar a sentir um pouco de fé na humanidade. Tem muita gente ruim no mundo, o livro tbm aborda isso, mas tem muita gente boa tbm. E enquanto houver uma pessoa boa querendo ajudar uma pessoa, nem tudo tá perdido.

Nara!¡ 03/05/2021

PERFEITO
Esse se tornou um dos meus livros favoritos, é muito bom de verdade. Eu amo como mostra duas vidas totalmente diferentes, aborda a questão dos refugiados de um jeito muito bom na minha opinião, e a amizade deles é tudo pra mim, sou completamente rendida e recomendo muito

Mary 07/04/2021

Necessário
Aborda um assunto importante que continua em pauta nos dias de hoje: a questão dos refugiados e de como os países lidam com eles. Um soco no estômago em diversas passagens... Apesar de trazer um ponto de vista mais infantil, é uma leiitura extremamente necessária.

André 10/08/2020

Exemplo de empatia
O livro mostra que é possível sair do comodismo e superficialidade de uma opinião formada para acolher a diferença, se colocando no lugar do outro.

A narrativa é um estímulo para se repensar comportamentos, que podem sempre ser melhorados.

ritita 08/05/2019

Muito bom!
Dizem as más línguas que é um livro YA, é coisa alguma, é, isto sim, uma história acelerada, agoniante e perturbadora e que faz o leitor (no caso euzinha), quase surtar a cada passo dos meninos.

Claro que pura ficção, apesar de ter sido baseada numa história real sobre um fugitivo na segunda guerra, como nos conta a autora no final.

Narrada com riqueza de detalhes sobre passado e presente, é uma delícia de contação sobre fugitivos, imigração ilegal e a generosidade inata das crianças.

Recomendo.