As Desventuras de Sabrine

As Desventuras de Sabrine Erica Bosi

Resenhas - As Desventuras de Sabrine

Bella Abreu 16/07/2020

Desventuras de Sabine
Uma história triste porem envolvente.
A pequena Sabine passou por muitos problemas. Muitos dos quais moradores de comunidades passam com frequência.
Com uma reviravolta envolvente no final Sabine acaba tendo um final feliz!!!

"Ana Paula" 27/05/2019

Recebi esse ebook da autora para leitura e resenha aqui no blog. Como o livro é bem curtinho, apenas 80 páginas, o coloquei no meio das minhas leituras e consegui lê-lo em apenas um dia.
Relativamente pequeno, As Desventuras de Sabrine possui muito mais em suas páginas. Sabrine, com apenas 11 anos, teve que encarar a morte de sua tia, que era quase uma mãe para ela. Sem saber lidar com seus sentimentos, a menina que adorava ler e contar histórias acaba se fechando para si mesma e para as pessoas ao redor.

Este é o segundo livro que leio sob a ótica infantil e confesso que senti falta de muito mais. Sabrine é uma pré-adolescente, mesmo com seus sentimentos confusos e o princípio de depressão que a assola, ela é inteligente e carismática. Acredito que a autora poderia ter trabalhado mais o desenvolvimento da personagem, contando suas "desventuras" de forma mais completa e detalhada.
Mesmo assim, goste muito da história. Sabrine é aquela personagem que cativa logo de primeira. Sua visão do mundo, das pessoas e até mesmo do bullying que sofre é de arrepiar.

"Até bem pouco tempo atrás, quando tia Christine cuidava de mim, minha mãe vivia enfiada nos bares, bebendo junto com os homens mais estranhos da região. Às vezes chegava fedendo à pinga, acompanhada de algum namorado recente, ainda mais bêbado do que ela. Então, semanas depois, bebia para afogar as mágoas de alguma decepção com o namorado, até arrumar outro cara estranho para namorar."

A leitura é gostosa e rápida, como disse, a autora peca em não nos dar mais detalhes. Nessa idade, as crianças estão descobrindo sensações e seus sentimentos estão confusos, isso seria uma ótima base para desenvolvimento emocional para dar continuidade para a história de Sabrine.
Enfim, é uma leitura que vale a pena, ainda mais quando se tem filhos nessa idade; crianças que leem mais e se comunicam são mais receptivas e abertas para novas aventuras.

Agradeço imensamente a autora pela oportunidade. Essa capa é linda e fiquei encantada com a Sabrine. Vale a pena conhecê-la. Não perca essa oportunidade.

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2019/05/resenha-as-desventuras-de-sabrine-erica.html

Ingrid_mayara 10/04/2019

Meu Deus do céu, que coisa mais linda
Essa foi a melhor escolha que fiz hoje; comecei sorrindo porque sou apaixonada por narrativas em primeira pessoa. Já no início a narradora expõe o drama descrito na sinopse (adoro!) e assim vai se expressando, alternando entre passado e presente.

Provavelmente por causa da idade e também por ter vivenciado momentos devastadores em sua vida, Sabrine tende a considerar as mudanças a sua volta com certa negatividade e teimosia. Novos personagens vão surgindo, e, mesmo com a consciência de que precisa de adaptar, o “azedume” a impede de aproveitar, em primeira instância, companhias que farão parte de seu desenvolvimento. O apego ao passado recente - falecimento da tia - é inevitável, uma vez que o tempo presente não parece ser tão agradável. Embora tudo esteja se encaminhando, ela imagina uma repetição de eventos, por isso resiste ao máximo a tudo o que pode lhe causar lágrimas. A situação a que se encontra torna-se um paradoxo para Sabrine, pois, embora ela deseje parar de sofrer, o próprio sofrimento a impede parcialmente de pensar positivamente.

Sabrine utiliza-se da leitura como uma estratégia para fugir da realidade sem nem notar que o próprio ato de ler é o impulso que acaba por lhe proporcionar a motivação que precisa para seguir em frente. De repente lá vem a vida e lhe dá um chacoalhão para mostrar que ainda há muito pelo que passar, porém, ela logo percebe que enquanto houver esperança, há muito pelo que lutar.

Achei a escrita da autora muito gostosa de se ler, inclusive as citações comuns ao gênero dessa obra me fizeram lembrar do quanto é libertador variar as leituras. Foi fácil entrar na mente um tanto quanto instável da narradora-personagem porque suas emoções são sinceras; mesmo com tantas desventuras, os bons momentos prevalecem. Enfim, a leitura foi prazerosa e até nostálgica principalmente porque as personagens são bem construídas e a narrativa condiz com a complexidade da pré-adolescência. É um ótimo livro para se presentear, sobretudo porque essa capa encantadora certamente vai fazer a diferença na estante.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt