O Garoto chamado Tony Louco

O Garoto chamado Tony Louco Raphael Coutinho

Resenhas - O Garoto chamado Tony Louco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Miny 15/12/2020

"As mulheres têm quatro necessidades: serem amadas, elogiadas, desejadas e surpreendidas. Um homem deve saber como dar isso a elas."

Inês 23/11/2020

O GAROTO CHAMADO TONY Louco
Título Original: O GAROTO CHAMADO TONY LOUCO
Autor: Raphael Coutinho
Ano: 2019
Editora: Coerência
Páginas: 166
A obra narra desafios da adolescência. Quando você inicia a leitura pensa se tratar de uma obra apenas para adolescentes. Porém, logo se identifica com a história porque ela é genuinamente brasileira.
Os conflitos que o garoto terá que enfrentar se revelam já nas primeiras páginas. E o encadeamento de ideias permite uma leitura fluida. São dez capítulos que trazem o cotidiano dos desafios pertinentes à vida de adolescentes.
Tony vai lidar com uma queda brusca em seu padrão de vida e a separação dos pais. Certamente um dilema imenso para um adolescente que ainda está em busca da sua própria identidade.
O autor, nesta obra, trabalha com várias ideias importante para a reflexão dos adolescentes e das pessoas em geral: preconceito, valores, relações humanas, descobertas na adolescência dentre outras. O que nos prende nesta narrativa é a chamada à reflexão das consequências de nossas escolhas e sobre o lugar no mundo que cada um busca encontrar.
O autor Raphael Coutinho nasceu na cidade de São Luiz do Maranhão, cria histórias desde os oito anos de idade e está prestes a publicar a continuação do Tony Louco.
Um livro jovem, divertido muito recomendado para adolescentes. E para todas as pessoas sensíveis à uma história que lhes faça voltar no tempo, relembrar os tempos de escola e perceber que em nossa vida e o tempo todo fazemos escolhas.
Tenha você a idade que tiver certamente vai se deliciar com a narrativa cativante deste autor.
Parabéns Raphael Coutinho!

Maju 09/11/2020

O garoto chamado Tony o louco
Bom, esse livro é muito bom, trata de coisas do cotidiano do adolescente, como por exemplo as pressões que bos mesmos nós colocamos ( eu sou adolecente, por isso falei nós ), assuntos tratados como " tabu " também são falados. É um livro gostoso de se ler, uma leitura rápida para quem quer um livro rápido e gostoso

Neto Murracho 03/11/2020

Tony
A história se passa na década de 90, com um pre-adolescente que deixa de ser rico e vai ter que aprender a se virar em um colégio público.
Anthony um gordinho nerd, vai fazer de tudo para se tornar o cara mais popular do colégio e ficar com a menina por quem é apaixonado.
Amizade, intrigas e boas gargalhadas fazem parte deste divertido enredo.

É uma história muito fácil e rápida de ler, e me lembrou muito a minha trajetória, pois também fui um gordinho ( mas não era nerd ? ), emagreci e me tornei popular por ser vocalista de uma banda... as bebedeiras também foram motivos de varias historias daquela época.

Acredito que todos passamos por situações similares a de Tony, e assim como ele tomamos decisões erradas achando que é o melhor a fazer no momento...
Como Tony fez, independentemente da nossa idade, devemos admitir nossos erros e simplesmente pedir desculpas pelos nosso atos !

Rapha, quando vem a continuação ???

Fernanda1492 29/10/2020

Muito bom!!!
O Garoto Chamado Tony Louco conta a história de Anthony, um garoto que quando criança teve a vida cheia de riquezas, mas na adolescência sua família perde tudo e ele acaba tendo que ir estudar em uma escola pública no subúrbio. O desafio é abrir mão do preconceito e poder se encaixar nessa nova vida.
O livro é narrado pelo próprio Tony (que recebe esse apelido ao chegar na nova escola) e a história acontece em São Luis do Maranhão.
Anthony é um garoto muito inteligente e divertido. É da turma dos "nerds" mas sonha em ser popular. Ele então faz um plano para alcançar esse objetivo.
Para quem passou da fase da adolescência sabe que é uma fase muito difícil, o que não foi diferente para Tony. Principalmente porque teve sua vida virada de ponta cabeça. A história se desenvolve nas descobertas de Tony. A amizades que ele faz, as novidades da adolescências e também decepções.
Esse livro me fez repensar escolhas e amizades. A amizade dos "farofeiros" é insipradora.
Me fez refletir sobre como a influência das pessoas ao redor podem fazer a diferença na vida de um adolescente. Para fazer parte do grupo Tony teve que fazer coisas que nem ele imaginava.
Gostei muito amadurecimento que Tony tem durante sua trajetória no livro e como ele tem que encarar cada escolha e decisão que tomou. Mal posso esperar pela continuação.

Um livro muito divertido, dei muitas risadas. Vale a pena!

rc_jenny 22/10/2020

Inesperado
Não conhecia o autor, li por indicação de grupo, foi muito bom, a leitura vai fluindo e você fica encantada com a história. Ansiosa pelo próximo.

Luana 29/09/2020

Maravilhoso!!
Esse livro é bem rápido de ler, para quem esta de ressaca literária é perfeito. Para mim a leitura fluiu super bem para mim e além disso o tema dele (adolescência) é muito bom!
Só se preparem para passar por muita raiva por causa do Tony kkk.

site: https://www.instagram.com/p/CCN_fTLjkAF/?utm_source=ig_web_copy_link

Patty.Maionese 13/09/2020

Descobrindo o que é essa tal de Amizade
Finalizo a leitura com uma alegria no coração, foi tão bom ver os desafios e o crescimento do Antony que essa leitura me fez lembrar de mim mesma a alguns anos atrás ?!

A história do Antony é a primeira que leio onde o protagonista é um garoto que narra com detalhes umas das fases mais complicadas da vida que é a chegada da adolescência. Tony tem sua vida virá de cabeça para baixo cheia de transformações, tudo ocasionada por uma confiança errada em uma "amizade" que não era tão fiel assim, e com isso tudo muda na vida de Tony e ele é apresentado a um novo cenário, uma nova vida, novas amizades e um novo Tony. Para mim as palavras chaves desta narrativa são: consequências, conhecimento e descobertas, pois o Tony vive intensamente e descobre na pele o significado de cada uma dessas palavras em diferentes situações.
Amei enxergar a história totalmente pelo ponto de vista do Tony isso foi realmente muito novo para mim, sendo assim recomendo essa deliciosa leitura que tem um conteúdo maravilhoso.

Alcyr 07/09/2020

Nostalgia!
Seguindo com o meu projeto pessoal de leitura de um livro por dia, finalizei hoje esse livro que me trouxe um sentimento nostálgico. Abordando sobre a adolescência (a partir dos 12 anos) do Anthony, o Raphael fala muito bem sobre as vivências de um garoto nessa fase, como situações que quase sempre nós homens já passamos. Além disso, é um livro que fala sobre nossas escolhas e sobre a influência das nossas atitudes no nosso futuro.

Um sentimento que me preencheu muito durante a leitura foi raiva pelas escolhas que o Tony fazia. Sério, eu queria dar um sacode nele pra ele acordar e perceber, mais do que ele já notava, que tava fazendo tudo errado (mas se tivesse fazendo tudo certo, o livro não ia ter história e uma mensagem pra passar rs). Acho que é um livro muito importante pra quem está ainda vivendo essa fase, para se enxergar um pouco no livro e ver o que pode ser prejudicial ou não.

Uma coisa que me chamou atenção, e a gente percebe muito isso na nossa realidade, é como as pessoas tentam tampar um buraco dentro delas com algo que não é suficiente pra tampar esse buraco. E a gente percebe muito a carência emocional da galera do fundão e como eles tentam preencher isso com as coisas que fazem eles serem populares.

A amizade de todo o grupo dos farofeiros é realmente muito bonita e invejável, amei muito. É um livro que passa muitos aprendizados, só lendo pra entender! Li super rapidinho, e gostei bastante das ilustrações e dos desafios no final de cada capítulo! Recomendo muito a leitura!

Laerte.AlcAntara 01/09/2020

Amei !!
Amei esse final curti bastante o livro. Mas a avó do protagonista e a mãe dele n foram aprofundadas devidamente e a própria Aline, ela poderia te uma história incrível, mas como o final q ela teve mesmo. Ansioso pra ver como vai ser o 2° livro.
E sim tem furos no roteiro como: eles moram no Brasil na década dos anos 90 adolescentes de 14 anos faziam sexo, festas como um adolescente de um filme da Netflix.

@ysalemos 30/08/2020

Vale a pena mudar?
Começamos O Garoto Chamado Tony Louco ( @otonylouco ) conhecendo um menino extremamente tímido e nerd, que tinha uma vida muito boa, regada de tudo que ele queria, do bom e do melhor. Porém, Anthony não era exatamente a pessoa mais popular do universo. Sua aparência, o óculos, aparelhos nos dentes, cabelos penteados para o lado e o corpo totalmente fora de forma, eram os motivos pelos quais muitos faziam dele objeto de zombaria (situação que é, ou já foi, a realidade de muitos jovens).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, se você já está com pena dele, espera mais um pouquinho, que sempre tem com piorar. Devido a um golpe, o pai de Anthony perdeu tudo, de um dia para o outro. O garoto, que antes era mimado da melhor forma pelos pais, agora via seu reinado cair por terra. A situação financeira ruim foi agravando, ao ponto de refletir na relação entre seus pais, resultando em um divórcio. Tudo que Anthony conhecida, se perdeu, de uma hora para a outra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com essa mudança brusca na vida, tendo que viver com um orçamento bem reduzido, a mãe de Anthony percebe que terá que mudar o filho da escola particular para uma escola pública. E é aí que nossa jornada começa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um ambiente completamente novo, Anthony tem que aprender a se adaptar a sua nova realidade, enquanto lida com todas as mudanças da famosa adolescência. Nós vamos acompanhar uma jornada que tratará sobre vários questionamentos dessa fase da vida, e a situações difíceis que surgem com os amores da juventude. Como lidar com isso?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nós veremos como o garoto nerd e tímido, vira Tony o Louco, motivado pela vontade de ser aceito. Acompanharemos o coração do jovem rapaz divido, as muitas enrascadas que ele vai se meter isso, e uma lição sobre aceitação. Será que vale a pena mesmo mudar para que os outros aceitem você?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Garoto Chamado Tony Louco trata sobre uma fase muito complicada da vida, com uma linguagem bem divertida. Não vou mentir pra vocês que em muitos momentos tive vontade de entrar no livro e bater no Tony. Porém, a drama se desenvolve e no fim, você acaba perdoando o personagem por algumas decisões ruins.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um leitura nacional pra quem curti tramas jovens, com vários elementos da nossa cultura.

site: https://www.instagram.com/canalheyysa/

Daniel 29/08/2020

Fiquei decepcionado
Eu estava com muitas expectativas em relação a esse livro! Acompanho o instagram do projeto e a arte da capa me atraiu bastante, acho ela linda! Mas no decorrer da narrativa, a história não me fez muito sentido e desagradou bastante.

Primeiro, a sinopse diz que Tony é um adolescente. Mas em grande parte do livro ele tem doze anos. Doze anos não é adolescência, e sim pré-adolescência. Então fiquei de queixo virando com algumas situações envolvendo o personagem e seus amigos. Ele vai para uma festa de pessoas mais velhas, oferecem cerveja para ele e o garoto acaba ficando bêbado. Com doze anos.

Achei Tony um garoto sem muita personalidade e voz própria. A maioria de suas escolhas foram feitas para agradar e evitar conflitos com o grupo de pessoas ao seu redor. Não achei muito interessante ele passar grande parte do livro inventando mentiras e indo de acordo com o que lhe falavam.

A escrita do autor flui bem, mas não me cativou muito. Muitas passagens ele escolheu por recursos que me incomodaram durante a leitura. Sabe o ditado ?mostre, não fale?, muitas das ações que envolvem os personagens aqui foram ditas e descritas pelo autor. O leitor não acompanha o processo, a cena. Muitas foram as passagens que ele escreve, por exemplo, ?mas isso só aconteceu depois que fulano e ciclano passaram um tempo juntos voltando da escola?. Não exatamente nessa situação, mas as ações não foram mostradas e sim narradas por ele.

Tony Louco fala muito do tempo escolar e da descoberta sobre si mesmo, mas senti que o autor ficou perdido nos elementos e informações da história. Ainda não entendi uma criança de doze/treze anos passar por dilemas de quem tem dezesseis/dezessete...
Rony 29/08/2020minha estante
Nossa, eu tenho me tornado gradualmente mais frustrado com essa pobreza de quem conta tudo no lugar de mostrar e deixar a pessoa ir absorvendo a história

Tami 25/08/2020

Aqui acompanhamos as conquistas e os arrependimentos da vida de Anthony, em sua busca por aceitação logo após seus pais perderem tudo quem tinham e se separarem. Desfazendo o conceito de família na qual ele sempre foi muito apegado.

Anthony, assim como muitos na pré-adolescência tem uma visão distorcida sobre muitas coisas, acha que só a popularidade no colégio e ficar com a garota mais bonita é o importante, e faz o possível para chegar ao seu objetivo, não se importando em quem vai magoar pelo caminho.

No decorrer da trama, depois de fazer diversas besteiras e decepcionar muitas pessoas é que ele vai aprender o verdadeiro sentido da amizade e o quanto ela é importante. Livro leve, fluído e divertido, nos mostra as dificuldades dessa fase cheia de descobertas, medos e a busca por aceitação.

Anne B. 17/08/2020

A adolescência é complicada
A história fala sobre escolhas, dúvidas, medos e aceitação. Coisas que todo adolescente passa, e mostra como o apoio familiar faz diferença. Os pais do Tony em momento algum realmente se importaram com ele. Foi necessário ele passar por muitas coisas para a mãe perceber que tinha algo de errado, e mesmo assim ela continuou relapsa e jogou a responsabilidade para o pai dele.

Rosângela Castro 08/08/2020

FAZ LEMBRAR MUITO O TEMPO DE ESCOLA
O Livro "O garoto chamado Tony Louco" é um livro jovem e divertido! Que nos faz voltar no tempo, no nosso tempo de escola, e ver que muitas das coisas que aconteceram com Tony e sua turma, já aconteceu com a gente também. Amores, descobertas, desilusões, amizades, reencontros... Um livro que aborda a mudança de vida de um menino rico com muitas regalias para uma vida pobre e com algumas privações, apesar do esforço e carinho da mãe e seus amigos. Parabéns ao autor pela obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5