O infinito em outras voltas

O infinito em outras voltas Diedra Roiz

Resenhas - O infinito em outras voltas

paloma 08/11/2020

"O Infinito em Outras Voltas" é uma continuação (in)direta de "O Infinito em Duas Voltas", livro da Diedra que gostei bastante.
Nesse livro o leitor se depara com uma realidade utópica em anos após 2020. Temos a "continuação" da história de Letícia e Paula, duas jovens que se descobriram juntas ainda na adolescência. Letícia é filha de Carla que junto com Julia são os personagens principais do primeiro livro. Então caso queira ler este aqui, recomendo que leia o outro primeiro, a história vai ser mais compreensível e completa.

Nesta obra, percebemos que apesar do tempo ter passado e muitas coisas terem mudado na vida das personagens, outras tantas continuam iguais, assim como o amor que sentiram em sua adolescência, bem como suas personalidades. Letícia continua mimada, egoísta e inconsequente. Paula, por sua vez, continua indecisa, e se deixando levar pelas situações.

O livro é bom e a história pedia por essa continuação, mas acredito que ela não foi bem formulada em sua totalidade. Acontecem muitas coisas ao mesmo tempo, o leitor não tem tempo para absorver, pois é mergulhado em uma grama de informação que pecam pela falta profundidade. Uma coisa que me incomoda muito em romances LGBT é a dosagem de "cenas" eróticas. Sou total a favor que elas existam, mas não acho que a obra deva girar em torno disso. Às vezes, por mais bem construído que isso seja se torna o centro da história, roubando o espaço da construção de personagens em si, do enredo, do plano de fundo. Dessa forma, momentos eróticos seriam apenas a cereja do bolo e não o bolo inteiro.

De qualquer forma, fiquei feliz com o desfecho que a autora deu para história e acredito que cabe a reflexão sobre a necessidade de reconhecer que a vida é cíclica e que muitos desses ciclos se encerram não da forma como desejávamos a princípio.

Jan Cortez 22/06/2020

Adoro a habilidade da escritora em mexer com os sentimentos da gente. Como o anterior, um romance nada tradicional, mas com uma história envolvente e deliciosa de ler. Adorei.