O Garoto chamado Tony Louco

O Garoto chamado Tony Louco Raphael Coutinho

Resenhas - O Garoto chamado Tony Louco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vanessa182005 25/02/2023

Não lembrava que as crianças são assim.
Ficava incomodada toda vez que lembrava a idade dos personagens, eu sei que fiz essas merdas com 14 anos e me achava super adulta, mas ver essas crianças agindo assim me fez questionar se eu realmente era e sou tão madura quanto me achava.
Foi muito bom, mas o tempo para ter amado essa história passou para mim.

Bibi 21/01/2023

Uma história leve e envolvente...?
O protagonista desse livro é um pré-adolescente de 12 anos chamado Anthony. Este mora com os pais em São Luís do Maranhão e narra a história que está vivendo.

A princípio Anthony tem uma vida repleta de riquezas, mas em decorrência de uma crise financeira familiar ele precisa encarar uma nova e difícil realidade: a separação dos pais, morar no subúrbio da cidade, um estilo de vida mais simples e a ingressão numa escola pública, sendo este último um verdadeiro pesadelo para o garoto. É nesse contexto de grandes mudanças que a história realmente começa.

Na nova escola Anthony se apaixona, busca a todo custo pela popularidade e, como consequência, decepciona as pessoas que mais ama. Ao mesmo tempo, o garoto enfrenta o desafio do início da adolescência. Ele lida com diversos aspectos dessa fase de desenvolvimento, como: crise de identidade, tendência grupal, mudanças físicas e hormonais, início da vida amorosa e rebeldia.

O autor cria ótimos personagens sem muitas descrições, prende o leitor com uma escrita leve e envolvente e faz referência a cultura nordestina. Desenvolve um enredo cheio de humor, ironia e emoção, além de mencionar temas como bullying, crise financeira, preconceito contra escolas públicas, adolescência e violência escolar.

Leitura destinada ao público infanto-juvenil, porém, indicada para todo leitor que queira ler algo leve, divertido e que remeta a época da adolescência.

Eu adoro o Tony Louco! Lembrando que há continuação...

Indico demais a leitura!?

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

Gostei muito da leitura.
O livro conta a história de Anthony, um garoto de 12 anos que viveu a sua vida inteira de forma bem tranquila e com muitos luxos, seu pai é dono de uma empresa de preservativos, que um dia acaba passando por uma crise bem ruim, o que faz com que Anthony e sua família fiquem pobres. O que acaba afetando muito a família, principalmente o casamento dos pais de Anthony, Mariana e Antônio e na forma como ele leva a vida.

A vida de Anthony começa a mudar assim que os seus pais se separaram, e ele vai morar com a sua mãe na casa dos seus avós, e começa a estudar em uma escola pública. Daí sua vida muda de vez, e vemos todas as mudanças passadas ao longo do tempo, como o primeiro amor, as amizades verdadeiras, sua tentativa de deixar de ser um nerd e virar um garoto popular. Mais o principal como Anthony irá mudar a sua personalidade e encontrar a sua verdadeira identidade. De um nerd sem graça até se tornar o Tony Louco.

A procura constante por destaque e popularidade é abordada o livro todo, mas quando se torna o Tony Louco, Anthony acaba deixando pra traz coisas que são muito importantes para sua vida. O modo como essa transformação é abordada mostra como muitos adolescentes passam pelas mesmas situações passadas por Anthony, como quer ser popular e almejar isso acima de tudo, sem medo das circunstâncias que vem a seguir.

Li esse livro pela primeira vez em 2019 e pra mim foi muito gratificante poder reler uma história tão especial. Um livro muito bem escrito e envolvente, me emocionei muito em vários momentos, me identifiquei com várias aventuras passadas por Tony durante o livro, senti aquela sensação de nostalgia, me lembrei muito da minha época de escola que vivi muitas aventuras. Esse livro com toda certeza é um dos melhores desse ano se não um dos melhores da vida. Só tenho uma coisa a dizer leiam esse livro, garanto que não irão se arrepender.

Livros17 08/02/2022

Muito bom!
Como amo livros que tem personagens principais passando pelo período da adolescência me interessei por esse livro e valeu demais a leitura!

A escrita do autor é de fácil compreensão, fluida e o livro tem momentos de altos e baixos na vida de Tony como todo adolescente passa.

Se você está nessa faixa de idade é uma ótima indicação e caso você já seja um pouco mais experiente na vida (assim como eu ?) também acho que vale a leitura, dá uma sensação de nostalgia boa da época da escola.

Mandy 05/11/2021

Antony, o menino louco
O livro é perfeito, conta uma história que se passa em São Luís, com uma linguagem local e também faz referência a muita coisa que vivenciamos no nosso dia a dia como adolescente, fez eu ver muito do meu dia a dia no livro. Além de ser um livro de fácil leitura, o mesmo não é grande e dá pra ser feito em poucos ou até em um dia! É perfeito, leiam!

an4ndinha 05/11/2021

Perfeito
A história se passar em São Luís, os alunos viverem uma adolescência real da década de 90, os lugares, as gírias, as comidas típicas. Tudo me fez sentir em casa, a leitura é fluida, leve demais. Amei.

Adriana781 29/10/2021

Tony Louco
Tony Louco
Lendo esse livro me senti assistindo um filme na Sessão da tarde, uma leitura fluida e instigante, um mergulho de volta no tempo para a adolescência nos trazendo transformações no corpo e que refletem em nossas atitudes.
As descobertas dos sentimentos do amor , amizade, o primeiro beijo...
Um livro que mostra a importância do tempo disponibilizados para nossos filhos, diálogo em família, amor fraternal...
O livro conta a trajetória de um adolescente chamado Antony, que viu sua vida se transformar de uma hora para outra, quando sua família perde quase tudo e com isso mudou de casa, escola, os pais se separaram.
Em seu primeiro dia de aula Antony imaginou muitas coisas sobre a nova escola, quando entrou viu que tudo que pensou era um mero preconceito de sua cabeça. Passaram-se os dias e ele foi fazendo amigos que se denominavam "Os Farofeiros", porém desde seus primeiros dias na escola ele se apaixonou por Carol a namorada de Felipe o garoto mais popular e perigoso da escola.
Devido alguns acontecimentos Antony resolveu que iria mudar tudo para se encaixar no grupo dos populares e que conquistaria Carol, a partir daí ficou conhecido como o garoto Tony Louco.
Quais serão as reviravoltas que acontecerão na vida de Tony Louco?
Será que conseguindo o que quer Tony Louco encontrará sua felicidade?
Quero convidar vocês a ler e conhecer esse personagem e suas descobertas e se preparar para ler a seqüência.

@leiturasdadudis 11/09/2021

O quanto a puberdade te atingiu?
Neste livro, conhecemos Anthony. Um jovem de doze anos, rico e mimado que nada conhecia sobre si ou sobre amizade ou amor. Quando sua família enfrenta a falência e seus pais se divorciam, seu novo medo é estudar em uma escola pública.

Com medo de sofrer por causa de seu peso e aparência, o primeiro dia foi difícil. Mas logo encontra pessoas com quem pode contar. No entanto, junto com as amizades também surge o primeiro amor que ele tenta conquistar com unhas e dentes. É aí que ele precisa decidir: estar com aqueles que gosta ou com aqueles que o colocam mais perto de seu objetivo?

Amigos, família, amor, beijo, sexo, traição, brigas... Tudo isso na vibe dos anos 90, com um jovem que nada sabe sobre a vida, mas que aprende da maneira mais dura que não importa o quão louco você seja, você ainda deve ser você mesmo, fazer o que gosta e estar com aqueles que te fazem bem.

Devo dizer que a obra foi uma grata surpresa pra mim. Já esperava gostar, mas quando não consegui dormir e virei a noite lendo foi que percebi o quanto estava presa à história. O protagonista narra sua história de maneira leve e divertida, e consegui visualizar bem todos os acontecimentos. Dá pra perceber o quanto Anthony amadureceu bem nos dez capítulos da história. Terminei querendo mais e já estou ansiosa pela leitura do segundo livro.

Devo dizer que se você gosta de histórias como "Diário de um banana", o livro "O garoto chamado Tony Louco" é perfeito pra você.

Victor.Paes 31/07/2021

O Garoto chamado Tony Louco
O livro que será resenhado a seguir, intitulado ?O garoto chamado Tony Louco?, foi escrito por Raphael Coutinho e foi publicado pelo grupo editorial Coerência. Na obra, o autor nos fornece situações bem próximas da realidade que todo adolescente brasileiro de escola pública é submetido a passar. Situações essas um tanto constrangedoras, porém bem engraçadas.

Com a intenção de despertar momentos nostálgicos no leitor, Coutinho nos apresenta, em seu livro, Anthony, um garoto que cuja infância foi repleta de riquezas, mas que, ao chegar à adolescência ele precisou ser matriculado em uma escola pública. Neste novo colégio, ele foi obrigado a engolir seu orgulho e se adaptar à nova realidade. Com essa adaptação ao novo espaço, o jovenzinho enfrenta sua timidez, passa por momentos altamente vergonhosos, se diverte e até em encrencas acaba se metendo.

Bom, o escritor, além de transpassar a nós, leitores, uma história infanto-juventil repleta de humor, ele também, através das linhas e entrelinhas, desperta o sentimento da saudade nas pessoas que já deixaram a vida colegial para trás, ensina-nos a valorizar cada momento de nossa vida da melhor forma possível e, claro, faz aquela crítica básica em relação à negligência estatal para com as escolas públicas.

Raphael é sentimental e nostálgico ao mesmo tempo. Tem a capacidade de prender a atenção dos leitores desde as primeiras páginas e consegue segurar o tranco da leitura até a última linha, sem deixar a peteca cair. É importante ressaltar também que ele levanta a questão do bullying, o que torna o seu livro viável para qualquer público realizar a leitura, pois assim desperta a atenção dos pais para o comportamento dos filhos.

Por fim, não posso terminar esta resenha sem destacar que a cada intervalo de capítulo tem um desafio para gente fazer. E, como sou um leitor obediente, fiz alguns deles que estão na foto deste post.

Espero que tenham gostado!

Jessi Dante 15/06/2021

Para refletir
O Garoto Chamado Tony Louco é uma aventura infantojuvenil nacional reflexiva que apesar de direcionado para adolescente serve para todos, pois trata de assuntos como família, amizade, consequências e perdão.

A história é narrada pelo próprio Anthony mais velho, e conta sobre sua pré-adolescente quando ele viu sua vida virar de cabeça para baixo ao ficar pobre, os pais se separarem e ele ir estudar em uma escola pública.

A leitura é clara e fluída com trechos engraçados e de fácil identificação para o público que foi adolescente na década de 90.

No final dos capítulos têm desafios para fazer e postar com as hashtags, achei muito legal essa interação.

A única coisa que não gostei foi que em alguns momentos achei que os acontecimentos seriam mais adequados se os personagens tivessem uma idade mais avançada, pois na minha época de 12/13 anos era inimaginável algumas coisas descritas no livro e até um pouco pesadas.

Recomendo a leitura para adolescente a partir de 14 anos e adultos com filhos nesta idade, pois mostra vários lados da adolescência e como as escolhas interferem diretamente na vida e no futuro das pessoas.

site: https://www.instagram.com/p/CQKMUDdAa-m/

André Brusi (@booksandcandies) 30/05/2021

Sobre Tony
O livro conta a história de Anthony, um garoto rico que, por circunstâncias, acaba se vendo em situação de pobreza e indo estudar em uma escola pública.
Lá, se apaixona pela garota mais popular da classe, porém, o garoto só é aceito no grupo dos nerds, invisíveis.
Querendo fazer de tudo para ser popular e conquistar a garota, Anthony resolve adotar um novo estilo e se transforma em Tony, um garoto mais rebelde, e que acaba cometendo atos que o antigo Anthony não faria, tudo em nome da popularidade.

O livro é de leitura rápida, prende o leitor, pois queremos saber o que o personagem fará e quais serão as consequências.
É leve e recomendado para jovens adolescentes.

Eliane.Pitz 10/05/2021

uma leitura bem gostosinha
foi uma leitura bem fluida e gostosinha
parecia que eu era uma amiga do tony e só queria poder entrar no livro e fazer ele enxergar as coisas kskskss
amei a escrita, amei o desenvolvimento dos personagens
acho que esse seria um bom livro que eu daria para meu futuro filho(a) pra ler quando tivesse a idade do tony

Amanda.Sousa 17/04/2021

Leiam
Eu adorei conhecer esse livro. O livro mostra a vida e os dilemas de um adolescente que tenta desesperadamente se encaixar.

Tony se vê querendo uma popularidade que para ele só vai acontecer se ele deixar de lado seus amigos nerds e virar uma pessoa que nem ele mais sabe quem é.

Dilema com as paixões, frustrações e a separação dos pais. O livro se passa no Maranhão, o que é muito bacana pois moro no Tocantins e conheço muito bem o estado do Maranhão.

Gostei muito, a escrita do autor é ótima, me deixou muito confortável com a leitura.

@procura_se_umlivro 15/02/2021

Plágio? Será?
Em tantos momentos desse livro eu pensei que o autor roubou os meus diários!KKKKK Bricadeiras a parte, esse livro é muito bom, a estória do Tony e a escrita do Rafhael nos permite uma indentificação maior com os personagens.
"-Por menores que fossem as coisas que eu fizesse, sempre necessitava de uma platéia."
Nesse livro veremos o Anthony de 11 anos crescer e se tornar um adolescente, veremos suas paixões, incertezas e magoas (as recebidas e as causadas por ele)e a cada página torceremos por ele e suas escolhas.
Ler esse livro foi como viver minha adolescência toda novamente (e eu me deliciei a cada segundo)foi como viajar no tempo e matar as saudades.
Eu chorei e rir, esse livro me tocou!
"-No que diz respeito a sermos bons ou maus, não estamos polarizados entre preto e branco, pois somos todos variações de cinza."
Para aqueles que gostaria de reviver sua adolescência, tenho certeza que gostara do Tony.
O livro contém desafios para fazermos a cada capítulo, alguns são desenhos como o 'Camisinha Móvel' desenhado no caderno kkk(eu tentei) e alguns outros infelizmente não deu pra fazer mas achei essa ideia do autor interessante.
"-Se o amor que eu sentia por ela me causava sofrimento, era porque estava amando errado ou então amando a pessoa errada

1 | 2 | 3 | 4 | 5