O Garoto de Lugar Nenhum

O Garoto de Lugar Nenhum Katherine Marsh




Resenhas - O garoto de lugar nenhum


10 encontrados | exibindo 1 a 10


ANDER CELES 17/07/2021

O poder da empatia! Sem ser nada piegas.
É muito difícil falar desse livro, pq ele traz tantas camadas! Bom, pra começar, é um livro que fala sobre refugiados, sobre a vida de um refugiado sírio em particular e suas dificuldades.

É um livro que fala de empatia. Impossível não sentir o medo que Ahmed sente o tempo todo em situações das mais diversas. Se colocar na pele de Ahmed é doloroso, porque ele é só um jovem de 14 anos e tem que lidar com um preconceito pesado, com a desconfiança, com o sentimento de falta de sentido na vida. Olha, ele é com certeza o personagem que vc queria guardar no bolso e só proteger. Me emocionei muito com ele, em muitos momentos.

A história do Ahmed faz a gente refletir sobre a situação de tantas e tantas crianças sírias, paquistanesas, iraquianas, entre tantas outras. Como o mundo é cruel com elas e como os adultos simplesmente parecem não se importar.

E justamente nesse ponto temos o outro personagem incrível, o Max. Max só tem 13 anos, mas tem uma percepção da realidade muito sensível, muito empática. É demais o quanto ele leva a sério a questão de ajudar o Ahmed, o quanto não se importa com os riscos para si próprio, o quanto é criativo e lógico.

Max mostra pra gente que as crianças têm tantas respostas para as complicações que os adultos criam, que se déssemos mais atenção a elas, que não estão contaminadas com todos os preconceitos e maldades que já corromperam a mente adulta, o mundo seria um lugar muito melhor.

Sobre a escrita da autora, excelente! A forma de narrativa é perfeita! A angústia é presente o tempo todo, o tempo todo vc com o coração na mão pensando que não vai dar certo.

O livro tbm traça um paralelo com a situação dos refugiados com a situação do holocausto judeu, usando uma história real como pano de fundo. E nessa história real, Max encontra a inspiração para fazer o que é certo. Isso tbm é um ponto muito legal, pq faz a gente pensar o quanto é importante conhecer e valorizar histórias de solidariedade reais e usá-las como inspiração para nossa própria vida.

É um livro de esperança. Um livro pra gente voltar a sentir um pouco de fé na humanidade. Tem muita gente ruim no mundo, o livro tbm aborda isso, mas tem muita gente boa tbm. E enquanto houver uma pessoa boa querendo ajudar uma pessoa, nem tudo tá perdido.
comentários(0)comente



André 10/08/2020

Exemplo de empatia
O livro mostra que é possível sair do comodismo e superficialidade de uma opinião formada para acolher a diferença, se colocando no lugar do outro.

A narrativa é um estímulo para se repensar comportamentos, que podem sempre ser melhorados.
comentários(0)comente



Nara!¡ 03/05/2021

PERFEITO
Esse se tornou um dos meus livros favoritos, é muito bom de verdade. Eu amo como mostra duas vidas totalmente diferentes, aborda a questão dos refugiados de um jeito muito bom na minha opinião, e a amizade deles é tudo pra mim, sou completamente rendida e recomendo muito
comentários(0)comente



Gabriel 30/06/2022

Livro muito bom, sem dúvidas.
Esse livro é perfeito, é daqueles que quando você o pega, não quer mais parar de ler. Ele tem um pouco de fatos reais, suspense e amizade, livro TOP.
comentários(0)comente



ritita 08/05/2019

Muito bom!
Dizem as más línguas que é um livro YA, é coisa alguma, é, isto sim, uma história acelerada, agoniante e perturbadora e que faz o leitor (no caso euzinha), quase surtar a cada passo dos meninos.

Claro que pura ficção, apesar de ter sido baseada numa história real sobre um fugitivo na segunda guerra, como nos conta a autora no final.

Narrada com riqueza de detalhes sobre passado e presente, é uma delícia de contação sobre fugitivos, imigração ilegal e a generosidade inata das crianças.

Recomendo.
comentários(0)comente



Mary 07/04/2021

Necessário
Aborda um assunto importante que continua em pauta nos dias de hoje: a questão dos refugiados e de como os países lidam com eles. Um soco no estômago em diversas passagens... Apesar de trazer um ponto de vista mais infantil, é uma leiitura extremamente necessária.
comentários(0)comente



Harveyly 18/09/2022

Um história tocante que faz com que você repense o que tem feito,de uma escrita maravilhosa e com uma construção de personagens ótimos
comentários(0)comente



Manú 07/11/2023

Amizade quebra barreiras
Max é um garoto americano na Bélgica, está bravo e amargurado.
Nova escola, uma língua que não entende, a importunação de um valentão.

Tudo muda ao encontrar Ahmed.
Refugiado sírio de 14 anos vivendo no porão de sua casa.
Uma grande amizade surge entre eles.
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 09/11/2023

Que livro incrível. De empatia, amizade, esperança. Quantas lições. Me surpreendeu muito! Pena que é pouco conhecido. Recomendo muito essa leitura. De deixar o coração quentinho S2
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR